Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Guardas municipais recebem novo curso de formação em Segurança Pública




Valorização da categoria

Crédito: Ascoom

O secretário de Segurança, Transporte e Trânsito de Ilhéus, Marcelo Barreto, e o diretor-presidente do Instituto de Promoção da Segurança Pública Municipal (Prosem), Marcus Vinícius Oliveira Júnior, deram as boas vindas aos guardas civis municipais que integram as duas novas turmas do curso de Formação em Segurança Pública. A aula inaugural foi realizada na tarde da última segunda-feira (22) no auditório do Teatro Municipal. Promovida através de um convênio entre a Prefeitura de Ilhéus e o Ministério da Justiça, a capacitação é executada pelo Instituto Prosem e já beneficiou 80 guardas civis municipais que atuam em Ilhéus.
Os coordenadores pedagógico e militar, Glauber Guirra e Sargento Givanildo Cardoso da Cipe/Cacaueira, respectivamente, assim como parte do corpo docente do curso, também participaram da solenidade que marcou a abertura da capacitação, que tem um total de 476 horas e segue grade curricular proposta pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O secretário Marcelo Barreto explicou que a durante a formação, com previsão de três meses de duração, os guardas municipais terão aulas de defesa pessoal, técnicas de abordagem, uso legal e progressivo da força, primeiros socorros, segurança patrimonial, “além de participar de simulações em vias públicas, entre outras disciplinas”.
Na opinião do chefe da Guarda Municipal, Pedro Oliveira, que também é aluno do curso, o momento marca a realização de uma grande conquista para todos os profissionais da categoria, “que por muitos anos esperaram e agora passam estar mais bem capacitados para atuar como agentes de segurança pública”. Já para o Guarda civil municipal Gilvan Oliveira Carvalho, que está na profissão há quase 26 anos e ingressa em uma das novas turmas “o curso será uma ótima oportunidade de aprendizado e de crescimento profissional e pessoal”.
A capacitação é gratuita e proveniente de recursos, na ordem de R$ 680 mil, liberados pelo Ministério da Justiça e voltados para a aquisição de veículos e equipamentos, realização de diagnóstico para a formação do Plano Municipal de Segurança Pública e curso de formação de Segurança Pública para os guardas municipais. Todos os 215 guardas municipais de Ilhéus participarão do curso, que segue até o mês de novembro, com aulas práticas e teóricas, boa parte delas realizadas na sede da Cipe/Cacaueira, no bairro Iguape, zona norte de Ilhéus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário