Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Governo é obrigado a nomear aprovados em concurso

Governador Jaques Wagner

Crédito: Agecom

As secretarias estaduais da Saúde e da Administração em cumprimento a sentença judicial convocam os candidatos aprovados em concurso público, pertencentes ao Grupo Ocupacional Serviços Públicos de Saúde, do quadro de pessoal (assistente social, enfermeiro, farmacêutico, farmacêutico/bioquímico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, médico veterinário, nutricionista, odontólogo/buco-maxilo-facial, psicólogo, regulador da assistência em saúde, sanitarista, terapeuta ocupacional), nominados por cargo/área de atuação e/ou especialidade e Diretoria Regional de Saúde (Dires).

Para a 1ª Dires, em Salvador os aprovados devem se apresentar nesta quarta-feira (1º), das 8 às 11h30min, no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), que fica na 3ª avenida, 320, Centro Administrativo da Bahia.

Para a 2ª Dires, em Feira de Santana, também dia 1º, das 8 às 11h30min, na avenida Fróes da Mota, bairro 35 BI. Para a 6ª Dires, em Ilhéus, dia 1º, das 8 às 11h30min, na avenida Canavieiras, 253, centro. Para a 30ª Dires, em Guanambi, dia 1º, das 8 às 11h30min, na avenida Prefeito José Teixeira, bairro Paraíso.

O edital está publicado no Diário Oficial do Estado do fim de semana (27 e 28) e também pode ser visto no site da Sesab (http://www.saude.ba.gov.br/portalsesab/).

4.762 candidatos disputam concurso da Defensoria Pública

Com 4.762 candidatos inscritos, o concurso para preenchimento de 50 vagas de defensor público da Defensoria Pública da Bahia superou a expectativa. O certame oferece vagas para classe inicial, além de cadastro de reserva. A inscrição foi encerrada no dia 28 de outubro e salário inicial para o cargo é de R$ 12.803,31. As provas objetivas estão previstas para o dia 5 de dezembro. Saiba aqui os horários e locais de prova. Saiba mais sobre o concurso aqui.

Essa é uma boa oportunidade para quem quer ingressar no serviço público, garantindo um atendimento de qualidade ao cidadão que procura pelos serviços da Defensoria. Com uma concorrência de 95.4 candidatos por vaga, a realização do concurso marca um período de crescimento e consolidação da instituição, que nos últimos anos garantiu acesso à justiça a cerca de 600 mil pessoas que não poderiam arcar com os custos de demanda judicial. Somente na Casa de Acesso à Justiça I, no Jardim Baiano, em Salvador, onde é feito o primeiro atendimento ao cidadão, foram cerca de 22 mil atendimentos só no primeiro semestre.

Seleção - A seleção irá contar com quatro fases: prova objetiva de caráter geral; provas discursivas de caráter específico; prova de Tribuna; e avaliação de títulos. As provas, bem como perícia médica, serão realizadas em Salvador. Os locais e horários da prova objetiva, que ocorrerão no período da tarde, com duração de 5 horas, já estão divulgados no site da Defensoria.

Para a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira, as ações e atendimentos da Defensoria nos últimos anos comprovam a necessidade urgente de ampliação do quadro funcional. "Este Concurso surge em um momento de renovação em toda a instituição. Estamos repensando nossos métodos de atendimento, inovando nossas ferramentas e espaços e buscando humanizar, a cada dia, o tratamento dado aos cidadãos e cidadãs baianas que têm somente a nós para garantir seus direitos. Humanização não se consegue sem condições de trabalho. Por isso, precisamos ampliar ainda mais o número de defensores para que possamos acompanhar devidamente o crescimento da demanda exponencial da Defensoria Pública".

Crescimento - Nos últimos quatro anos, o quadro de defensores cresceu cerca de 70%. Entretanto, hoje ainda são 200 defensores atuando em 33 comarcas no Estado, número que corresponde, apenas, a 34,1% do total previsto na Lei Orgânica da Defensoria Pública, que prevê um quadro de 583 defensores. Com este concurso, as oportunidades serão distribuídas no interior do estado, além da capital baiana, onde a Defensoria se prepara para inaugurar sua Unidade Integrada de Atendimento, localizada no Instituto do Cacau.

Macêdo será exonerado pelo prefeito Newton Lima

O prefeito Newton Lima decidiu. O secretário Augusto Macêdo será exonerado ainda hoje (30) e não retorna à titularidade da pasta do Trabalho e Ação Social. Mesmo pressionado por padrinhos políticos de Augusto, o prefeito já decidiu que ele não permanece no cargo. A exoneração deve ser publicada no Jornal Oficial de amanhã (01).
Na reunião extraordinária do secretariado ocorrida hoje (30) pela manhã, no Palácio Paranaguá, em Ilhéus, Macêdo não compareceu e nem foi citado pelo prefeito ou por qualquer colega durante o encontro. Esperava-se um posicionamento do prefeito Newton Lima, após o "vazamento" do relatório da Comissão de Sindicância criada por ele, que apurou que, dentre algumas irregularidades, a ex-amante do secretário, que trabalhava no Bolsa Família, era, também, beneficiária do programa. A partir da denúncia- coincidência ou não - Newton marcou a reunião extraordinária.
O encontro serviu basicamente para o prefeito demonstrar sua preocupação a respeito da reprovação de suas contas junto ao Tribunal de Contas da Bahia (TCM), garante uma fonte, que participou da reunião. Outro tema também debatido é a organização de um seminário interno do governo, previsto para acontecer ainda na primeira quinzena de dezembro, quando serão traçadas as diretrizes administrativas de 2011.

TCM rejeita contas de 61 prefeituras e 34 câmaras de vereadores

Até quinta-feira (25), o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) relatou as contas do exercício de 2009 de 299 prefeituras e 300 câmaras de vereadores, o que representa 72% dos 417 municípios baianos.

Em relação às prefeituras, 61 foram rejeitadas, 238 aprovadas com ressalvas e nenhuma aprovada na íntegra.

Quanto às câmaras de vereadores, 34 foram rejeitadas, 260 aprovadas com ressalvas e seis aprovadas na íntegra.

O TCM julgou ainda as contas de 109 entidades descentralizadas, rejeitando as contas de quatro, aprovando com ressalvas as de 102 e na íntegra as de três.

Todos os gestores que tiveram as contas rejeitadas ou mesmo aprovadas com ressalvas podem recorrer da decisão.

A depender das explicações apresentadas no pedido de reconsideração, o TCM pode manter o parecer inicial ou modificá-lo na íntegra ou parcialmente.

Rejeições - O número de contas rejeitadas no exercício de 2009 é bem menor até agora do que o de 2008.

No exercício de 2008,  último ano de mandato dos gestores, houve grande incidência de rejeições devido ao descumprimento do artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que trata de restos a pagar.

Ou seja, o saldo em caixa deixado pelo gestor foi insuficiente para cobrir as dívidas assumidas que venciam no início da gestão seguinte.

Em vista disso, o TCM procura orientar os gestores, desde o primeiro ano da administração, para que haja um equilíbrio de contas de um exercício para outro, a fim de que o déficit não se transforme em uma “bola de neve”, que vai acabar se refletindo nas contas do último ano.

A BAHIA É MASSA: PRESOS SÃO SOLTOS PELA JUSTIÇA


Um dia triste para Buerarema
imagens exclusiva do fotógrafo Gerson Teixeira( Vermelhinho)Estupradores, assassinos,ladrões, pedófilos,assaltantes, entre outros, num total de 19 presos, foram liberados pelo juíz, Antônio Carlos Higino, da cidade de Buerarema.A falta de condições da cadeia pública, fez com que a Justiça adotasse tal procedimento.
A comunidade de Buerarema e cidades vizinhas, acompanhou tudo perplexa e assustada. O Governo do Estado e os deputados eleitos pela região, não se manifestaram, o mesmo acontecendo com o prefeito Mardes Monteiro.





Dr.Higino disse que o Estado não reformou a cadeia

MENINAS DECAPITADAS CONHECERAM ASSASSINOS PELA INTERNET

ADRIANO DISSE QUE FOI OBRIGADO A PARTICIPAR DO CRIME
Acusado de degolar duas adolescentes no IAPI, Adriano Silva Nunes, 21 anos, acabou preso por se recusar a dividir um baseado. Ele começou a se enrolar, quando fumava maconha e disse ‘não’ a dois homens que o abordaram pedindo umas tragadas.Em meio à discussão, um dos rapazes o reconheceu como um dos assassinos . As fotos de Adriano e de outros dois acusados, Alex dos Santos Silva, 21, o Lequinho, e Risovaldo Hora Costa, 20, o Riso, foram divulgadas em jornais.Após ser reconhecido, Adriano foi agredido e teve as roupas arrancadas por pessoas que estavam na praia. Durante o espancamento, a 16ª CIPM, no Comércio, foi acionada. Quando três PMs chegaram à praia, Adriano havia fugido.O delegado titular, Omar Leal, não deu detalhes do depoimento, que durou três horas, sob a justificativa que atrapalharia as investigações.Os corpos de duas adolescentes de 13 e 16 anos foram encontrados, pela polícia, decapitados na madrugada de sábado , em Salvador , conheceram seus assassinos pela internet, através do site de relacionamento.
Segundo a polícia, Gabriela Alves Nunes de 13 anos e Janaína Brito Conceição de 16 anos estavam desaparecidas há alguns dias. Os corpos foram enterrados na tarde deste sábado .

O pai de Janaína, que é policial militar, conta que no mesmo dia, recebeu ligações com pedido de resgate “Disseram que sabiam que eu era policial e por isso queriam duas armas e R$ 50 mil como resgate”. Ele conta que conseguiu rastrear o endereço de onde pertencia o celular e afirmou que o local era o mesmo onde as adolescentes foram encontradas mortas. Ele afirma que sempre preferiu que a filha não saísse sozinha com as amigas, por isso ele ou a esposa sempre a acompanhava.

FOGE DA CADEIA MÃE QUE PERMITIU PAI ABUSAR SEXUALMENTE E MATAR FILHA DE 2 ANOS


Luis Eduardo Magalhães- Arlete Rocha de Jesus, 34, condenada a 40 anos de prisão por cumplicidade no abuso sexual e consequente morte da filha de 2 anos e sete meses, em junho de 2007 em Luís Eduardo Magalhães, fugiu nesta madrugada , da Cadeia Velha, localizada no centro de Barreiras.

Para fugir, Arlete usou panos e cabos de vassoura para fazer uma escada e alcançar a parte superior do prédio. A polícia acredita que ela contou com a ajuda de outras detentas.

O autor do abuso que resultou na morte da criança, o próprio pai, o motorista Francisco de Assis da Silva, de 45 anos, também fugiu da mesma cadeia há menos de um mês. Ele, que segue foragido, foi condenado a 44 anos de prisão.


Na época do crime, o casal acabou preso durante o sepultamento da menina. O motorista alegou desconhecimento sobre o que teria causado a morte da filha, no entanto, Arlete, não tardou em confessar que há mais de um ano sabia que o marido abusava da filha e de uma enteada (filha apenas de Arlete), que na época tinha 4 anos.

Em sua defesa, a mãe das crianças afirmou que ela e as meninas eram ameaçadas de morte pelo motorista. De acordo com o Conselho Tutelar de Luís Eduardo Magalhães, a menina abusada pelo padrasto passou a morar com o pai biológico. A irmã mais velha, que tinha 7 anos e que não teria sofrido o abuso, está sob a guarda da avó paterna.

A Polícia Civil de Barreiras pede a quem souber do paradeiro dos fugitivos que entre em contato pelos fones 197 ou             (77) 3613-9865       ou avise a delegacia mais próxima onde eles foram vistos.

COARACÍ DISCUTE SEGURANÇA PÚBLICA

Violência preocupa comunidade de Coarací
O Conselho Comunitario de Segurança Publica da Cidade de Coaraci irá discutir no dia 07/12/10 SEGURANÇA PUBLICA, com a seguinte Programação: As 10:00 hs no Auditorio da Prefeitura acontecerá uma Reunião com Presidentes dos Conselhos da Região, contando com a presença do Dr. Francisco Borges, Presidente da Confederação Brasileira das Federações dos Conselhos Comunitarios de Segurança Publica. A tarde as 16:00 hs na Assembleia de Deus Ministerio Madureira acontece uma Assembleia Geral Extraordinaria com a presença de diversas Autoridades Locais, Regionais, Estaduais e Comunidade Coaraciense. onde na oportunidade o Conselho apresenta Projetos de reforma da Cadeia Publica, video monitoramento da Cidade e Capacitação da Guarda Municipal.
Maias informações             (73) 9132-6905      

José Carlos Silva Santana
Presidente

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Ilhéus reinicia temporada de transatlânticos

Um dos transatlânticos

Crédito: Ascom

O secretário de Turismo, Paulo Moreira, se reuniu na manhã desta segunda-feira (29), na sede da secretaria, localizada no centro, com representantes de táxis, vans e locadoras de veículos. O objetivo foi definir os últimos detalhes operacionais do projeto de receptivo que será oferecido aos cruzeiristas durante a temporada de paradas de navios 2010/2011. Nesta quarta-feira (1º), retomando a programação iniciada no dia 12 de outubro com o MSC Armonia, chega ao município, já com toda a infraestrutura planejada pela Secretaria de Turismo de Ilhéus, o transatlântico Aidacara.

Até 14 de abril do próximo ano, quando o próprio Aidacara estiver fazendo sua terceira e última visita ao município, serão totalizadas 41 paradas, incluindo algumas duplas, que a exemplo dos anos anteriores deverão contribuir mais uma vez para promover o aquecimento da economia local, beneficiando, com isso, lojas, restaurantes e cabanas de praia, além de inúmeros prestadores de serviços.

Entre as novidades do novo receptivo, Paulo Moreira afirma que os visitantes poderão contar com estande maior, onde será realizada, entre outras coisas, a entrega de folder com os principais pontos turísticos locais. O secretário informa que “além disso, contaremos com um grande mapa da cidade e com o trabalho de guia de atendimento, fluente em quatro idiomas, que fornecerá as primeiras informações sobre a história e as principais atrações de Ilhéus”.

Suporte - Ainda de acordo com Paulo Moreira, o receptivo 2010/2011 conta mais uma vez com a participação de ‘baianas’, ‘nacibs’ e ‘gabrielas’, bem como com a apresentação diária de blocos afro e grupos de capoeira. Outra informação do secretário de Turismo dá conta de que pela primeira vez na história das paradas de navios em Ilhéus, vans, taxis e locadoras de veículos poderão contar com o suporte de estandes próprios (boxes). “Isso sem falar na utilização de estrutura mínima que inclui o fornecimento de água, alimentação e outros itens necessários”. O secretário acrescentou que nos dias de navios no porto, haverá um preposto da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito para disciplinar o acesso dos visitantes aos táxis, vans e locadoras, tornando o processo mais ágil e organizado.

Outra inovação anunciada por Paulo Moreira diz respeito à utilização de tarifário que será distribuído ao lado do folder promocional de Ilhéus, preparado para esta temporada. “Com esse instrumento, todos os cruzeiristas terão a noção de quanto custa cada serviço. Assim, ele sabe, por exemplo, quanto vai gastar em cada deslocamento realizado dentro da cidade”. Durante cada parada, que normalmente vai das 8 às 18 horas, o turista que chega a Ilhéus por meio dos cruzeiros marítimos gasta, em média, 50 dólares.

Amante de secretário recebia dinheiro do Bolsa Família que é destinado ao pobre

Augusto Macedo

Crédito: Ascom

Amante e pivô de uma crise vivenciada pelo secretário afastado do Trabalho e Ação Social da Prefeitura de Ilhéus, Augusto Macêdo, a servidora Letícia Santana Lázaro Nascimento, denunciou, durante várias semanas, desvio de recursos públicos em favor de Augusto, com depósitos e movimentação financeira em sua conta pessoal. Mas esqueceu de revelar outra coisa: servidora da Prefeitura, Letícia era beneficiada com o “leite tirado das criancinhas pobres de Ilhéus”. Ela integrava o Programa Bolsa Família. Não como agente. Mas como beneficiada. Criado pelo governo federal, o Bolsa Família é um programa de inclusão social que apóia famílias pobres e garante a elas o direito à alimentação e o acesso à educação e à saúde. É para quem precisa. E não para quem trabalha no serviço público.
O conteúdo do relatório foi publicado, neste sábado, com exclusividade pelo site R2CPress. Mas após uma rigorosa leitura, o Jornal Bahia Online detalhou os principais trechos do documento e faz uma análise do que foi encontrado. Primeiro: o relatório tem cheiro, gosto e formato de pizza, mesmo considerando a conclusão de que o secretário afastado deva ser exonerado do cargo. O objetivo da comissão era basicamente apurar três denúncias: o sumiço de 300 mil reais oriundos do Programa Social ProJovem, a possibilidade de Augusto Macêdo ter cometido assédio sexual no exercício público e se a amante, Letícia Nascimento, era, efetivamente, uma “laranja” no ato das irregularidades denunciadas por ela própria.
A conclusão é uma piada. Sobre o desvio, a comissão teve acesso aos extratos bancários da secretaria, mas não conseguiu identificar sequer uma Nota Fiscal referente à aplicação destes recursos. Em resumo: soube que o dinheiro entrou e saiu. Mas não soube identificar nem pra quem nem pra onde.
Também se disse incapaz de ir além da apuração, por que toda a movimentação financeira da secretaria de Ação Social não seria, segundo o relatório, feita por ela. Mas, sim, pela secretaria da Fazenda, mesmo considerado que desde 2005, a pasta tenha sido efetivada na gestão plena, ou seja, o direito de ter vida financeira própria e independente. Como isso foi identificado, a comissão foi rápida na desculpa. Investigar além da secretaria do Trabalho e Ação Social seria “extrapolar os limites do que era sua proposta”. Por último, Letícia - que confirma movimentação bancária entre a conta dela e a do secretário afastado – garante: não é uma "laranja". Mas seria o que, então?
Antes da anunciar o veredicto, o relatório foi construído com um texto prá lá de defensivo, onde explica que a sua missão é restrita e visa buscar somente meios de apurar eventuais irregularidades e indícios de autoria. “Na óptica doutrinária tão somente elucidar a existência de possíveis irregularidade, uma fase preliminar à instauração do processo administrativo sem obrigatoriedade em estabelecer o contraditório”. Durante a apuração dos fatos, Letícia não aceitou depor. Preferiu responder aos questionamentos por escrito. Confirmou a relação amorosa com Augusto e admitiu os depósitos. Só não admitiu ser "a Mulher Laranja" da secretaria.
Desorganização e contratações - De significativo mesmo apurado pela comissão, está uma série de problemas de gestão na secretaria. Os membros encontraram um aumento considerável de contratação de servidores em 2010, coincidentemente ano eleitoral. O Projovem que pode funcionar muito bem com 34 servidores, tem 62. O Bolsa Família, precisa de apenas 29. Mas funciona com 56. No Bolsa Família, há casos de pessoas beneficiadas pelo programa recebendo em duplicidade. A sindicância alerta para o fato de que o Conselho Municipal de Assistência Social não comparece sistematicamente às reuniões para acompanhar as ações governamentais.
Na próxima segunda-feira (29) o prefeito Newton Lima  - que está há uma semana afastado do cargo para tratamento de saúde – estará de volta ao Palácio Paranaguá. Pelo telefone, já marcou uma reunião de emergência com todo o seu secretariado. Na pauta, além de uma análise sobre a rejeição de suas contas pelo TCM e o "puxão de orelhas" recebido do relator Paolo Marcone, o prefeito poderá anunciar novas medidas de controle e ajuste administrativo. Mas, o que chama a atenção neste momento, é o fato do próprio Augusto Macedo estar comemorado entre amigos, que pode neste mesmo dia, reassumir as suas funções, absolvido e vítima de uma ação que ele, e o seu grupo, atribuem a um outro secretário municipal. É esperar para ver.

BOLOTA CAIU EM PORTO SEGURO

PORTO SEGURO – Sidmar Soares Santos, que segundo a polícia é um dos chefes do tráfico de drogas em Itabuna, foi preso na tarde de ontem, em Porto Seguro, por militares da Companhia de Emprego Tático Operacional, CETO.
As investigações apontam que ‘Bolota’, como também é conhecido, estava querendo se estabelecer na cidade do Extremo Sul da Bahia. Na mesma ação, ocorrida na Rua Recife, no bairro Campinho, também foram presos Áureo Santos da Silva e Elisson Simões Leal. Os policiais informaram que a casa de número 395 foi cercada e que ‘Bolota’ ainda tentou fugir pelos fundos.
O traficante portava uma pistola de fabricação espanhola, com 14 cartuchos intactos, prontos para disparo. Também foram apreendidos com ele, um veículo de marca Audi, dois celulares e cerca de R$ 170,00 em espécie.
Os três foram autuados em flagrante e estão à disposição da justiça. Ainda de acordo com as informações, ‘Bolota’, bem como Elisson, que também é de Itabuna, já tinham passagem por tráfico de drogas e são suspeitos de vários homicídios.

POLICIA ENCONTRA COVA RASA COM DUAS OSSADAS


Jaguaquara- Após uma denúncia anônima, a Polícia Militar (PM) de Jaguaquara, cidade da Região Sudoeste da Bahia, descobriu em um matagal, uma cova onde dois corpos foram enterrados. A polícia suspeita que os esqueletos sejam de pessoas envolvidas com o tráfico de drogas, devido à localidade em que foram encontrados, que é uma aérea dominada por traficantes. As ossadas foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) de Salvador e a polícia ainda não sabe a identidade dos mortos.

POLICIA PROCURA FUGITIVOS



Esses elementos são foragidos da justiça , Zé Preto de Uruçuca e Aroaldo de Itajuipe, ambos estão fortemente armados e são acusados de praticarem de diversos assaltos na região do morro redondo Zona rural de BARRO PRETO - BA qualquer informação entre em contato com a polícia. tel - polícia civil: tel -             73-32491096       ou polícia militar:             73-81490096      .

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

VERGONHA - PEC 300- WAGNER DIZ NÃO" PAGAR COMO ?


Não pegou bem para o governador Jaques Wagner (PT) ser contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 300, em reunião realizada em Brasília com o vice-presidente eleito Michel Temer. O projeto cria um piso salarial nacional para o policial militar, em torno de R$ 3,5 mil. O presidente da Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM), soldado Agnaldo Pinto, considera que Wagner “desrespeitou os policiais”. O presidente da Associação dos Policiais Militares da Bahia (Aspol), sargento Elias Alves de Santana, comenta a possibilidade de greve da categoria. “Nós vamos defender a proposta de que os policiais militares se apresentem como presos nas vilas militares e só voltem ao trabalho quando o governador se dignar a negociar diretamente com os PMs”, disse Pinto, ao lembrar que Wagner foi um dos líderes da greve da PM em 2001, quando governava o Estado o atual senador César Borges (PP). “Desta vez vamos fazer greve sem eles”, ameaçou, classificando de “desrespeitosa e provocativa” as declarações do governador contra a PEC 300.
Sendo que o salario  pago aos policiais na Bahia é muito baixo. Será que teremos que ver aqui na Bahia , o que esta acontecendo no Rio de Janeiro? A Segurança Pública, tem que ter mais recursos, quer seje em salarios, como treinamento, armamento adequado.
Nosso governador , deveria ao menos ver Junto ao Governo Federal, uma solução pra que os policiais ( militar, Bombeiro e Civil), voltassem a receber o BOLSA FORMAÇÃO. Já que o teto salarial pra se receber tal beneficio, esta abaixo do valor da segurança da bahia e de muitos estados do Brasil.
Com a resposta o senhor "GOVERNADOR NÃO". outra duvida. SERGIPE TEM CONDIÇÕES DE PAGAR , E A BAHIA NAO?
DIFICIL
MAS PEC 300
O 1º vice-presidente da Câmara, Marco Maia, afirmou nesta quinta-feira que a falta de acordo entre as lideranças partidárias pode deixar para o ano que vem a votação de algumas medidas provisórias que estão na pauta do Plenário. “Não se pode garantir que o Congresso consiga limpar a pauta até o final do ano. Vamos acabar o ano com a votação das matérias em que for possível ter acordo entre os parlamentares”, avaliou o deputado.
Marco Maia minimizou o atraso nessas votações. Segundo ele, o Congresso tem avançado na análise das MPs e a maioria delas não corre o risco de perder o prazo de validade até que os novos deputados e senadores tomem posse, em fevereiro. Atualmente, estão na pauta 12 medidas provisórias, sendo que 10 delas trancam os trabalhos do Plenário na próxima semana.
Em relação à proposta orçamentária, Maia disse que deve ser votada até 22 de dezembro. “Nós daríamos um grande presente à presidenta Dilma Rousseff se entregássemos a ela em 1º de janeiro o Orçamento de 2011 aprovado. O Brasil ficaria muito contente porque isso significa investimentos novos a serem realizados já em janeiro”, declarou.
Governadores
Quanto às sessões extraordinárias, segundo Maia, o impasse é ainda maior. Os governadores pedem a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 507/10, que prorroga a vigência do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, e do Projeto de Lei Complementar (PLP) 352/02, que altera a Lei KandirA Lei Kandir (Lei Complementar 87/96) dispensou do ICMS operações que destinem mercadorias para o exterior, bem como os serviços prestados a tomadores localizados no exterior. Com isso, estados e municípios perderam parcela da arrecadação de seus impostos. Essa lei disciplina o ressarcimento por parte da União até que outra lei estabeleça um mecanismo definitivo.
A lei também define regras para a cobrança do ICMS no comércio entre os estados.. Parte dos parlamentares, no entanto, reivindica a votação do piso salarial nacional de policiais e bombeiros militares (PECs 300/08 e 446/09), matéria que os governadores querem deixar para o ano que vem.
O 1º vice-presidente defende o ponto de vista dos governadores. Segundo ele, a aprovação do piso salarial dos policiais pode implicar o aumento de R$ 40 bilhões dos gastos dos estados. “É preciso romper os entraves e aprovar as propostas que garantam recursos para os estados sem permitir que sejam criadas novas despesas para esses governadores que tomam posse no ano que vem”, defendeu Maia.
Para o parlamentar, o piso deve fazer parte de uma discussão maior sobre a segurança pública, já que o aumento por si só não vai resolver a questão. “O reajuste é importante, mas é preciso haver ações de inteligência, de fortalecimento da instituição”, opinou.
Marco Maia disse ainda que a próxima semana será fundamental para a criação dos acordos sobre as votações a serem realizadas até o final do ano. Segundo ele, embora não haja nada marcado, a expectativa é que as lideranças se reúnam na próxima terça-feira (30).
 

BANDIDÃO VAI PARA A VALETA EM TROCA DE TIROS COM O TOR

Dois homens fortemente armados anunciaram o assalto ainda em cima de uma moto e tomaram o Volkswagen Gol Trend (JST-0649) de Ana Cláudia Coelho, 24 anos.
Equipe do TOR: A comunidade confia e respeita.Dois bandidos , tomaram de assalto um veículo no Monte de Cristo,populares ligaram para a Polícia, o Tatico Ostensivo Rodoviário-TOR, estava na área e conseguiu perseguir os assaltantes. Na fuga, no bairro Nova Itabuna, eles entraram em uma rua sem saída, já que estava sendo realizado trabalho de esgotamento.

Um dos elementos fugiu e o outro bandidão sacou um revolver e disparou contra a equipe do Tor. Resultado, acabou batendo 21 de boca. O corpo do desconhecido, que estava sem documentos, está no IML de Itabuna.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

IFBa de Ilhéus começa a funcionar no primeiro trimestre de 2011




Unidade do IfBa em Ilhéus

Crédito: Ascom

Os secretários Marconi Queiroz (Infraestrutura) e Lidiney Campos (Educação) visitaram terça-feira (23), a construção da unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), que está sendo erguida na rodovia Jorge Amado, em Ilhéus. Durante a visita, os secretários foram acompanhados pelo coordenador-geral de Infraestrutura do Ministério da Educação, Luís Carlos do Rego. Construída numa área total de 26 mil metros quadrados, a unidade de educação tecnológica deve ficar pronta no final deste ano e iniciar suas atividades no primeiro trimestre de 2011.

A unidade terá 11 salas, laboratório de informática, auditório, biblioteca, refeitório, sanitários, estacionamento e espaços administrativos. Numa segunda etapa, prevista para ser iniciada a partir do ano que vem, deve ser construído um ginásio de esportes. Entre os cursos previstos, definidos durante a realização de duas audiências públicas, destacam-se os desenvolvidos nas modalidades integradas, subsequentes e superiores. O nível médio da modalidade integrada deve contar com três eixos de ensino: o técnico, com o curso de telecomunicações; processos industriais, com técnico em eletroeletrônica; e infraestrutura, com o curso de técnico em edificações.

Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), voltada para o ensino médio, a área visada é a de tecnologia da informação com o a implantação do curso de técnico de manutenção e suporte em informática. “Já a modalidade subsequente deve seguir os mesmos eixos de ensino da modalidade integrada”, informa a secretária de Educação, acrescentando que na modalidade superior, a proposta é que sejam oferecidos os cursos de licenciatura em computação e de tecnólogo em tecnologia e automação industrial.

Em todo o país, após reestruturação, os centros de educação federais, conhecidos antigamente como Cefets, transformaram-se em Institutos Federais de Educação Tecnológica. As unidades possuem como objetivo oferecer educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades.        

Com tradição no ensino técnico-profissional, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia atua em sintonia com as demandas profissionais existentes no mercado de trabalho. A entidade opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Atualmente, dispõe de graduações, como administração, engenharia elétrica e engenharia industrial mecânica, e de pós-graduação, como o mestrado em engenharia mecânica. Além de Ilhéus e Feira de Santana, que se encontram em fase de conclusão, outras quatro unidades já estão prontas para funcionar: Seabra, Irecê, Jequié e Jacobina.

Unicoba garante empregos e nos próximos 15 dias volta a funcionar

Incêndio destruiu unidade

Crédito: Marco Maron

Em nota pública divulgada na manhã desta quarta-feira (24), a direção do grupo Unicoba garantiu que serão mantidos todos os empregos da sua unidade no Pólo de Informática de Ilhéus, mesmo depois do incêndio de grandes proporções ocorrido na madrugada da última segunda-feira que destruiu todas as instalações e estoque de componentes eletrônicos da montadora.

“Já iniciamos as tratativas para restabelecer as operações em outro local do Distrito Industrial de Ilhéus. A estimativa é que, nos próximos 15 dias, as atividades estejam normalizadas com o retorno de todos os colaboradores”, afirmam os diretores, ressaltando que o grupo é “sólido, de visão empreendedora, com mais de 800 colaboradores divididos em sete unidades de negócios, cinco unidades fabris, além de dois escritórios internacionais”.

A Unicoba também informou que como procedimento de sua política corporativa, todas as suas operações possuem integral seguro e que a causa do incidente será determinada após perícia técnica especializada. A Unicoba tinha atividades no município há 14 anos. No início trabalhava apenas com a montagem de gabinetes e ferros de soldagem, depois partiu para projetos mais audaciosos e, dentre outros produtos que passou a oferecer ao mercado nacional, destacava-se a produção de GPS veicular.

Para relembrar a matéria sobre o incêndio da Unicoba e os problemas enfrentados pela cidade de Ilhéus no combate ao fogo, basta clicar aqui.

EX VEREADORA FAZIA PARTE DE QUADRILHA DE TRÁFICO DE MULHERES

O Sonho de Lailine na Espanha, terminou em pesadelo.
Com a denuncia de Lailine Gomes Santana, que foi para a Espanha na esperança de trabalhar e ganhar muitos euros, mais ao chegar descobriu que o trabalho era prostituição, a Policia Federal prendeu nesta manhã em Buerarema :Sara Pinheiro de Almeida( morava na Espanha e presa no aeroporto de Salvador), Dilma Rodrigues Pinheiro(funcionária do forum e Buerarema ) e a ex vereadora, Jocelma Bacelar Cardoso, mais conhecida como "Celma da Sucata". Lailine contou que, foi contratada por essas mulheres para ir a Espanha trabalhar como empregada doméstica. Porém, ao chegar no país, a vítima foi obrigada se prostituir, ultrapassando o número de 200 programas.

Lailine conseguiu escapar do esquema com a ajuda de um ex-cliente. Assim que chegou ao Sul da Bahia, a vítima procurou os orgãos públicos e denunciou as suspeitas.

ILHÉUS: EMPRESÁRIO DONO DO PICOLÉ BRASIL,ATIRA EM VIZINHO NO IGUAPE

Uma briga entre vizinhos no bairro do Iguape terminou de forma trágica. Por volta das 23 horas o Senhor Antônio Alves dos Santos foi alvejado com seis tiros de revolver calibre 38 dentro de sua casa. O autor dos disparos, segundo testemunhas, foi o seu vizinho, Nivaldo dos Santos, proprietário do Picolé Brasil, localizado no bairro do Iguape, no loteamento Norma.
De acordo com testemunhas, o dono da fábrica de picolé alegava que o Sr. Antônio lhe perturbava com o som alto de sua residência. Os tiros foram disparados dos fundos do estabelecimento do acusado. Antônio se encontra internado no Hospital Regional de Ilhéus. Uma das balas perfurou seu intestino e ele esta em estado grave, sob os cuidado médicos.

MENOR ENCONTRADO BOIANDO NO CACHOEIRA

Moradores encontraram nesta terça-feira o corpo do adolescente Davi Silva de Brito, de 14 anos, que estava desaparecido desde domingo (21). Ele era de Itabuna e tinha sido visto pela última vez na feira do bairro São Caetano.
O corpo do adolescente que já estava em decomposição foi encontrado boiando em um rio da Fazenda Sergipe, no município de Ilhéus. A vítima usava apenas uma bermuda azul. Próximo do rio foi localizada ainda a bicicleta da vítima.

DETONARAM MAIS UM JOVEM

Jequié- Jonas Barreto, aparentando 19 anos, foi executado com um disparo de arma de fogo na cabeça.
O crime ocorreu na casa da mãe da vítima, no Loteamento Tropical, bairro de Jequiezinho.
O corpo foi encontrado na manhã desta terça-feira (23), em um dos quartos da casa, sobre uma cama de solteiro.

O rapaz que segundo informações, reside no bairro do Mandacaru.

POLICIA AINDA NÃO SABE QUEM MATOU O LAVRADOR

EUNÁPOLIS - Nem quem mora na zona rural está livre da violência. Um lavrador foi assassinado na região do Itú, a 23 quilômetros de Eunápolis.

O corpo de Nivaldo Borges de Castro, 30 anos, só foi localizado nesta segunda. Ele foi alvejado a tiros dentro de uma casa de pau-a-pique. O crime deixou a comunidade agrícola assustada.


A principal linha de investigação até agora é baseada no relato de José Ferreira de Souza, 29 anos , que teria presenciado a morte do amigo.

'MOCOTÓ' PRESO POR ASSASSINATO

Gandú- Após investigação, a Seção de Missões Especiais (serviço de Inteligência) da 60 ª CIPM Gandu, juntamente com os soldados Daniel e Jomarques lotados no DPM de Nova Ibiá(cidade a 19 km de Gandu) prenderam o elemento Antonio Pereira de Jesus, 43 anos vulgo “ mocotó”, acusado de matar por motivo fútil o individuo conhecido como “ Jacks”, alvejado com três tiros. O crime aconteceu ontem às 10hs na zona rural de Nova Ibiá na localidade conhecida como “Ganduzinho”.

No momento da prisão o acusado estava na casa da sua sogra na região do “putumujú” portando um revólver marca taurus calibre 38 com apenas duas munições. Segundo o mesmo, ele teria jogado os três estojos vazios em um matagal restando apenas dois intactos. O acusado foi apresentado ao Delegado titular da cidade de Gandu Drº Madson Barros.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Incêndio destrói fábrica de computadores em Ilhéus

Enlarge font
image O fogo começou às 0h30 e só foi debelado após as 5h.

Um incêndio ocorrido na madrugada desta segunda-feira (22) em Ilhéus causou perda total no estoque e mostruário da empresa Unicoba, que fica localizada dentro do Polo de Informática da cidade. O fogo começou às 0h30 e só foi debelado após as 5h.
Como não havia ninguém no local devido ao horário do incidente, nenhum ferido ou morto foi registrado pelo Corpo de Bombeiros. Eles chegaram rapidamente à fábrica mas, segundo o comandante da ação, a falta de um hidrante na zona norte da cidade foi fundamental para que a fábrica fosse totalmente destruída.
Para tentar apagar o fogo, a companhia precisou fazer diversas viagens até o centro de Ilhéus para recarregar os tanques dos carros dos bombeiros. Segundo o major Rezende, a falta de água na região foi a principal responsável pela perda total contabilizada na fábrica.
Ainda não se sabe o total do prejuízo que os donos da Unicoba tiveram. Os bombeiros também desconhecem o motivo do início das chamas, o que deverá ser determinado apenas após perícia técnica especializada.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

LEÃO BAIANO CAI NA ZONA

O Vitória terá que não apenas suar a camisa nos dois próximos jogos, pois não mais dependerá apenas de si para continuar na elite do futebol nacional. Hoje, jogando em casa, o Leão empatou com o Corinthians em 1 a 1 e caiu para 17º lugar. Terminado o jogo no Barradão, a esperança era um empate ou derrota do Avaí, que jogou logo depois e bateu o Atlético-GO (por 3 a 0). Assim, empurrou o rubro-negro baiano para a zona de rebaixamento da Série A.
Se o caríssimo leitor-torcedor quer ver um BAVI na Série A, melhor elevar as mãos ao céu… e orar.

DRAGON – JUNTINHOS