Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Governo lança campanha de combate a incêndios no estado

Meta é evitar a destruição do meio ambiente

Crédito: Arquivo
O Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), lança nesta quarta-feira (03), em Lençóis (a 410 quilômetros de Salvador) a Campanha de Combate a Incêndios Florestais, na Chapada Diamantina, “Bahia sem Fogo”. O secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, estará presente no evento, que também reunirá representantes do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da Bahia – formado por representantes de nove secretarias estaduais além de instituições municipais e federais.
A campanha terá como foco a mobilização das comunidades em todo território baiano, inicialmente nas regiões da Chapada e do Oeste devido às queimadas e incêndios florestais registrados anualmente entre os meses de agosto e dezembro. O secretário estadual de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, destaca a importância de realizar a operação de forma conjunta. “É fundamental a participação das prefeituras locais e, principalmente, da população, que conhece bem a região. Este apoio, além de necessário para as ações de combate ao fogo, facilita as ações de logística, transporte e mobilização”, pontua.

Operação – A campanha de prevenção e combate a incêndios terá o suporte de um trailer do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema), com equipes que se deslocam pelas localidades para alertar sobre os riscos das queimadas, além de realizar trabalhos educativos e registros de denúncias ambientais. Para a coordenadora do Comitê e diretora de Fiscalização e Monitoramento do Inema/Sema, Márcia Telles, “as equipes de fiscalização vão trabalhar na prevenção, através do monitoramento de campo. Caso seja encontrada alguma irregularidade, serão tomadas as medidas de acordo com a legislação ambiental”, explica.  

Ações – Este ano, a operação será realizada em 14 etapas, sendo sete para o trabalho de campo das equipes de fiscalização e outras sete para monitoramento e sensibilização nos municípios envolvidos, até dezembro deste ano.

O contingente será formado por mais de 10 técnicos de fiscalização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema/Sema), 08 veículos, 10 policiais da Companhia Independente de Proteção da Polícia Ambiental (CIPPA), além do apoio de brigadistas voluntários, do efetivo do Corpo de Bombeiros e do trabalho operacional que é desenvolvido pelo Grupamento Aéreo (Graer), com vôos diários de monitoramento das ocorrências de focos de calor.    
Ocorrência Entre os meses de agosto e dezembro, é comum a ocorrência de queimadas nas regiões Oeste e Chapada Diamantina, período mais quente e seco do ano. Entre os principais causadores de incêndios nas matas, estão a utilização da técnica de queimar a vegetação para preparar o solo para o plantio – bastante utilizado pelos agricultores – e pontas de cigarro jogadas ao chão, principalmente nas estradas.      

Campanha – A campanha consiste na distribuição de panfletos e cartazes que alertam à população sobre como evitar incêndios e informam os números de contato para denúncias de queimadas. Além do material informativo, a campanha contará com ações de esclarecimento e prevenção voltados para as comunidades e outras atividades nos municípios da Chapada. A iniciativa contará com a utilização de faixas, anúncios em emissoras de rádios da região, carros de som, entre outros meios de sensibilização e o apoio das prefeituras, que atuarão com atividades ou ações que possam melhor se adequar à realidade de cada município da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário