Total de visualizações de página

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ilhéus também realiza atividades no dia mundial de luta contra a Aids

Durante esta semana, a Secretaria da Saúde de Ilhéus realiza atividades voltadas para a luta contra a Aids. O público-alvo são os jovens de 15 a 24 anos. A equipe do centro de referência em DST/Aids, informa que a escolha dessas populações leva em conta critérios epidemiológicos e comportamentais. Os jovens, em geral, se expõem mais, possuem mais parceiros casuais e 40% deles não fazem o uso do preservativo, forma mais eficaz de se prevenir contra a doença.

O tema para as atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids é “O preconceito como aspecto de vulnerabilidade a Aids”. A escolha da temática tem como base a tendência de distanciamento e de negação dos jovens em relação às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e em especial a Aids, o que costuma afastá-los de comportamentos seguros de prevenção e os aproxima de atitudes de preconceito em relação com vive com a doença.

As ações realizadas pela campanha objetivam dar maior visibilidade às questões do viver com HIV/Aids, combater o estigma e a discriminação sofridas por pessoas que vivem com o vírus,.

Programação – Durante os dias 30, 1º, e 2 de dezembro, sempre das 9 às 17 horas, serão realizados atividades com a população no Centro da cidade, na rua Rodolfo Vieira. Dentre as ações estão o aconselhamento coletivo, o teste rápido diagnóstico para HIV, aconselhamento individual, entrega de material educativo e brindes com mensagem de prevenção, além da distribuição de preservativos.

Nesta quarta-feira (1º), a partir das 9 horas, será realizada uma caminhada com saída do CAE III (antiga Fundação Sesp), na avenida Canavieiras, em direção ao centro da cidade. Já na quinta-feira (2) será promovida uma caminhada pelo comércio de Ilhéus, com a presença do secretário de Saúde, Jorge Arouca, equipe do Centro de Referência em DST/Aids, ONGs e profissionais de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário