Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de março de 2011

Biblioteca e Arquivo Público serão transferidos para espaço ainda indefinido

Espaço atual pode cair

Crédito: Ascom
A secretária municipal da Educação, professora Lidiney Campos, informa que técnicos da secretaria estão em busca de um espaço físico que possa abrigar os acervos da Biblioteca Pública Adonias Filho e do Arquivo Público Municipal. Um dos requisitos é que esse prédio possua condições de atender ao público que utilizam os dois equipamentos, bem como tenha localização central.
Segundo a secretária Lidiney Campos, o prédio do antigo colégio General Osório vai passar por uma ampla reforma nas suas instalações, cuja última obra de restauração foi realizada há 11 anos. A reforma do prédio seria feita pelo Ministério da Cultura, por solicitação da diretoria Geral das Bibliotecas Públicas da Bahia (Gesb), o ano passado, o que não se confirmou.
Tendo em vista a demora na definição da reforma pelo Governo Federal, a secretária da Educação solicitou à Secretaria da Infraestrutura que procedesse a uma visita dos técnicos da engenharia para verificar a possibilidade de aguardar a realização da obra. Em inspeção feita pelo engenheiro civil Hermano Fahning, para avaliar as condições estruturais da edificação foi constatada a necessidade urgente da reforma.
Pelo diagnóstico feito pelo engenheiro, o telhado do prédio apresentava falhas, ocasionando infiltrações de água das chuvas pelas paredes internas no pavimento superior, causando fissuras nas paredes. O mesmo foi constatado nas vigas de sustentação e descolamento do concreto nas armações formadas por trilhos metálicos e fissuras nos pilares do pavimento térreo.
Em vista das condições observadas no imóvel, o engenheiro Hermano Fahning recomendou a imediata desocupação, para que fossem executadas as obras de engenharia necessárias à recuperação do prédio. “Diante do laudo emitido pelo técnico, nossa preocupação foi garantir a integridade física dos funcionários e usuários da Biblioteca e do Arquivo Público Municipal”, ressaltou a secretária.
O Secretário municipal da Infraestrutura, Marconi Queiroz, informa que todo o levantamento das condições do prédio está sendo feitas pelo Departamento de Engenharia para a elabora o projeto de reforma. “Como o laudo técnico apresentado já nos mostrou as condições estruturais, agora estamos realizando um diagnóstico com as outras obras necessária para reformar todo o prédio”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário