Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mesmo com o Porto Sul, parlamentar defende investimentos no Porto de Ilhéus

Para Simões, o porto é estratégico para o sul

Crédito: Ascom
O deputado federal Geraldo Simões (PT/BA) participou nesta segunda-feira (20) da reunião do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) em Ilhéus e defendeu a realização de investimentos para a modernização e atração de novas cargas para o Porto Internacional do Malhado. A reunião contou com as presenças do presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças, do coordenador de gestão portuária Eduardo Melquiades, do secretário Extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin, e representantes dos empresários e trabalhadores que atuam no porto ilheense.
Simões disse que o Porto de Ilhéus é um equipamento fundamental para o desenvolvimento do Sul da Bahia e que suas atividades serão fortalecidas com a construção da Ferrovia Oeste-Leste e do Porto Sul. “O Porto de Ilhéus tem condições de operar com a soja produzida no Oeste da Bahia e a celulose industrializada no Sul e Extremo Sul do Estado”, disse o deputado, que considera fundamentais a ampliação da profundidade do cais de atracação aos atuais 10 metros para 14 metros e a conclusão da retroárea de 100 mil metros quadrados.
“Vamos atuar junto à Secretaria dos Portos para que a Codeba disponha de recursos para realizar essas obras”, disse Geraldo Simões. O coordenador de gestão portuária, Eduardo Melquiades também solicita a realização de uma dragagem emergencial, para garantir a profundidade atual e posteriormente chegar a 14 metros. “Com isso, garantimos a atracação de navios de médio e longo porte”, afirma. Atualmente, o Porto de Ilhéus está operando com o embarque de soja e de óxido e magnésio. A partir de janeiro de 2011, será embarcado o níquel, produzido pela Mirabela do Brasil, em Itagiba.
Para o empresário Nilton Cruz, ex-coordenador do porto ilheense, “é importante contar com o apoio do poder público, porque com a modernização do porto, teremos condições de atrair negócios para a cidade, gerando emprego e renda”. Nilton Cruz entende que “com a Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul, o Porto de Ilhéus remodelado e a Zona de Processamento de Exportações o Sul da Bahia terá um novo ciclo de desenvolvimento”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário