Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Seminário discute ações do Minha Casa, Minha Vida

Debate de interesse social

Crédito: Ascom
Gestores de 13 municípios, inclusive o prefeito Capitão Azevedo, além de técnicos do governo do estado, da Amurc e secretários municipais participaram, no auditório do Itabuna Palace Hotel, de um seminário promovido pela pela Superintência Regional da Caixa Econômica Federal, com o objetivo de avaliar as ações do Minha Casa, Minha Vida no Sul e Sudoeste da Bahia.
Para o prefeito Azevedo, o simpósio é importante, porque amplia o debate sobre a questão de moradias de interesse social e que tem como um dos vetores de mudança o Programa Minha Casa, Minha Vida, um programa federal e que integra os estados e municípios para a sua implementação através do aporte de recursos da Caixa.
Ele lembra que Itabuna tem um déficit de 10 mil habitações e destaca que hoje o seu município tem mais de 2,5 mil habitações em construção pelo Minha Casa, Minha Vida: “A Prefeitura atuou no programa através do cadastramento das famílias com renda até três salários mínimos, em situação de risco ou vivendo em sub-habitações, e que são atendidas através da Secretaria de Assistência Social”.
O prefeito observou ainda que para poder captar recursos para moradias populares, o governo não só implementou o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social, como também vem trabalhando na formatação do Fundo Municipal específico e que teria como função captar e aplicar os recursos para o setor. A construção das moradias é realizada por incorporadoras ligadas à iniciativa privada.
Avaliação da CaixaO superintendente da Caixa, Luis Antônio de Souza considera que o seminário superou as expectativas, com um debate amplo sobre a questão da habitação popular visando a melhoria e a ampliação do Programa Minha Casa Minha Vida, que tem em andamento a construção de 18 mil casas na região, das quais 2,5 mil unidades em Itabuna.
Um outro aspecto observado por ele, é que a construção de casas  na região vem sendo liderada por Vitória da Conquista, Jequié e Itabuna, que estão entre os 13 municípios representados no seminário, com a participação de dirigentes e técnicos da Caixa, representantes da Sedur e Conder (representando o governo do estado), que apresentaram um relato das políticas para o setor e o andamento do Plano estadual de Habitação de Interesse Social, em fase de implementação  além de gestores de 13 municípios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário