Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Governo lança projeto inovador para a avicultura na Bahia





Crédito: Ascom

A Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), lança nesta quinta-feira, (24), o projeto de Implantação de Unidades Frigoríficas Simplificadas de Abate de Aves. O evento acontece às 11 horas, no auditório da Seagri, reunindo autoridades, associações e demais elos da cadeia produtiva da avicultura. O novo projeto da Seagri tem os objetivos de modernizar o parque industrial de aves do Estado, aumentar o abate inspecionado do produto, e, principalmente, promover a inserção dos pequenos agricultores familiares no mercado, com destaque para a produção de aves caipiras.
 
Durante o evento, serão assinados convênios entre o governo do Estado, através da Seagri/Adab/EBDA, e as cooperativas de produtores de Irará e Conceição de Feira, ambos situados na região de Feira de Santana, para a construção de abatedouros/frigoríficos avícola para frango caipira.
 
"Com a utilização dessa estratégia o Estado fortalece a cadeia produtiva da avicultura e contribui para o desenvolvimento econômico regional, gerando emprego e renda, além de proporcionar um forte instrumento de inclusão social para a nossa gente", destaca o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. A avicultura gera na Bahia cerca de 80 mil empregos.
 
O Estado da Bahia é o segundo maior produtor de frangos do Nordeste, atrás de Pernambuco, e o 10º no ranking nacional, com produção de 100 milhões de frangos/ano, correspondendo a 240 mil toneladas. A produção baiana representa 60% do consumo em todo o Estado, caracterizando o grande potencial de crescimento deste setor produtivo. Atualmente o parque avícola é composto por dois frigoríficos com inspeção federal (SIF), sete com inspeção estadual (S.I.E) e quatro com inspeção municipal (SIM), totalizando 13 matadouros.
 
Municípios que possuam atividades avícolas e visam ampliar o parque de industrial da Bahia também podem integrar o projeto, assim como aqueles localizados distantes das áreas de abrangência dos pólos regionais de abate, promovendo, desta forma a criação de novos pólos para a avicultura no Estado. O projeto disponibiliza um modelo de planta frigorífica padrão com capacidade para abater 5 mil aves/dia, para implantação nas diversas regiões produtivas do Estado. As unidades piloto funcionarão em Irará e Conceição da Feira, com recursos alocados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep).
 
“A realização de um projeto específico para o segmento avícola vem contemplar ainda uma demanda do setor, atendendo à legislação sanitária, proporcionando um destino correto à produção de frango na Bahia e impactando, direta e positivamente, a qualidade do alimento que chega à mesa dos baianos”, explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Outro grande impacto considerável é o desenvolvimento de cadeias produtivas correlacionadas, a exemplo do milho e da soja que produziram para o segmento avícola, respectivamente, 350 mil toneladas e 107 mil toneladas em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário