Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Enquanto incinerava 16 ton. de maconha, polícia encontrou mais meia ton.




Maconha na Chapada

Crédito: Arquivo

Enquanto as 16 toneladas de maconha e o meio quilo de haxixe apreendidos há quase uma semana pela Polícia Civil eram incinerados nesta quinta-feira (29), na Cerâmica Nordeste, localizada próximo a Feira de Santana, investigadores do Departamento de Narcóticos (Denarc) encontraram mais meia tonelada da droga em uma fazenda no município de Cafarnaum.
Na propriedade - uma das três, onde, entre os dias 21 e 24 deste mês, foi feita a maior apreensão de maconha do Nordeste -, os traficantes abandonaram também 100 cabeças de gado, que, a exemplo da droga, já estão à disposição da Justiça. Segundo o diretor do Denarc, delegado Jorge Figueiredo, o gado estava faminto e com sede e, ao revolverem o terreno por uma área de pasto, os policiais localizaram a maconha dentro de sacos enterrados e cobertos com lona.
Moradores da região confirmaram que o gado pertencia aos donos da fazenda onde havia plantio de maconha. A meia tonelada da erva foi levada para a Delegacia Territorial de Cafarnaum e será periciada no Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Irecê, e depois incinerada com autorização judicial. Os animais ficarão em outra fazenda, cedida para o confinamento, com o conhecimento do Ministério Público e podem ser convertidos em benefício de alguma instituição.               
Incineração - Iniciada às 8 horas desta quinta-feira (29), a incineração dos 16,015 mil quilos de maconha e do meio quilo de haxixe foi coordenada pelo diretor do Denarc Jorge Figueiredo, que comandou a operação de apreensão da droga, com o apoio da Polícia Militar. Acondicionados em 3 mil sacos a droga foi transportada até os fornos em caminhão baú, escoltados por equipes da Coordenação de Operações  Especiais (COE).
“Salvador e cidades litorâneas da Região Metropolitana seriam o destino desta grande quantidade de droga destruída nesta quinta-feira”, disse o diretor do Denarc. Conforme estimativa da polícia, a droga renderia aos traficantes, cerca de R$ 8 milhões. Segundo Figueiredo, além da quebra da estrutura financeira, os plantadores da maconha perderam toda a produção, equipamentos para plantio e colheita e as propriedades rurais.          
Mais de 10 mil pés da erva, com cerca de 1,5 metro de altura foram erradicados nas três propriedades rurais e incinerados na sexta-feira (23). Preso em flagrante, o caseiro José Marcos Rodrigo dos Santos, 33 anos, empregado da Fazenda Boa Nova, no povoado de Alecrim, em Cafarnaum, segue custodiado na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), em Irecê. 
Ao perceberem a proximidade dos policiais os responsáveis pelo cultivo da maconha fugiram pela vegetação de caatinga fechada, deixando mochilas com roupas e outros pertences.  Durante a operação, também foram apreendidos prensas industriais, balanças de precisão, bombas de irrigação, sementes e ferramentas, além de um veículo Gol e uma motocicleta. Estima-se que cerca de 20 pessoas, a maioria procedente de outros estados, trabalhavam no plantio e colheita da maconha em cada propriedade.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário