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segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Propostas da Fiol serão abertas na quinta




Complexo intermodal porto sul

Crédito: Ascom

O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves, anunciou nesta sexta-feira (10), em Salvador, que na quinta-feira (16) a empresa vai abrir as propostas comerciais enviadas pelos consórcios que disputam a execução das obras e serviços de engenharia do primeiro trecho da ferrovia de integração oeste-leste, com extensão de mil quilômetros ligando Ilhéus a Barreiras, na Bahia.

O anúncio aconteceu durante palestra no seminário “150 anos de ferrovia na Bahia”, na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O presidente da Valec acredita que até o final deste mês seja assinada a ordem de serviço para o início das obras, bastando que a licença de instalação da ferrovia seja concedida pelo Ibama, que tem até o dia 30 para se pronunciar. ”Acredito que a licença será concedida, pois a Valec tem atendido todas as exigências ambientais feitas pelo órgão. Com a licença em mãos e a ordem de serviço assinada pelo presidente, podemos colocar as máquinas para funcionar”.

Na primeira fase da construção da ferrovia, que vai ligar Ilhéus a Barreiras, serão investidos R$ 4,5 bilhões, com previsão de entrega da obra para 2012. A ferrovia se constitui num eixo ferroviário que dinamizará o escoamento da produção da Bahia e servirá para interligar aquela região aos outros pólos do país, através da conexão que terá com a ferrovia norte-sul, em Figueirópolis (Tocantins).

A ferrovia forma um corredor de transporte que otimiza a operação do porto de Ponta da Tulha, instalado em Ilhéus, na Bahia e abre alternativa de logística para portos no norte do país atendidos pela ferrovia norte-sul e estrada de ferro Carajás.

A ferrovia de integração oeste leste faz parte complexo logístico intermodal Porto Sul, que é composto por vários empreendimentos interdependentes e com modais interligados, entre eles o porto público de Ilhéus e o terminal de uso privativo da Bahia Mineração.

Conheça o passo a passo do projeto:
- Em 2008, foram iniciados os estudos para a definição de traçado e os de impacto ambiental;

- Em
2009, a empresa realizou concorrência pública para contratar empresa de engenharia para elaborar o projeto de infraestrutura e superestrutura ferroviária e de estudos operacionais;

- Em 23 de março de 2010, o Ibama concedeu a licença prévia;

- Em 23 de agosto de
2010, a Valec recebeu as propostas técnicas e comerciais de 12 consórcios, para a execução das obras e serviços de engenharia do trecho de mil quilômetros da ferrovia de integração oeste-leste, que vali ligar Ilhéus e Barreiras, na Bahia;

- Dia 16 de setembro de 2010, depois de analisar as propostas técnicas, a Valec vai abrir as propostas comerciais das concessionárias;

- Até 30 de setembro de 2010, prazo do Ibama para divulgar parecer sobre a licença de instalação.

Tão logo as autoridades ambientais concedam a licença de instalação, a Valec dará início às obras no trecho que vai de Ilhéus a Caetité. O objetivo da Valec é chegar em julho de 2012 com o trecho Ilhéus-Barreiras, de cerca de 1.000 quilômetros, totalmente concluído.

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