Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Estado que dá Intermodal é o mesmo que quer tirar escritório do Inema de Ilhéus

Enquanto trabalha firmemente pela aprovação e consolidação do Complexo Intermodal Porto Sul como principal elemento de transformação estrutural e logístico do sul da Bahia, especialmente em Ilhéus, onde ficará a maioria dos empreendimentos previstos, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) articula silenciosamente a transferência do escritório regional ilheense do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), antigo Ima, para o município de Itabuna.
O argumento para a mudança de cidade, segundo informações de servidores da secretaria, seria meramente econômico. Em Ilhéus, o Ponto de Atendimento (PA) do Inema, funciona em um acanhado escritório alugado, no centro da cidade. E a Sema tem, em Itabuna, um prédio próprio, onde ficaria "mais em conta". O Jornal Bahia Online apurou que ao ser informado sobre a possibilidade de mudança, o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, entrou em contato com o secretário Eugênio Spengler, exigindo explicações. Spengler teria negado o boato mas, segundo fontes da Sema em Salvador, "a ideia vai de vento em popa".
Os rumores sobre a mudança de domicílio já começam a causar uma forte reação negativa dos ambientalistas regionais. Unidades de Conservações importantes do sul da Bahia, a exemplo do  Parque do Conduru, a´Área de Proteção Ambiental da Lagoa Encantada e toda a região costeira sulbaiana - estão sob a responsabilidade do escritório regional de Ilhéus. "Imagina mudar a política ambiental da região para uma cidade que não tem nenhuma unidade de preservação ambiental", avalia um ambientalista regional.
Ademais, segundo o ambientalista, Ilhéus perderia autonomia sobre um órgão importante justamente no momento em que mais se precisa da presença dele, com o anúncio da chegada de empreendimentos do porte da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Informações obtidas com exclusividade junto a autoridades municipais, dão conta de que a possibilidade de mudança preocupa tanto, que a Prefeitura de Ilhéus já apresentou uma proposta de doação de uma área pública para a construção de uma nova sede do Inema. Mas ainda não obteve resposta de Salvador.
A notícia é desalentadora, segundo o ambientalista, por que a perda pode acontecer no momento em que Ilhéus também ganha o reconhecimento por ser, entre as 300 cidades baianas possuidoras do bioma Mata Atlântica, a que melhor tem uma política de preservação ambiental. A cidade também se prepara para ser a primeira da Bahia a ter um Plano Municipal da Mata Atlântica, após medida aprovada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema) com parceria do Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal, atravês da Organização Não-Governamental "Gambá".

Nenhum comentário:

Postar um comentário