Total de visualizações de página

domingo, 23 de outubro de 2011

Unidades de Observação de Bubalinos mostram viabilidade da raça para o sul da Bahia




Região apresenta potencial para desenvolvimento da criação

Crédito: Ascom

Duas Unidades de Observação (UO) de bubalinos, implantadas há seis meses pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), na região sul da Bahia, foram avaliadas pelo médico-veterinário da empresa, Farouk Zacharias, e consideradas de excelentes resultados, tanto pelo aspecto de desenvolvimento dos animais como pela aceitação dos agricultores familiares.

As Unidades fazem parte de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o qual visa analisar a inserção da bubalinocultura na agricultura familiar da região. Farouk Zacharias, que coordena o projeto junto com o médico-veterinário Antônio Vicente Dias, observou que os búfalos distribuídos entre o Sítio Bom Jesus, em Itapé, e a Fazenda São Jorge, em Buerarema - sendo duas fêmeas e um macho, para cada unidade familiar -, estão bem adaptados às áreas, com todas as fêmeas prenhas. O técnico também destacou a boa adesão dos agricultores beneficiados, que cumprem, corretamente, o protocolo do projeto.


“Constatamos que os animais estão sendo bem cuidados, e que foi cumprido o programa de vacinação; a gestação das quatro fêmeas se desenvolve bem e os produtores estão esperançosos com o futuro. Isso significa que estamos no caminho certo”, ressaltou Farouk. Também destacou como fundamental, para o alcance desses resultados, a assistência técnica que os agricultores vêm recebendo por parte do técnico em agropecuária, Nelson Moura, da Gerência de Itabuna, que já acompanha essas unidades familiares há muito anos. “Nelson é o responsável pelo acompanhamento das Unidades de Observação, já trabalha com gado de leite, nessas propriedades, e conquistou a confiança das famílias, condição primordial para alcançarmos o objetivo do projeto”, assegurou o veterinário.

O objetivo do Projeto é demonstrar a viabilidade da bubalinocultura na região Sul do Estado, a sua capacidade de produção de leite, a baixo custo, de forma a colaborar com a melhoria da renda dos agricultores familiares, a partir da diversificação da produção. Os beneficiados também foram contemplados com 550 mudas frutíferas e de cacau, cada, e receberão, ainda este mês, mais 800 mudas frutíferas. “As mudas estão sendo utilizadas para recuperação de áreas degradadas, de matas ciliares e de nascentes de recursos hídricos, além de, futuramente, permitir a comercialização das frutas, para ajudar na renda familiar”, observou o técnico Nelson Moura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário