Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Bruxa solta na sexta-feira: lesões ameaçam astros da Copa do Mundo

Ferdinand está fora. Drogba e Pirlo correm risco de aumentar a lista de jogadores que não jogarão o Mundial. Michel Bastos dá susto na seleção

Por GLOBOESPORTE.COM Direto de Joanesburgo, África do Sul
imprimir
Rio Ferdinand deixa hospital de muletasRio Ferdinand deixa hospital de muletas. Zagueiro
está fora da Copa do Mundo (Foto: AFP)

A Copa do Mundo ampliou enfaticamente sua enfermaria nesta sexta-feira. Nada menos do que quatro lesões abalaram o Mundial de 2010 antes mesmo de seu início. A primeira foi a de Didier Drogba, o superastro da Costa do Marfim, principal jogador africano da atualidade. Depois dele, o zagueiro Rio Ferdinand, capitão da Inglaterra, torceu o joelho esquerdo e seguiu direto para um hospital de Rustenburgo. O terceiro a cair foi o volante italiano Andrea Pirlo, com uma lesão de grau 2 na panturrilha esquerda. Para terminar, o brasileiro Michel Bastos dividiu uma bola com Elano e torceu o tornozelo direito. Por ora, o único cortado foi Ferdinand, conforme informou a Federação Inglesa.

Drogba se lesionou num lance com o nipo-brasileiro Marco Túlio Tanaka, no amistoso que a Costa do Marfim disputou contra o Japão (e venceu por 2 a 0) em Sion na Suíça (assista ao vídeo ao lado). A imprensa francesa chegou a noticiar o corte de Drogba, e o próprio jogador disse ao companheiro Kolo Touré a frase “o Mundial acabou”. Mas, mais tarde, foi anunciado que Drogba será operado e tem chances de disputar a Copa. A Costa do Marfim estreia no dia 15 contra Portugal e joga contra o Brasil no dia 20.

O caso de Pirlo é grave – a lesão muscular é de difícil recuperação e é semelhante à que tirou Romário do Mundial de 98. A Itália está treinando em Sestríere, na Itália – e a assessoria da Azzurra confirmou que o atleta não vai jogar contra a Suíça no amistoso deste sábado em Genebra. Segundo a imprensa italiana, Pirlo deve deixar a delegação e seguir para Milão para tentar se recuperar.

Já Michel Bastos teve aparentemente mais sorte: segundo a assessoria da CBF, a torção do lateral foi leve e ele parece não correr risco de corte (assista ao vídeo ao lado).

Lista de vítimas de lesões é extensa

Até o momento, os alemães são os mais prejudicados com as baixas. A começar pelo ídolo Michael Ballack, que está fora da Copa por conta de um problema no tornozelo direito, sofrido depois de uma dura entrada do ganês Boateng, durante a final da Copa da Inglaterra, entre Chelsea e Portsmouth.

Sem sua maior estrela, o técnico Joachim Law apostava no reserva Traesch para assumir a função de “cérebro alemão”. Mas, dias depois, em um amistoso contra uma equipe da região de Tirol-ITA, o armador torceu o tornozelo direito e recebeu dos médicos a notícia de que também não seria mais convocado. Antes da dupla, o zagueiro Westermann, com um problema no pé direito, também ficou fora.

Na Inglaterra, David Beckham, um dos mais experientes jogadores do English Team e com a chance de disputar o último Mundial da carreira, rompeu o tendão de Aquiles do pé direito durante um jogo do Milan pelo Campeonato Italiano e ficou sem condições de se recuperar a tempo do Mundial.

Outra seleção que perdeu sua maior estrela foi a de Gana. O volante Michael Essien sofreu uma lesão no joelho esquerdo, em janeiro, e meio à Copa das Nações Africanas, e acabou descartado pelo técnico Milovan Rajevac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário