Candidatos pelo país se valem de profissão, humor e escárnio para sintetizar "plataformas" políticas.
O candidato Wellington Teixeira (PRTB) inovou na divulgação de sua candidatura. Simplesmente decidiu não apostar no seu rosto. A favor do voto facultativo, algumas de suas inserções simplesmente não colocam a sua foto. Mostram apenas uma silhueta preta. A mesma estratégia está em seu galhardete. O seu slogan é "Voto livre agora".
Uma simpatizante de Marconi Perillo, candidato do PSDB ao governo de Goiás, encarna a "Garota 45" em vídeo que causou barulho na internet.
A produção chegou a ser recomendada pelo próprio candidato no Twitter. Agora, contudo, virou o elefante branco da campanha tucana.
Tudo por causa do apelo sensual do vídeo, que mostra a jovem dando voltinhas com roupas curtas --imagine um "book de modelo". Ela também aparece em momento "militante", com camisa do PSDB e posando ao lado de Perillo.
O deputado estadual Daniel Goulart, vice-presidente regional do PSDB, disse à
Folha que a garota não faz parte da campanha oficial. A bonitona loura --que, nas palavras de Perillo no Twitter, esbanja "simpatia e alegria!!!"-- foi identificada por Goulart como Luciara, bacharel em direito.
Escrito por Anna Virginia às 22h05
Você se lembra do ator, cantor e bailarino Sebastian, ex-garoto propaganda das lojas de departamento C&A?
Ele está com Paulo Skaf, candidato a governador em São Paulo pelo PSB.
O artista apela para a sensibilidade do eleitor no vídeo em que pede votos para empresário.
“Paulo Skaf, pra mim, é a melhor referência de cultura, responsabilidade e coragem. Yes, man!”
E acrescenta: "Essse é o homem para mim e para você. Estou contigo, man!".
22/09/2010
No dia em que habitantes de 1.776 cidades do mundo_ inclusive da capital de São Paulo_ deixaram automóveis em casa na tentativa de chamar atenção para os riscos da poluição, o candidato do PT ao Palácio dos Bandeirantes, Aloizio Mercadante, participou de duas carreatas.
No Dia Mundial Sem Carro, o petista cumpriu agenda no interior do Estado, e logo na primeira cidade que visitou, Franca, foi recepcionado por uma militância motorizada.
Pelo menos 20 veículos acompanharam Mercadante até uma rádio onde ele concedeu entrevista.
Depois, o petista seguiu para Marília. Lá também houve carreata no centro da cidade. A atividade estava prevista desde a terça-feira.
As duas carreatas do senador viraram motivo de piada para militantes do PSDB, partido de Geraldo Alckmin, principal adversário de Mercadante na corrida estadual.
O tucano embarcou na campanha ambientalista e ontem cumpriu agenda na capital de ônibus, metrô e van, ao lado do presidenciável José Serra (PSDB).
Mercadante atribuiu as duas carreatas ao ritmo da campanha, e ao apoio da militância. “Eu desembarquei em Franca e a militância estava na porta do aeroporto, me aguardando, para me acompanhar até a rádio. Não podia deixá-los lá”, afirmou.
O candidato disse, ainda, que só o cancelamento da entrevista que deu na rádio poderia evitar sua locomoção de automóvel. “Mas a data foi sorteada, não havia como mudar”, ressaltou.
Mercadante se comprometeu a compensar a falta de adesão ao Dia Mundial Sem Carro fazendo uma agenda só de caminhadas. “Mais do que um dia sem carro, São Paulo precisa de uma política de transporte público. Não teria como fazer o que eu fiz hoje no Estado sem um automóvel. Seria impossível”, afirmou, aproveitando para criticar a gestão tucana, há 16 anos no governo.
Escrito por Alec Duarte às 23h03
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, discutiu os rumos da disputa presidencial durante viagem de metrô. Ao lado de Geraldo Alckmin e Guilherme Afif, apostou na sua chegada ao segundo turno.
"Onde está o eleitor da Dilma?", perguntou, numa referência à acolhida nas ruas.
Serra tem concentrado sua agenda em São Paulo e em redutos de aliados.
Escrito por Catia Seabra às 21h47
O candidato do PSB ao governo de São Paulo, Paulo Skaf, contracena com uma zebra no programa eleitoral na TV. Apresentando-se como nome alternativo aos principais adversários da disputa, Skaf apostará no discurso de que pode dar zebra na eleição. Na tela, ele aparece ao lado de uma réplica reluzente do animal e diz que resolveu "assumir a zebra" como marca da campanha. A peça leva a assinatura do publicitário Duda Mendonça.
Escrito por Catia Seabra às 19h26
Preso pela Polícia Federal no dia 10 sob acusação de desviar R$ 300 milhões dos cofres públicos, o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), voltou ao Estado na segunda-feira, após ser solto.
E fez pose de mártir.
A foto acima, em que ele estende uma bandeira do Amapá enquanto desembarca no aeroporto de Macapá, foi postada no site de campanha de Pedro Paulo, que tenta, sim, a reeleição.
Escrito por Hudson Correa às 15h29
O apresentador e dono do SBT, Silvio Santos, esteve com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã desta quarta-feira.
Chegou no gabinete presidencial, deu um "salve", disse que não pisava ali "faz uns 20 anos" e mostrou a Lula um vídeo no laptop, segundo a assessoria de imprensa do Planalto.
A tela exibiu trechos de um programa de 29 outubro de 1989, a duas semanas do pleito daquele ano.
No auditório do homem dos aviõezinhos de dinheiro, público e convidados improvisaram sabatina com o então presidenciável de primeira viagem.
"Quem quer fazer pergunta? Levanta a mãããoooo. Ca-ca-calma, calma", orienta Silvio à sua plateia.
Na berlinda, nada da versão "Lulinha paz & amor" made in 2002, sob batuta do marqueteiro Duda Mendonça. Uma das propostas do petista, por exemplo, era suspender o pagamento da dívida externa.
Mais adiante, a ex-jurada do Show de Calouros Sônia Lima pergunta por que Lula aparece "tão nervoso e tenso" na TV e se ele "tem medo dos repórteres". O entrevistado diz que se considera "tímido", mas, com 43 anos, "espera mudar dali para frente".
Silvio Santos por pouco não foi rival de Lula naquelas eleições. Na reta final da campanha de 1989, o PFL (atual DEM) tentou emplacar Silvio no lugar de Aureliano Chaves como presidenciável do partido.
O plano furou, e o apresentador quase saiu candidato pelo nanico PMB (Partido Municipalista Brasileiro). A candidatura acabou sendo barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Vinte e um anos depois, Silvio aproveitou para pedir a Lula doação de R$ 12 mil ao programa Teleton. O presidente recebeu, ainda, convite para apresentar a abertura da maratona televisiva.
Escrito por Anna Virginia às 13h18
Ricardo Alves da Silva, o Caju da dupla com Castanha, disputa pelo PC do B uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo nas eleições de outubro.
A dupla começou seu trabalho em Jaboatão dos Guararapes (PE), onde se apresentava em feiras e praças, tocando pandeiros feitos com lata de marmelada.
Ricardo entrou para a dupla no lugar de seu tio, José Albertino da Silva, que morreu em 2001 vítima de um câncer no cérebro.
Em 2002, a dupla estrelou o curta-metragem "A Saga Dos Guerreiros Caju e Castanha Contra o Encouraçado Titanic", dirigido por Walter Salles.
Escrito por Tathiana Barbar às 12h35
21/09/2010
O candidato Wellington Teixeira (PRTB) inovou na divulgação de sua candidatura. Simplesmente decidiu não apostar no seu rosto. A favor do voto facultativo, algumas de suas inserções simplesmente não colocam a sua foto. Mostram apenas uma silhueta preta. A mesma estratégia está em seu galhardete. O seu slogan é "Voto livre agora".
Escrito por Italo Nogueira às 18h54
Sargento da Marinha há 14 anos e gay assumido, Cláudio Rocha (PC do B/RJ), 32, tenta chegar pela primeira vez à Câmara dos Deputados, mas já enfrenta problemas dentro de seu próprio partido. O candidato reclama que não vai fazer qualquer aparição no horário eleitoral.
"Não me deram espaço na TV. É um absurdo. Só porque sou negro, favelado, gay, e passei, nas pesquisas, figuras carimbadas do partido?", questiona.
Entre as propostas de Rocha, está a retirada, do Código Militar, de sanções a homossexuais. O militar diz sentir na pele o preconceito dentro das Forças Armadas, ao ser colocado, segundo ele, "nos piores setores" da Marinha.
"Quando me candidatei, me disseram na Marinha que estava tocando em um assunto polêmico".
Escrito por Cirilo Junior às 14h30
O presidenciável José Serra (PSDB) é figura ausente na campanha do ex-prefeito do Rio Cesar Maia (DEM), que disputa vaga no Senado.
Além de ter indicado o candidato a vice de Serra, o DEM está coligado com PSDB, PPS e PV no Rio.
Maia prefere, porém, exibir em seu programa eleitoral as outras duas estrelas tucanas: o ex-governador de Minas e candidato ao Senado, Aécio Neves, e o candidato a governador de São Paulo Geraldo Alckmin.
Escrito por Hudson Correa às 12h14
Candidata do PPS a uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná, Dirlene Rodrigues saca uma arma no horário eleitoral para afugentar corruptos: a vuvuzela. A corneta fez sucesso na Copa da África por seu barulho insuportável.
Escrito por Tathiana Barbar às 11h04
20/09/2010
Aloizio Mercadante (PT) abaixou o escudo e pegou nas mesmas armas para reagir à metralhadora eleitoral de Geraldo Alckmin (PSDB).
De três semanas para cá, o candidato tucano ao Palácio dos Bandeirantes usa o horário eleitoral para colar no rival petista a pecha de "faltoso".
A lógica é mostrar um senador desleixado, que falta a votações na Casa --uma delas liberou empréstimos à CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
A campanha de Alckmin também se esforça para fazer do petista um político com síndrome de Pinóquio, que "falta com a verdade" ao afirmar, por exemplo, que Guarulhos (há 10 anos sob administração do PT) tem mais de 50% de tratamento de esgoto.
Mercadante já gastou quase todo um programa de TV para se defender dos tucanos. Afirma, por exemplo, que só faltou a três votações (duas vezes, por problemas de saúde). Reforça que sua ausência não fez diferença, pois ele sempre tratou de deixar "tudo combinado" com os colegas da Casa, que é o que realmente importa no jogo político.
O petista decidiu, agora, partir para o ataque.
No horário eleitoral desta segunda-feira, o programa do PT exibe promessas feitas pelo tucano em eleições passadas. Nenhuma delas, diz o narrador, foi cumprida.
O "modelo de denúncia" é bem semelhante ao do oponente: assim como os tucanos usam um carimbo vermelho na tela para dizer que "Mercadante faltou", os petistas carimbam todas as promessas não vingadas de Alckmin com um "não cumpriu".
Um jingle, que já vem sendo usado há algumas semanas, complementa a mensagem: "Por que não fez/ Não fez por quê? Se teve tempo pra fazer?".
Escrito por Anna Virginia às 23h00
Na reta final da campanha, os "santinhos" dos candidatos começam a aparecer com as chamadas "colas", mas as do PSDB que circulam em Juiz de Fora (MG) não indicam o voto no 45 de José Serra à Presidência.
Escrito por Tathiana Barbar às 12h23
Candidatos pelo país se valem de profissão, humor e escárnio para sintetizar "plataformas" políticas.
Escrito por Tathiana Barbar às 12h17
19/09/2010
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, admitiu hoje que seu peso "tem oscilado" cerca de um quilo e meio na campanha. Leia-se: Serra engordou. Não é para menos. Numa viagem a Minas, comeu pamonha doce e curau. Aqui, no vídeo, ele devora um pudim durante viagem ao Rio Grande do Sul.
Escrito por Catia Seabra às 20h44
Depois de três tentativas, o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, finalmente acertou a caçapa. Ele jogou sinuca com o candidato a governador Geraldo Alckmin durante visita à favela de Paraisópolis.
Escrito por Catia Seabra às 20h37
Foi no Rio Grande do Norte que o repórter Silvio Navarro encontrou o "eleitor real" destas eleições.
Já passava das 19h de sexta-feira quando Roque Ramos, desempregado há meses e que hoje vive de "bicos", levou a mulher e o filho de colo para acompanhar um comício de Rosalba Ciarlini (DEM), candidata ao governo do Rio Grande do Norte, no município de Rui Barbosa, agreste potiguar.
Roque diz ser um "eleitor real". E tem uma característica peculiar aos 3.500 eleitores do povoado: sem emprego, vive do Bolsa Família que sua mulher recebe mensalmente.
Entre estalos de rojões e jingles que ensurdecem, ele acompanha atento o discurso no palanque móvel de Rosalba, que nesta eleição é Rosa na urna e pouco lembra o partido que faz oposição a Lula e Dilma Rousseff. Rosalba deve triunfar no primeiro turno ao governo do Estado.
"E qual é seu candidato a presidente?", pergunta a reportagem.
"A do Lula, ué", responde, um tanto desconfiado.
Por que Dilma se Lula não é candidato? "Pela promessa de segurar o Bolsa Família, né?"
A mulher, encabulada com a abordagem da reportagem, apenas concorda. É ela quem saca os R$ 112 do Bolsa Família.
O filho, de três anos, salta no colo.
Roque tem de cabeça o número do deputado estadual em que vai votar.
Diz que acompanha a TV Senado pela parabólica instalada no centro da praça e até torce por Rosalba. Até gosta de política, mas que "a cada quatro anos é sempre a mesma coisa".
E arremata: "Enfim, o importante é continuar o Bolsa Família".
Escrito por Anna Virginia às 17h34
Inspirador do homem que fez no programa Pânico o já imortalizado grito “Antonio Nunes” --acompanhado do tapa na perna--, o radialista Tony Nunes é candidato a deputado estadual no Ceará e surfa na onda da famosa vinheta.
A informação é da coluna
Mônica Bergamo da edição de hoje da
Folha, e pode ser lida
aqui (somente para assinantes do jornal e do UOL).
Segundo a coluna, o norueguês Ove Nordeide, que costuma visitar a cidade de Fortaleza duas vezes por ano, estava, por assim dizer, um pouco.... embriagado... quando foi abordado pela equipe do Pânico na praia, e confundiu o pessoal do programa com o de Tony Nunes, cujo programa havia visitado um mês antes. Fez, então o gesto que entrou para os anais do besteirol da TV brasileira.
Tony, que não é bobo, aproveitou o sucesso da vinheta Antonio Nunes. Seu jingle de campanha começa com um grito: "An-Tony Nuuunes".
Escrito por Fernando Gallo às 12h11
18/09/2010
Uma simpatizante de Marconi Perillo, candidato do PSDB ao governo de Goiás, encarna a "Garota 45" em vídeo que causou barulho na internet.
A produção chegou a ser recomendada pelo próprio candidato no Twitter. Agora, contudo, virou o elefante branco da campanha tucana.
Tudo por causa do apelo sensual do vídeo, que mostra a jovem dando voltinhas com roupas curtas --imagine um "book de modelo". Ela também aparece em momento "militante", com camisa do PSDB e posando ao lado de Perillo.
O deputado estadual Daniel Goulart, vice-presidente regional do PSDB, disse à
Folha que a garota não faz parte da campanha oficial. A bonitona loura --que, nas palavras de Perillo no Twitter, esbanja "simpatia e alegria!!!"-- foi identificada por Goulart como Luciara, bacharel em direito.
Escrito por Anna Virginia às 22h05
Você se lembra do ator, cantor e bailarino Sebastian, ex-garoto propaganda das lojas de departamento C&A?
Ele está com Paulo Skaf, candidato a governador em São Paulo pelo PSB.
O artista apela para a sensibilidade do eleitor no vídeo em que pede votos para empresário.
“Paulo Skaf, pra mim, é a melhor referência de cultura, responsabilidade e coragem. Yes, man!”
E acrescenta: "Essse é o homem para mim e para você. Estou contigo, man!".
Escrito por Fernando Gallo às 14h08
17/09/2010
A menos de um mês para os brasileiros irem às urnas, a candidata à reeleição ao governo do Rio Grande do Sul pelo PSDB, Yeda Crusius, apresentou nesta semana seu principal projeto: o Rodoanel dos gaúchos.
A rodovia, que pretende desafogar o fluxo de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre, vai contar ainda com uma terceira ponte para o lago Guaíba. "Essa eu garanto. O Rodoanel é um sonho", afirma Yeda.
O Rodoanel dos pampas é baseado no modelo paulista, cujos trechos começaram a ser entregues durante o governo tucano.
O governo mineiro, encabeçado pelo PSDB, também defende a criação de um anel rodoviário para o Estado.
Escrito por Aline Pelegrini às 19h51
Um olho por um olho.
É a velha Lei de Talião que impera no blog Sujo Sua Cara.
Se políticos poluem a cidade com propaganda eleitoral, há quem jogue isso na cara deles. E na cara mesmo, já que a revanche inclui pintar bigode, monocelha e sorriso banguela sobre o rosto dos candidatos.
"Vamos ser justos: se você pode sujar minha cidade, eu posso sujar sua cara", diz o texto de apresentação do site.
São três amigos de Porto Alegre por trás do blog. A maioria das imagens vem da cidade gaúcha, mas o trio (que prefere não se identifcar) recebe por e-mail colaborações de outros Picassos eleitorais.
Por e-mail, um dos responsáveis criticou à Folha a lei que veta cartazes em postes, mas libera cavaletes de rua.
"Essa semana andou ventando forte aqui em Porto Alegre, e esses materiais causaram muitos transtornos. Teve carro atingido, teve lixo na rua, e muitos foram parar no arroio Dilúvio (o nosso Tietê). Minha namorada quase atropelou um pedestre ao tentar desviar de um cavalete que saiu voando."
Escrito por Anna Virginia às 16h12
Candidato do DEM a deputado federal por São Paulo, Aleksandar Carlos Mandic fez uma versão da música "Paga Pau", de Fernando e Sorocaba, como jingle de sua campanha.
"2555 Mandic é a solução. É o melhor candidato, tem jeito não... O pai da internet no Brasil não tem igual. Vamos votar no Mandic, deputado federal."
O candidato leva a sério o contato com o povo. "Entre no Twitter, me mande uma mensagem e veja quanto eu demoro", desafia. Ele também deixa seu número de celular à disposição.
Escrito por Tathiana Barbar às 11h21
16/09/2010
Paulo Duarte, ou melhor, Papai Noel, disputa uma vaga na Assembleia Legislativa do Paraná pelo PPS.
E pede que o voto seja "um lindo presente para quem você ama e respeita".