Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de março de 2011

Calabar vai sediar Base Comunitária da SSP-BA

Secretário da Segurança (de gravata) no Calabar nesta terça-feira
Secretário da Segurança (de gravata) no Calabar nesta terça-feira
Um bairro com disputa entre traficantes, que possui pequena extensão territorial e é cercado por bairros nobres que alimentam o consumo de drogas. Segundo o secretário da Segurança Pública baiano, Maurício Teles Barbosa, esses são os principais fatores que justificam a escolha do Calabar para receber, até o final de abril, a primeira Base Comunitária, modelo de policiamento inspirado nas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) instaladas nas favelas do Rio de Janeiro.
“Vamos analisar os erros e acertos no Calabar e partir para a implantação da Base Comunitária no Nordeste de Amaralina, nosso objetivo principal”, explicou Maurício Barbosa. A base a ser instalada no Calabar também vai servir para atrair outras secretarias do governo, para levar ações de desenvolvimento social ao projeto de polícia pacificadora.
O secretário disse que 150 pessoas treinadas em policiamento comunitário atuarão: “O comandante estudou na Escola de Koman, Japão, uma das melhores do mundo”. Ele fez o anúncio ao visitar, ontem à tarde, a comunidade, com a cúpula da PM. Inicialmente, os policiais ficarão na associação de moradores, mas, segundo o secretário, já existe a planta de construção do local permanente, onde há um posto policial.
Quilombo - O Calabar foi criado por escravos fugidos que organizaram um quilombo no local, entre Ondina, Av. Centenário e Federação. Os atuais cerca de 20 mil moradores mantêm o histórico de luta: a biblioteca comunitária é exemplo do interesse por uma intensa vida cultural. O tráfico é ponto negativo, além das rixas de criminosos de lá com os do Alto das Pombas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário