Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de junho de 2010

"Nordestão" começa nesta 3ª sem Sport e com principais clubes usando time B

Depois de sete anos sem disputa o Campeonato do Nordeste volta a ativa nesta terça-feira, mas nem o brilho das edições anteriores, quando era chamado de Copa e era encarado com importância pelos clubes da região. Em sua nona edição, a competição tem uma tabela com datas que coincidem com outros torneios e as principais equipes vão usar seus times B.

TODOS OS CAMPEÕES

Sport - 1994 e 2000
Vitória-BA - 1997, 1999 e 2003
Bahia - 2001 e 2002
América-RN - 1998
Além disso, um dos mais tradicionais times do Nordeste, o Sport, desistiu de participar do campeonato, por achar que ele não era rentável financeiramente e disputá-lo poderia atrapalhar o seu principal objetivo do ano que é retornar à Série A do Campeonato Brasileiro, em 2011.

A competição só voltou a ser realizada devido a um acordo na justiça entre a Liga do Nordeste, organizadora do torneio e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta edição, Náutico, Ceará, Treze-PB, Sergipe, CRB-AL, Vitória-BA, ABC-RN, América-RN, Bahia, CSA-AL, Confiança-SE, Botafogo-PB, Fortaleza, Santa Cruz-PE e Fluminense-BA, estarão representando sete estados da região. Apenas Maranhão e Piauí não terão clubes no campeonato.

Na noite desta terça o clássico potiguar entre ABC x América-RN abre a competição, às 21h (de Brasília), no estádio do Frasqueirão. Na quarta, às 15h, se enfrentam CRB-AL x Vitória-BA, mais tarde, às 20h30, jogam: Treze-PB x Sergipe, Bahia x CSA-AL e Confiança-SE x Botafogo-PB; às 21h duelam Fortaleza x Santa Cruz. A primeira rodada acaba na próxima quinta, às 21h, com a partida entre Náutico x Ceará. O Fluminense-BA está de folga nesta jornada.

Os dois únicos clubes do Nordeste nesta edição da Série A, Ceará e Vitória-BA, não devem usar seus principais atletas neste início de competição. Os cearenses, que são a sensação da competição nacional, vão utilizar os jogadores que não estão sendo aproveitados no Brasileirão, inclusive o técnico Paulo Cesar Gusmão está de folga até o próximo dia 14, mesma data em que retornam oito titulares do time baiano após folga dada pela diretoria.

Alias o Vitória-BA é o mais prejudicado com a tabela neste início de torneio, que começa hoje e se encerra no dia 1º de dezembro, já que a partida contra o Sergipe, marcada para o dia 4 de agosto, vai acontecer no mesmo dia do segundo jogo da final da Copa do Brasil, no estádio do Barradão, em Salvador.

Das equipes que participam da Série B, Náutico e Bahia vão usar jogadores do time B e vindos das categorias de base, a exceção é o América-RN, que vai usar os titulares para tentar dar mais ritmo de jogo e moral ao time durante o período da Copa do Mundo. Já o restante dos clubes colocarão em campo o que tem de melhor em seus elencos.

O regulamento da competição é muito simples. As 15 equipes se enfrentam entre si em um turno único e os quatro primeiros colocados avançam às semifinais do torneio, que será disputada em apenas uma partida, assim como a decisão. O time que tiver a melhor campanha na primeira fase terá o direito de decidir em casa. O último colocado não disputa o “Nordestão” em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário