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terça-feira, 12 de julho de 2011

Planserv se antecipa na adoção de medidas para agilizar atendimento

Objetivo é agilizar atendimento

Crédito: Google

Antes de a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) obrigar os planos de saúde a diminuir o tempo para a marcação de consultas, o plano de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) havia adotado medidas para reduzir o prazo de atendimento dos beneficiários. Por ser um órgão da administração pública, com legislação própria, o plano não é regido pela ANS, porém, busca estar em sintonia com as práticas do mercado de saúde suplementar.

A carência de profissionais em algumas especialidades é um problema nacional, que atinge todos os planos de saúde. No caso do Planserv, para as especialidades médicas com grande oferta de profissionais - oftalmologia, ginecologia, ortopedia - os usuários conseguem marcar consultas com maior rapidez.

Para resolver um problema recorrente, a enorme defasagem entre a oferta e a procura por endocrinologista - existia uma demanda desproporcional à quantidade de especialistas disponíveis na Bahia -, o Planserv criou, em 2009, o Programa de Gerenciamento de Endocrinopatias. No início, o Planserv marcava as consultas, mas atualmente o próprio beneficiário entra em contato com as clínicas. 

Outra solução que contribuiu para a diminuição do tempo de espera foi a implantação, no mesmo ano, da autorização 100% eletrônica para os procedimentos que não dependem de material e medicamentos, e que são liberados em, no máximo, 48 horas.

Disponibilidade – Embora a dificuldade não se repita em outras especialidades com a mesma dimensão que acontecia com endocrinologia, o beneficiário se depara com pelo menos dois fatores que influenciam no aumento do prazo para a marcação de consultas - poucos médicos disponíveis para determinadas especialidades, a exemplo de reumatologia, pediatria, neuropediatria e geriatria -, além de ter que depender da disponibilidade na agenda dos médicos mais requisitados, que é definida por eles, sem a interferência do plano.

Sobre a nova resolução da ANS, que estabelece prazo de sete a 21 dias para marcação de consultas, a coordenadora geral do Planserv, Sônia Carvalho, explica que, “mesmo o plano não sendo obrigado a seguir as regras, porque não é regido pelo órgão, constantemente buscamos medidas que reduzam o prazo para atendimento”. Ela ressalta que “há dificuldades pontuais devido à carência de profissionais no interior do estado, especialmente nas regiões do extremo sul e oeste”.

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