Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Prefeito de Ilhéus cumpre agenda em Brasília nesta 4ª feira




Newton Lima

Crédito: Ascom

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, cumprirá uma vasta agenda de trabalho nesta quarta-feira (9) quando estará visitando, em Brasília, diversos ministérios para tratar de assuntos do interesse do município. Durante todos os compromissos, o chefe do Executivo ilheense estará acompanhado do deputado federal Josias Gomes, que, a exemplo de Newton Lima, também é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Viajam com o prefeito, os secretários do Planejamento, Jorge Bahia, e da Assistência Social, Ari Santos Silva.

Atendendo a um convite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o prefeito ilheense participará de um grande encontro com prefeitos e secretários estaduais e municipais de Assistência Social e Trabalho, que acontecerá no salão oeste do Palácio do Planalto. Na oportunidade, serão apresentadas e pactuadas metas e propostas voltadas para o desenvolvimento de políticas capazes de ampliar a capacidade da população extremamente pobre. O objetivo é possibilitar o acesso das camadas mais carentes às oportunidades de geração de emprego, ocupação e renda, promovendo a melhoria das condições gerais de vida das famílias envolvidas.

De acordo com a agenda divulgada, no Ministério da Integração Nacional, o prefeito Newton Lima participará de reuniões e encontros visando à liberação de recursos federais para a execução, entre outras, de obras de saneamento básico. Também está prevista a visita do chefe do Executivo municipal a outros ministérios nos quais a Prefeitura de Ilhéus possui projetos pendentes ou em fase de andamento.

Brasil Sem Miséria - Segundo informações do Governo Federal, o Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza “Brasil Sem Miséria”, lançado em junho deste ano pela presidente da República, Dilma Rousseff, tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população que se encontra em situação de pobreza extrema. O Plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, envolve a participação de 11 ministérios e é direcionado aos 16,2 milhões de brasileiros com renda familiar mensal de até 70 reais por pessoa, conforme dados do IBGE.

As ações de inclusão produtiva urbana são voltadas ao emprego e ao empreendedorismo. São programas de qualificação social e profissional e de intermediação de mão de obra, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), coordenado pelo Ministério da Educação. Aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, a iniciativa vai oferecer vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para o público do Plano “Brasil Sem Miséria”.

“No encontro desta quarta-feira, nossa proposta é compartilhar com prefeitos e secretários informações sobre as estratégias de inclusão produtiva urbana, detalhando, na sequência, como será a participação dos municípios”, adianta a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Helena Gabrielli Campello.

Nenhum comentário:

Postar um comentário