Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nova ponte terá 700 m de extensão por 20 de largura e vai custar R$ 200 milhões



A antiga já não suporta mais sozinha

Crédito: JBO

O edital para a contratação da empresa especializada em consultoria na elaboração dos projetos finais de engenharia para a Ponte do Pontal em Ilhéus e o sistema viário de acesso foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21). Com isso, o Governo da Bahia dá um passo importante na implantação da obra, considerada vital para o desenvolvimento do município e para a interligação do sul e extremo sul da Bahia via litoral, já que a ponte atual encontra-se defasada.
“A nova ponte vai melhorar o trânsito para os moradores, agilizar o fluxo dos turistas que visitam a cidade e complementará projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste”, afirma o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, diz que esse resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal será responsável pelo pleno desenvolvimento da cidade. “Estamos em permanente contato com o governador, que sempre se empenhou na vinda de investimentos importantes, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, ZPE, duplicação da BR-415, dentre outros projetos importantes”.
O diretor geral do Derba, Saulo Pontes, explica que a ponte, orçada em R$ 200 milhões, com parte dos recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, terá cerca de 700 metros de extensão por 20 de largura, ligando a praia do Cristo ao Morro de Pernambuco, além de 1.500 metros de vias de acesso. Será do tipo estaiada, com cabos de aço que seguram a estrutura da ponte, nos moldes da Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, e da Ponte Octávio Frias Oliveira, em São Paulo, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal.
O vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, destaca que “a ponte resolverá os problemas de tráfego existentes  na região, com previsão de atender as demandas futuras, devido a implantação de novos projetos, que resultaram num novo ciclo de desenvolvimento para o sul da Bahia”. Segundo ele, o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário