Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Engenheiros e arquitetos discutem construção de nova ponte

Nova ponte

Crédito: Ascom

A Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos realizou reunião no salão paroquial da Igreja de São Jorge, para discutir a construção da nova ligação viária entre o centro e a zona sul de Ilhéus.

A presidente da associação, arquiteta Taty Bonfim, disse que o objetivo da reunião era ampliar as discussões sobre a localização e a forma da nova ponte e agilizar as providências para viabilizar junto ao governo estadual os recursos à execução da obra num curto espaço de tempo, sob pena dos transportes e acessibilidade de Ilhéus entrar em colapso.

O arquiteto e especialista em planejamento urbano, Alan Dick Megi, apresentou relatório sobre a situação atual do sistema viário principal com estudo de alternativas locacionais para a obra. O relatório conclui que a melhor alternativa para resolver os problemas do trânsito da cidade é a construção de ponte ligando a praia da Nova Brasília à praia do Cristo, contrariando a opção sugerida de duplicação da atual ponte Lomanto Júnior.

Um dos argumentos que embasaram a escolha se refere ao fato de que o fluxo de veículos seria canalizado para outra área (avenida Soares Lopes), atendendo o centro da cidade sem penetrar a área mais congestionada do centro histórico, a praça Cairu, rua Bento Berilo e vias adjacentes.

Alan Dick ressaltou que “caso fossem construídas duas ou até três pontes paralelas à antiga, todas continuariam congestionadas caso não se duplicassem também as ruas de acesso à elas”, ou seja teriam que ser duplicadas também a avenida Lomanto Júnior e as ruas centrais.

Ponte estaiada - Além do relatório sobre as alternativas locacionais, o arquiteto Alan Dick apresentou um anteprojeto onde sugere uma ponte estaiada, suspensa por cabos engastados a dois pilares principais no grande vão livre central com 220 metros de extensão. A maior altura entre a linha d’água e o tabuleiro da ponte é de 17 metros, o que possibilita a passagem das embarcações pesqueiras, iates e a maioria dos veleiros que navegam por essas águas.

O arquiteto propõe que neste projeto conceitual estrutura arrojada que possa transformar a obra em mais um “referencial do patrimônio cultural” da cidade para que venha a somar-se ao patrimônio natural.

Até quinta-feira (14), um documento com a posição do governo municipal sobre o será encaminhado ao governo do estado. A proposta para a construção da ponte entre a Nova Brasília e a praia do Cristo vai sugerir que o projeto escolhido tenha as características do conceitual apresentado, que tenha plasticidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário