Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Cacauicultores homenageiam a Ceplac no Distrito de Florestal




Homenagem á instituição pela ajuda à agricultura familiar

Crédito: Ascom

“O reconhecimento é fruto de um trabalho que vem sendo feito naquela região pelo Escritório Local de Jequié, com o apoio do Núcleo Regional de Ipiaú e de técnicos do Cenex e do Cepec”. A declaração é do chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes, ao comentar a homenagem que lhe foi tributada na manhã de domingo, 6, pela Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais de Florestal, distrito de Jequié,a a 390 quilômetros de Salvador, no sudoeste baiano.

Segundo disse tudo resultou de um trabalho realizado com os agricultores familiares pelos técnicos do Escritório Local da Ceplac em Jequié, a partir de demanda apresentada pela secretaria municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, em 2009, que procurava melhor desenvolver a cacauicultura. Após termo de cooperação, a Ceplac executou atividades intensivas de capacitação de mão de obra com a oferta de cursos de manejo e clonagem de cacaueiros e a distribuição clones tolerantes e resistentes à vassoura-de-bruxa e de maior produtividade.

Como resultado, as propriedades atingiram produtividade acima de 40 arrobas/hectare após dois anos de trabalho dos extensionistas da Ceplac, sob a liderança do técnico Edson Járade do Nascimento, o que demonstra a recuperação da lavoura cacaueira de Florestal, que já havia alcançado 70 arrobas/hectare no passado, caindo depois para 18 arrobas. “Os bons indicadores são decorrentes da parceria entre a Ceplac e o município de Jequié, onde se cumpriu à risca um Plano de Trabalho elaborado, conjuntamente. Então a homenagem é para a instituição Ceplac e a seus técnicos”, disse Sérgio Murilo.

O reconhecimento se deu durante a 8ª Festa do Cacau Clonado de Florestal iniciada na sexta-feira.  O ponto alto da festa, com a programação iniciando as 10 horas, foi a participação de  cerca de 150 produtores familiares provenientes do  distrito de Florestal, outras regiões e de municípios vizinhos como Jaguaquara, Apuarema e Itamari que também assistiram a palestra do chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, sobre “Sistema Agroflorestal Cacau e Seringueira - SAF”, no Salão da 1º Igreja Batista de Florestal.

Coube ao Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste de Jequié, Antonio Rodrigues, apresentar as linhas de crédito disponíveis para os produtores interessados no cultivo em sistema SAF. Na oportunidade, a secretária de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Maria Alves da Cruz, homenageou os diretores dos Cenex, Sergio Murilo Correia Menezes, e do Cepec, Adonias de Castro Virgens Filho, pelos serviços prestados ao produtores do município de Jequié.

Também foram homenageados pelo Cenex o Agricultor Familiar do Ano 2011 da unidade local de Jequié José Xavier dos Santos, proprietário das fazendas Ouro Fino/Ouro Verde/Bom Sossego, no município de Jaguaquara, e o Produtor Destaque Nilton Barros Pires, proprietário da fazenda Grajaú, município de Jequié. Estiveram prestigiando o evento representantes das instituições Agro Ituberá, Car, Sebrae, EBDA, BNB, Câmara De Vereadores e Poder Municipal.

Às 14 horas, deu-se início ao Concurso da Quebra do Cacau Clonado, com a participação de 16 duplas que disputaram os títulos de mais rápido quebrador e descaroçador de cacau clonado do ano 2011. Foram 250 frutos de cacau para cada dupla. A dupla que se consagrou campeã foi Geraldino e Amadeu, que gastaram 5 minutos e 41 segundos. Após o concurso, houve as premiações e em seguida o encerrament

Nenhum comentário:

Postar um comentário