Total de visualizações de página

sábado, 23 de março de 2013

APUAREMA: DEZENAS DE ESTUDANTES PARAM EM PRONTO SOCORRO; POLÍCIA INVESTIGARÁ


Estudante sendo levada para o Hospital de Itamari
Um tumulto foi causado quando dezenas de estudantes foram parar no Posto de Saúde do Loteamento José Novaes, na manhã desta sexta-feira (22), em Apuarema. A triste cena que se viu foi estudantes chorando, queixando-se de coceira no corpo e alguns com falta de ar. Na tarde de ontem (quinta-feira, 21) estudantes passaram mal apresentando os mesmos sintomas. A escola passou por mutirão de limpeza, não tendo registro de reações alérgicas nos alunos do noturno. Segundo relatos das vítimas - estudantes da Escola Municipal Aurino Nery de Souza-, algumas crianças apresentaram uma espécie de alergia, coçando-se sem parar. As crianças logo correram ao posto de saúde, as quais foram atendidas pelo médico de plantão, enfermeiros e técnicos. Uma estudante da 8ª série A, matutino, passou mal após andar da escola até a Rua Castro Alves (em frente à Pizzaria do Junior), sendo amparada por colegas (foto). A Secretária de Educação, Eliane de Jesus, esteve, junto com os professores, no pronto socorro, auxiliando as crianças e pais. Uma estudante em estado mais grave foi conduzida ao Hospital de Itamari.
Criança sendo amparada por colegas
Ainda não se sabe a causa da alergia, mas suspeita-se que, alguém tenha colocado um pó químico chamado esponjilito, conhecido popularmente como “pó-de-mico”, que causa enorme ataque de coceira, nas salas de aula, o que levou a intoxicação. A Vigilância Sanitária de Jequié esteve, na manhã de hoje, na escola e no pronto socorro, avaliando o caso. O incidente levanta questionamento sobre a segurança da Escola Aurino Nery de Souza e dos estudantes que relataram: alguns materiais escolares dos estudantes foram furtados nos últimos dias; portas e janelas estão quebradas; ventiladores não funcionam; entre outros problemas. A Delegada de Polícia Civil de Apuarema, Nereida Menezes, em entrevista ao Blog Apuarema em Foco, afirmou que, já na segunda-feira (25) algumas pessoas serão ouvidas para apuração do caso e identificação do criminoso. A Delegada ligou para os hospitais e SAMU de Jequié, mas nenhum registro de atendimento foi feito nas unidades, apenas uma estudante que precisou ser conduzida para o Hospital de Itamari, mas passa bem. “O produto que causou a alergia é invisível e não se sabe sua origem ou composição, sabemos que não veio da água ou merenda escolar [...] A Polícia Civil irá investigar o caso para esclarecer todos os fatos” – garantiu Dra. Nereida.   
Unidade de Saúde ficou superlotado de crianças chorando e se coçando
A direção da Escola Aurino Nery Souza emitiu nota à imprensa esclarecendo a situação. “As aulas foram suspensas quinta-feira no diurno (21) e nesta sexta-feira (22), devido ao aparecimento de substância tóxica nas salas de aula, aproveita ainda para ressaltar que, medidas foram tomadas, ou seja, as zeladoras fizeram uma faxina de lavagem  das paredes e cadeiras das salas onde teria surgido o problema, mas no dia seguinte, o mesmo fato ocorreu.  A Vigilância Sanitária foi acionada e segundo  a enfermeira que fez a vistoria nas salas, constatou que, realmente alguém exalou uma substância tóxica que pode ter sido Pó de Mico ou outro similar, tendo ocasionado esse transtorno. As medidas exigidas pela Vigilância Sanitária já estão sendo Tomadas.  A Polícia Militar e a Polícia Civil foram acionados e se comprometeram a tomar as medidas cabíveis. A Diretoria aproveita o momento para, convidar todos os pais de alunos e professores da Escola Aurino Nery Souza, para uma reunião nesta segunda -feira (25), as 9h da manhã, no Centro de Cultura Renato Tomaz Junior (poli-valente), as aulas neste estabelecimento de ensino, só retornarão após a reunião  com o pais dos alunos".
Posto de Saúde do Loteamento José Novaes
Escola Aurino Nery de Souza, local da intoxição

Nenhum comentário:

Postar um comentário