Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Representantes da Sesab vistam Secretaria da Saúde de Ilhéus





Crédito: Ascom

 A secretaria da Saúde de Ilhéus recebeu nesta quarta-feira (23) a coordenadora de Urgência e Emergência, Alcina Andrade, e a diretora da Atenção Especializada, Ledívia Espinheira – ambas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O encontro teve como pauta a rede de Urgência e Emergência do município de Ilhéus, com destaque para a questão do Serviço de Urgência e Emergência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), e a organização da rede de prestadores e de serviços próprios.
Participaram da reunião o Secretário de Saúde de Ilhéus, Alexandre Simões, a diretora da Média e Alta Complexidade (MAC) de Ilhéus, Manuela Mesquita, além de coordenadores e técnicos da secretaria municipal da Saúde. Segundo Ledívia Espinheira, a visita a Ilhéus atende a uma solicitação do secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, após reivindicação do secretário Alexandre Simões.
 
Em conjunto, os técnicos da Sesab e da Saúde do município analisaram situações complexas em relação a contratações, convênios, ausência de locais para atendimento de emergência e estruturação da atenção básica. A diretora afirma, ainda, que a visita representa um esforço conjunto do Estado, inclusive para formular o planejamento e financiamento de ações necessárias para adequar a rede de urgência e emergência de Ilhéus.
 
A coordenadora de Urgência e Emergência, Alcina Andrade, salientou que essas reuniões têm a finalidade de realizar um levantamento da situação do município e apontar os caminhos a serem tomados. “Uma das prioridades é destravar o processo de implantação das Upas e tratar sobre a regionalização do Samu”, afirmou a coordenadora. As três Upas previstas para Ilhéus seguirão o modelo tipo 2 e algumas parcelas dos recursos destinados à construção das unidades já foram recebidos.
 
Segundo o secretário, Alexandre Simões, o objetivo, agora, é centralizar esforços para a adequação do município e obtenção do terreno para o inicio das obras das Upas. Alexandre salientou, ainda, que o Samu também precisará passar por algumas adequações, inclusive de mudanças de sede, para que a regionalização possa ocorrer. “Com a regionalização do Samu, Ilhéus passará a atender a sua microrregião e com isso passará a receber também mais recursos”, afirmou ele. Como parte da programação da visita, as equipes da Sesab, juntamente com coordenadores de Ilhéus, deverão visitar as instalações do Samu, o Hospital Regional e o Posto 24 horas do bairro Teotônio Vilela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário