Total de visualizações de página

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Federal desarticula quadrilha de traficantes que agiam em 4 estados

Muitos carros em mãos das quadrilha

Crédito: Ascom PF

Uma ação coordenada pela Polícia Federal, com o apoio da Polícia Militar e a CIPE CACAUEIRA, resultou na prisão de mais de  30 traficantes, desarticulando uma rede de distribuição de drogas com ramificações em quatro estados da federação. A operação, denominada Monte Belo, que abrangeu as cidades baianas de Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Coaraci, Ubatã, Ipiaú, Jequié e Itamaraju, além da capital paulista, Maricá (RJ) e Bom Jesus do Piauí (PI), teve como objetivo o cumprimento de mandados de prisão e de busca, expedidos pela justiça.

A Monte Belo iniciou suas investigações em novembro de 2009, com base em denúncias anônimas sobre o comércio ilícito de drogas em determinados locais da avenida Belmonte, no bairro da Conquista, em Ilhéus. A partir da obtenção de escutas telefônicas, devidamente autorizadas pela Justiça, e imagens dos envolvidos, proveniente de filmagens e fotografias realizadas em campanas policiais, foi possível a identificação e, consequentemente, a prisão dos integrantes da organização criminosa.

O alvo principal da investida policial foi José dos Santos Lima, vulgo Loló, um dos líderes do tráfico na região, que acumulou bens, entre fazendas de cacau, imóveis e veículos, para fins de lavagem de dinheiro. Entre outros traficantes, também foi recapturado Antônio Régis de Oliveira, o Binho, fugitivo da delegacia de Itajuípe, que deixou bilhete debochando do sistema prisional no momento da fuga, ocorrido na última segunda-feira.

Além das prisões, os policiais também apreenderam armas e munições de uso restrito, veículos, semoventes e, aproximadamente, quinze quilos de droga.

Todos os presos, entre homens e mulheres, serão indiciados com base nos artigos 33 e 35 da lei 11.363/06 (lei anti-drogas), que prevê penas de até 15 anos de reclusão. Eles serão encaminhados aos presídios da região, onde ficarão a disposição da justiça, aguardando julgamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário