Total de visualizações de página

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Veloso discute projetos do sul da Bahia

com PMDB em um encontro onde o deputado federal Raymundo Veloso (PMDB) discutiu obras como a duplicação da BR 415, entre Ilhéus e Itabuna, o asfaltamento da BR 251, conhecida como Pontal-Buerarema, a construção de uma nova ponte ligando a zona sul de Ilhéus ao centro. veloso
      O deputado ainda pediu atenção para o fortalecimento do aeroporto Jorge Amado. O deputado Geddel Quadros, que participou da reunião, entendeu a necessidade das obras e se comprometeu a lutar por sua realização.
      Veloso enfatizou que estas solicitações são recorrentes em vésperas de eleição e que os candidatos assumem o compromisso público apenas como forma de arregimentar votos. “A comunidade regional não será mais enganada”.
      O parlamentar destacou a situação de precariedade da rodovia Pontal-Buerarema. “A falta de estrutura desta estrada limita o crescimento da zona rural de Ilhéus e Buerarema, pois os pequenos produtores passam dificuldades e não têm como escoar a produção”.
      Veloso ressaltou que o processo de crescimento de Ilhéus e Itabuna em direção à BR-415, que vem recebendo grandes empreendimentos, está estrangulando a rodovia, “deixando-a muito perigosa e, por vezes, congestionada”.
      A chegada do IFET foi comemorada pelo deputado, que pediu apoio do partido para que ela seja “o embrião de uma universidade federal para o sul da Bahia”. Para a audiência, o deputado levou o prefeito de Itabela, Osvaldo Caribé, que levou suas reivindicações.
      Conflito indígena
      Outro tema abordado durante o encontro foi a polêmica demarcação de terras proposta pela Funai para a tribo Tupinambá numa área de 47 mil hectares, que envolve os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.
      Veloso pediu apoio para que, nas negociações, os pequenos produtores rurais da região não sejam prejudicados pela demarcação. Os “índios” iniciaram uma série de ataques contra os moradores da área, com invasões, destruição de plantações, imóveis, animais e homicídios.
      Por causa dos ataques, dois supostos indígenas foram presos pela Polícia Federal. A demarcação foi tema também de uma audiência com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
      Nela também estavam o presidente da Associação dos Pequenos Produtores, Luiz Uaquim, e o secretário de governo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky.
      O deputado Veloso avaliou o encontro como positivo e destacou a receptividade do ministro aos argumentos dos participantes.
      “Queremos um fim pacífico para a questão e a manutenção do Estado Democrático de Direito, com respeito à propriedade e a integridade física das pessoas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário