Total de visualizações de página

domingo, 9 de outubro de 2011

Vettel não vence, mas faz o suficiente para ser o mais jovem bicampeão da história

Issei Kato/Reuters
Sem vitória, Sebastian Vettel conquista o bicampeonato da Fórmula 1 em Suzuka
09/10/2011 - 04h34

Vettel não vence, mas faz o suficiente para ser o mais jovem bicampeão da história

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Um ano após ter alcançado o título mundial de forma emocionante e até surpreendente, o alemão Sebastian Vettel se tornou o mais novo bicampeão da história da Fórmula 1, aos 24 anos, neste domingo sem conseguir brilhar como fez em boa parte da temporada, mas terminando em terceiro o Grande Prêmio do Japão vencido por Jenson Button.
O único momento envolvendo os dois postulantes ao título foi na largada, quando Vettel evitou a ultrapassagem fechando a porta. Depois disso a estratégia e o desgaste dos pneus pesaram a favor de Button, que obteve a vitória sem problemas a partir da 20ª volta.
Vettel chegou a esboçar uma briga de corrida contra Fernando Alonso para tentar ser segundo, mas o espanhol não deixou a disputa se prolongar. Mesmo com o líder da temporada se aproximando do piloto da Ferrari, a Red Bull avisou pelo rádio para que ele evitasse arriscar, já que o título estava nas mãos.
Faltando ainda quatro provas para o final da temporada (Coreia do Sul, Índia, Emirados Árabes e Brasil), Sebastian Vettel totalizou com o terceiro lugar 324 pontos contra 210 de Jenson Button, que agora terá a missão de brigar pelo vice-campeonato com Fernando Alonso, Mark Webber e Lewis Hamilton.
A corrida
Jenson Button apostou tudo na largada, mas Sebastian Vettel jogou o carro para fechar a porta para o inglês, que quase saiu da pista e acabou perdendo a segunda posição para Lewis Hamilton enquanto o alemão já começou a disparar na liderança para buscar a 13ª vitória no ano.
Button reclamou pelo rádio com a equipe McLaren e os comissários abriram investigação para a manobra de Sebastian Vettel. Mas depois de oito voltas a FIA anunciou que optou por não punir o líder da temporada, pouco antes de Button recuperar a segunda posição ao passar Hamilton.
O início da corrida não foi bom para os pilotos brasileiros, exceto Felipe Massa, que conseguiu se manter em quarto. Bruno Senna novamente não largou bem caiu da nona colocação para a 13ª, enquanto Rubens Barrichello também perdeu quatro posições e foi parar em 17º.

A situação se manteve tranquila para Sebastian Vettel até a parada nos boxes para a troca de pneus na 20ª volta, quando a McLaren foi superior na estratégia e conseguiu devolver Jenson Button à frente do alemão na pista.
Vettel então não voltou mais a se aproximar na briga pela liderança nem quando o safety car entrou na pista para que fosse retirado um pedaço do carro de Felipe Massa, ocasionado em mais uma disputa polêmica com Lewis Hamilton, que chegou a ser investigado, mas não foi punido.
A polêmica entre Massa e Hamilton ganhou novo capítulo quando o piloto brasileiro tentou fazer uma ultrapassagem e foi fechado pelo rival a ponto de os dois carros se tocarem. Depois, em uma disputa com Hamilton tentando a ultrapassagem, Felipe Massa não foi capaz de manter a posição.
Enquanto Button disparava na frente, Sebastian Vettel ficou atrás de Fernando Alonso e forçou para cima do espanhol tentando a ultrapassagem, sem obter êxito.
Se Massa não foi bem na corrida, piores foram os brasileiros Bruno Senna e Rubens Barrichello. Com uma estratégia de largar com pneus duros e parar apenas duas vezes, Senna não conseguiu brigar por pontos e ficou apenas em 16º depois de ter largado em nono. Barrichello também piorou sua posição em relação à largada e fechou a corrida em 17º.

Nenhum comentário:

Postar um comentário