Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de novembro de 2010

4.762 candidatos disputam concurso da Defensoria Pública

Com 4.762 candidatos inscritos, o concurso para preenchimento de 50 vagas de defensor público da Defensoria Pública da Bahia superou a expectativa. O certame oferece vagas para classe inicial, além de cadastro de reserva. A inscrição foi encerrada no dia 28 de outubro e salário inicial para o cargo é de R$ 12.803,31. As provas objetivas estão previstas para o dia 5 de dezembro. Saiba aqui os horários e locais de prova. Saiba mais sobre o concurso aqui.

Essa é uma boa oportunidade para quem quer ingressar no serviço público, garantindo um atendimento de qualidade ao cidadão que procura pelos serviços da Defensoria. Com uma concorrência de 95.4 candidatos por vaga, a realização do concurso marca um período de crescimento e consolidação da instituição, que nos últimos anos garantiu acesso à justiça a cerca de 600 mil pessoas que não poderiam arcar com os custos de demanda judicial. Somente na Casa de Acesso à Justiça I, no Jardim Baiano, em Salvador, onde é feito o primeiro atendimento ao cidadão, foram cerca de 22 mil atendimentos só no primeiro semestre.

Seleção - A seleção irá contar com quatro fases: prova objetiva de caráter geral; provas discursivas de caráter específico; prova de Tribuna; e avaliação de títulos. As provas, bem como perícia médica, serão realizadas em Salvador. Os locais e horários da prova objetiva, que ocorrerão no período da tarde, com duração de 5 horas, já estão divulgados no site da Defensoria.

Para a defensora pública geral do Estado, Tereza Cristina Ferreira, as ações e atendimentos da Defensoria nos últimos anos comprovam a necessidade urgente de ampliação do quadro funcional. "Este Concurso surge em um momento de renovação em toda a instituição. Estamos repensando nossos métodos de atendimento, inovando nossas ferramentas e espaços e buscando humanizar, a cada dia, o tratamento dado aos cidadãos e cidadãs baianas que têm somente a nós para garantir seus direitos. Humanização não se consegue sem condições de trabalho. Por isso, precisamos ampliar ainda mais o número de defensores para que possamos acompanhar devidamente o crescimento da demanda exponencial da Defensoria Pública".

Crescimento - Nos últimos quatro anos, o quadro de defensores cresceu cerca de 70%. Entretanto, hoje ainda são 200 defensores atuando em 33 comarcas no Estado, número que corresponde, apenas, a 34,1% do total previsto na Lei Orgânica da Defensoria Pública, que prevê um quadro de 583 defensores. Com este concurso, as oportunidades serão distribuídas no interior do estado, além da capital baiana, onde a Defensoria se prepara para inaugurar sua Unidade Integrada de Atendimento, localizada no Instituto do Cacau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário