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sábado, 8 de outubro de 2011

UESC produz carro elétrico com estrutura de coco, alumínio e piaçava




Equipe que trabalhou na produção do carro elétrico sulbaiano

Crédito: Ascom

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC (Ilhéus-Bahia) será a primeira universidade do norte-nordeste do país a participar da Maratona Universitária de Eficiência Energética. Com esse objetivo o grupo integrante do Projeto Carro Elétrico da Bahia – Cel da Bahia, embarca num ônibus da Universidade, neste sábado (8), para a cidade de São Paulo. Alunos e professores do curso de Engenharia de Produção criaram um carro elétrico movido a energia de uma pequena bateria de quatro ampères.

Eles participam da 8ª Maratona Universitária de Eficiência Energética, que será realizada nos dias 01 a 13 de outubro, no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, com a meta de manter o carrinho rodando na pista o maior tempo possível utilizando a menor quantidade de energia.

Com esse objetivo o grupo criou o CEL da Bahia (Carro Elétrico da Bahia) para o desenvolvimento do projeto e construção do protótipo de um carro, movido a energia elétrica utilizando apenas uma pequena bateria. Além de ser um veículo de performance, o Cel da Bahia  é um projeto educacional que integra valores de desenvolvimento sustentável: respeito pela diversidade social, controle de energia e proteção ambiental, portanto, voltado para o fortalecimento da “consciência social e ambiental”.

Primeira do Norte/Nordeste - O professor doutor Celso Fornari Junior explica que “foram utilizados materiais naturais, reutilizáveis e sustentáveis. Um deles é a fibra de côco para compor a carenagem, alumínio no chassi e nas rodas de bicicleta  aro 20 polegadas, uma mistura de borracha com a fibra de piaçava. Segundo o professor, “a UESC é a primeira universidade estadual do Norte- Nordeste  que participará dessa Maratona”.

O CEL da Bahia foi projetado usando soluções técnicas baseadas em extensa pesquisa. Os participantes partem do princípio do desafio da economia energética e trabalham com um grande número de parâmetros: mecânica de motores, estrutura, carenagem, aerodinâmica, pneus, técnicas de controle, etc. Este projeto acadêmico encoraja as equipes de trabalho com diferentes conhecimentos sociais e educacionais a trabalharem juntas em um só projeto. Para os estudantes, é uma oportunidade de alargar horizontes e, para alguns, encontrarem um novo significado para seus estudos. Mas para todos, é uma experiência de trabalho multidisciplinar em grupo.

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