Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

IFBa de Ilhéus começa a funcionar no primeiro trimestre de 2011




Unidade do IfBa em Ilhéus

Crédito: Ascom

Os secretários Marconi Queiroz (Infraestrutura) e Lidiney Campos (Educação) visitaram terça-feira (23), a construção da unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), que está sendo erguida na rodovia Jorge Amado, em Ilhéus. Durante a visita, os secretários foram acompanhados pelo coordenador-geral de Infraestrutura do Ministério da Educação, Luís Carlos do Rego. Construída numa área total de 26 mil metros quadrados, a unidade de educação tecnológica deve ficar pronta no final deste ano e iniciar suas atividades no primeiro trimestre de 2011.

A unidade terá 11 salas, laboratório de informática, auditório, biblioteca, refeitório, sanitários, estacionamento e espaços administrativos. Numa segunda etapa, prevista para ser iniciada a partir do ano que vem, deve ser construído um ginásio de esportes. Entre os cursos previstos, definidos durante a realização de duas audiências públicas, destacam-se os desenvolvidos nas modalidades integradas, subsequentes e superiores. O nível médio da modalidade integrada deve contar com três eixos de ensino: o técnico, com o curso de telecomunicações; processos industriais, com técnico em eletroeletrônica; e infraestrutura, com o curso de técnico em edificações.

Na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), voltada para o ensino médio, a área visada é a de tecnologia da informação com o a implantação do curso de técnico de manutenção e suporte em informática. “Já a modalidade subsequente deve seguir os mesmos eixos de ensino da modalidade integrada”, informa a secretária de Educação, acrescentando que na modalidade superior, a proposta é que sejam oferecidos os cursos de licenciatura em computação e de tecnólogo em tecnologia e automação industrial.

Em todo o país, após reestruturação, os centros de educação federais, conhecidos antigamente como Cefets, transformaram-se em Institutos Federais de Educação Tecnológica. As unidades possuem como objetivo oferecer educação profissional e tecnológica em todos os seus níveis e modalidades.        

Com tradição no ensino técnico-profissional, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia atua em sintonia com as demandas profissionais existentes no mercado de trabalho. A entidade opera desde a formação básica, passando por cursos de nível médio, até a graduação e pós-graduação. Atualmente, dispõe de graduações, como administração, engenharia elétrica e engenharia industrial mecânica, e de pós-graduação, como o mestrado em engenharia mecânica. Além de Ilhéus e Feira de Santana, que se encontram em fase de conclusão, outras quatro unidades já estão prontas para funcionar: Seabra, Irecê, Jequié e Jacobina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário