Organizado pelo Instituto Cabruca, em parceria com a Uesc e Ceplac, através do projeto consolidando a produção orgânica de cacau no sul da Bahia, financiado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, será ministrado por pesquisadores do Instituto Tecnológico de Alimentos de São Paulo, dois cursos de qualidade de cacau. O objetivo é formar técnicos multiplicadores ligados a cooperativas de agricultores familiares e à Ceplac. A capacitação acontece entre os dias 12 e 17 deste mês.
Um dos cursos será no auditório do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec) em Ilhéus e o segundo no município de Gandu, nas instalações do Senar e na empresa M. Libânio Agrícola. A capacitação é para fortalecer a comercialização de amêndoas de cacau com valor agregado, promovendo a organização da produção e do processamento das amêndoas.
Para isso, técnicos e cooperados serão capacitados para serem multiplicadores de boas práticas de beneficiamento de amêndoas de cacau tipo fino, especial e/ou orgânico. A iniciativa surge no momento em que a produção deste tipo de produto vem crescendo no sul da Bahia e desperta o interesse do mercado internacional e alcançar vantagens competitivas e credibilidade para a região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário