Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Com gol e choro de Mendes, Bahia vence lanterna e assume vice-liderança

Depois de quatro meses treinando sozinho, afastado do grupo principal do Bahia, o atacante Mendes voltou a vestir a camisa tricolor neste sábado no Pituaçu, marcou o gol da virada do time baiano sobre o Ipatinga e chorou copiosamente. O tento marcado pelo atacante foi o segundo da vitória do Bahia por 3 a 1 sobre o time mineiro, pela 21ª rodada da Série B.

Com o resultado, o Bahia sobe duas posições e chega à vice-liderança da competição, atrás apenas do Figueirense. Com 37 pontos, a equipe baiana fica empatada com Coritiba e Ponte Preta, ultrapassando os paranaenses pelo saldo de gols (11 contra nove) e os paulistas pelo número de gols marcados (36 a 29).

Já o Ipatinga segue tendo a pior campanha da Série B. Em 21 rodadas, conquistou apenas 15 pontos, com três vitórias e seis empates. Esta foi a 12ª derrota do alviverde mineiro na Série B. Com os resultados deste sábado, o Ipatinga já vê o primeiro time acima da zona de rebaixamento com sete pontos à sua frente.

Na próxima rodada, o Bahia tem confronto direto pela vice-liderança contra a Ponte Preta, em Campinas, em jogo marcado para a tarde do próximo sábado. O Ipatinga joga na sexta-feira contra o São Caetano em casa.

O jogo

Mesmo com mais posse de bola e mais iniciativa ofensiva, o Bahia viu o Ipatinga em vantagem na primeira metade da etapa inicial. Enquanto o time baiano mantinha-se à frente, abria espaço para os contra-ataques e os mineiros tiveram oportunidade de abrir até mesmo um placar elástico.

A primeira chance clara foi aos 10min. Preto recebeu sozinho na esquerda da área, fintou o marcador, demorou a bater e foi desarmado por Ávine, que chegou de surpresa por trás. Depois, aos 19min, nova chance perdida, agora com Alessandro. No escanteio originado por este lance, porém, saiu o gol. Jajá, ex-Bahia, cobrou da esquerda, Alessandro cabeceou fraco para o gol, mas Thiago Mathias se antecipou a Renê para marcar.

O Bahia não demorou a reagir. Aos 26min, Jancarlos mostrou que segue com o pé na forma. Em batida de falta pela ponta esquerda, o lateral-direito surpreendeu batendo direto para o gol, acertou o ângulo esquerdo e empatou.

Logo depois, porém, o Bahia quase entregou. Hélder errou lance bobo, tocou para trás na zaga e deu a bola nos pés de Alessandro. O camisa 11, sozinho com Renê, tocou fraco, rasteiro, e facilitou a defesa do goleiro.

O Bahia seguia sem empolgar e a torcida já ensaiava as primeiras vaias, focando principalmente Mendes, quando o atacante desencantou. Depois de quatro meses treinando em separado, afastado pelo então treinador tricolor Renato Gaúcho, o jogador de 34 anos foi chamado para suprir a falta da dupla titular Rodrigo Gral e Jael, e mostrou faro de gol.

Aos 44min, Ávine recebeu lançamento em profundidade, chegou à linha de fundo e rolou para trás. Desmarcado e com o gol vazio, Mendes só teve o trabalho de empurrar a bola para as redes. Na comemoração, chorou bastante, cercado pelos companheiros. Em seguida, foi para o banco abraçar o técnico Márcio Araújo. Na saída para o vestiário, afirmou que tirara um “peso de 200kg das costas”. Esta foi apenas a segunda partida do jogador na Série B - a primeira havia sido na estreia da competição.

O gol parece ter aliviado também o time do Bahia, que chegou à segunda etapa mais tranquilo e construiu o resultado sem dar chances ao Ipatinga. Logo aos 4min, Ávine fez mais uma boa jogada pela esquerda e cruzou na cabeça de Adriano, que, de peixinho, fez o terceiro.

O lateral-esquerdo, aliás, foi o melhor jogador da partida. Sempre perigoso pela esquerda, o camisa 6 quase fez o dele, fazendo fila pela defesa do Ipatinga aos 23min, chutando forte e exigindo boa defesa do goleiro do Ipatinga.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário