Total de visualizações de página

sábado, 6 de novembro de 2010

Auditores da CGU fiscalizam Ilhéus a partir desta 2ª feira

Macêdo está afastado. Mas não está demitido

Crédito: Ascom
Exclusivo. Nove auditores da Controladoria Geral da União (CGU) desembarcam em Ilhéus e iniciam na segunda-feira (8) uma fiscalização sobre a aplicação de todos os recursos federais disponibilizados pelo governo Lula à Prefeitura Municipal. Serão auditadas as secretarias municipais de Educação, de Saúde, de Trabalho e Ação Social, de Planejamento e da Fazenda.
Procurado pela reportagem do Jornal Bahia Online, o secretário interino de Assistência Social e Trabalho, José Nazal, confirmou a chegada dos auditores, mas não soube informar quais os critérios de escolha para a fiscalização usados pela CGU. Geralmente, as ações ocorrem ou por sorteio ou por denúncias.
Os auditores chegam à cidade em um momento delicado da administração municipal. Duas das quatro secretarias que serão auditadas estão sem secretários titulares: Saúde e Assistência Social e Trabalho. Ambas vivem uma crise sem precedentes. Antônio Carlos Rabat deixou a Saúde depois de não conseguir implantar o seu próprio método de gestão na pasta. E Augusto Macedo é acusado por uma amante de praticar irregularidades no comando da secretaria de Assistência Social e Trabalho.
A Controladoria-Geral da União (CGU) é o órgão do Poder Executivo Federal responsável, entre outras funções, por fazer auditorias e fiscalizações para verificar como o dinheiro público está sendo aplicado. Essa atribuição é exercida pela CGU por meio da sua Secretaria Federal de Controle Interno, área responsável por avaliar a execução dos orçamentos da União, fiscalizar a implementação dos programas de governo e fazer auditorias sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados, entre outras funções.
A denúncia sobre desvio de recursos na secretaria de Assistência Social e Trabalho, que pode tornar-se, a partir da próxima semana, numa Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara de Vereadores, tem preocupado o prefeito Newton Lima. Desde quarta-feira passada ele tem ido todos os dias à sede da secretaria, acompanhar a apuração.
O prefeito nomeou uma comissão que está apurando as denúncias. Mas a reportagem do Jornal Bahia Online flagrou que apesar de afastado e investigado, Augusto Macedo continua frequentando o gabinete de secretário. E como ainda não foi demitido ou exonerado, ele continua a receber o salário de secretário, até o final da apuração. O telefone corporativo da Prefeitura também permanece com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário