Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Autor de 20 homicídios é preso em Mar Grande



Traficante tem envolvimento com o crime desde a adolescência

Crédito: Ascom
Vinte homicídios ocorridos em localidades entre a invasão Nova Constituinte, em Periperi, e a Prainha do Lobato, no subúrbio ferroviário, são atribuídos ao traficante Jean Jorge Gonçalves dos Santos, o “Papel”, 24 anos, que no dia 14 deste mês assassinou com tiros de pistola um traficante rival em Gameleira, na Ilha de Itaparica. Preso em flagrante com a arma do crime por investigadores da 24ª Delegacia Territorial (DT), na sexta-feira (19), em Mar Grande, ele será recambiado nas próximas horas para a 5ª DT, em Periperi, de onde fugiu em dezembro de 2009.
Interrogado nesta segunda-feira (22) pelo delegado Lúcio Ubiracê, titular da 24ª DT, Jean delatou um traficante de prenome Danilo, apelidado de “Cara de Mico”, como autor do duplo homicídio de Milton dos Santos Fiúza e Cristiane de Jesus Santos, no último dia 10, numa praia de Mar Grande. O crime foi motivado, segundo ele, por dívida de droga contraída pelo casal com a quadrilha de um traficante conhecido como Adilson, que lidera o tráfico no Alto do Marcalino, em Gameleira.
Rival de Adilson, que tem como comparsas os traficantes Bosco e “Fiel”, Jean Jorge tentou apropriar-se da boca de fumo da quadrilha no dia 7 deste mês, sendo expulso do local a bala. Uma semana após o confronto, ele retornou a Gameleira com o cúmplice “Daniel Boca”, trazido da Invasão Nova Constituinte, e assassinou Paulo Vinícius Santos Silva. A vítima, envolvida com o tráfico no bairro de Cajazeiras, em Salvador, e associada ao traficante Adilson, foi morta a tiros de pistola 380, a mesma arma que atingiu na perna Vinícius Tadeu de Souza Galvão no local do tiroteio.
Além da pistola, a equipe da 24ª DT apreendeu com Jean Jorge, na Rua da Gamboa, em Mar Grande, uma motocicleta Honda 125, de cor preta, placa NYY-1345, registrada em nome da mãe dele. No depoimento prestado ao delegado Lúcio Ubiracê, que o autuou em flagrante por porte ilegal de arma, “Papel” assumiu ainda a autoria de 20 homicídios no subúrbio ferroviário, praticados a mando dos traficantes Edmar e Jai, ambos já falecidos. Informou também que age, atualmente, sob as ordens do traficante “Cuminho” que mesmo recolhido no Presídio de Salvador, lidera parte do tráfico em Nova Constituinte.       
Adolescência - De acordo com as investigações, Jean Jorge Gonçalves dos Santos, que possui um mandado de prisão em aberto, expedido pela 1ª Vara Crime, tem envolvimento com o crime desde a adolescência, quando praticava assaltos à mão armada, em estabelecimentos comerciais, sobretudo grandes lojas de eletrodomésticos na região da Liberdade, de onde é oriundo. Apreendido pela polícia, ele foi encaminhado para uma instituição de acolhimento de menores infratores, e ao atingir a maior idade voltou a assaltar.
Já adulto, “Papel” foi capturado por investigadores da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), permanecendo dois anos e oito meses recolhido no Presídio de Salvador, até ganhar liberdade condicional. De volta às ruas, associou-se a criminosos de Nova Constituinte, passando a traficar e matar integrantes de quadrilhas rivais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário