Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Bamin reforça campanha nacional contra exploração infantil

Mais respeito com as crianças

Crédito: JBO

A campanha nacional de “Enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes” ganhou a participação da Bahia Mineração, mais uma empresa brasileira que assume o compromisso de realizar ações concretas para sensibilizar empregados, fornecedores e clientes sobre o combate à exploração de crianças e adolescentes.

Firmado inicialmente por 24 grandes empresas do país, responsáveis por uma fatia considerável da movimentação do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, o pacto sugere que as empresas participantes também estabeleçam cláusulas em seus contratos explicitando a rejeição a esse tipo de crime. Além da Bahia Mineração, entre outras empresas participam organizações como Petrobras, Banco do Brasil, Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e Caixa Econômica.

Segundo Clóvis Torres, vice-presidente da Bahia Mineração, a empresa já tem um programa de Combate a Serviços Marginais que inclui ações de enfrentamento à exploração sexual. Esse programa agora será atrelado à campanha nacional. “Atuaremos em parceria com outras iniciativas da Bahia Mineração, como o plano de Apoio aos Municípios – que indicará estratégias de desenvolvimento sustentável para Caetité e Ilhéus –, além de parcerias com instituições governamentais, conselhos tutelares e organizações que tenham interface com essa área”.

A atuação da Bahia Mineração se dará por meio de projetos socioculturais, palestras sobre o enfrentamento à violência sexual contra mulheres, crianças e adolescentes, prevenção às DSTs/Aids, ao uso de álcool e outras drogas, entre outras atividades educativas voltadas para a comunidade, colaboradores, empresas terceirizadas e cadeias produtivas.

Congresso mundial – A campanha de “Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” é uma mobilização articulada pela Associação Brasileira Terra dos Homens em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Foi também um dos direcionamentos do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado em 2008, no Rio de Janeiro.

Segundo a coordenação da campanha, mais de dez mil organizações, filiadas à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), por exemplo, estão entre as inúmeras empresas que irão integrar o movimento.

Pedra de Ferro – O público alvo da Bahia Mineração para as ações de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, e o Plano de Apoio aos Municípios, abrangerá pessoas envolvidas no projeto Pedra de Ferro, que terá investimento de US$ 1,8 bilhão e prevê desde a construção de uma mina em Caetité, a 757 quilômetros de Salvador, até a implantação de um terminal portuário de uso privativo na região de Ponta da Tulha, em Ilhéus.

A mina terá capacidade de produção de 19,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com início previsto para operação em 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário