Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Bahia é destino preferido para investimentos chineses, garante governo




Soja entre os produtos que geram expectativa dos orientais

Crédito: Arquivo

Em janeiro de 2012, o grupo chinês Chongqing Grain Group iniciará as obras de construção de uma das maiores esmagadoras de soja do mundo, no município de Barreiras, oeste da Bahia. Trata-se da indústria Universo Verde, braço brasileiro do Grupo Chongqing, que teve a pedra fundamental lançada em junho deste ano.
 
De acordo com o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, a implantação da fábrica se confirma como um dos importantes resultados das missões do governo baiano à China, realizadas deste março de 2010.
 
O grupo chinês anunciou que investirá R$ 4 bilhões na Bahia, num complexo industrial e em infraestrutura e logística, e está aplicando inicialmente R$ 500 milhões na Universo Verde, que esmagará 1,5 milhão de toneladas/ano de soja.
 
Além do esmagamento de soja, a Indústria Universo Verde fabricará 300 mil toneladas de biodiesel, refinará 200 mil toneladas de óleo, fará extração de lecitina, e terá capacidade de armazenagem de 400 mil toneladas de grãos e 300 mil toneladas de óleo, sendo 200 mil de soja e 100 mil de biodiesel. A indústria vai gerar 300 empregos diretos e cerca de mil indiretos quando estiver em pleno funcionamento.
 
Quarto destino dos investimentos estrangeiros anunciados para o Brasil, de acordo com dados da Rede de Nacional de Informações sobre o Investimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Bahia é o estado brasileiro número um nas intenções de investimentos chineses.
 
Além disso, a Bahia se tornou o primeiro estado brasileiro a instalar e manter um escritório permanente de negócios em Pequim, que nesse momento atua também no sentido de atrair investimentos para a Copa do Mundo de 2014.
 
Algodão e pesca - Eduardo Salles afirma que, além das conversações iniciadas com uma das maiores indústrias têxteis da China, com o objetivo de implantação de um pólo têxtil na Bahia, nas regiões oeste e sudoeste, foram convidados os diretores da Shandong Homey Group, líder na produção de pescados e alimentos processados na China, “para visitar a Bahia e verificar in loco o nosso potencial pesqueiro.
 
O diretor da empresa, Wei Gang Liang, e o gerente geral, Shu Sen Zhang, demonstrar interesse em investir na Bahia e confirmaram a presença da empresa na maior feira de aqüicultura e pesca do Brasil - a Aquapesca Brasil, que será realizada em novembro de 2012, na capital baiana.
 
Produtos da agricultura familiar  - Outro resultado importante das missões é a presença de produtos da agricultura familiar nos supermercados e mesas dos chineses. Geléias de umbu, goiaba, maracujá, produzidas em Uauá e Curaçá, cachaça prata e ouro de Abaíra, banana passa de Ibirapitanga, leite de doce de cabra de Valente, mel de abelha de Ribeira do Pombal, farinha de mandioca de Vitória da Conquista, azeite de dendê, massa para acarajé e vatapá de Salvador, dentre muitos outros produtos já são comercializados na China, e divulgados pelo escritório de negócios da Bahia em Pequim, que dispõe de amostras dos produtos e uma sala de degustação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário