Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vacinação contra raiva é prorrogada até o dia 7 de dezembro




Vacinação prorrogada

Crédito: Arquivo

Os donos de cães e gatos que ainda não levaram o seu animal para tomar vacina contra a raiva terão mais alguns dias para imunizar o seu bichinho de estimação. O encerramento da campanha antirrábica animal foi prorrogado em Ilhéus e em toda a Bahia. A campanha, que teve início no dia 23 de outubro, e o “Dia D da Vacinação” realizado no dia 12 de novembro, seguirá imunizando cães e gatos até o dia 7 de dezembro.
 
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus já articula a continuidade das suas estratégias para prosseguir com a vacinação. Segundo o coordenador do Centro, Aloísio Correia, já foram imunizados cerca de 60% de animais da zona rural e 65% da zona urbana. A meta é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.775 animais. Aloísio afirma, ainda, que, com a continuidade dos trabalhos já realizados, a meta poderá ser alcançada o quanto antes.
 
Para facilitar o atendimento aos donos dos bichos de estimação, estão disponíveis três pontos fixos extras de vacinação: no CAE III (antigo Sesp) na avenida Canavieiras; na sede da Associação de Moradores da Urbis; e no Hospital Veterinário da Uesc, no bairro do Salobrinho. Estes pontos funcionam diariamente, das 8 às 12 horas. As equipes de vacinação também continuarão a percorrer neste período a zona rural da cidade, vacinando os animais.
 
Outro importante serviço que continuará a ser prestado é o atendimento em domicilio. Através do telefone (73) 3234-5441, as pessoas que possuem animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda aqueles que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa, podem realizar agendamento e assim receberão a visita da equipe de vacinação em sãs residências.
 
Aloísio Correia salienta, ainda, a importância de se vacinar cães e gatos: “Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. Portanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos” afirmou. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida, e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais vacinados pela primeira vez devem voltar para receber uma segunda dose após 30 dias, independente da idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário