Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Lula diz que Fiol representa a coragem do Brasil em atingir grandes metas

Presidente Lula durante a solenidade

Crédito: Ascom

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner assinaram na tarde desta sexta-feira (10) em Ilhéus, a ordem de serviço para o início das obras da Ferrovia da Integração Oeste-Leste (Fiol), no primeiro trecho, entre Ilhéus e Caetité. A solenidade foi realizada no Centro de Convenções de Ilhéus. A Ferrovia Oeste-Leste vai ligar o litoral Sul da Bahia ao Oeste do Estado, trazendo o minério e a produção agropecuária de uma área que se estende de Caetité a Barreiras, para serem embarcados via Ilhéus; além de interligar o Estado às regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil

A ferrovia também estabelece um canal de ligação com a Ferrovia Norte-Sul, a Estrada de Ferro Carajás e o Oceano Pacífico (via Peru). Os investimentos para a construção da ferrovia, incluídos no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), chegam a R$ 6 bilhões até 2012. O governador Jaques Wagner considerou que a construção da ferrovia é um momento de glória e a concretização de um projeto que estava nas gavetas havia mais de 50 anos. “Trata-se de uma obra importante, porque vai trazer muito desenvolvimento para o Oeste e por todo o percurso até Ilhéus”, declarou.

O presidente Lula explicou que a determinação de fazer uma obra dessa magnitude está calcada em estudos de viabilidade técnica e econômica, mas, sobretudo, na coragem de traçar e atingir metas e objetivos necessários ao Brasil. Segundo o presidente, todas as obras estruturantes que estão sendo implantadas têm a finalidade de tornar o Brasil eficiente e livre das oscilações da economia e dependência de países do primeiro mundo. “Estávamos no caminho certo quando disse que não seríamos atingidos pela crise internacional e que seria apenas uma ‘marolinha’ diante das medidas que tomamos”, lembrou.

Sonho de 100 anos - O presidente Lula disse, ainda, que estava certo quando resolveu encarar a crise de frente ao mandar comprar, aquecer a economia, elevando a auto-estima dos brasileiros. Garantiu o presidente que a determinação também foi responsável para tornar realidade o sonho de 100 atrás, com a construção da ferrovia, mas que ainda está faltando o Complexo Intermodal. “Com certeza, isso ficará para a companheira Dilma, que vir aqui em março próximo para fazer o mesmo que estamos fazendo agora”, prometeu.

Lula disse que sempre teve que provar a capacidade de fazer as coisas, o que está superado, já que conseguiu fazer o que outros presidentes não fizeram durante anos. “É preciso conhecer a realidade da Bahia para conseguir resolver os seus problemas. Foi isso que fizemos durante todo esse tempo, ouvindo pessoas, analisando fatos. Ainda temos muito que crescer, mas não basta crescer, temos que distribuir renda, pois essa combinação é que vai sustentar o crescimento da economia brasileira. Damos a mesma oportunidade a todas as classes e o resultado positivo está aí”, revelou o presidente Lula.

Construindo história - Segundo o prefeito Newton Lima, Ilhéus vive um dia que será sempre lembrado ao longo de sua história, como um divisor de águas, pela certeza de que o presidente Lula assegurar um futuro promissor para o município, a região e a própria Bahia. “Há exatos cem anos, nossa cidade inaugurou sua ferrovia, que trouxe o desenvolvimento para ilhéus e toda região. essa nova ferrovia que chega, trará ainda mais desenvolvimento, ligando nossas terras ao centro do Brasil.

Newton Lima ressaltou o empenho do presidente Lula em resgatar a cidadania e a dignidade do nordestino, promovendo o desenvolvimento, a geração de emprego e renda, trazendo bem-estar e melhoria na qualidade de vida de um povo sofrido. “Ilhéus vem sendo um exemplo claro dessas mudanças ocorridas no seu governo, pois, nunca em nossa história recebemos tantos investimentos da União, a exemplo do Instituto Federal da Bahia, Ifba; o programa Minha Casa, Minha Vida; 272 casas no bairro Teotônio Vilela, possibilitando a retirada de famílias moradoras do mangue; além dos investimentos na área de saneamento, contenção de encostas e pavimentação”, lembrou.

O prefeito também destacou a parceria firmada entre Ilhéus e o governador Jaques Wagner, sempre disposto a atender as demandas da cidade, em que o intermodal começa a se tornar uma realidade concreta, também precisamos avançar nas discussões para criar, de direito, a região metropolitana dos municípios de ilhéus e itabuna, com o objetivo de restabelecer ações produtivas e integradas, permitindo o acesso direto aos créditos da união. assim, acreditamos que o desenvolvimento sustentável esteja assegurado.

Obras engrandecem a Bahia - O governador Jaques Wagner explicou que o evento tem a finalidade de assinar a ordem de serviço para o início da Ferrovia Oeste-Leste, mas que representa várias outras obras, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul, a Zona de Processamento e Exportação (ZPE), empreendimentos que engrandecem a Bahia. “Essa ferrovia foi pensada há 100 anos como Ilhéus-Conquista, mas nunca foi completada e só agora com sua coragem, presidente Lula, começa a ser construída em sua plenitude. Obrigado, presidente, e não só eu quem diz, mas todos aqui presente”, agradeceu o governador.

O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, anunciou que o balanço dos quatro anos do PAC foi altamente positivo e conseguiu levar adiante um programa de investimento sem precedentes. Segundo ele, habitação, saneamento, recursos hídricos, energia e transportes foram os que mais prosperaram, ampliando a infraestrutura em todo o país. “Prefeito Newton Lima, o agradecimento que o senhor fez ao presidente Lula é coro nacional, pois todas as promessas estão sendo cumpridas, a exemplo da Ferrovia Oeste-Leste, maior obra de infraestrutura que a Bahia já viu”, garantiu.

O presidente da Valec, José Francisco das Neves, disse que o sonho se concretizou com a assinatura da ordem de serviço da Ferrovia Oeste-Leste, cuja denominação dada pelo governador Jaques Wagner é a “ferrovia da integração social entre o Oeste e o Leste”, pelos benefícios econômicos e sociais que irá trazer. “A ferrovia sonhada pelo engenheiro Vasco Neto deixa de ser um sonho e é a realidade que vai engrandecer a Bahia e o Brasil, beneficiando também a população em torno do seu trajeto”, frisou, acrescentando que as máquinas já estão nos canteiros de obras.

Os números do empreendimento - Segundo o presidente da Valec, José Francisco das Neves, o compromisso do Governo Federal em implantar um novo modelo de descentralização de logística para o Brasil com a Ferrovia Norte-Sul é um grande avanço para a infraestrutura do país. Para Neves a ferrovia é o início de um novo caminho para o soerguimento econômico da região. A Ferrovia de Integração Oeste-Leste ligará Ilhéus a Caetité e está dividida em quatro lotes, que totalizam 537 km. A estimativa é que sejam gerados mais de 17 mil empregos diretos e 50 mil indiretos até o fim das obras, que devem ser concluídas no fim de 2012.

A expectativa, segundo Lafuente, é que sejam utilizados menos de 800 hectares dos 1.700 hectares desapropriados para o Porto Sul, complexo intermodal que será construído na rodovia Ilhéus/Itacaré, próximo à localidade de Ponta da Tulha e que vai abrigar ainda Zona de Processamento de Exportação (ZPE), porto off shore, aeroporto internacional, entre outros equipamentos.

 “Esse novo conceito de logística sustentável está permitindo que o Complexo e a Ferrovia sejam pensadas levando em consideração todos os fatores que garantam uma efetiva melhoria na qualidade de vida da população. Por isso, para 2011 o Governo Federal deve voltar a contemplar Ilhéus com mais unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, assim como vem garantindo que outras ações em cidade do entorno da obra”, destacou Eraci Lafuente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário