Total de visualizações de página

sexta-feira, 29 de julho de 2011

QUADRILHA TINHA 10 QUILOS DE MACONHA


Na manhã de hoje , após uma operação deflagrada pela Polícia Civil na cidade de Valença foram presos em flagrante delito as pessoas de: Jonathan Conceição Nascimento, Vulgo “Pita”, 22 anos, Pedro Felipe Bulhões dos Santos, 21 anos, João de Deus Silva Nascimento, Vulgo “Jonga”, 53 anos, Crispim dos Santos, Vulgo “Rasta” ou “Bocaz”, 34 anos e Rosival Plácido de Souza, Vulgo “Val”, 39 anos. Em poder dos mesmos foram apreendidos dez quilos de maconha que segundoo, havia sido adquirida na cidade de Irecê. Ainda de acordo com a polícia, também foi apreendido um veículo Fiat Uno placa policial NVY 4585 que foi usado para transportar a droga. Os indivíduos foram autuados pela Coordenadora Regional, Glória Isabel Santos, e uma equipe do “SI” da 5ª Coorpin/Valença-BA.

MORTO QUANDO ESTAVA NAMORANDO

EUNÁPOLIS - A polícia de Eunápolis ainda não tem uma linha de investigação que possa levar ao autor do homicídio do qual foi vítima o jovem Wanderson Paulino Vieira Souza, 18 anos. Ele foi morto com um tiro nas costas, no bairro Ari Reis, zona norte da cidade.
O rapaz foi baleado na rua e caiu morto dentro da casa da namorada, uma adolescente de 17 anos. E as versões obtidas até agora pela Polícia Militar são desencontradas.
A informação de pessoas que estavam no imóvel é que Wanderson chegava para se encontrar com a garota e já em uma esquina foi abordado por pelo menos dois bandidos, que começaram a atirar. Ele teria corrido pra dentro da residência.
Parentes de Wanderson, no entanto, dizem que ele já estava no imóvel e teria saído com a namorada para um passeio na rua quando foi atacado.

No twitter, presidente do Bahia questiona o trabalho de René Simões

Dirigente reclama da postura do time, diz que Ricardinho não poderia ser reserva, mas nega demissão do treinador

Após o empate contra o Vasco, cedido no último minuto da partida em São Januário, o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, comentou o resultado do jogo no twitter. O presidente questionou a postura do time e praticamente deu um ultimato ao treinador René Simões.
- Não dá para ser pressionado assim durante todo o jogo! Nosso plantel é bom, digam o que disser! E domingo só tem um resultado. Vencer – disse o dirigente.
presidente bahia twitter (Foto: Reprodução twitter)No twitter, o presidente do Bahia reclamou da postura do time diante do Vasco (Foto: Reprodução twitter)
Marcelo Guimarães Filho também reproduziu mensagens de torcedores que questionavam o trabalho de René Simões. O presidente demonstrou insatisfação em ver Ricardinho, uma das principais contratações do time, no banco de reservas.
- Pior do que ceder o empate no final é jogar recuado e tomando sufoco o jogo todo. E Ricardinho no banco é brincadeira – reproduziu o presidente do Bahia.
No entanto, Marcelo Guimarães Filho respondeu a um torcedor que questionou se o cartola demitiria René.
- Vou não – se limitou a dizer.
Sem vencer há cinco rodadas, o René Simões balança no cargo. O Bahia ainda não venceu jogando em casa. Após o empate contra o Coritiba no último domingo, o treinador deixou o estádio sob os gritos de ‘Fora René’.
Após doze rodadas, o Bahia venceu apenas duas vezes no campeonato. O resultado da partida do próximo domingo, contra o Figueirense, será decisivo para o futuro de René Simões no comando do Bahia.
 

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mudança de pensamento do Vasco impede Carlos Alberto de jogar


carlos alberto  bahia (Foto: Wesley Santos/Pressdigital)Carlos Alberto não vai poder enfrentar seu ex-clube
(Foto: Wesley Santos/Pressdigital)
O Bahia vai ter dois desfalques importantes para o jogo contra o Vasco, na próxima quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), em São Januário. Jobson está suspenso após ter sido expulso contra o Coritiba. O outro é Carlos Alberto. Mas o camisa 19 não está fora por lesão ou suspensão e sim por questões contratuais. No início da temporada, o Vasco não tinha como prática incluir cláusulas nos empréstimos dos seus jogadores que impediam os mesmos de enfrentar o ex-clube. Agora, o pensamento mudou e a diretoria analisa caso a caso antes de tomar a decisão.
O caso de Carlos Alberto foi o primeiro no qual a cláusula foi incluída. E especificamente no empréstimo para o Bahia. Antes, o apoiador havia sido cedido para o Grêmio, mas em seu contrato nada impedia ele de enfrentar o clube pelo qual conquistou a Série B de 2009. O motivo, neste caso, era simples: o Tricolor Gaúcho havia emprestado o atacante Leandro e não se opôs a um possível reencontro. Mas como não recebeu nenhum tipo de compensação do Bahia, o pensamento mudou.
A mesma cláusula foi incluída no contrato de Enrico. O apoiador foi emprestado ao Ceará e não poderá enfrentar o Vasco no próximo reencontro pelo Campeonato Brasileiro. Durante a Copa do Brasil, por exemplo, o zagueiro Gian, cedido ao Avaí, tinha condições de disputar as semifinais contra o Gigante da Colina. Ele só não o fez por não ter condições físicas.
Hoje o Vasco ainda tem mais dois jogadores emprestados. No entanto, nenhum deles vai cruzar o caminho do clube nos próximos meses. O zagueiro Jadson Viera está no Nacional, do Uruguai, e Jéferson se transferiu para o futebol norte-americano. Os dois não possuem cláusulas e caso um improvável confronto ocorra estarão em condições de jogo.
- Realmente a gente não tinha costume de incluir este tipo de cláusula, mas passamos a analisar caso a caso. Com o Carlos Alberto julgamos ser necessário e o fizemos. Com o Enrico foi a mesma coisa. Acaba sendo mesmo uma opção do clube - afirmou o diretor de futebol, Rodrigo Caetano.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DETONARAM JURUNA NA TAPERA


Cristiano dos Santos Mota vulgo ” Juruna “, de 20 anos, foi assassinado a tiros de 12 e 380, no bairro Alto da Tapera, onde residia, em Ilhéus.
Informações revelam que a vítima estava indo para casa quando três homens chegaram atirando. Cristiano Mota ainda tentou fugir, subindo as escadarias do local, mas foi alvejado. Populares não comentaram sobre o assunto. Também não há informações se a vítima tinha envolvimento com tráfico de drogas.

CAMINHÃO TEVE RODAS ROUBADAS


Homens roubaram todas as rodas de um caminhão na região de Jaguaquara, sudoeste da Bahia. Segundo informações da polícia, os donos estavam dormindo dentro do veículo, que estava estacionado em um posto de combustíveis na BR-116, quando os criminosos quebraram os vidros. As vítimas foram levadas para uma estrada, onde as rodas foram retiradas. O crime está sendo investigado pela delegacia de Jaguaquara. Foram onze rodas levadas, inclusive o estepe. Os homens levaram ainda aparelhos de som, TV, dois celulares e cerca de R$ 3 mil em dinheiro. Os criminosos fugiram em outro carro.

PM encontra arma com jovem no Pontal

Arma encontrada com jovem

Crédito: Ascom
Policiais Militares da 69ª CIPM apreenderam segunda-feira (25), um revolver calibre 32 no bairro Pontal zona sul de Ilhéus, que estava na posse de Matheus M. M. Os policiais estavam em ronda pelo Pontal quando avistaram três jovens em atitude suspeita que se assustaram ao observar a chegada dos PMs.
Ao serem abordados foi encontrado na mochila de Matheus, o revolver calibre 32 de numeração 332959, com seis munições. Matheus foi conduzido a DP com os outros dois elementos que o acompanhava. A Polícia Militar informa ainda que as abordagens a pessoas e veículos vão ser intensificadas por toda zona sul de Ilhéus.

Barreto assegura novas ações após visita de secretário estadual a Ilhéus

Visita oficial pode gerar bons frutos no combate à violência

Crédito: Ascom

“Como toda cidade brasileira de médio porte, Ilhéus também convive diariamente com diversos problemas relacionados à área de segurança pública e a visita do secretário de Segurança Pública do Estado da Bahia, Maurício Teles Barbosa, ao município foi bastante proveitosa, não só para discutir amplamente o assunto, assim como para iniciar ações mais concretas”. A afirmação foi feita pelo secretário municipal de Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, na manhã desta segunda-feira (25), que avaliou como positivamente a visita realizada pelo secretário Maurício Teles, pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades a Ilhéus na semana passada.
As autoridades participaram de solenidade de conclusão da primeira turma do Curso de Sargentos, no auditório da Faculdade de Ilhéus, e visitaram unidades da secretaria da Segurança Pública, a exemplo das obras de construção da nova sede do Departamento de Polícia Técnica, a sede da 7ª Corpin e o presídio Ariston Cardoso. A conclusão do prédio do Departamento de Polícia Técnica (DPT), uma das reivindicações feitas durante a visita do secretário estadual Maurício Teles a Ilhéus, também deve ser finalizada até o fim deste ano. “Ilhéus e cidades circunvizinhas estão sofrendo com essa questão, que segundo o secretário será resolvida até o fim do ano”, informa Barreto.
Mais uma vez, o secretário Maurício Teles reafirmou a intenção do Governo do Estado de implantar, até o fim deste ano, a primeira Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) em Ilhéus, com sede no bairro Teotônio Vilela. O reforço do policiamento rural no distrito de Banco Central foi outro pedido feito ao secretário, que também se comprometeu em traçar estratégias com intuito de beneficiar toda a zona rural de Ilhéus, que conta com 40 localidades, entre distritos, vilas e povoados.
A chegada de 10 novas viaturas até o mês de setembro para reforçar a atuação da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) da Região Cacaueira foi outro anúncio feito pelo secretário de Estado e que para Marcelo Barreto evidencia o compromisso do Governo do Estado com a segurança. “Esperamos que novos investimentos possam contemplar a região”, afirmou Marcelo Barreto.

POLICIA RODOVIÁRIA FEDERAL TEM NOVO CHEFE


EUNÁPOLIS - A 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, em Eunápolis, tem novo chefe. O inspetor Luiz Gonzaga da Silva assumiu a função oficialmente, ontem. A cerimônia de transmissão de cargo foi pela manhã, no auditório da Câmara Municipal.
Gonzaga substitui o inspetor Marcelo Santana, que após cinco anos no comando da delegacia pediu desligamento.
O evento reuniu autoridades, empresários e representantes de diversas entidades, como o juiz da 2ª Vara Cível, Wilson Nunes, a vice-presidente da CDL, Sarita Morelato, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no estado da Bahia, inspetor George Paim.
O novo chefe, que tem 40 anos, ingressou na PRF em 2006 e já foi sargento do Exército brasileiro por 14 anos, servindo na 7ª companhia de comunicações, em Recife, e no Hospital de Guarnição, em Natal.

JABÁ VIROU FEIJOADA

Canavieiras- Flávio Luiz Silva, vulgo Jabá, 19 anos, recebeu a bala policiais militares que o flagraram numa casa no Poste 14, bairro Sócrates Rezende, com drogas para revenda.
Os policiais militares foram até o local com base numa denúncia e, diante dos dois disparos feitos pelo marginal, reagiram e o bandido levou a pior. Levado às pressas ao Hospital Régis Pacheco, ele morreu em seguida.Com Jabá foram encontrados um revólver calibre 32 com 2 balas deflagradas e 4 intactas, uma quantidade em drogas, aparentemente crack, e pequena quantia em dinheiro da venda do produto.


Apesar da pouca idade, Jabá tinha várias passagens pela Delegacia de Polícia, por porte de arma, tentativa de homicídio e envolvimento com o tráfico de drogas.
Na sexta-feira anterior, Jabá tinha trocado tiros com outros mal-elementos, deixando apavorados moradores da rua. O corpo foi autopsiado em Itabuna.

HOMEM MORRE EM ACIDENTE NA BR 101

Um acidente grave, ocorreu no fim desta tarde na BR 101, próximo a cidade de Gandú, na BR 101.
De acordo com informações de socorristas da secretaria de saúde de Gandu uma carreta fazia uma ultrapassagem irregular numa reta próximo a região da natureza viva e acabou chocando-se contra uma pick-up F.4000 de Teolândia que seguia no sentido contrário.

No veículo F.4000 havia apenas o motorista Zenival Rosa Pereira natural de Teolândia que saiu ferido e um passageiro não identificado que morreu no local do acidente, os dados dos veículos envolvidos não foram informados pela PRF, o motorista da carreta segundo populares fugiu.

terça-feira, 26 de julho de 2011

PEDRO, NATURAL DE APUAREMA, É PIZZAIOLO DO FAUSTÃO E DESTAQUE NA REVISTA CARAS

Com um largo sorriso no rosto, Pedro dos Santos Almeida (57) é o pizzaiolo oficial do quadro Pizza do Faustão na atração dominical. Natural de Apuarema, na Bahia, Pedro se mudou em 1971 para São Paulo e começou a trabalhar como garçom em um restaurante.Funcionário dedicado, ele virou maître. Logo depois, cozinheiro. Na sequência, foi convidado a integrar o bufê de um grande banco e lá prestou serviços durante 15 anos. Sua sorte começou a mudar quando conheceu Fausto Silva (61), que o chamou para assinar jantares em sua casa. “Pedro é um exemplo de vida. Além de preparar a verdadeira pizza italiana, ele faz churrascos de alto nível e jantares sofisticados”, comenta o apresentador, que indicou os serviços do chef para vários amigos. “Tudo isso ele conseguiu graças à sua discrição, profissionalismo, talento e dedicação. Todos os amigos, entre empresários e artistas que eu indiquei, acabaram se tornando seus clientes”, emenda ele, que costuma reunir amigos para pizzas em sua casa, onde vive com a mulher, a jornalista Luciana Cardoso (34), e os filhos João Guilherme (7) e Rodrigo (3).

O sucesso de Pedro foi tão grande, que, além de criar jantares dos mais variados sabores para clientes como Hebe Camargo (82), Tom Cavalcante (49) e o cantor Fábio Jr. (57), e integrar o quadro no Domingão do Faustão, ele ainda cuida do cardápio no camarim do apresentador global. “Fausto adora comida italiana. As pizzas preferidas dele são a de atum com palmito e a de mortadela italiana com damasco”, detalha Pedro, que já serviu no palco atores como Luana Piovani (34), Irene Ravache (66), Francisco Cuoco (77), Gabriela Duarte (37) e Bruno Gagliasso (29). “Fausto foi muito generoso e me abriu várias portas. Graças às oportunidades que ele me ofereceu, minha vida deu uma reviravolta”, conta o pizzaiolo, que é casado com Vitória Alves Pereira dos Santos (50) e pai de Francine (31) e Leandro (29). A caçula, Vanessa (26), assim como Vitória, ajuda Pedro nos negócios. Fonte: Revista Caras. Matéria completa>>

EUNÁPOLIS: MÃE ESFAQUEIA PRÓPRIA FILHA

A manicure Marilene Fagundes Santos, 43 anos, foi presa em flagrante, na tarde deste domingo (24), após desferir dois golpes de faca na filha de 13 anos. A agressão aconteceu na tarde deste domingo (24), no bairro Alecrim II, Zona Norte de Eunápolis. Marilene afirma que a discussão começou após ela chegar em casa e encontrar a filha com o namorado de 19 anos.

'Eu não aceito esse namoro. Ela me pediu dinheiro para pagar uma conta. Eu não dei. Então, ela me agrediu'. Fui até o armário, peguei uma faca e falei: Você me bateu e vou lhe matar', afirma a manicure. Sem nenhum constrangimento, Marilene disse que não está arrependida. 'Fazia quantas vezes fosse possível, se me agredisse novamente. Eu pari um filho, não pari um mostro', declara. A adolescente, que foi ferida na cabeça e no braço, está internada no Hospital Regional de Eunápolis. Segundo os médicos, o estado inspira cuidado. A manicure já prestou depoimento, mas o delegado plantonista Alberto Passos ainda não informou os procedimentos que adotou. Informações Anderson Morais.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

POLICIA DIVULGA NOVAS FOTOS DOS VERDADEIROS SUSPEITOS DA MORTE DOS POLICIAIS NO ROSÁRIO








A quadrilha acima seria liderada por “Chocolate”. O mesmo teria sido visto, dias antes do crime, rondando pela Vila Rosário. “Chocolate” é fugitivo do complexo policial de Barreiras e tem parente no Rosário.
João Porto de Souza, o “Chocolate”, teria ameaçado o soldado Aires de morte por diversas vezes. Tantas ameaças fez com que o policial fizesse e guardasse um arquivo de fotos e nomes de marginais que o ameaçavam de morte.
Atualmente “Chocolate” participa de uma quadrilha de assalto a postos de combustível na região oeste.

A polícia continua na captura dos criminosos que assassinaram, no último dia 18, os policiais da Vila Rosário.

domingo, 24 de julho de 2011

EXCLUSIVO: CIPE-CACAUEIRA (CAERC) prende duas traficantes em Valença-BA




Ontem , 23 de julho de 2011, por voltas das 15:00 horas, uma guarnição da CAERC, comandada pelo Sgt PM Reginaldo, juntamente com os Soldados PM Caio, Marcos, Braga e Lavigne, efetuou a prisão de duas mulheres (Cristiane de souza de Jesus - 31 anos e Carla Andréia de Souza Cruz - 27 anos), fazendo embalagem de drogas para tráfico. Segundo a guarnição, foram informados pela Central de Polícia da cidade de Valença-BA (180 Km de Salvador), que no loteamento águas de Março, em um beco, no último barraco, um grupo de homens e duas mulheres haviam acabado de receber um carregamento de drogas. Chegando ao local indicado os meliantes (homens), evadiram pelo mangue, sendo dado voz de prisão às duas mulheres ainda no barraco. Foi encontrado com as mesmas um pacote grande de "maconha" aproximadamente duzentos gramas,  28 (vinte e oito) trouxas também de "maconha", enroladas em folhas de papel, 43 (quarenta e três) pedras de "crack", um rolo de fita crepe e linha azul para enrolar as pedras de crack. Foi apresentado juntamente com as conduzidas ainda, dois aparelhos celulares um relógio e 43,00 (quarenta e três reais) em espécie e um relógio marca Ana Hickmann. segundo as conduzidas os meliantes que evadiram foram: Quenado, Andinho e Igor da Portelinha. Apresentadas à Delegada Ana Maria Mendes, que analisou os fatos e determinou a lavratura de auto de prisão em flagrante n. 250/2011.

PAULISTA TROCOU TIROS COM A PM E FOI PARAR NA VALETA EM JAGUAQUARA


Durante uma abordagem policial na noite de ontem , na casa de número 529, da Rua Pedro Bernardino Santos, bairro Cruzeiro, em Jaguaquara, tombou morto, José Carlos Santos de Lima, 42 anos, vulgo Paulista. Ao chegarem na porta do imóvel, os policiais teriam sido recebidos a bala, havendo revide, sendo Paulista alvejado em várias partes do corpo. Na sua carteira de identidade consta que ele é natural de Salvador, mas os comentários davam conta de que ele estava residindo ultimamente em São Paulo tendo chegado em Jaguaquara havia poucos meses. O homem ainda foi levado pelos policiais para o Hospital de Jaguaquara mas, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. A polícia informou que uma jovem, de nome não revelado, oriunda da zona rural de do município que residia na casa com Paulista, foi encaminhada à Depol para prestar depoimento. Na casa foram encontradas, 156 pedras pequeneas de crack, uma pedra grande da droga, uma pedra de cocaína, um pacote com substância desconhecida na cor branca, um saco plástico amarelo com maconha, um relógio de pulso, uma balança de precisão, mais um saco com 886 gramas de maconha, uma moto CG Fan, 125 de placa NYT-8786 licença de Jaguaquara e um revolver calibre 38 com quatro cartuchos, dois deles deflagrados durante a abordagem policial.

POLICIA PROCURA VIUVA NEGRA E PAGA 11 MIL DE RECOMPENSA

A advogada gaúcha Heloísa Borba Gonçalves, conhecida como “Viúva Negra”, numa referência à aranha que mata os machos após o acasalamento. Ela é acusada de estelionato e dos assassinatos de cinco pessoas, incluindo um amante e dois maridos. O Disque Denúncia (2253-1177), que oferece uma recompensa de R$ 11 mil por informações que levem à captura de Heloísa, já recebeu 45 ligações a respeito do paradeiro dela.

sábado, 23 de julho de 2011

Maurício Barbosa assume compromisso de modernizar segurança em Ilhéus

Vice-prefeito entregou ofícios ao secretário

Crédito: Ascom
O prefeito em exercício de Ilhéus, vice-prefeito Mário Alexandre – acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa e dos secretários municipais – recebeu nesta quinta-feira (21), no Palácio Paranaguá, a visita do Secretário da Segurança Pública da Bahia Maurício Teles Barbosa. No encontro, Mário Alexandre entregou dois ofícios do Município solicitando a ampliação dos serviços de segurança pública para a sede, distritos e zona rural.
Segundo Mário Alexandre, Ilhéus vem se desenvolvendo ultimamente e as demandas têm surgido nas mais diversas áreas, inclusive a segurança pública. Essas necessidades, na opinião do prefeito em exercício, são ampliadas pelo fato de Ilhéus possuir um município com um número grande de distritos, alguns deles localizadas em locais distantes e de difícil acesso. “Já estabelecemos parcerias com os órgãos de segurança, mas é preciso ampliá-las”, disse.
Entre as necessidades apontadas por Mário Alexandre estão a locação de efetivos para as polícias civil e militar, criação de um contingente especializado no atendimento aos turistas, bem como a construção de um novo complexo policial e a conclusão do prédio do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Outro equipamento reivindicado é a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), cujo projeto foi apresentado pelo secretário da Segurança, Transporte e Trânsito, Marcelo Barreto, e que já se encontra aprovado pelo Estado.
Mário Alexandre fundamentou as reivindicações feitas ao secretário Maurício Barbosa diante da implantação do Complexo Intermodal do Porto Sul, que prevê a construção de um porto, um aeroporto e uma ferrovia, o que vai aumentar consideravelmente a população do município. Outra justificativa apresentada foi a fragmentação da população em mais de 40 comunidades, o que dificulta a ação dos agentes de segurança.
Assegurou o secretário Maurício Barbosa, que as demandas da Secretaria da Segurança do Estado hoje estão sendo atendidas com mais rapidez, devido à contratação de efetivo para as polícias civil e militar. O secretário também ressaltou que já é realidade a ampliação do quadro de técnicos de engenharia, graças às parcerias realizadas com outros órgãos do governo, a exemplo da Sucab, Sudic e Conder. “Antes tínhamos apenas um engenheiro e agora dispomos de mais de 10, o que facilitará o andamento dos projetos”, acentuou.
O secretário da Segurança também realçou a aquisição de 120 novas viaturas para o patrulhamento e o processo licitatório para adquirir outras 560 ainda este ano, suprindo as deficiências existentes em todo o estado. Maurício Barbosa disse, ainda, que sua secretaria tem novos projetos para a segurança pública do Sul da Bahia, inclusive com a instalação de uma unidade do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), que deverá operar com uma aeronave sediada na região.
No final do encontro, a deputada estadual Ângela Sousa entregou ao secretário Maurício Barbosa, ao delegado-chefe Hélio Jorge Paixão e ao comandante da Polícia Militar, coronel Alfredo Braga de Castro, um exemplar do livro “Minha Ilhéus”, do fotógrafo e chefe-de-gabinete do prefeito de Ilhéus, José Nazal.  

Prefeitura e CEF promovem 1º Feirão de imóveis em Itabuna

Para todos os bolsos

Crédito: Ascom
O “sonho da casa própria” está mais perto de se tornar realidade para centenas de familais que ainda vivem de aluguel. Itabuna promoverá no período de 26 a 28 de agosto, o 1º Feirão de Imóveis de vários tipos, alguns ainda na planta, que atendem a todos os bolsos. O evento, o primeiro desse nível na região, será realizado na Praça Otávio Mangabeira (Camacã) das 9 às 21 horas, e resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Caixa Econômica Federal (CEF).
O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (20) pelo secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Carlos Leahy, durante um encontro com o gerente regional de Construção da CEF, Antônio Almeida, a assistente de Sustentação ao Negócio Sênior, Noely Júlia Nunes, além de técnicos, na própria Secretaria de Indústria e Comércio, no Centro Administrativo.  
No 1º Feirão de Imóveis de Itabuna serão disponibilizados cerca de mil imóveis com preços que variam entre R$50 mil a R$500 mil, com financiamento em até 30 anos. O projeto também pode ser incluindo dentro do Programa Minha Casa Minha Vida, conforme adiantou o representante da CEF.
Na Praça Camacã serão instalados estandes para atendimento ao público regional, não só com informações, como também com simulação de valores e até fechamento de contratos, segundo adiantou o gerente da Caixa, Antônio Almeida.  Os interessados devem se apresentar munidos de documentos pessoais e comprovantes de renda e de residência. 
O titular da Indústria e Comércio, Carlos Leahy disse que o Feirão de Imóveis é uma dos momentos mais importantes para as famílias não apenas de Itabuna, como de todo o Sul da Bahia, que ainda sonham com a casa própria, mas que faltava uma oportunidade como essa. Leahy adianta que o feirão será realizado em Itabuna nos mesmos moldes que já acontece no programa nacional.
“Não temos dúvida alguma de que esse evento será um grande sucesso, a exemplo do que já ocorre com todos os já realizados pela Caixa. Este também será mais um presente que o prefeito capitão Azevedo oferece para a comunidade, num momento em que o município completa seus 101 anos de emancipação política administrativa”.

Pardais e agentes de trânsito em Ilhéus emitiram 65 mil multas em 9 meses

Muito dinheiro em jogo

Crédito: Google
Desde que foram implantados em Ilhéus, sul do estado, em setembro do ano passado, os "pardais", equipamentos eletrônicos que captam infrações no trânsito por meio de gravações de imagens, registraram, em apenas quatros pontos da cidade, 49 mil multas, uma média de 5.400 multas por mês, 180 multas por dia, sete multas e meia por hora. Desligados há pelo menos 48 horas, por força de uma liminar expedida pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJB), o sistema está sob investigação e os motoristas punidos neste período poderão solicitar o ressarcimento do valor pago e a retirada de pontos punitivos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A Prefeitura garante que vai recorrer da decisão e pretende manter o sistema em funcionamento.
Guardados à sete chaves pelas autoridades municipais, acusadas pela população de montar uma verdadeira "indústria de multas" na cidade, os números, apesar de perguntados, jamais foram revelados publicamente. Mas repórteres do Jornal Bahia Online trabalharam durante duas semanas na apuração desta matéria e obtiveram informações exclusivas junto a uma autoridade municipal. Descobriram que o faturamento vai muito mais além do que é imaginado pela população e não está restrito aos equipamentos eletrônicos. Por meio de ocorrências registradas pelos agentes de trânsito que circulam nas ruas de Ilhéus, mais 16 mil notificações foram emitidas neste mesmo período.
Em resumo: Ilhéus, uma cidade que possui cadastrados na 13a. Ciretran 27.270 veículos, emitiu, em apenas nove meses, 65 mil multas no trânsito. Deste total, 23.230 multas foram dadas a veículos que são de outras localidades. O município já conseguiu arrecadar com as punições algo em torno de 1 milhão e meio de reais e ainda tem a receber uma cifra que pode estar muito próxima a 5 milhões, segundo a fonte.
De fato, o trânsito de Ilhéus é desorganizado e passível de punições. Motoristas não respeitam sinais de trânsito, estacionam em locais irregulares e há até aqueles - inclusive autoridades - que transformam espaços públicos de estacionamento em garagens particulares. Mas o número de ocorrências registrados na cidade em menos de um ano, revela um sentimento de que a Prefeitura, ao invés de organizar a circulação de pessoas e veículos pelas ruas e avenidas, através de medidas educativas, tem preferido punir. E faturar alto.
Um outro fato que merece destaque é que esperava-se que o dinheiro arrecadado fosse, pelo menos, usado para melhorar o sistema viário de Ilhéus. Até o momento o que a Prefeitura fez foi pintar - com tinta de qualidade duvidosa, diga-se de passagem - a sinalização horizontal nas áreas centrais da cidade, sem sequer tapar os buracos que são incontáveis pela falta de manutenção do asfalto já desgastado pelo tempo. Ou seja: pune. Mas não faz a sua parte.
Uma autoridade da 13a. Ciretran ouvida pela reportagem garante que a punição, com reflexo direto no bolso do consumidor, tem revelado uma outra situação preocupante: dos mais de 27 mil veículos emplacados no município, 10.868, ou seja, 31 por cento da frota, estão com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em atraso, circulando de forma irregular.
É que as multas emitidas pela secretaria de Trânsito da Prefeitura são pagas no momento da quitação do IPVA. Como em alguns casos o valor tem sido exorbitante, muitos proprietários de veículos preferem deixar de pagar o IPVA e circular na ilegalidade, apostando na falta de uma fiscalização mais rígida.
A autoridade palaciana ouvida pelo JBO também chama a atenção para um outro fato. Caso a Prefeitura não consiga reverter a decisão judicial em vigor, como fará para devolver 1 milhão e meio de reais já arrecadado junto ao contribuinte? Circula uma piada pelos corredores do Palácio Paranaguá que uma figura convidada para assumir uma importante secretaria no governo, teria ido até o prefeito e dito que aceitaria o cargo, caso ele repassasse 200 mil reais para a pasta no intuito de que pudessem ser pagas algumas contas emergenciais. Como resposta teria recebido a seguinte frase: "faz o seguinte. toma a chave do cofre. O que tiver por lá, você pode levar e aplicar na secretaria". Em tempo: o cofre estava... vazio!

Tribunal de Justiça da Bahia revoga liminar e pardais voltam a funcionar em Ilhéus

Pardais serão religados

Crédito: Arquivo
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJB) revogou agora a tarde a liminar que impedia o funcionamento dos pardais em quatro pontos da cidade de Ilhéus e as multas voltarão a ser cobradas logo que a Prefeitura for oficialmente comunicada da decisão.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito, Marcelo Barreto, apesar de, no período em que a liminar esteve em vigência, não ter sido emitida nenhuma multa, a partir desta decisão da Justiça elas serão cobradas de forma retroativas. Ou seja: quem no período da liminar infringiu as leis do trânsito nas áreas onde os pardais estão instalados, também serão penalizados.
A instalação dos pardais em Ilhéus é centro de uma grande polêmica. De um lado o governo entende que o equipamento é importante para a organização e disciplina do trânsito. De outro, cidadãos consideram que com o equipamento, Ilhéus ganhou uma verdadeira indústria de multas, algumas, segundo informam, injustas.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Área do Distrito Industrial de Ilhéus vai à leilão nesta terça-feira


Distrito Industrial de Ilhéus na lista

Crédito: Jozé Nazal

Um dos 108 bens que estarão no próximo pregão do TRT5, que acontece nesta terça-feira, 19, em Itabuna, é uma área de terra no Distrito Industrial de Ilhéus, de 7.745 m² e avaliado em R$ 614 mil, com lance inicial de R$ 400 mil. O imóvel possui um galpão industrial de alvernaria de pedras e tijolo, coberto por telhas de fibrocimento, piso de alta resistência, composto de dois módulos, galpão de de administração e de produção, com duas áreas cobertas para carga e descarga e expedição, sala de recepção e peças, estoque, linha de montagem,copa, sala de controle e vestiários.
Além desse, o pregão dispõe de outros imóveis para arrematação pública através da Nordeste Leilões, entre eles uma propriedade agrícola denominada "Santa Rosa", situada no município de Pau Brasil, com 130 hectares, avaliada em R$ 150 mil, e um imóvel agrícola denominado "Fazenda Santa Creuza I", de 50 hectares, situado em Almadina, próximo de Coaraci, e também avaliado em R$ 150 mil.
Dentre os veículos, vale destacar um Fiat Doblô, ano 2005, cor branca e avaliado em R$ 20 mil e um Voyage 1.0, cor preta e quatro portas, ano 2010/2011, avaliado em R$ 31 mil. Na relação do leilão constam ainda outros imóveis, uma grande variedade de veículos, roupas, equipamentos eletrônicos, móveis, eletrodomésticos e maquinários.
O leilão acontecerá no auditório do fórum Humberto Machado, no bairro de São Caetano, em Itabuna, a partir das 9h. Mais detalhes do edital podem ser encontrados no site www.nordesteleiloes.com, onde constam todos os bens que irão à arrematação. Os interessados devem se inscrever no mesmo site ou no local do pregão até uma hora antes de seu início.




VIATURA DA CIVIL DE ITABUNA VIRA NA BA 415

Uma viatura da Policia Civil de Itabuna, que serve ao Departamento de Policia Técnica, virou na tarde de ontem, na BA 415 próximo a cidade de Ibicaraí. Os peritos, Murilo e Cleitom, que estavam no interior do veículo, sofreram apenas escoriações. Os dois, seguiam para a cidade de Itaju do Colônia, para fazer uma pericia em um gol e uma moto, que colidiram no último domingo.

Lentes Mágicas
Gerson Teixeira

DOIS POLICIAIS ASSASSINADOS POR ASSALTANTES EM SANTA MARIA DA VITÓRIA

Um pano preto na entrada do 10º BPM, indica luto pela morte dos dois PMs.
Os policiais identificados como Aires e Evangevaldo, que estavam de plantão no posto policial, do povoado de Rosário, em Santa Maria da Vitória, foram mortos enquanto dormiam. Os bandidos que estavam em três veículos chegaram ao posto policial de madrugada e aproveitaram o descanso dos policiais para executar os mesmos.
Um dos policiais teve o braço decepado com um tiro de espingarda calibre 12. Outro foi morto ainda de cueca.
O policial Abadias levou um tiro na perna e correu para o alojamento onde foi socorrido por mais dois policiais. Todos ficaram trancados até os bandidos irem embora.
Ainda de acordo com a fonte, o policial corre risco de perder a perna.
A polícia está em peso na região do Rosário a caça dos bandidos, que teriam já abandonado um veículo.
Com apoio de um helicóptero e de policiais do estado de Goiás a polícia militar da Bahia espera prender os bandidos.

MÉDICO ENCONTRADO MORTO EM QUARTO DE POUSADA

O médico Jader José Lucena Dias Correta, 58 anos, foi encontrado morto no quarto de uma pousada na manhã desta segunda-feira, no bairro Monte Castelo, em Teixeira de Freitas.
Jader era natural de Recife, em Pernambuco, e estava em Teixeira de Freitas há cinco meses, quando foi contratado pela secretária municipal de Saúde para atuar na área de Atenção Básica.
O corpo de Jader foi encontrado por volta das 7 horas, no momento em que um motorista da Prefeitura foi até a pousada para levá-lo ao distrito de Cachoeira do Mato, onde o médico trabalhava.
Depois de chamar por várias vezes, o motorista chamou um funcionário da pousada, que confirmou que o médico não ainda havia saído. Uma chave reserva foi usada para abrir o quarto.
Segundo o perito criminal Bruno Mello, que esteve no local juntamente com o também perito Sandro Abreu e o delegado Júlio Teles, o corpo estava sobre a cama e não apresentava sinais de violência. No local, também foram encontrados indícios de que ele teria bebido e fumado pouco antes de morrer. “Tudo indica que ele tenha sofrido um infarto”, disse o perito Bruno, acrescentando que a vítima fazia uso de vários remédios, dentre eles, um para hipertensão.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

BANDIDOS SÃO PRESOS APÓS ASSALTO AOS CORREIOS DE APUAREMA

Após vários arrombamentos e assaltos na cidade de Apuarema, distante a 326km da capital Salvador-BA, predominou-se um clima de insegurança na população e, na manhã desta terça-feira (12) por volta das 10h., dois elementos armados: Leandro Pereira Lima, 25 anos e Vitor Ramos Silva, 23 anos, ambos moradores de Jequié-BA, chegaram à agência dos correios em uma motocicleta e anunciaram o assalto. Durante a ação, moradores perceberam o movimento suspeito e comunicaram aos policiais militares (SD/PM Pinheiro, SD/PM Geraldo e o Sgt./PM Aragão), que com o apoio do SD/PM Carvalho se deslocaram ao local. Ao notarem a presença dos policiais, os assaltantes deflagraram vários tiros contra os militares, estes revidaram, iniciando-se um tiroteio na Praça Joel Lima, no Centro da cidade.

No momento da troca de tiros um carro e o Cartório de Registro Civil foram atingidos por balas perdidas. Os bandidos fugiram em direção a cidade de Jequié; não havendo viatura da civil ou da militar, os policiais conseguiram um carro particular, vindo a persegui-los, quando no lugar “Cascalheira”, entraram novamente em confronto, sendo os marginais atingidos por disparados, e em conseqüência, perderam o controle da motocicleta; feridos, um deles com fratura exposta, foram socorridos pela ambulância de Apuarema, e transferidos para o Hospital Geral Prado Valadares, de Jequié-BA, onde encontram-se sob escolta policial. Esta operação contou também com participação dos policiais de Itamarí (SD/PM Roberto Moraes e SD/PM Gilmário), que apreenderam: um revólver cal 38, uma pistola cal 635, uma motocicleta e a quantia roubada no valor de R$ 2.950,00.