Total de visualizações de página

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Wagner, Solla e Newton inauguram obras em hospital de Ilhéus neste sábado




Tomógrafo é o mais moderno do interior

Crédito: Ascom

O governador Jaques Wagner; o secretário da Saúde, Jorge Solla e o prefeito Newton Lima, participam em Ilhéus, neste sábado (29), a partir das 9 horas da manhã, da inauguração das obras de ampliação e construção no Hospital Geral Luiz Viana Filho, que atende a mais de 10 municípios do sul da Bahia. Durante a visita, a comitiva vai entregar o novo pronto socorro e um novo centro de diagnóstico por imagem que ganhou o mais moderno tomógrafo do interior da Bahia avaliado em aproximadamente 4 milhões de reais.

Com este novo equipamento, o hospital passa a dar diagnósticos do crânio em apenas 4 minutos, que podem ser avaliados por equipes médicas de qualquer parte do mundo já que os exames serão transmitidos pela rede mundial de computadores. O equipamento é tão importante para a região que mesmo antes da solenidade de entrega já atendeu a quase 400 pacientes, de acordo com informações do diretor do hospital, Gustavo César da Silveira.

 Já o pronto socorro foi praticamente reconstruído. Ganhou divisões de espaços para atendimentos uniformizados para os sexos masculino e feminino, e ainda a pediatria, sendo todos os ambientes climatizados e com divisórias de cortinas, que garantem a privacidade do paciente. Com a reforma, o hospital passa a contar também com uma sala de procedimentos cirúrgicos, com a metade dos leitos monitorizados, e mais uma nova unidade intermediária para receber os pacientes em estado mais grave.

Este ano o governo já implantou o Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, com a missão de realizar cirurgias eletivas nos pacientes que dão entrada pelo pronto socorro do próprio hospital. Segundo Gustavo da Silveira, antes da implantação deste serviço, o tempo de permanência dos pacientes em trauma ortopédico era muito elevado, gerando problemas para o Hospital e para os próprios pacientes. Com o funcionamento da Rede de Trauma, o hospital passou a ter uma maior rapidez na resolução dos casos e houve redução no tempo de permanência dos pacientes.

Em 2009, o Hospital Geral teve uma média mensal de 6 mil atendimentos, mas já chegou a atender 8 mil pessoas de toda a região cacaueira. É uma das unidades mais importantes do interior do estado, que trabalha em parceria com o município no sentido de aprimorar o atendimento. O Hospital Geral Luiz Vianna Filho completa este ano 40 anos de funcionamento e nunca havia passado por intervenções de engenharia deste porte.

 Recentemente, a doação em cartório do terreno onde está edificado, feita pelo prefeito Newton Lima, garantiu a sua integração ao Sistema QauliSus, programa do Ministério da Saúde que visa melhorar e modernizar o atendimento nas unidades de emergência do Brasil. De acordo com cálculos do diretor administrativo do hospital, Gil Leal, os governos estadual e federal deverão investir entre 12 e 15 milhões de reais na unidade hospitalar na compra de equipamentos de ponta e execução de obras em sua infraestrutura. A meta é garantir um “atendimento de excelência” nos próximos anos.

 A liberação destes recursos dependia da doação do terreno já que a legalização da área era um dos pré-requisitos para o financiamento do programa. Apesar de inaugurado em 1970 e de ter a desapropriação da terra autorizada pela lei nº 10, de 12 de maio de 1948, ainda existiam pendências cartoriais que impediam a legalização do terreno. Somente agora a Prefeitura de Ilhéus efetivou a escrituração e o registro final. “Com a doação, passou a ser possível a liberação dos recursos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário