Total de visualizações de página

sábado, 6 de novembro de 2010

Governo promete entregar praça recuperada em dezembro

O projeto da praça

Crédito: Ascom

Com previsão para terminar no final de dezembro, a revitalização da praça Ruy Barbosa, localizada na avenida Soares Lopes, segue em ritmo acelerado. O espaço, um dos mais valorizados de Ilhéus, está sendo redesenhado por projeto desenvolvido pela arquiteta e urbanista Ariadne Lemos. Tocado com recursos próprios, o trabalho reafirma a praça como importante espaço de lazer e instrumento histórico-cultural.

A arquiteta explica que a obra busca um melhor aproveitamento da praça. Afirmou que “entre outras novidades, o trabalho contempla a criação de fonte luminosa para dar mais destaque ao busto que homenageia o político e advogado baiano que dá nome à praça. Além disso, o projeto prevê a colocação de painéis com textos sobre a vida e a obra de Ruy Barbosa, enriquecendo ainda mais a importância cultural e histórica do local”.

Segundo o secretário da Infraestrutura, Marconi Queiroz, a segurança de pedestres e motoristas também mereceu atenção especial. Foram inseridos no estudo inicial 27 pontos de iluminação pública, entre postes artesanais e convencionais. Outros dois pontos destacados no projeto são a criação de retorno próximo à saída da praça, visando encurtar a distância dos motoristas que necessitam fazer o contorno e o alargamento da via situada ao lado direito da igreja São Jorge, que passa de 3,7 metros para 4,5 metros.

De acordo com o secretário, o projeto contempla mobiliário urbano, como bancos em madeira e ferro fundido (24 unidades), parque infantil em madeira de lei aparelhada (dois conjuntos de balanço, uma gangorra e casinhas com escorregadeira), caixa de areia para instalação dos brinquedos do parque, 12 lixeiras e espelho d’água com acabamento em pastilha cerâmica.

A parte de playground prevê piso (deck em madeira de lei), escada e rampa em granito cinza andorinha, detalhe “rosa dos ventos” no piso em granito decorado, pergolado em madeira de lei a ser coberto com vegetação, bancos em concreto e portão decorativo em ferro fundido. Já o trabalho de paisagismo inclui grama esmeralda, palmeiras de médio porte (seis unidades), árvores de médio porte (ipê roxo, ipê amarelo e pau brasil) e arbustos de pequeno porte (tupiárias e hexórias).

O projeto também dotará a praça Ruy Barbosa de esculturas em formas humanas estilizadas, esculturas em formas esféricas, escultura “Jorge Amado” (que marca o início do calçadão que leva o nome do escritor baiano) e painéis históricos sobre a vida e a obra de Ruy Barbosa (em alvenaria de bloco cerâmico revestido com azulejo pintado).

Por sua vez, o sistema de iluminação prevê a colocação de 24 postes (modelo republicano), quatro luminárias (modelo republicano), refletor de piso vapor de sódio, luminárias para jardim e luminárias para espelho d’água. Por fim, ainda segundo o projeto, o piso será de ladrilho hidráulico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário