Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

Encontrado o limite Itabuna / Ilhéus

Representantes das prefeituras de Ilhéus e Itabuna tiveram reações diferentes com a descoberta do marco oficial que determina o limite entre os dois municípios. Ele foi localizado na tarde de segunda por técnicos da Prefeitura de Ilhéus e secretários de governo.

Os representantes do governo Ilheense afirmam que o marco elimina as dúvidas sobre a localização dos supermercados Makro e Atacadão. Para eles, os empreendimentos estão em Ilhéus. Já os representantes de Itabuna não se manifestaram.

Quem indicou, com exatidão, o marco foi o empresário Emanoel dos Santos Alves. Ele levou o pessoal até o local, onde os técnicos da Prefeitura de Itabuna haviam colocado, em 1985, um dos marcos que determina o limite de Itabuna e Ilhéus.

O marco oficial foi colocado na ponta da Ilha de Quiricós, às margens do rio Cachoeira. Emanoel dos Santos explicou que na época trabalhou como topógrafo junto à equipe da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia.

Naquele ano foi feita a revisão dos limites territoriais, a pedido do então prefeito de Itabuna, Ubaldo Dantas. O marco fica 80 metros abaixo do local indicado na semana passada. Na manhã de terça técnicos dos dois municípios foram até o marco.

Durante a visita, as equipes realizaram o levantamento geodésico, que será enviado à Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia. O órgão do governo estadual vem promovendo uma nova análise das delimitações dos municípios baianos.

Há questionamentos com relação aos limites territoriais ilheenses com os de Itabuna, Uruçuca, Buerarema e Una. O problema foi gerado porque muitas áreas descritas na lei perderam suas denominações. A passagem das localidades também foi modificada.

A disputa vem sendo mais intensa entre os representantes de Ilhéus e Itabuna por causa de dois supermercados instalados às margens da Rodovia Jorge Amado. Os impostos estão em torno de R$ 400 mil por mês, fora os empregos gerados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário