Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Olivença promove a Puxada do Mastro em homenagem a São Sebastião




festa é uma das mais tradicionais no verão ilheense

Crédito: Ascom

A Administração de Olivença da Prefeitura de Ilhéus promove entre os dias 5 e 8 de janeiro próximo a tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião. A festa, que faz parte da tradição da Estância Hidromineral de Olivença, sempre é realizada na primeira semana de Janeiro e remete ao tempo em que os jesuítas tentavam cativar os índios para a fé cristã.

Os índios eram habilidosos, cortavam e descascavam as árvores para que destas fossem feitos mastros, que eram amarrados à cordas e puxados da mata até a vila e colocados em pé na frente da Igreja de Nossa Senhora da Escada. A tradição deu origem à competição de puxar o mastro que até hoje é seguida não só por descendentes de indígenas, mas por pessoas que desejam participar do evento.

De acordo com a programação, será realizada a alvorada – a partir das 5 horas – no período de 5 a 8 de janeiro. Durante os dias de festa o público poderá assistir ao Bloco dos Mascarados, rituais e apresentações, acendimento da Pira Olímpica, hasteamento de bandeiras, shows musicais, Cortejo das Camponesas, além de grupos de capoeira e manifestações culturais que se realizam ao pelas ruas de Olivença.

No dia 8, as atividades começam às 5h30min, quando os puxadores recebem a bênção na frente da Igreja Matriz, para a saída dos Machadeiros e Puxadores para a Mata do Ipanema. Às 15 horas a puxada do mastro se inicia pelas praias, encerrando-se às 18 horas, com a chegada do mastro na praça e arreamento das bandeiras, bem como o apagar do fogo simbólico da pira. As atividades seguem durante o mês, com o hasteamento da Bandeira de são Sebastião pela manhã do dia 15 e o arreamento no final da tarde. Já às 16 horas do dia 20 – dedicado a São Sebastião – haverá novamente novo hasteamento da bandeira.
A Estância Hidromineral de Olivença é um dos locais mais procurados por turistas na época do verão, por conta de suas praias, a presença marcante história indígena, as belezas naturais, o artesanato local entre outros atrativos culturais. Além de ser um dos locais mais requisitados para a prática do surf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário