Total de visualizações de página

segunda-feira, 31 de maio de 2010

"Não aceitaremos que nos usem numa luta que jamais nos pertenceu"

Em um documento assinado por mais de 200 moradores e divulgado neste final de semana, a comunidade da Lagoa Encantada nega que tenha participado de qualquer manifesto contrário ao Porto Sul realizado semana passada na localidade e exibida pela Rede Globo. Segundo os moradores da localidade, o que se viu na matéria foi a maior parte da opinião pública sendo enganada por detrás de interesses que ainda devem ser explicados.

"Não aceitaremos que falem em nosso nome e nem que nos usem em nome de uma “luta” que jamais nos pertenceu", afirmam no documento. De acordo com o abaixo-assinado, o que terminou acontecendo foi um gesto extremamente desrespeitoso com a verdadeira população da Lagoa Encantada na medida em que a comunidade foi usada por pessoas, entidades e empresas que nunca os apoiaram e nem deram uma perspectiva de crescimento e de oportunidade aos jovens.

“Fomos surpreendidos com a matéria”, informam. Foi uma atividade estranha aos nossos interesses, a nossa cultura e a opinião de nossa comunidade sobre o tema Porto Sul”, completam. A polêmica matéria sobre uma luta contrária ao porto foi exibida no programa dominical Fantástico, da semana passada. Parcial, mostrou apenas o enfoque ambiental ao projeto. Não ouviu comunidade e destacou a presença de “autoridades” vindas de outros estados da federação para um abraço simbólico à lagoa. "Este pessoal já foi embora. Veio passear. A falta de perspectiva é nossa. E a luta para que o empreendimento nos traga empregos e melhores oportunidades, pertence a quem vive e mora aqui", disse um dos moradores mais antigos da comunidade.

Segundo os moradores da Lagoa, apenas um fato justifica tamanha atitude. Dois grandes empresários da emissora – os donos da rede e o locutor Galvão Bueno – têm interesse comercial na área. Os primeiros, possuem uma casa numa área nobre de Vilas de São José, próxima a Itacaré. Já o locutor, constrói um resort de luxo na região em parceria com um famoso jogador de futebol. Os moradores também responsabilizam o empresário Guilherme Leal, um dos sócios da Natura e considerado um dos homens mais ricos do planeta, a ter interferido para que a Globo fizesse “o serviço”. A empresa dele está entre os 10 maiores anunciantes da rede de televisão.

Leal tem uma bela mansão na área próxima ao Porto Sul, possui um grande filão de terras no litoral norte e é terminantemente contra o empreendimento. É o nome que vai compor com a ambientalista e ex-ministra marina Silva, a chapa do Partido Verde à presidência da República e resolveu investir contra a iniciativa do governo federal, a quem faz oposição partidária.

"A usura depreda. A miséria, também", diz Wagner na defesa do Porto Sul

Jaques Wagner

Crédito: JBO



Ao visitar o sul da Bahia neste final de semana, o governador Jaques Wagner mandou um recado para os ambientalistas que tentam impedir a construção do Projeto Intermodal Porto Sul. “Estou determinado em fazer o que está previsto no projeto”. De acordo com Wagner é preciso que os ambientalistas tomem a postura de debater a implantação do Porto Sul com menos argumentos superficiais e com mais argumentos verdadeiros.

“Temos contra o meio ambiente dois extremos: os fundamentalistas da motoserra que acham que vale a pena qualquer depredação se for para algum negócio que vá valer dinheiro, e as pessoas que acham que a natureza só foi feita para ser contemplada, onde não se pode tocar em nada”. Para o governador da Bahia os dois extremos não resolvem a vida das pessoas.

Ao receber das mãos de lideranças sindicais um documento de apoio à implantação do Porto Sul, o governador Jaques Wagner disse que um estado como a Bahia, que tem 1.200 quilômetros de Oceano Atlântico, precisa de portos para crescer e o seu governo está trabalhando para isso.

Sobre as críticas que tem recebido de representantes de ONGs contrários ao empreendimento, Wagner foi reticente. “Ninguém na democracia sai com 100 por cento da sua vontade estabelecida. A democracia às vezes é trabalhosa, demora um pouco mais. No entanto que bom que ela prevalece diante de um sistema que seria da ditadura que não nos interessa mais”.

O governador disse estar trabalhando com racionalidade, tranquilidade e com firmeza para que o projeto transcorra dentro da normalidade no sul da Bahia. “A usura depreda, mas a miséria também depreda. Se a gente não der emprego e inclusão social, no instinto da sobrevivência as pessoas terminam destruindo a natureza”, afirmou. E encerrou com um certo tom de ironia, com um recado aos ambientalistas: “Vai passar de vez em quando um navio na linha do horizonte. Tem gente que acha este cenário feio. Pessoalmente acho romântico e estimulador”.

Ilheense Adalberto (Bebeto) Galvão reeleito para o Sintepav

O ex-vereador de Ilhéus, Adalberto Galvão (Bebeto), foi reeleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada e Montagem Industrial da Bahia (Sintepav). A posse aconteceu nesta sexta-feira (28), em Salvador.



O Sintepav, na campanha salarial deste ano, conseguiu para a categoria uma reposição salarial de 11%, horas-extras pagas com elevação de 100% e 100 reais como “auxílio da cesta básica”.



Adalberto Galvão disse que os trabalhadores só conquistaram esses ganhos após greve que durou 21 dias.

Estudantes de Ilhéus participam de projeto de conscientização ambiental

O “Eco Kids”, um informativo sobre meio ambiente, voltado e preparado por alunos das escolas de ensino fundamental de Ilhéus e financiado por infratores ambientais em cumprimento de pena alternativa, terá sua continuidade em 2010.

À reunião preparatória para o lançamento das edições deste ano, estiveram presentes representantes do Ministério Público Estadual, da secretaria municipal de Educação, dos colégios escolhidos e da Secretaria do Meio Ambiente.

Segundo a promotora de justiça Karina Cherubini, no encontro foi decidido que as edições do jornal serão feitas por uma escola pública, a Escola Municipal Perpétua Marques; por uma escola privada, o Instituto Nossa Senhora da Piedade, e a depender dos recursos orcamentários, mais uma edição pode ser realizada por outra escola pública.

O jornal é iniciativa do Ministério Público estadual, por meio da 8ª Promotoria de Justiça de Ilhéus, com o apoio da secretaria municipal de Educação, do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comdema), do Conselho Gestor do Fundeb e do Centro de Apoio de Medidas Alternativas e foi idealizado pera promotora de justiça Karina Cherubini.

Cardiopatas já são operados pelo Sus em Itabuna

O paciente Gilson e o médico Décio

Crédito: Ascom

Gilson Ribeiro de Santana, morador de Ilhéus, é um dos quatro primeiros pacientes cardiopatas operados pelo Sistema Único de Saúde (Sus) na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Aos 55 anos, uma forte dor no peito anunciou o que se descobriria com exames realizados dentro da própria instituição a obstrução de 60% das veias que alimentam o coração, pré-diagnóstico de urgência para a cirurgia cardíaca. Após cinco dias da realização da cirurgia, com duas pontes de safenas e uma mamária, Gilson recebeu alta nesta sexta-feira (28) e já se declara um novo homem.

Como ocorreu com Gilson Ribeiro de Santana, outros tantos pacientes com problemas cardíacos já podem ter esperança de tratamento e cura aqui mesmo na região. Com a recente habilitação da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna para realização de cirurgias cardíacas pelo Sus, a instituição enfim pode atender no serviço de alta complexidade em cardiologia também pacientes do Sus. “Há mais de dois anos já estávamos atendendo e operando pacientes conveniado e particular, aguardando este momento que o Estado abrisse o credenciamento também para o Sus”, declarou o chefe do Serviço de Cardiologia da Santa Casa, Décio Cardoso.

Agropecuarista aposentado, recentemente trabalhando na gerência de estabelecimentos como o Bataclan e o Vesúvio, Gilson Santana voltou para Ilhéus nesta sexta-feira com a convicção de que a qualificação da saúde pública é o primeiro passo para o desenvolvimento da região. “Nunca imaginava que poderia ser operado aqui na região, fiquei muito feliz em realizar minha cirurgia na Santa Casa. Os governantes têm que olhar com mais carinho para a saúde e só tenho a agradecer a todos que colaboraram para que eu voltasse a viver”.

Apesar dos avanços, uma redução no teto orçamentário aprovado para a Santa Casa de Itabuna revela um estrangulamento do serviço, antes mesmo de sua completa operacionalização. Apesar de ter requerido o protocolo mínimo, com previsão de R$350 mil mensal, somente foi autorizado o custeio de procedimentos até R$150 mil. “De acordo com o próprio Ministério da Saúde, um serviço de cirurgia cardíaca inicialmente credenciado deve realizar um mínimo de 15 cirurgias por mês, enquanto para nós somente foram liberadas quatro operações a cada 30 dias”, relatou Décio Cardoso.

Com uma fila real de 800 pacientes cardiopatas na região para a qual Itabuna é referência para alta complexidade, a única alternativa observada pelo chefe do serviço de cirurgia cardíaca da Santa Casa de Itabuna é realizar a triagem de urgência. “Estou atendendo no ambulatório, mas as cirurgias agendadas vão sempre ser adiadas para operação dos casos de urgência, que, aliás, chegam a todo instante, seja pela porta de entrada do pronto socorro do Hospital São Lucas, seja de pacientes transferidos de outras cidades”.

Ainda de acordo com o médico e cirurgião cardíaco, Décio Cardoso, a única alternativa é aumentar os recursos, ou iniciar processo similar ao que hoje ocorre em Salvador, que são os mutirões de cirurgia cardíaca. “Enquanto isso, continuamos atendendo no ambulatório de cirurgias cardíacas referenciado, com atendimento no Hospital Manoel Novaes, onde realizamos também os pré e pós-operatórios e aguardando a sensibilização da secretaria estadual de Saúde para a situação precária que a região vive nesta área”.

IBGE aplica neste domingo prova para recenseador também no sul da Bahia

O IBGE realiza neste domingo (30) prova para o cargo de recenseador que tem cerca de 8 mil candidatos inscritos somente no sul Bahia. E concorrem em Itabuna mais de 1.500 que disputam 196 vagas.



A prova será aplicada nos colégios Estadual, Maria de Lourdes Veloso e Félix Mendonça, no bairro São Caetano. E em Ilhéus, 1.730 candidatos disputam 206 vagas, cujas provas serão aplicadas nos colégios Moisés Bohana, Heitor Dias, IME-Centro e no Centro Educacional Álvaro Melo Vieira (Ceamev).



A coordenação dos trabalhos reforça que os portões serão abertos ao meio-dia, lembrando que candidatos têm até as 13 horas para entrar.



A prova contém 50 questões objetivas, com 10 testes de língua portuguesa, 10 de matemática, 10 de conhecimentos gerais e 20 de técnicos.

Jaques Wagner entrega PS e anuncia asfalto para Ilhéus

Jaques Wagner

Crédito: Ascom



O governador Jaques Wagner inaugura neste sábado (29), a partir das 9 horas, em Ilhéus, a ampliação do Hospital Geral Luiz Viana Filho, que atende mais de 10 municípios do sul da Bahia.



A comitiva vai entregar o novo pronto-socorro e o novo centro de diagnóstico por imagem, que ganhou o mais moderno tomógrafo do interior. Com o novo aparelho, o hospital passa a dar diagnósticos do crânio em quatro minutos, que podem ser avaliados por equipes médicas de qualquer parte do mundo, já que os exames serão transmitidos pela internet.



O pronto-socorro foi praticamente reconstruído. Ganhou divisões de espaços para atendimento uniformizado para homens e mulheres e ainda a pediatria. O hospital passa a contar também com uma sala de procedimentos cirúrgicos, com a metade dos leitos monitorizados, e mais uma nova unidade intermediária para receber os pacientes em estado grave.



Este ano o governo já implantou o Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, para cirurgias eletivas nos pacientes que dão entrada pelo pronto-socorro. Com o funcionamento da rede de trauma, o hospital passou a ter maior rapidez na resolução dos casos e houve redução no tempo de permanência dos pacientes.



O hospital completa este ano 40 anos de funcionamento e nunca havia passado por intervenções de engenharia desse porte. Recentemente, a doação em cartório do terreno onde está edificado, feita pelo prefeito Newton Lima, garantiu a sua integração ao QualiSus, programa do Ministério da Saúde que visa melhorar e modernizar o atendimento nas unidades de emergência do Brasil.



Ainda em Ilhéus, o governador inaugura obras de pavimentação de ruas, executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e assina autorização de convênios com a prefeitura para asfaltamento de ruas e reforma do centro de abastecimento do Malhado e Urbis.

Sudic recebe projeto para viabilizar Central de Abastecimento de Itacaré

Encontro oficializou reivindicação

Crédito: Ascom



O prefeito de Itacaré, Antonio de Anízio, encaminhou à Sudic projeto para a construção da Central de Abastecimento de Itacaré que a cada dia se consolida no cenário turístico internacional e pelo número de pessoas que hoje trabalham na feira livre do município, que hoje soma mais de mil.



O diretor-presidente da Sudic, Nilton Cruz, disse que uma central de abastecimento supre tanto as necessidades de localização e de concentração de um número adequado de comerciantes, como também soluciona a questão da higiene dos alimentos. “A Sudic não visa apenas os megainvestimentos, em grandes parques industriais. Também nos preocupa contribuir para que as atividades comerciais cresçam e gerem maior desenvolvimento econômico”.



Apesar do turismo ser apontado como a principal atividade econômica do município, cerca de 40% da população de Itacaré está concentrada na zona rural. A agricultura familiar e a pesca artesanal respondem como as principais fontes de renda dos moradores do campo. Das comunidades rurais do município, 10 são classificadas como remanescentes de quilombos.



O prefeito disse que há décadas, os pequenos agricultores e pescadores de Itacaré utilizam um campo de futebol de várzea como feira livre durante os finais de semana. Atualmente, há 30 barracas improvisadas, sem infraestrutura ou condições sanitárias adequadas. Não há pontos de água ou energia elétrica, cobertura ou balcões refrigerados. Além dos comerciantes fixos, há vendedores ambulantes que utilizam lonas e carros de mão para exporem suas produções.



Em virtude das condições precárias da feira livre de Itacaré, muitos produtos acabam sendo perdidos em decorrência das más condições de armazenagem e manipulação. Os consumidores também não desfrutam de área coberta ou sanitários, além de colocar a saúde em risco devido às condições insalubres do ambiente. Diante deste cenário deficiente visitantes e uma parcela da população deixam de comprar na feira livre da cidade.

Secretaria acompanha cronograma das obras na Cinquentenário

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Itabuna mantém acompanhamento da requalificação e reurbanização da avenida Cinquentenário, com a previsão de concluir as obras num prazo de 50 dias.



O engenheiro Sóstenes Vilas Boas Souza, diretor do Departamento de Projetos e Engenharia, disse que as obras foram intensificadas e houve ampliação do número de equipes, que agora atuam também à noite e nos finais de semana.



Explica que o projeto obedece às normas técnicas da ABNT, com critérios e parâmetros para a construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos às condições de acessibilidade. “No projeto foram consideradas diversas condições de mobilidade e de percepção do ambiente, com ou sem a ajuda de aparelhos específicos, que venham a complementar necessidades individuais”.



A avenida ganha piso tátil, com nivelamento de todas as calçadas, criando assim facilidades para a sua acessibilidade. O projeto inclui reestruturação do meio-fio e recapeamento da pista de asfalto ao longo de toda a extensão de 1.750 metros da avenida.



O engenheiro chama atenção para as melhorias na infraestrutura e no sistema de drenagem, além da implantação do mais moderno sistema de iluminação do país, à base de leds, com uso de luminárias da Phillips, proporcionando maior luminosidade e baixo consumo de energia.



Segundo Vilas Boas, também foi iniciada a substituição da rede de fios dos sistemas de energia elétrica e telefonia, com a colocação de cabos multiplexados. “O importante é que a obra vem sendo acelerada, com equipes se revezando dia e noite e trabalhando nos finais de semanas”.

Defensoria Pública da Bahia abre vagas também em Ilhéus

Ilhéus, um dos municípios beneficiados

Crédito: Ascom



A Defensoria Pública da Bahia lançou dois processos seletivos simplificados para contratar técnicos de nível superior (50), agentes administrativos de nível médio (47) e motoristas (3). Os salários são de R$ 1.645 (nível superior), R$ 968 (agentes) e R$ 958 (motoristas).



Interessados em participar do processo seletivo devem acessar o site www.defensoria.ba.gov.br/selecao. As inscrições serão abertas no dia 1º de junho e prosseguirão até o dia 11/6. Não será cobrada taxa de participação.



As vagas de nível superior em Salvador oferecem chances para profissionais com formação em direito (18), administração (7), ciências contábeis (3), psicologia (3), serviço social (4), secretariado executivo (5), pedagogia (1), arquitetura (2), economia (2), biblioteconomia (1) e arquivologia (1). Há vagas para direito um Ilhéus (2) e Santo Antonio de Jesus (1).



Todas as três vagas para motoristas são para a capital baiana. A função exige idade mínima de 21 anos e carteira da habilitação do tipo D. As oportunidades para agentes administrativos estão distribuídas entre Salvador (44), Ilhéus (2) e Santo Antonio de Jesus (1).



Todos os candidatos de níveis médio e superior serão selecionados por meio de análise de currículo e entrevistas. Os selecionados serão contratados em caráter temporário por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).



Os contratos de trabalho terão duração de dois anos e poderão ser prorrogados apenas uma vez. Técnicos de nível superior, agentes administrativos e motoristas terão jornada semanal de 40 horas.

Pastor lança livro em Itabuna

Landualdo Amorim

Crédito: Ascom



O pastor Landualdo Amorim lançou seu segundo livro, “O legítimo adorador”, nesta quarta-feira (26), na igreja evangélica Assembléia de Deus Madureira. Um culto evangélico marcou o lançamento do livro que contou com a presença dos vereadores Clóvis Loiola e Claudevane Leite, além de pastores e seguidores da igreja.



Segundo o autor, o livro tem o objetivo de despertar as pessoas para a verdadeira adoração. “Muitas delas adoram coisas insignificantes. É preciso despertá-las para a verdadeira adoração que deve ser feita a Deus, que é quem nos dá força e nos sustenta e nos abençoa”, prega o autor.



Landualdo Amorim vendeu 3 mil cópias do seu primeiro livro, “O combate dos dois leões”, que foi lançado ano passado.



O presidente da Câmara, Clóvis Loiola, disse que o livro enfatiza a importância da palavra de Deus. “O lançamento do livro é um momento importante não apenas para os fiéis, mas para todas as pessoas”.



Para o vereador Claudevane Leite, o livro ajuda as pessoas a compreender os planos de Deus. “A publicação de mais um livro evangélico é muito importante para a edificação da igreja e dos fiéis”.

Defesa do Porto Sul na Feira de Negócios da Faculdade de Ilhéus

Faculdade debate novas perspectivas

Crédito: Ascom



Com a finalidade de consolidar a cultura empreendedora como ferramenta pedagógica da instituição, foi aberta nesta quinta-feira (27), a V Feira de Negócios e Oportunidades da Faculdade de Ilhéus, em sua sede. A defesa da implantação do complexo intermodal, conforme projeto dos governos federal e estadual, constituiu a tônica principal das palestras de abertura do evento, que contou com a participação dos diretores da instituição, Almir e Sandra Milanesi, do secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Roberto Benjamin, do diretor-presidente da Sudic, Nilton Cruz, dos professores Amarildo Morett e Gilvan Tavares, da gerente de Comunicação de Desenvolvimento Sustentável da Bahia Mineração, Amine Darzé, além dos secretários Alisson Mendonça e Alfredo Landim, do presidente da CDL, Marcelo Oliveira, entre outros.

O prefeito Newton Lima que participou do evento, citou os empreendimentos que estão consolidados para o município, a exemplo do Atacadão Carrefour, a Makro, terminal pesqueiro e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), já em fase de construção. “Temos o grande desafio de vencer os que querem manter Ilhéus no atraso e garantir para os nossos filhos e netos o pleno funcionamento do complexo intermodal, que inclui o Porto Sul, o aeroporto de nível internacional e a ferrovia que ligará o sul da Bahia ao estado de Tocantins”. E conclamou a “todos aqueles que querem uma Ilhéus voltada para o futuro que se unam àqueles que defendem o intermodal”.

Para o diretor Almir Milanesi, a feira de negócios e oportunidades “permite compartilhar com a comunidade regional os conhecimentos construídos no meio acadêmico, buscando suprir as demandas de mercado da região e é também uma oportunidade para as realizações de empreendedores e de incentivo aos seus negócios”. Por sua vez, Nilton Cruz, diretor-presidente da Sudic, fez exposição mostrando os 14 distritos industriais do estado, que passam por reforma, traçando um perfil da indústria baiana, inclusive, suas características de descentralização.

Cruz disse que estão sendo desenvolvidos mais nove distritos, entre eles, o de Itabuna, que ganha um Pólo Têxtil. Falou do projeto de duplicação da BR-101, que vai começar no Espírito Santo até Eunápolis, já no segundo semestre, e o trecho de Feira de Santana a Sergipe, cujas obras vão começar imediatamente. Sobre o Distrito Industrial de Ilhéus que conta com 57 empresas, falou que o prazo dos incentivos fiscais foi prorrogado.

O secretário Roberto Benjamin também conclamou a comunidade para lutar em favor das alternativas de desenvolvimento que estão sendo implementadas na região. Conforme disse, o porto de Ilhéus foi feito para exportação de cacau e lamentavelmente, o cacau seguiu outro rumo. Mas destacou que “a ferrovia oeste-leste vai permitir escoar os produtos agrícolas e depois os minerais. Para esse estudo do porto sul, consideramos que apenas 2 milhões de toneladas de soja serão transportadas para provar viabilidade do porto. Essa região, com uma ferrovia fazendo com que os produtos fiquem mais competitivos, tem condições de produzir cinco vezes isso. Vamos assistir outra revolução no oeste da Bahia. Temos condições de produzir 10 milhões de toneladas de soja e transportar com preços competitivos”.

Benjamin disse que “o Brasil, infelizmente, tem pouca ferrovia e utiliza muito pouco as hidrovias. Pretendemos com esse complexo intermodal canalizar também a hidrovia do rio São Francisco, que é o mais barato de todos os modais de transporte e fazermos com que os nossos produtos possam ser exportados com preços competitivos. O complexo intermodal envolve o terminal privativo da Bahia Mineração, que vai exportar o minério vindo de Caetité, cuja responsabilidade de construção é integralmente da empresa, cabendo ao governo federal a construção da ferrovia. E aproveitando a existência do porto privado, vamos fazer acoplados aí, um porto público, economizando do ponto de vista econômico e ambiental a construção da ponte que será única”.

O professor e economista Gilvan Tavares falou da conjuntura municipal, alertando para a queda do ICMS que em 1997 respondia por 2,3% da arrecadação baiana e que em 2010 caiu para 1,13%. Disse que os serviços correspondem hoje a 35,5%, a industrialização a 61% e a agropecuária a 3,5% do PIB da ordem de R$ 1.853.020.000,00. Lembrou que o comércio fatura 450.000.000,00, e que o Pólo de Informática que fatura 1.400.000.000,00, segurou a economia ilheense.

Para Amine Darzé, gerente da Bamin (sexta maior exportadora de minério do mundo), a Bahia passa a terceiro produtor de ferro do país. Além de falar da importância do porto sul e mostrar o projeto, citou alguns projetos sociais que estão sendo desenvolvidos em Ilhéus, a exemplo do Transformar, em parceira com o Instituto Aliança, que em 2009 beneficiou 350 famílias e foi apontado como uma das boas práticas territoriais de todo o Brasil pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O HOMEM DO PRAMIL



José Carlos: ereção prolongada e cirurgia.
O técnico em refrigeração José Carlos Souza foi parar, dia desses, no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna. O sujeito tomou uns goles de cerveja misturado com Pramil, comprimido para quem tem disfunção erétil.
O homem ficou “apenas” nove dias internado por conta do “bráulio” que teimava em não baixar a guarda. Zé Carlos, literalmente, entrou numa fria. Suspeita que amigos tenham lhe preparado uma, colocando a ‘pílula azul’ na sua cervejinha.
Ele, como se diz lá na Mangabinha, bairro dele, tá “costurado”: foi submetido a procedimento cirúrgico. O homem do Pramil conversou com o repórter Arthur José.
Ispia o papo.
Arthur José – E aí, mestre, o que é que aconteceu com você?
José Carlos – Rapaz, eu saí no final de semana para tomar uma cervejinha, num local reservado, e aconteceu isso. O pessoal tá dizendo que eu tomei (Pramil), mas eu tenho certeza que não tomei.
AJ -E como foi o caso, você estava com a namorada tomando uma cervejinha e colocaram o comprimido em sua bebida?
JC – Olha, eu tenho certeza que ela não fez isso. Ela é uma pessoa boa. Eu desconfio de outras pessoas porque eu saí e não bebi só com ela, né? Então, aconteceu.
AJ – E agora, quando você for sair com a namorada, vai tomar cuidado, vai ficar com medo ou você vai encarar normalmente? Como vai ser?
JC-Com certeza, não vou deixar copo à toa. Se eu desconfiar, eu jogo aquele copo fora e uso um outro. Não pode vacilar mais, não.
AJ – E a sua namorada, o que achou disso? Qual a reação dela?
JC – Eu tive lá, mas não encontrei com ela. Com certeza, ela está sabendo. Mas não tive contato com ela mais, não.
AJ -Ela está correndo de você?
JC – Com certeza.
AJ – Vocês sairam antes? Ela não chegou a reclamar que você estava ‘devagar’?
JC – Não. Na verdade, há algum tempo que acontece isso comigo. Sempre à meia-noite eu acordo e fica ereto direto. E depois do domingo, há quinze dias, aconteceu isso de novo.
AJ – Você não usou nenhum estimulante sexual?
JC – O pessoal diz que foi o Pramil.
AJ -Esse Pramil, então, foi pra lá de “Dois Mil”, não?
JC – A turma está dizendo aí que foi 8, 10 comprimidos que eu tomei.

Ilhéus inicia obras de reforma e construção de quadras

Obras darão mais opção de lazer aos jovens

Crédito: Ascom

As obras de reforma e construção das quadras poliesportivas já foram iniciadas em diversos bairros, distritos e povoados de Ilhéus. Os serviços fazem parte de um pacote de obras anunciado recentemente pelo prefeito Newton Lima, através de parcerias firmadas com o governador Jaques Wagner e de emendas dos parlamentares Fábio Souto (Dem) e Lídice da Mata (PSB), no Congresso Nacional, e da deputada Ângela Sousa (PSC), na Assembléia Legislativa da Bahia.

Nesta primeira etapa serão realizadas as obras de reforma geral das quadras poliesportivas no distrito de Banco Central e no bairro da Barra de Itaípe. Também serão realizadas as obras de construção de quadras poliesportivas no Banco da Vitória, Malhado, Nossa Senhora da Vitória, Sambaituba e Inema. O pacote de obras ainda prevê a recuperação dos campos de futebol do Salobrinho e da Adebi, na avenida Soares Lopes.

O prefeito Newton Lima informou que o bairro Teotônio Vilela também será contemplado com a construção de um espaço esportivo, mas que as obras não serão iniciadas simultaneamente às demais, pelo fato de o valor da desapropriação da área escolhida não ter sido aceito pelo proprietário do terreno. “Já estamos tomando as medidas legais para adquirir o espaço e iniciar o projeto. Já existe inclusive dotação orçamentária para a construção, a pedido da deputada Ângela Sousa”, explicou o prefeito.

 Na manhã desta quinta-feira (27), o secretário de Planejamento e Infraestrutura de Ilhéus, Alisson Mendonça, visitou as obras de reforma das quadras. Um dos locais onde estão sendo realizados os serviços é na quadra da Barra de Itaípe, na entrada do Centro Social Urbano (CSU), onde serão realizadas as obras de reforma geral, com a recuperação do piso, colocação de novos alambrados, melhoria dos equipamentos esportivos, além de uma série de outros benefícios. Nessa obra serão realizados investimentos na ordem de R$ 65.902,73, com recursos do governo federal, através do Ministério do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus.

 Alisson Mendonça informou que já na próxima semana serão iniciados os serviços de construção das quadras de Inema, Banco da Vitória, Sambaituba, Nossa Senhora da Vitória e Malhado. Os locais já foram definidos, os projetos aprovados e os recursos liberados. De acordo com o secretário, as novas quadras poliesportivas e a reforma dos campos de futebol fazem parte das ações dos governos municipal, estadual e federal de incentivo ao esporte amador em Ilhéus, possibilitando a prática das mais diversas modalidades, despertando o interesse dos jovens e adultos e despertando novos talentos.

Ex-prefeita de Ipiaú instala em casa linha telefônica do município

O prefeito de Ipiaú, Deraldino Alves de Araújo, denunciou ao Tribunal de Contas (TCM) a ex-prefeita Sandra da Purificação Lemos, por ter instalado em sua casa uma linha telefônica de propriedade do município em 2008.

A ex-prefeita alegou que o telefone estava instalado na Rádio Educadora, uma emissora privada, que por coincidência funcionava no mesmo endereço onde ela morava.

Disse a ex-prefeita que a linha colocada na rádio serviria “como contato direto entre a comunidade e o prefeito e a vice-versa, para registro de reclamações, sugestões, pedidos, elogios, bem como para as inserções diretas das entrevistas e comunicados oficiais”.

O pleno do TCM não aceitou as alegações e decidiu que Sandra Lemos deve devolver aos cofres municipais a quantia atualizada de R$ 561,00, gastos indevidamente com a conta telefônica e pagos com dinheiro público.

Servidores do judiciário terão salário cortado devido à greve

Os servidores do judiciário da Bahia há 20 dias em greve reivindicam a moralização justa do judiciário através da desoneração da folha de pagamento do Tribunal de Justiça da Bahia (TJB) e a antecipação do plano de cargos e salários da categoria.

Nesta quinta-feira (27), tomaram conhecimento da publicação da resolução número 4 assinada pela desembargadora Telma Britto, presidente do TJB em que manda cortar salários dos servidores em greve.

O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário da Bahia (Sinpojud) encaminhou medida judicial no sentido de reverter a punição adotada pelo Tribunal de Justiça.

Antes da publicação desta resolução houve encontros entre o sindicato e a desembargadora e nenhuma solução às propostas apresentadas foi apontada para solucionar o impasse e o estado de greve.

Wagner, Solla e Newton inauguram obras em hospital de Ilhéus neste sábado




Tomógrafo é o mais moderno do interior

Crédito: Ascom

O governador Jaques Wagner; o secretário da Saúde, Jorge Solla e o prefeito Newton Lima, participam em Ilhéus, neste sábado (29), a partir das 9 horas da manhã, da inauguração das obras de ampliação e construção no Hospital Geral Luiz Viana Filho, que atende a mais de 10 municípios do sul da Bahia. Durante a visita, a comitiva vai entregar o novo pronto socorro e um novo centro de diagnóstico por imagem que ganhou o mais moderno tomógrafo do interior da Bahia avaliado em aproximadamente 4 milhões de reais.

Com este novo equipamento, o hospital passa a dar diagnósticos do crânio em apenas 4 minutos, que podem ser avaliados por equipes médicas de qualquer parte do mundo já que os exames serão transmitidos pela rede mundial de computadores. O equipamento é tão importante para a região que mesmo antes da solenidade de entrega já atendeu a quase 400 pacientes, de acordo com informações do diretor do hospital, Gustavo César da Silveira.

 Já o pronto socorro foi praticamente reconstruído. Ganhou divisões de espaços para atendimentos uniformizados para os sexos masculino e feminino, e ainda a pediatria, sendo todos os ambientes climatizados e com divisórias de cortinas, que garantem a privacidade do paciente. Com a reforma, o hospital passa a contar também com uma sala de procedimentos cirúrgicos, com a metade dos leitos monitorizados, e mais uma nova unidade intermediária para receber os pacientes em estado mais grave.

Este ano o governo já implantou o Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, com a missão de realizar cirurgias eletivas nos pacientes que dão entrada pelo pronto socorro do próprio hospital. Segundo Gustavo da Silveira, antes da implantação deste serviço, o tempo de permanência dos pacientes em trauma ortopédico era muito elevado, gerando problemas para o Hospital e para os próprios pacientes. Com o funcionamento da Rede de Trauma, o hospital passou a ter uma maior rapidez na resolução dos casos e houve redução no tempo de permanência dos pacientes.

Em 2009, o Hospital Geral teve uma média mensal de 6 mil atendimentos, mas já chegou a atender 8 mil pessoas de toda a região cacaueira. É uma das unidades mais importantes do interior do estado, que trabalha em parceria com o município no sentido de aprimorar o atendimento. O Hospital Geral Luiz Vianna Filho completa este ano 40 anos de funcionamento e nunca havia passado por intervenções de engenharia deste porte.

 Recentemente, a doação em cartório do terreno onde está edificado, feita pelo prefeito Newton Lima, garantiu a sua integração ao Sistema QauliSus, programa do Ministério da Saúde que visa melhorar e modernizar o atendimento nas unidades de emergência do Brasil. De acordo com cálculos do diretor administrativo do hospital, Gil Leal, os governos estadual e federal deverão investir entre 12 e 15 milhões de reais na unidade hospitalar na compra de equipamentos de ponta e execução de obras em sua infraestrutura. A meta é garantir um “atendimento de excelência” nos próximos anos.

 A liberação destes recursos dependia da doação do terreno já que a legalização da área era um dos pré-requisitos para o financiamento do programa. Apesar de inaugurado em 1970 e de ter a desapropriação da terra autorizada pela lei nº 10, de 12 de maio de 1948, ainda existiam pendências cartoriais que impediam a legalização do terreno. Somente agora a Prefeitura de Ilhéus efetivou a escrituração e o registro final. “Com a doação, passou a ser possível a liberação dos recursos”.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Polícia prende dois suspeitos de matar delegado na Bahia


Policial foi morto enquanto dava entrevista para uma rádio.
Entrevista era sobre trabalho de combate ao tráfico em Camaçari.


 A polícia prendeu na noite desta quarta-feira (26) dois homens suspeitos de matar um delegado da cidade Camaçari, na Bahia, enquanto ele dava uma entrevista ao vivo para uma rádio.


Horas depois do crime, a polícia encontrou um táxi queimado numa estrada de terra, na zona rural de Camaçari, região metropolitana de Salvador, que pode ter sido usado pelos bandidos. Policiais civis, militares e federais fizeram buscas durante todo o dia para capturar os assassinos de Clayton Leão.
O delegado, de 35 anos, parou o carro em uma estrada para dar entrevista a uma rádio da cidade. Foi quando um veículo, com pelo menos dois homens, se aproximou. Um deles desceu e disparou duas vezes contra o policial que conversava, ao vivo, com os locutores.
saiba mais
Clayton morreu na hora. Na gravação da rádio, as últimas palavras do delegado e o desespero da mulher dele, que estava ao lado e não foi atingida.
Locutor: Perfeito. Só para encerrar mesmo, e o caso Glauber, doutor?
Delegado: Pera aí, pera aí, pera aí.
Locutor: Doutor, doutor?
Mulher do delegado: Meu Deus do céu, meu Deus do céu, meu Deus do céu. Pegaram Clayton aqui na Cascalheira, viu, minha gente? Pelo amor de Deus. Pelo amor de Deus. Pelo amor de Deus.
Os radialistas conversavam com o delegado sobre um trabalho de combate ao tráfico de drogas comandado pelo policial, em Camaçari.
O crime aconteceu por volta das 9 horas desta quarta. Clayton tinha saído de casa para levar a mulher para o trabalho, em uma clínica odontológica, e depois seguia para a delegacia. Ele estava trabalhando em Camaçari desde dezembro de 2008 e era considerado um bom policial.

SÃO JOÃO EM JAGUAQUARA SERÁ UM DOS MELHORES DA REGIÃO

O TÃO TRADICIONAL SÃO DE JAGUAQUARA ESTÁ RESGATANDO SUAS RAÍZES. ESTE ANO NADA MENOS QUE BANDAS DE NOME NACIONAL ESTARÃO BOTANDO A ONÇA PRA DANÇAR. A BANDA CALCINHA PRETA, CANÁRIOS DO REINO, LUIZINHO DE IRAUÇÚBA, CAVALEIROS DO FORRÓ, BRASAS DO FORRÓ ENTRE OUTRAS ATRAÇÕES FARÃO OS DIAS DE FESTA NA CIDADE. O PREFEITO ADEMIR E SUA EQUIPE ESTÃO ORGANIZANDO TUDO PARA FAZER UM DOS MELHORES SÃO JOÃO DOS ÚLTIMOS TEMPOS.PELA GRADE DE ATRAÇÕES APRESENTADA PELA PREFEITURA, JÁ ESTÁ DEMONSTRADA A GRANDEZA DA FESTA. PONTO PARA A REGIÃO. A ORGANIZAÇÃO DA FESTA ASSOCIARÁ O FORRÓ AOS JOGOS DA COPA DO MUNDO, ONDE TELÕES SERÃO ESPALHADOS NO CENTRO DA CIDADE PARA OS PRESENTES ASSISTIREM OS JOGOS. A GRADE DE ATRAÇÕES PODERÁ SOFRER MUDANÇAS.

Mesa de Cirurgia quebra na hora do Parto e Recem Nascido Morre em Porto Seguro

Foi enterrado, em Porto Seguro, o corpo do recém-nascido João Henrique. Durante o trabalho de parto da mãe dele, a mesa cirúrgica do Hospital Luiz Eduardo Magalhães se quebrou e desabou. O bebê acabou morrendo, de traumatismo craniano, ao bater a cabeça em um balde que estava debaixo da maca. Alcione Teixeira Santos, 28 anos, que estava em período expulsivo de trabalho de parto, sofreu traumatismo em região do púbis e no membro inferior direito.

Agora vai Virar Caveira de Verdade


Tido como chefe do tráfico em Canavieiras, a morte do bandido Caveira causou alívio à população. Caveira caiu morto em confronto com policiais militares no começo da noite deste 13 de maio. Em sua curta vida de apenas 25 anos incompletos, Alex Barbosa Lima foi um temido assaltante e traficante em Ilhéus, onde era conhecido poor Leck, e depois em Canavieiras, onde passou a Caveira. Caveira estava condenado a 30 anos de prisão e era foragido do presídio de Itabuna desde quando tinha sido liberado para passar o Natal de 2008 em casa e nunca mais voltou.

Celulares e maconha encontrados no presídio de Jequié

Durante revista de rotina realizada manhã de terça-feira (25) em celas de dois pavilhões do Conjunto Penal de Jequié, agentes penitenciários em ação conjunta com policiais militares, apreenderam em poder de detentos, 53 aparelhos celulares, chuchos (armas artesanais feitas pelos internos) e aproximadamente três quilos de maconha. A droga foi encontrada com o auxílio da cadela Ráica, da raça labrador, pertencente ao canil do 19° Batalhão da Polícia Militar. Agora eu pegunto. Como pode dentro de um Presídio ter três quilos de Maconha e 53 Celulares?? Quem entrega isso para os Detentos?????????

São João de Ilhéus será na praça da Catedral

Festa acontece ao lado da Catedral e próxima ao Vesúvio

Crédito: JBO

Coincidindo com a festa de aniversário dos 476 anos de fundação e 129 de elevação à categoria de cidade, o São João de Ilhéus acontece nos dias 23, 24, 26 e 27 de junho, na praça da catedral de São Sebastião. A informação é do secretário de Governo, Alcides Kruschewsky, após ser recebido em audiência pelo secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, que garantiu a sua infraestrutura, a exemplo da montagem de palco, instalação de iluminação e contratação de empresa de sonorização e de geradores.

Representando na audiência o prefeito Newton Lima, o secretário de Governo disse que o motivo da sua viagem foi solicitar apoio do governo Jaques Wagner para realizar a festa, que no bojo do projeto também consta a contratação de atrações. “O secretário Antonio Carlos Tramm demonstrou sensível às reivindicações do município. Inclusive, já foi marcada outra reunião com representantes da Bahiatursa e com possíveis patrocinadores, a exemplo da Embasa, que foi um dos nossos parceiros no carnaval”.    

Alcides Kruschewsky explicou que o prefeito Newton Lima como também o governador Jaques Wagner estão se informando e atentos às negociações quanto ao apoio para a viabilização do São João que este ano coincide com a festa de aniversário do município. Diante disso, ele acredita que a festa junina além de incrementar a economia de Ilhéus, gere empregos temporários durante os quatro dias e muitas noites de forró, diversão, segurança e tranquilidade tanto para os ilheenses quanto para os visitantes. 

Gestor da Direc destaca Proinfo como avanço na educação

Ednei Mendonça

Crédito: JBO
Ao participar da edição Nordeste do Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), realizado em Maceió (AL), esta semana, o gestor da 6ª. Diretoria Regional de Educação (Direc-Ilhéus), Ednei Mendonça, destacou “a oportunidade que os dirigentes escolares tiveram de conhecer os avanços da tecnologia e o trabalho de consolidação da inclusão digital através do acesso à internet Banda Larga e a aquisição de laptops para uso educacional”.
O programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação a Distância (SEED) do Ministério da Educação (MEC) por meio do Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. O objetivo é introduzir o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas da rede pública, além de articular as atividades desenvolvidas pelos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs).

Secretário põe o dedo na ferida e fala em herança de R$ 4,8 milhões em dívidas

Antônio Carlos Rabat

Crédito: JBO

O secretário de Saúde de Ilhéus, Antonio Carlos Rabat, colocou o dedo na ferida. Em pronunciamento surpreendente durante sessão especial na Câmara na tarde desta quarta-feira (26), disse que a saúde pública do município não está funcionando a contento pelo fato de ter encontrado uma dívida de 4 milhões e 800 mil reais, somente junto a fornecedores de matéria-prima. Ao se pronunciar no plenário da Câmara, Rabat definiu a gestão da sua antecessora, Marleide Figueiredo, como “temerária”, causando fortes reflexos neste momento em que tenta dar um novo rumo ao setor.
De acordo com Rabat, os postos não estão desabastecidos por falta do seu conhecimento ou da sua competência. “É por falta de pagamento mesmo”. O secretário disse que está impedido até de mudar de fornecedores, pelo fato de que ter encontrado uma demanda já licitada, empenhada e liquidada, situações no serviço público que impedem de comprar em outro lugar. O pior, segundo Rabat, que o descrédito da secretaria tem levado inúmeros fornecedores a pedir cancelamento de contrato com a prefeitura. “Também caiu significativamente a quantidade de empresas interessadas em participar dos nossos pregões”.
Indagado pela vereadora Carmelita Ângela se, neste momento, ele se sentia responsável pela incômoda posição da saúde que, em pesquisa para consumo interno do governo é considerada o pior setor da administração do prefeito Newton Lima, Rabat foi enfático: “nem um pouco”. Na opinião dele, os índices ruins devem ser creditados à sua antecessora. “Sei que tenho compromisso com a cidade. Saí da minha zona de conforto, atuando como profissional liberal, para me dar o direito de melhorar o sistema. “Estou focado em resultados. Preciso de tempo e da confiança da população. Se não conseguir tocar o projeto sou eu mesmo que pedirei para sair”.
A sessão especal realizada pela Câmara foi convocada semanas atrás pelos vereadores para debater com o secretário sobre os problemas enfrentados pela saúde municipal. Não se esperava que o secretário fosse, como se diz no adágio popular, colocar o dedo na ferida. O certo é que, com a sua postura no plenário, dificilmente esta ferida será cicatrizada entre ele e a antecessora. Mas, segundo pessoas ligadas ao governo municipal que participaram do evento, a sessão marca um divisor de água na saúde. “Agora, com todos sabendo os reais motivos da crise, o secretário terá mais tranquilidade para trabalhar na reversão deste quadro”, comentava um assessor ao final da sessão.

Ex-presidente de Câmara vai a juri

O Tribunal do Júri de Itajuípe marcou para sexta, 28, o julgamento presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Mansur Gonzaga, o "Zezinho Mansur". A sessão está prevista para começar às 9 horas.

Zezinho Mansur é acusado de tentativa de homicídio e lesões corporais contra o jornalista e radialista Yonélio Said. A tentativa ocorreu em 2003, em Itajuípe. O político é acusado de sacar um revólver e fazer disparos contra Yonélio.

O radialista passou uns dias internado, conseguiu se recuperar e hoje trabalha em Amargosa. O júri, que será presidido pela juíza Emanoele Vita Leite, acontecerá no Fórum Desembargador Orlando Pereira Santos.

O promotor Yuri Lopes vai atuar na acusação. A reportagem não conseguiu falar com Zezinho Mansur. O julgamento será acompanhado pelo Sindicato dos Radialistas de Itabuna, ao qual Yonélio Said era associado quando sofreu o atentado.

Morre suspeito de atirar em criança

Um dos suspeitos de envolvimento na morte de Larissa Alves de Andrade, de 6 anos, morreu em uma troca de tiros com a polícia de Ilhéus. William Oliveira de Souza, o "Gugu", de 15 anos, estava escondido em uma fazenda da região.

Guga estava próximo ao bairro Salobrinho quando a polícia chegou. Ele e um comparsa ainda não identificado resistiram à prisão, atirando na viatura da polícia, que reagiu e acertou o menor. O comparsa de Gugu conseguiu fugir do cerco policial.

O menor era acusado de ter disparado o tiro que acertou a estudante Larissa Alves, no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. A criança estava brincando na rua da Liberdade quando foi iniciada uma troca de tiros entre bandidos.

A menina tentou pegar as sandálias e fugir, mas não teve tempo e acabou atingida por três tiros. A vizinha Ana Lúcia Freitas Ramalhete, de 12 anos, foi atingida na perna, mas sobreviveu. A polícia segue tentando prender os acusados.

TJ-Ba manda prender Marcos Gomes

O Tribunal de Justiça da Bahia determinou que Markson Monteiro Oliveira, o "Marcos Gomes", filho do ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes, aguarde a realização de seu júri popular na prisão.

Ele teve os recursos negados pela juíza titular de Ibicaraí e instâncias de segundo e terceiro graus, mas foi beneficiado com uma decisão do juiz substituto Antônio Carlos Rodrigues em maio do ano passado, concedendo-lhe habeas corpus.

Antes de ser detido, Marcos Gomes ficou cerca de dois anos foragido. O Ministério Público Estadual discordou da decisão do juiz Antônio Carlos Rodrigues e recorreu ao Tribunal de Justiça da Bahia. O TJB acabou revogando a decisão.

Marcos Gomes é acusado de torturar, manter em cárcere privado, matar e ocultar o cadáver do vaqueiro Alexsandro Honorato de Souza em 2 de dezembro de 2006 em sua fazenda, em Floresta Azul.

O corpo do vaqueiro foi encontrado dias depois, enterrado às margens da BA-263, entre Potiraguá e Itapetinga. Se não se apresentar após a publicação da decisão no Diário do Poder Judiciário, Gomes será considerado foragido.

Wagner assina ordem para terminais

O governador Jaques Wagner assinou nesta terça, com o Ministério da Pesca e Aquicultura, a ordem de serviço para a construção dos terminais pesqueiros de Ilhéus e Salvador.

Também serão construídas quatro embarcações para captura de atum e outros peixes de grande profundidade. O valor investido será de R$ 20 milhões, beneficiando mais de 30 mil pescadores baianos.

Os terminais funcionarão como entreposto comercial de desembarque, beneficiamento, venda e distribuição de pescados.

O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, explicou que, com os terminais, a Bahia passa a ter infraestrutura necessária para atender às embarcações e oferecer aos profissionais da pesca combustíveis, gelo e outros serviços.

Em Ilhéus, o terminal pesqueiro será construído nas instalações do antigo porto da cidade, no Pontal, próximo à foz do Rio Cachoeira. A expectativa é de que sejam movimentadas 40 toneladas de pescados diariamente.

Além de Ilhéus, a instalação do terminal vai beneficiar pescadores de Maraú, Canavieiras e Itacaré, entre outros municípios. Já o terminal de Salvador vai beneficiar 22 municípios de três regiões.

MORTO SUSPEITO DE EXECUTAR DELEGADO CLAYTON LEÃO

Clayton: vítima de emboscada.
Um homem apontado como suspeito de matar o delegado Clayton Leão morreu em confronto com a polícia por volta das 17h em Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Ele estava em companhia de uma outra pessoa, que fugiu durante a abordagem policial, em Jauá, litoral do município. O nome do suspeito, no entanto, não foi divulgado.
O carro usado no assassinato do delegado da polícia civil foi incendiado pelos marginais. O GM Corsa, branco e de placas vermelhas, foi encontrado em um dos acessos ao Polo Petroquímico de Camaçari.
O delegado Clayton Leão Chaves, 33, foi executado nesta manhã de quarta-feira, 26, enquanto concedia entrevista ao vivo, por telefone, à rádio Líder FM, de Camaçari. O policial não pôde comparecer aos estúdios da emissora e dava a entrevista enquanto levava sua esposa ao trabalho.
Corsa usado no crime (Foto Raimundo Rui/Líder FM).
Clayton estacionou o carro numa estrada que liga Arembepe a Camaçari, conhecida como Cascalheira. Depois de quase 10 minutos de bate-papo com os apresentadores da rádio, ouviu-se o delegado falar “peraí, peraí”. Em seguida, estampidos de três tiros. A mulher do policial não foi atingida nem sofreu ferimentos. O corpo do policial será sepultado nesta quinta-feira, 27, às 10h, no Campo Santo, Federação, em Salvador.

SUSPEITOS DE MATAR DELEGADO SÃO PRESOS

A polícia prendeu dois dos quatro suspeitos de matar o delegado Clayton Leão Chaves. Os criminosos foram presos ainda em Camaçari, ao final da tarde desta quarta, no Parque Verde e Gleba. A dupla foi levada para Salvador.
Autoridades policiais não confirmaram se um dos quatro bandidos que participaram do crime tombou em confronto com a polícia, também ontem à tarde. A promessa é de que os dois suspeitos presos sejam apresentados à imprensa na manhã desta quinta, 27. Os nomes dos suspeitos são Rinaldo Valença de Lima e Edson Cordeiro.
No áudio abaixo, confira o momento em que o delegado concedia a entrevista à Líder FM e foi executado pelos bandidos. São momentos de desespero. Clayton Leão ainda pede clemência (“peraí, peraí”), ignorada pelos criminosos. Ele estava com a esposa ao lado, numa estrada de acesso a Camaçari. Aos 33 anos, o delegado deixa esposa e dois filhos.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Wagner confirma duplicação da BR

O governador Jaques Wagner confirmou nesta sexta-feira que as obras da duplicação da rodovia Jorge Amado, entre Ilhéus e Itabuna, serão iniciadas no segundo semestre deste ano.

O projeto está pronto e será entregue ao Dnit, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte, nesta segunda-feira, 24. Os recursos para a duplicação são do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2.

A obra está orçada em R$ 150 milhões e a pista será construída na margem direita do Rio Cachoeira. Segundo o governador Jaques Wagner, a licitação das obras será concluída antes do aniversário de Itabuna, dia 28 de julho.

Wagner disse que o projeto para a construção da barragem que vai aumentar a oferta de água em Itabuna já está pronto. O governador prometeu ainda fazer, até agosto, a duplicação do trecho na BR-415 entre os bairros Nova Itabuna e Ferradas.

Mulher é presa com metralhadora

A polícia civil prendeu no domingo, por volta das 18 horas, Andreia Francisca de Oliveira, de São Paulo (SP), de 34 anos, que saiu da capital paulista e seguia para Eunápolis num ônibus da São Geraldo.
andreia
Ela foi flagrada com 13 quilos de crack, uma sub-metralhadora 9mm com silenciador, e duas caixas de munição calibre 9mm com um total de cem cartuchos.

Ela foi presa dentro do ônibus, no pátio de apoio da empresa, no centro de Eunápolis. Os 13 quilos de crack e a sub-metralhadora estavam escondidos em duas mochilas levadas como bagagens de mão.

Andreia é reincidente em tráfico de drogas e já foi condenada a quatro anos de prisão em São Paulo. Ela confessou o crime, contando que receberia mil reais pelo transporte, entregando em Eunápolis a uma pessoa desconhecida.

Veloso discute projetos do sul da Bahia

com PMDB em um encontro onde o deputado federal Raymundo Veloso (PMDB) discutiu obras como a duplicação da BR 415, entre Ilhéus e Itabuna, o asfaltamento da BR 251, conhecida como Pontal-Buerarema, a construção de uma nova ponte ligando a zona sul de Ilhéus ao centro. veloso
      O deputado ainda pediu atenção para o fortalecimento do aeroporto Jorge Amado. O deputado Geddel Quadros, que participou da reunião, entendeu a necessidade das obras e se comprometeu a lutar por sua realização.
      Veloso enfatizou que estas solicitações são recorrentes em vésperas de eleição e que os candidatos assumem o compromisso público apenas como forma de arregimentar votos. “A comunidade regional não será mais enganada”.
      O parlamentar destacou a situação de precariedade da rodovia Pontal-Buerarema. “A falta de estrutura desta estrada limita o crescimento da zona rural de Ilhéus e Buerarema, pois os pequenos produtores passam dificuldades e não têm como escoar a produção”.
      Veloso ressaltou que o processo de crescimento de Ilhéus e Itabuna em direção à BR-415, que vem recebendo grandes empreendimentos, está estrangulando a rodovia, “deixando-a muito perigosa e, por vezes, congestionada”.
      A chegada do IFET foi comemorada pelo deputado, que pediu apoio do partido para que ela seja “o embrião de uma universidade federal para o sul da Bahia”. Para a audiência, o deputado levou o prefeito de Itabela, Osvaldo Caribé, que levou suas reivindicações.
      Conflito indígena
      Outro tema abordado durante o encontro foi a polêmica demarcação de terras proposta pela Funai para a tribo Tupinambá numa área de 47 mil hectares, que envolve os municípios de Ilhéus, Una e Buerarema.
      Veloso pediu apoio para que, nas negociações, os pequenos produtores rurais da região não sejam prejudicados pela demarcação. Os “índios” iniciaram uma série de ataques contra os moradores da área, com invasões, destruição de plantações, imóveis, animais e homicídios.
      Por causa dos ataques, dois supostos indígenas foram presos pela Polícia Federal. A demarcação foi tema também de uma audiência com o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto.
      Nela também estavam o presidente da Associação dos Pequenos Produtores, Luiz Uaquim, e o secretário de governo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky.
      O deputado Veloso avaliou o encontro como positivo e destacou a receptividade do ministro aos argumentos dos participantes.
      “Queremos um fim pacífico para a questão e a manutenção do Estado Democrático de Direito, com respeito à propriedade e a integridade física das pessoas”.

Ibama e Ima vão combater poluição nas praias

e o município vai informar aos banhistas os locais impróprios para uso. O Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus reuniu na quarta-feira, 19, procuradores da República, Ibama, Instituto do Meio Ambiente (Ima), Polícia Federal, prefeitura e Embasa. esgoto
      Para conter a poluição das praias, eles vão fazer uma fiscalização conjunta nas residências e estabelecimentos comerciais localizados em áreas que possuem esgotamento sanitário mas, mesmo assim, despejam o esgoto em fossas e na rede pluvial.
      Os locais escolhidos para o início das fiscalizações serão aqueles em que o esgoto é despejado na praia da Avenida Soares Lopes e Malhado, em Ilhéus.
      Para viabilizar o trabalho, a Embasa comprometeu-se a fornecer, no prazo de 30 dias, a relação dos consumidores e a análise bacteriológica do esgoto despejado na rede pluvial.
      Com base na amostragem fornecida, os procuradores da República vão requisitar a instauração de inquéritos policiais para cada um dos casos. A PF solicitará a fiscalização dos órgãos ambientais.
      Placas
      Já o município se comprometeu a colocar placas na Praia do Sul, do Hotel Opaba a Olivença; Avenida Sores Lopes, Praia do Cristo, Praia do Marciano, Praia do Cururupe, Praias do Norte e Praia dos milionários, indicando as condições de uso.
      A medida visa orientar o cidadão a não tomar banho em praias com riscos para saúde. Desde março o MPF em Ilhéus investiga denúncias de lançamento irregular de esgoto nas praias da cidade.
      Foi constatada a ocorrência de dejetos que desembocam no mar, comprometendo a balneabilidade das águas e contribuindo para a disseminação de doenças entre os banhistas.
      Verificou-se que nas proximidades da estação elevatória da Embasa, na Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais da cidade, a água da região estava fétida e de coloração escura.
      Segundo a Embasa, a poluição das praias de Ilhéus tem origem no lançamento clandestino de esgoto nas águas pluviais. A estatal informa que é necessário que seja realizado um trabalho para convencer os moradores a ligar o esgoto das casas no sistema regular.
      Muitos preferem lançar o esgoto sem tratamento para não arcar com as despesas da ligação. Segundo o prefeito Newton Lima, Ilhéus só tem 48% de esgotamento sanitário, por isso, vários moradores infiltram o esgoto no sistema da rede pluvial.
      O prefeito comunicou que o município está incluído nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC- 2), cujos recursos seriam disponibilizados, ainda neste ano, para resolver o problema de saneamento básico da Zona Sul.

Dengue deixa pelo menos 10 pessoas internadas

em Ilhéus, município que está em situação de risco por causa do aumento no número de casos da forma mais grave da doença. Somente no Hospital Geral Luiz Viana Filho há 10 pessoas com os sintomas. Foram notificados 57 casos de hemorrágica no município neste ano. hospital regional
      É exatamente a mesma quantidade notificada no mesmo período do ano passado, quando quase todos os municípios do sul da Bahia registraram um grande número de pessoas doentes. De dengue clássica já são 854 casos notificados.
      O principal hospital público de Ilhéus tem recebido uma média 40 pessoas infectadas por dia. Os dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde mostram que Ilhéus está entre 10 municípios com mais notificações de dengue clássica.
      Itabuna, que tem cerca de 700 casos, e Iguaí, com quase 600 notificações, fazem a parte da lista da área considerada de risco.
      Alto risco
      Com mais de 1.300 notificações, Canarana é o município baiano campeão de casos da doença neste ano. Mas é Ilhéus que mais preocupa, pela quantidade de casos de dengue hemorrágica.
      Além disso, o número de doentes no município pode ser muito superior ao registrado porque muitas pessoas têm, mesmo correndo o risco, preferido se automedicar.
      Este foi o caso de dona-de-casa Amélia de Oliveira Souza, moradora do Nelson Costa, que preferiu ir a uma farmácia e comprar Tylenol. “Não sou muito chegada a ir ao médico. Não foi nada muito grave. Por isso, tomei o remédio por conta própria”.
      Ela afirma que com os netos e filhos age de maneira diferente. “Eu ficou no pé para que eles corram logo para um posto de saúde. A doença é danada, ela mata mesmo. Soube pelo noticiário que a situação da dengue é crítica em Ilhéus”.
      “Mas isso ocorre por culpa de alguns moradores e também há entulho em muitos lugares na cidade”. Entre os bairros com mais casos estão Nelson Costa, Teotônio Vilela e Alto do Basílio.
      A maioria dos pacientes que chega ao Hospital Regional é de moradores desses bairros. No início do mês, foi iniciado o terceiro ciclo de combate à dengue em Ilhéus.
      Novas ações
      Para reduzir o alto índice de infestação predial, está sendo usado o novo larvicida, o diflubenzuron. Com isso, o número de imóveis com criadouros do mosquito transmissor da doença deve cair.
      Pesquisas recentes feitas pela Coordenação Municipal de Combate à Dengue apontam para a criação de resistência, por parte do mosquito, ao produto anterior.
      Dois aparelhos GPS também reforçam o mapeamento dos focos, auxiliando as atividades de levantamento dos lugares com mais casos da doença na cidade.
      Além de equipamentos, a população ilheense conta com o “Disque Dengue”, serviço de comunicação para tirar dúvidas e fazer denúncias sobre a dengue através dos telefones (73) 3231-7880 e 3231-6990, de segunda à sexta-feira, das 7:30 às 18h.

VÍTIMAS DE CHACINA SÃO IDENTIFICADAS

A polícia já identificou todas as quatro vítimas da chacina ocorrida nesta madrugada, na favela do Gogó da Ema, bairro São Caetano, em Itabuna. Além de Hugo Soares da Silva Filho, 45 anos, morador do local, foram mortos Lucas Santos Oliveira, o “Buiú”, de 19 anos, que morava no bairro Mangabinha; Afonso Santos Pereira, 16, que residia na Vila Anália; e Mateus Santos de Jesus, conhecido como “Maicon” ou “Neguinho”, do bairro Novo Jaçanã.´
 Buiú, segundo informou uma parente do próprio ao repórter Oziel Aragão, do Xilindró, era o alvo do assassinos, juntamente com o Maicon. Os outros dois teriam morrido por estar no mesmo local.
Testemunhas revelaram que os assassinos escondiam os rostos com máscaras negras, portando escopetas e uma metralhdora. O crime tem provável ligação com o tráfico de drogas.

INVESTIMENTOS EM SAÚDE

Hospital recebe investimentos.
As obras de reforma do pronto-socorro e os investimentos no Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital Geral Luiz Viana Filho, de Ilhéus, serão entregues na próxima sexta-feira, 9 horas.
Ao todo, foram investidos R$ 1,3 milhão nas obras. Com a modernização do hospital, os resultados de diagnósticos por imagem saem em até três minutos. Antes, levava-se 45 minutos para obter o resultado.
As obras serão entregues pelo governador Jaques Wagner e o prefeito Newton Lima. O centro de diagnóstico possui equipamentos de ponta, a exemplo do tomógrafo computadorizado, tido como o mais moderno da Bahia.

ROBERTO BRITTO AINDA CONTA COM AZEVEDO

Em entrevista concedida por telefone ao programa Bom Dia, Bahia (Rádio Nacional), na manhã desta segunda-feira, 24, o deputado federal Roberto Britto (PP) afirmou que continua esperando o apoio do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo. O gestor do município já acenou para diversos candidatos, mas Britto disse que se sente apoiado por ele.
O deputado ainda falou que em 2006 tinha poucos amigos em Itabuna e teve relativamente uma votação baixa naquele ano. “Agora, eu tenho muitos amgos e tenho certeza de que minha votação será bem maior”, declarou Britto, dizendo que tem ajudado a captar verbas para obras na maior cidade sul-baiana.
No estúdio da Nacional, ouvindo tudo, estava o secretário da Administração de Itabuna, Gilson Nascimento, que deve apoiar Luiz Argôlo, do mesmo partido de Britto, para deputado federal.

Atualizações oficiais AZ AMERICA 23/05

ATENÇÃO: Atualizando por qualquer método, será necessário reconfigurar o deco (linguagem, fuso horário, OSD, nome dos favoritos, etc)

S800: S800_23_05_2010.rar (672 KB)

S806: http://204.124.180.216/S806_23_05_2010.rar
Link alternativo s806: S806_23_05_2010.rar (1.2 MB)

S807: http://204.124.180.216/S807_23_05_2010.rar
Link alternativo s807: S807_23_05_2010.rar (1.2 MB)

S808: http://204.124.180.216/S808_23_05_2010.rar
Link alternativo S808: S808_23_05_2010.rar (1.2 MB)

S809: S809_23_05_2010.rar (1.2 MB)

S810: http://204.124.180.216/S810_23_05_2010.rar
Link alternativo S810: S810_23_05_2010.rar (1.2 MB)

S810B: http://204.124.180.216/S810BB_23_05_2010.rar
Link alternativo S810B: S810BB_23_05_2010.rar (1.2 MB)

S812: http://204.124.180.216/S812_23_05_2010.rar
Link alternativo S812: S812_23_05_2010.rar (1.2 MB)

S900 tem 2 firmwares: Um para quem não teve o problema do on-on-on e outro para quem deixou a perninha da eeprom levantada. Baixe o correto!

ATENÇÃO: NÃO GARANTIMOS ESTES FIRMWARES DO S900! USE POR SUA CONTA E RISCO!


S900 normal: S900_23_05_2010.rar (1.7 MB)

S900 alterado (eeprom levantada): s900_on_on_23_05_2010.rar (1.7 MB)

sexta-feira, 14 de maio de 2010

MAIS UM ACIDENTE NA ILHÉUS-ITABUNA

Acidente destruiu lateral do Celta (FotoLuiz Fernandes).
O bancário Mateus Souza Galdino, 24, saiu ferido de uma colisão lateral entre o GM Celta que dirigia e um Jeep Troller T4TDI, placas JMX-7978. O acidente ocorreu nesta quinta-feira, 13, no quilômetro 16 da rodovia Ilhéus-Itabuna (BR-415).
A motorista do Jeep, a empresária Marizilda Antônia Coelho Garros, 41, teria se assustado numa tentativa de ultrapassagem. Segundo narrou à polícia, um caminhão teria sido o motivo do susto. No impacto, o Celta foi jogado para acostamento.
A lateral do GM Celta, placas JOY-9473, ficou praticamente destruída. Mateus levou uma pancada no tórax na colisão. Socorrido pelo Samu 192, foi levado para o Hospital Calixto Midlej Filho. Nada grave, segundo o repórter Costa Filho.

ADRIANA CALCANHOTO E ANA CAÑAS EM ILHÉUS

Programado para acontecer no período de 2 a 6 de junho, no Centro de Convenções de Ilhéus,  II Festival do Chocolate confirma o histórico da edição de 2009, incluindo grandes atrações da MPB em sua programação. Nos dias 4 e 5,  respectivamente, estarão no palco do evento as cantoras Ana Cañas e Adriana Calcanhoto.
Ana é considerada uma das mais recentes grandes revelações da MPB, merecendo elogios de nomes como Chico Buarque de Holanda e Toquinho. Já a cantora e compositora Adriana Calcanhoto é bastante conhecida pelo público, com mais de 2 milhões de discos vendidos e vencedora de um Grammy.
Os ingressos para os shows serão vendidos a partir do dia 17, no Stand do Karioca, agência Encantur (Ilhéus e Itabuna) e no site www.festivaldochocolate.com.
De acordo com o coordenador Marco Lessa, presidente do Convention Bureau, a programação inclui também artistas regionais, que se apresentarão durante todo o evento. O festival, segundo ele, será dividido em três formatos destinados a públicos distintos: a Feira do Chocolate, a Jornada do Chocolate e o Planeta Chocolate.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

INCRIVEL, ACONTECEU AQUI EM ILHÉUS

Avião com 104 pessoas cai nas proximidades do aeroporto de Trípoli, capital da Líbia

Uma criança holandesa de apenas 8 anos é a única sobrevivente do acidente envolvendo um Airbus A330 de propriedade da empresa aérea Afriqiyah Airways, que caiu na madrugada desta quarta-feira (12) nas proximidades do aeroporto de Trípoli, capital da Líbia. Segundo informações da agência Reuters, a aeronave transportava 104 pessoas e chegava de Johannesburgo, na África do Sul.
O número de vítimas ainda é contraditório, mas a agência de notícias AFP contabiliza ao menos 103 mortos, de acordo com informações repassadas pelas autoridades do país. A agência também informa que o garoto que sobreviveu à tragédia foi levado para um hospital próximo ao aeroporto.
O avião transportava 93 passageiros e 11 tripulantes e deveria pousar em Trípoli às 6h10 no horário local (1h10 de Brasília), mas caiu a cerca de 100 metros da cabeceira da pista do aeroporto. De Trípoli, o avião seguiria rumo ao aeroporto de Heathrow, o principal de Londres.
Segundo um porta voz do ministério sul-africano, Nomfanelo Kota, o avião desapareceu durante a noite de ontem. O porta voz disse que a aeronave transportava passageiros de várias nacionalidades, incluindo britânicos e sul-africanos. Todos os 11 tripulantes seriam líbios, de acordo com um funcionário da Afriqiyah Airways.
O ministério de Relações Exteriores da Holanda afirmou que havia muitos holandeses no voo, porém não confirma que um menino teria sobrevivido, segundo a agência de notícias France Presse.
As autoridades da Líbia confirmaram a queda do Airbus A330, mas não informaram o local exato da queda ou a situação dos passageiros que estavam a bordo.
O governo líbio ainda não esclareceu se o avião já estava sobre a pista de pouso, mas afirmou que algumas testemunhas no aeroporto disseram não ter visto a aeronave pousar. O tempo na região nos últimos dias tem estado claro e ensolarado, de acordo com relatos de agentes do aeroporto de Trípoli.
A companhia aérea Afriqiyah foi fundada em 2001 e começou suas operações com cinco aviões alugados. Em 2007, a empresa assinou contrato com a Airbus na França e adquiriu 11 aviões. A empresa foi criada com capital estatal, mas hoje opera com capital misto administrado por um Fundo de Investimentos Líbio-Africano.