Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Documentário e livro de memória resgatam história do futebol amador

Homenagem aos atletas da seleção amadora hexacampeã

Crédito: Ascom



Itabuna ganha dois documentários sobre a história do futebol amador do município: o livro “O velho campo da Desportiva” e o documentário “Saudosa Desportiva, gloriosa seleção”, de Adrian Gleycer e Roberta Martins, numa iniciativa da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania.
Eles vão ser lançados dia 22, a partir das 19 horas no Centro de Cultura Adonias Filho, como parte das comemorações do centenário de Itabuna, que acontece no dia 28 de julho.
O documentário busca resgatar a memória do futebol amador itabunense em seu tempo glorioso, enquanto o livro, com prefácio da jornalista e escritora Clara Arreguy, é uma publicação da LGE Editora de Brasília.
O presidente da fundação, Cyro de Mattos, adianta que o livro será distribuído gratuitamente aos atletas e desportistas que viveram aquela época do futebol amador de Itabuna, durante o coquetel de lançamento.
Cyro de Mattos disse que essa é uma maneira de Itabuna retribuir aos ex-atletas as alegrias que o futebol amador proporcionou aos fieis torcedores no campo da antiga Desportiva.
Informou que a distribuição gratuita foi o resultado de negociação com o seu editor Antonio Navarro, para que seus direitos autorais fossem pagos com exemplares que serão doados aos atletas e esportistas da seleção amadora hexacampeã do intermunicipal, que segundo ele até hoje se constitui um fato inédito no mundo.
O documentário é um trabalho de pesquisa elaborada com depoimentos de torcedores como Bilo, Dona Beata, e alguns ex-craques, a exemplo de Fernando Riela, Valdemir Chicão, Luís Carlos, Nininho, além do dirigente Osvaldo Benevides, do árbitro Dionísio Novais e do radialista Orlando Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário