quarta-feira, 14 de julho de 2010

Justiça cumpre 30 mandados de prisão em Salvador e no interior

No início da manhã desta quarta-feira (14), uma força-tarefa formada pelas secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e da Segurança Pública (SSP) e pelo Ministério Público do Estado da Bahia começou a cumprir 30 mandados de prisão nas cidades de Irará, Itabuna, Conceição do Jacuípe, Vitória da Conquista, Salvador e Alagoinhas contra nove policiais, 19 empresários, um contador, uma servidora pública, além de 26 mandados de busca e apreensão em residências, empresas e escritórios de contabilidade. A ação faz parte da Operação Caracará, que combate o crime contra a ordem tributária e vem investigando organizações criminosas há três anos.
Durante essa força-tarefa, seis organizações foram debeladas. Elas agiam nos postos fiscais Benito Gama, em Vitória da Conquista, e Eduardo Freire, no município de Mucuri, onde deixavam de efetuar a parada obrigatória para inspeção da carga, ação conhecida como ‘furar barreira’. Três das organizações eram integradas por empresários do ramo de transporte de carga e três por policiais militares.
Diariamente, pelo menos 50 carretas transitavam pelos postos com a cobertura do esquema, provocando prejuízo estimado em R$ 27 milhões por mês, mais de R$ 320 milhões por ano. A maioria das mercadorias circuladas pelos esquemas fraudulentos era de produtos resultantes de aves congeladas, bebidas alcoólicas quentes, farinha de trigo e açúcar. A força-tarefa contou com a participação de 315 servidores, entre promotores públicos, policiais civis e militares e servidores fazendários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário