Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

APÓS INFARTO, PADRE MORRE EM TANCREDO NEVES


Faleceu nesta segunda-feira (26/12), o Padre José de Jesus Silva, pároco de Amargosa-BA. O mesmo estava em Presidente Tancredo Neves, na casa de seus pais, preparando a Missa de seus 42 anos de vida, que seria celebrada nesta terça-feira, data de seu aniversário natalício. Inesperadamente sentiu-se mal, foi socorrido para o Hospital daquela cidade, mas não resistiu, falecendo as 19h, de infarto. O seu corpo está sendo velado na Igreja de Nossa Senhora da Salete em Presidente Tancredo Neves, onde será celebrada a Missa de corpo presente, às 14 horas desta terça e em seguida será levado para a comunidade rural do Chorão, sua terra natal, onde será sepultado. Texto: Hélio Alves – Fonte: Amargosa Notícias.

Ilhéus na expectativa de uma animada virada de ano




reveillon Popular é um dos destaques

Crédito: Ascom

Mais uma vez, turistas e moradores contarão com diversas opções durante o Réveillon de Ilhéus, um dos eventos mais importantes do calendário festivo do município. Além do Reveillon Popular, promovido pela Prefeitura Municipal na avenida Soares Lopes, diversos hotéis, pousadas e cabanas de praia também estarão realizando seus eventos. As opções incluem festas no Iate Clube, Cabana Gabriela, Hotel Jardim Atlântico e no complexo de lazer Batuba Beach, localizado em Olivença, que estará promovendo uma grande ‘virada de ano’ com a participação das bandas Psirico e Cheiro de Amor.

Por sua vez, o Reveillon Popular, que mais uma vez acontece no estacionamento da avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, será animado por grandes atrações regionais. Entre as quatro atrações previstas pela Secretaria de Turismo, duas já foram definidas: Keketa e Seu Axé. O evento, que será marcado por uma grande queima de fogos, está previsto para começar às 21h30min deste sábado (31).

Além de palco com camarote para autoridades, o Reveillon Popular de Ilhéus também contará com um forte esquema de segurança, formado pela Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. De acordo com informações do secretário de Turismo, Paulo Moreira, ao todo, cerca de 200 homens estarão participando do trabalho. “Também é importante acrescentar que haverá transporte coletivo durante toda a noite para que a população possa se deslocar para o evento com tranquilidade”, completa.
Outro apoio importante para garantir a tranquilidade das pessoas que passarem a virada de ano na avenida Soares Lopes será a participação da secretaria municipal de Saúde, que estará no circuito do réveillon com um estande e a com a presença de técnicos, enfermeiros e paramédicos, além de uma ambulância. “Mesmo com todas as dificuldades, estamos, mais uma vez, fazendo um grande esforço para que Ilhéus tenha o seu Réveillon, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos”, diz Paulo Moreira.

Olivença promove a Puxada do Mastro em homenagem a São Sebastião




festa é uma das mais tradicionais no verão ilheense

Crédito: Ascom

A Administração de Olivença da Prefeitura de Ilhéus promove entre os dias 5 e 8 de janeiro próximo a tradicional Puxada do Mastro de São Sebastião. A festa, que faz parte da tradição da Estância Hidromineral de Olivença, sempre é realizada na primeira semana de Janeiro e remete ao tempo em que os jesuítas tentavam cativar os índios para a fé cristã.

Os índios eram habilidosos, cortavam e descascavam as árvores para que destas fossem feitos mastros, que eram amarrados à cordas e puxados da mata até a vila e colocados em pé na frente da Igreja de Nossa Senhora da Escada. A tradição deu origem à competição de puxar o mastro que até hoje é seguida não só por descendentes de indígenas, mas por pessoas que desejam participar do evento.

De acordo com a programação, será realizada a alvorada – a partir das 5 horas – no período de 5 a 8 de janeiro. Durante os dias de festa o público poderá assistir ao Bloco dos Mascarados, rituais e apresentações, acendimento da Pira Olímpica, hasteamento de bandeiras, shows musicais, Cortejo das Camponesas, além de grupos de capoeira e manifestações culturais que se realizam ao pelas ruas de Olivença.

No dia 8, as atividades começam às 5h30min, quando os puxadores recebem a bênção na frente da Igreja Matriz, para a saída dos Machadeiros e Puxadores para a Mata do Ipanema. Às 15 horas a puxada do mastro se inicia pelas praias, encerrando-se às 18 horas, com a chegada do mastro na praça e arreamento das bandeiras, bem como o apagar do fogo simbólico da pira. As atividades seguem durante o mês, com o hasteamento da Bandeira de são Sebastião pela manhã do dia 15 e o arreamento no final da tarde. Já às 16 horas do dia 20 – dedicado a São Sebastião – haverá novamente novo hasteamento da bandeira.
A Estância Hidromineral de Olivença é um dos locais mais procurados por turistas na época do verão, por conta de suas praias, a presença marcante história indígena, as belezas naturais, o artesanato local entre outros atrativos culturais. Além de ser um dos locais mais requisitados para a prática do surf.

POPULARES TENTAM LINCHAR HOMEM ACUSADO DE ESTUPRAR SOBRINHA


"Zica": acusado de estupro.
A polícia militar salvou do linchamento o fugitivo José Humberto Silva, o Zica, acusado de estuprar uma sobrinha de cinco anos em Camacan, no sul da Bahia. Humberto estuprou a sobrinha quando os dois estavam sozinhos na casa da menor. A mãe estava lavando roupa numa cisterna na fazenda Matiapan, na localidade conhecida como Matiapan.
A mãe percebeu algo estranho quando viu mancha de sangue na criança. Zica fugiu do local. O estupro ocorreu no início da tarde da última quarta (28). O bandido foi reconhecido em São João do Panelinha, também em Camacan.
Os moradores iniciaram linchamento do estuprador, que foi salvo por uma guarnição da Polícia Militar e encaminhado para a delegacia da cidade.
A menina foi submetida a exame de corpo de delito no Departamento de Polícia Técnica de Itabuna, após ser atendida na Fundação Hospitalar de Camacan e transferida para Hospital Manoel Novaes em Itabuna.

Enquanto incinerava 16 ton. de maconha, polícia encontrou mais meia ton.




Maconha na Chapada

Crédito: Arquivo

Enquanto as 16 toneladas de maconha e o meio quilo de haxixe apreendidos há quase uma semana pela Polícia Civil eram incinerados nesta quinta-feira (29), na Cerâmica Nordeste, localizada próximo a Feira de Santana, investigadores do Departamento de Narcóticos (Denarc) encontraram mais meia tonelada da droga em uma fazenda no município de Cafarnaum.
Na propriedade - uma das três, onde, entre os dias 21 e 24 deste mês, foi feita a maior apreensão de maconha do Nordeste -, os traficantes abandonaram também 100 cabeças de gado, que, a exemplo da droga, já estão à disposição da Justiça. Segundo o diretor do Denarc, delegado Jorge Figueiredo, o gado estava faminto e com sede e, ao revolverem o terreno por uma área de pasto, os policiais localizaram a maconha dentro de sacos enterrados e cobertos com lona.
Moradores da região confirmaram que o gado pertencia aos donos da fazenda onde havia plantio de maconha. A meia tonelada da erva foi levada para a Delegacia Territorial de Cafarnaum e será periciada no Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Irecê, e depois incinerada com autorização judicial. Os animais ficarão em outra fazenda, cedida para o confinamento, com o conhecimento do Ministério Público e podem ser convertidos em benefício de alguma instituição.               
Incineração - Iniciada às 8 horas desta quinta-feira (29), a incineração dos 16,015 mil quilos de maconha e do meio quilo de haxixe foi coordenada pelo diretor do Denarc Jorge Figueiredo, que comandou a operação de apreensão da droga, com o apoio da Polícia Militar. Acondicionados em 3 mil sacos a droga foi transportada até os fornos em caminhão baú, escoltados por equipes da Coordenação de Operações  Especiais (COE).
“Salvador e cidades litorâneas da Região Metropolitana seriam o destino desta grande quantidade de droga destruída nesta quinta-feira”, disse o diretor do Denarc. Conforme estimativa da polícia, a droga renderia aos traficantes, cerca de R$ 8 milhões. Segundo Figueiredo, além da quebra da estrutura financeira, os plantadores da maconha perderam toda a produção, equipamentos para plantio e colheita e as propriedades rurais.          
Mais de 10 mil pés da erva, com cerca de 1,5 metro de altura foram erradicados nas três propriedades rurais e incinerados na sexta-feira (23). Preso em flagrante, o caseiro José Marcos Rodrigo dos Santos, 33 anos, empregado da Fazenda Boa Nova, no povoado de Alecrim, em Cafarnaum, segue custodiado na 14ª Coordenadoria Regional de Polícia (Coorpin), em Irecê. 
Ao perceberem a proximidade dos policiais os responsáveis pelo cultivo da maconha fugiram pela vegetação de caatinga fechada, deixando mochilas com roupas e outros pertences.  Durante a operação, também foram apreendidos prensas industriais, balanças de precisão, bombas de irrigação, sementes e ferramentas, além de um veículo Gol e uma motocicleta. Estima-se que cerca de 20 pessoas, a maioria procedente de outros estados, trabalhavam no plantio e colheita da maconha em cada propriedade.    

Senadora que se disse traída por Newton ganha elogios do prefeito de Ilhéus




Praia do Marciano, uma das áreas beneficiadas por emendas da senadora

Crédito: Ascom

Em correspondência enviada à senadora Lídice da Mata (PSB), o prefeito de Ilhéus, Newton Lima, agradeceu a atenção especial da parlamentar na prospecção de recursos para investimentos em obras e serviços no município. No ofício, o prefeito destaca inclusão da proposta 077388/2011, junto ao Ministério do Turismo, e a proposta 077391/2011 junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, através de Emendas ao Orçamento da União.

Segundo o prefeito Newton Lima, uma das emendas, tem o objetivo de implantar infraestrutura urbanística com drenagem e pavimentação de paralelepípedos, passeio em concreto, sinalização vertical e rampas de acessibilidade na rua João Alfredo Amorim de Almeida (praia do Marciano), no bairro do Malhado. A obra tem um custo estipulado de R$ 506 mil, sendo R$ 485.760,00 oriundo do Tesouro Nacional e R$ 20.240,00 como contrapartida do Município de Ilhéus.

Localizada no bairro do Malhado, a rua é desenhada entre o mar e um contorno de referência da orla marítima de Ilhéus, é de relevante importância para o turismo local, pois está localizada numa área atrativa, nas proximidades da foz do Rio Almada, ponto geográfico de caráter histórico regional e o encontro com o oceano.

Outra Emenda sugerida pela senadora Lídice da Mata e aprovada no Orçamento Federal se destina à aquisição de três veículos do tipo caçamba, com capacidade para 13 toneladas, destinadas à integrar a patrulha mecânica que serve a zona rural do município. Os recursos, no valor de R$ 480 mil, tem a contrapartida do Município estipulada em R$ 9,6 mil. A área rural de Ilhéus tem nove distritos, além de dezenas de vilas e povoados, e requer serviços essenciais tais como educação, saúde, transporte coletivo, abastecimento alimentar e em especial o escoamento de sua produção agrícola, notadamente caracterizada pela agricultura familiar e assentamentos.
O prefeito Newton Lima ressalta, ainda, que a senadora Lídice da Mata sempre tem se colocado à disposição para o atendimento dos pleitos de Ilhéus, tanto em relação ao Governo Federal como Estadual. ”Nossa expectativa é que neste ano de 2012 nossa cidade disponha de uma grande soma de recursos para obras e serviços, resultado de nossa prospecção em Salvador e Brasília. Para isso sempre contamos com a senadora Lídice da Mata, uma das mais expressivas lideranças do PSB, além do pessoal do seu gabinete, a exemplo de Adenor Soares Dias”, ressaltou Newton Lima.
Lídice e Newton foram personagens de uma discórdia recente, quando o prefeito trocou o PSB pelo PT e ela chegou a afirmar que sequer foi comunicada da decisão.

Ilhéus e Itabuna estão entre as sete ´grandes´ que tiveram as contas rejeitadas




Itabuna também tem contas rejeitadas

Crédito: Arquivo

Com a sua 130ª Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (28/12), o Tribunal de Contas dos Municípios encerrou o julgamento das contas das Prefeituras (406), Câmaras (411), relativas ao exercício financeiro de 2010, remanescendo 11 prestações do Poder Executivo e 6 do Legislativo a serem julgadas, por motivos diversos, o que deve ocorrer no ano de 2012.
Assim, as 120 Prefeituras rejeitadas, representam 29,56% do total de julgadas, enquanto as 286 aprovadas com ressalvas, 70,44%. Quanto às Câmaras, 14 que obtiveram quitação plena representam 3,41%, as 307 aprovadas com ressalvas, 74,70% e as 90 rejeitadas, 21,90%.
Entre as 12 maiores Prefeituras do Estado, sete tiveram as contas rejeitadas (Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Candeias e Ilhéus), enquanto cinco outras foram aprovadas com ressalvas (Feira de Santana, Camaçari, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas e Simões Filho).
Já as Câmaras, três foram rejeitadas (Itabuna, Juazeiro e Ilhéus), enquanto nove aprovadas com ressalvas (Salvador, Camaçari, Feira de Santana, São Francisco do Conde, Vitória da Conquista, Lauro de Freitas, Jequié, Simões Filho e Candeias).
Houve casos, como nas Prefeituras de Capim Grosso, Itamaraju e Ourolândia, que foram julgadas as contas de dois gestores, sendo uma aprovada com ressalva e outra reprovada, mas o TCM considera que as contas desses municípios foram rejeitadas, diante das irregularidades de uma das gestões.
Entre as principais causas de rejeição de contas encontra-se, com alto índice de incidência, a não observância aos percentuais e limites para despesas com saúde e educação estabelecidos pela Constituição Federal, além dos arts. 29-A (disciplina gasto total com Poder Legislativo) e 42 da LRF, que trata dos Restos a Pagar no último ano de mandato, salientando que o art. 29-A aparece em maior escala como motivo para rejeição nas contas de Câmaras Municipais.
Registre-se, ainda, que o descumprimento dos arts. 20 e 23 da Lei de Responsabilidade Fiscal também se destaca como um dos motivos determinam rejeição de Contas, tanto de Prefeituras como de Câmaras.
As 14 Câmaras que obtiveram aprovação plena em suas contas foram as de Amargosa, Barro Alto, Cachoeira, Central, Érico Cardoso, Ibititá, Ibotirama, Mulungu do Morro, Piatã, Senhor do Bonfim, Sítio do Mato, Tanque Novo, Terra Nova e Xique-Xique.

ELES VENDIAM CNH E OUTROS DOCUMENTOS FALSIFICADOS


Policiais do Serviço de Inteligência (SI) da Delegacia Territorial (DT) de Serrinha (15ª COORPIN) prenderam, na madrugada desta quarta-feira, Jaime Bernardo de Jesus, 40 anos, e Catarino Luciano Santos, 42, acusados de vender carteiras de habilitação e documentos veiculares falsificados.
De acordo com o delegado Fábio Silva, coordenador da 15ª, todo o material é confeccionado em Salvador e vendido na região através de encomendas. Cada documento falsificado segundo os acusados, custa em média R$ 700,00.
O delegado informou ainda que os agentes já iniciaram uma investigação para descobrir o fornecedor dos documentos falsos.
Jaime Bernardo e Catarino Luciano foram autuados pelos crimes de falsificação de documento público, estelionato e formação de quadrilha. “Trata-se de uma quadrilha especializada em falsificação de documentos”, frisou o delegado.

Todo o material era confeccionado em Salvador e vendido na região de Serrinha por R$ 700,00
Jaime e Catarino fazem parte de uma quadrilha especializada na falsificação desses documentos

EX CHEFE DA GUARDA DE VALENÇA FOI APRESENTADO NA DELEGACIA


O ex chefe da Guarda Civil de Valença, Robson Rodrigues da Silva e mais dois menores T.R.S, 14 anos e B.S.S 16 anos, foram conduzidos por policiais militares até o Complexo Policial de Valença. No B.O sob o número de registro 0502011006293 data 21 de Dezembro de 2011, as hora 21:49, os acusados foram abordados em um veículo tipo Fiat Uno, de cor cinza-Placa JRU-3755, licença de Valença, sendo flagrado com 48 pedras aparentando ser crak, um aparelho celular cor preta.O fato foi comunicado ao delegado de Plantão.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

CAMINHONEIRO MORRE EM ACIDENTE NA BR-116


Um caminhão Mercedes, placa 9935, de Jaguaquara, carregado com verduras, despencou de uma ponte sobre o Rio Jiquiriçá, na noite deste domingo (25/12), no Km 604. Segundo informações, o motorista perdeu o controle ao atingir um trecho de declive acentuado. Ele não conseguiu manobrar o veículo numa curva, que termina sobre a ponte do Rio Jiquiriçá, no Km 604, no Povoado do 70 no município de Irajuba, trecho da BR 116. O motorista morreu preso à cabine. A PRF e a VIA BAHIA estiveram no local para retirar o corpo. O acidente foi na Rodovia Santo Dumont, na BR-116, no Povoado do 70 municípios de Irajuba. O motorista identificado pelo nome Ariovaldo Vieira Souza, 47 anos, morreu no local. O destino seria a cidade de Feira de Santana, onde as verduras seriam comercializadas no CEASA. Fonte: Piropinho.

domingo, 25 de dezembro de 2011

PARA REFLETIR:


BALEADA AFIRMA QUE ADRIANO DISPAROU


O delegado Carlos César Santos afirmou em entrevista concedida no fim da tarde deste sábado (24), no Rio, que os depoimentos do jogador Adriano e da jovem baleada dentro do carro do atleta se mostraram contraditórios. De acordo com o delegado, a jovem relatou que, no momento do disparo que a feriu na mão esquerda, era o jogador quem manuseava a arma."Dentre as cinco pessoas entrevistadas até o momento, a vítima é a única que afirma que Adriano estava no banco traseiro do veículo manuseando a arma. Ela também contou quem, em dado momento, chegou a pegar na arma, mas a devolveu ao jogador", disse o delegado, acrescentado que a arma é uma pistola calibre .40. Segundo Carlos César, o atacante do Corinthians, que depôs no Hospital Barra D'Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, onde a jovem está internada, contou que foi a própria vítima quem efetuou o disparo. "Ele disse que foi ela que, mexendo inadvertidamente na arma, apertou o gatilho. Ao mesmo tempo, afirmou que ninguém viu o que aconteceu. O disparo apenas foi ouvido, e todos dentro do carro se abaixaram. E então perceberam que a mão dela estava sangrando", explicou o delegado.

GOLEIRO DO SANTOS VISITA IPIAÚ


Vladimir, goleiro do Santos vice-campeão do Mundial Interclubes de 2011, assim que retorno do Japão e entrou em férias veio à Bahia visitar familiares e amigos. Ele é natural de Ipiaú. Em uma de suas atividades destaque para a visita ao Estádio Municipal Pedro Caetano, onde participou do encerramento da programação da escolinha da Doce Mel. A garotada fez a festa.

MULHER ACUSA ADRIANO DE TER ATIRADO NELA


Esse é chegado a um problema
Do G1:
Uma jovem de 20 anos foi baleada na mão esquerda ao deixar uma boate na Barra da Tijuca, na madrugada deste sábado (24). De acordo com o tenente do 31º BPM Reinaldo Tomás da Silva, ela foi ferida dentro do carro do jogador de futebol Adriano.
A jovem foi encaminhada ao Hospital Barra D’Or, que segundo a PM acionou o 190. O tenente disse que policiais militares estiveram no local e conversaram com a vítima. Lá, ela contou que Adriano brincava com uma pistola calibre 40, quando acidentalmente teria disparado na mão dela.

APÓS ATENTADO, UBATÃ FM CONTINUA FORA DO AR


A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do atentado contra a emissora de rádio Ubatã FM, ocorrido na noite de sexta-feira, 23. Por volta das 19 horas, dois homens armados renderam o vigia e, usando gasolina, atearam fogo no estúdio principal da rádio. Os criminosos estavam em um Fiat Siena preto.
A Ubatã FM pertence a Edson Neves, que há pouco tempo foi reconduzido à Prefeitura de Ubatã por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A hipótese de motivação política para o atentado não está descartada.

A polícia ainda não tem pistas sobre os autores do atentado contra a emissora de rádio Ubatã FM, ocorrido na noite de sexta-feira, 23. Por volta das 19 horas, dois homens armados renderam o vigia e, usando gasolina, atearam fogo no estúdio principal da rádio. Os criminosos estavam em um Fiat Siena preto.
A Ubatã FM pertence a Edson Neves, que há pouco tempo foi reconduzido à Prefeitura de Ubatã por uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A hipótese de motivação política para o atentado não está descartada.

Settrans conclui nova etapa da Operação Tapa buracos




Avenida Itabuna foi beneficiada

Crédito: Ascom

Esta semana, a equipe da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito finalizou mais uma etapa da Operação Tapa Buracos. Desta vez, o local beneficiado foi o cruzamento entre as avenidas Itabuna e Canavieiras, próximo ao semáforo. O trecho recebeu nova pavimentação com recapeamento asfáltico, além de reforço na pintura da sinalização de trânsito horizontal (faixa de pedestre). A iniciativa beneficiando principalmente ruas e avenidas que costumam receber grande movimento de veículos e pedestres, assim como áreas escolares.

Porém, de acordo com o secretário responsável pela pasta, Marcelo Barreto, o objetivo da Prefeitura de Ilhéus é estender a operação tapa-buracos à cidade. “Com a chegada do verão, os trabalhos estão se concentrando em áreas próximas ao centro, mas de acordo com o convênio firmado a operação deve chegar à toda cidade”. O convênio feito entre as prefeituras de Ilhéus e de Itabuna visa utilizar a usina de asfalto de Itabuna para processar mil toneladas de concreto betuminoso, material suficiente para abranger toda cidade.

Os serviços contam com recursos da Secretaria de Segurança, Transporte e Trânsito. No total, os trabalhos da operação tapa-buracos devem consumir cerca de R$ 1,5 milhão. “Mesmo com as festas de fim de ano se aproximando, os trabalhos prosseguem e só será feita uma pausa no dia 31 de dezembro”, afirmou. Serão beneficiadas ainda avenidas Soares Lopes e Canavieiras e vários bairros da zona norte, como o Malhado, Barra, São Miguel e Iguape. Já na zona sul, o trabalho se estende aos bairros São Francisco, Nelson Costa, Nossa Senhora Aparecida e Hernani Sá.

Recursos da União para a Bahia em 2012 ultrapassam R$ 11 bilhões




Walter Pinheiro

Crédito: Ascom
Os recursos financeiros da União para a Bahia chegam a R$ 11,2 bilhões em 2012, montante que corresponde a investimentos das estatais e orçamento fiscal e da seguridade. Desse total, estão inclusos os R$ 599 milhões aprovados pelo Congresso Nacional.
Segundo o senador Walter Pinheiro (PT-BA), o empenho da bancada em propor projetos estruturantes foi fundamental para ampliar o orçamento da Bahia originalmente encaminhado pelo Executivo, que era de R$ 8,2 bilhões. “Priorizamos emendas coletivas, com foco na infraestrutura, para proporcionar o crescimento sustentável. Com isso teremos condições de melhorar nossos portos, estradas, ferrovias, ampliar a atuação das universidades e construir o primeiro centro integrado de emergências do estado”, enumerou Pinheiro.
Ainda de acordo com Pinheiro, que é uma das lideranças do Governo Dilma no Congresso para questões de Orçamento, os recursos destinados para a Bahia crescem a cada ano: “No que diz respeito ao orçamento fiscal e da seguridade social, em 2007 foram R$ 4,2 bilhões; R$ 5,5 bilhões em 2008; R$ 6,4 bilhões em 2009; em 2010 o orçamento chegou a R$ 7,3 bilhões; em 2011, R$ 8,5 bilhões; e agora R$ 9,4 bilhões”.

Liberação de recurso para fomento vai beneficiar 687 famílias em janeiro




Recursos para quem produz

Crédito: JBO
Em janeiro, 687 famílias de agricultores beneficiadas pelo Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais receberão a primeira parcela (R$ 1 mil) para investir na estruturação produtiva de suas propriedades. O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) encaminhou a primeira folha de pagamento do programa, cuja regulamentação foi assinada semana passada pela presidenta Dilma Rousseff e está entre as ações do Plano Brasil sem Miséria.
A parcela será depositada no cartão Bolsa Família, em transferência realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Em até dois anos, o programa liberará mais duas parcelas, no valor de R$ 700 cada, totalizando o repasse de R$ 2,4 mil por núcleo familiar.
As famílias atendidas pelo programa estão localizadas em 71 municípios de oito estados brasileiros, que integram 12 Territórios da Cidadania: Irecê (BA), Velho Chico (BA), Inhamuns Crateus (CE), Sertão Central (CE), Sertões de Caninde (CE), Serra Geral (MG), Cariri Ocidental (PB), Sertão do Araripe (PE), Sertão do Pajeu (PE), Serra da Capivara (PI), Serão do Apodi (RN) e Alto Sertão (SE).
A identificação prévia das famílias atendidas pelo programa foi realizada por meio do cruzamento de dados mantidos pelo MDA e pelo MDS. As famílias da relação enviada por esses órgãos foram procuradas pelas equipes de assistência técnica e extensão rural (Ater), do MDA.
A partir do reconhecimento, os técnicos analisaram os anseios dos agricultores, a realidade dos núcleos familiares e as condições oferecidas nas propriedades para elaborar um projeto de estruturação específico para cada unidade produtiva familiar. Em concordância com o diagnóstico e a construção da proposta, as famílias participantes assinaram um termo de adesão, se comprometendo a cumprir as ações previstas.
Os R$ 2,4 mil recebidos poderão ser usados para adquirir equipamentos, insumos e materiais necessários para a implementação do projeto. O desenvolvimento dessas atividades será acompanhado sistematicamente pelos técnicos do MDA.
Visitas e avaliações para verificar o progresso da execução do projeto serão realizadas frequentemente, com intervalos de no máximo dois meses.
O repasse das próximas parcelas só ocorrerá com a efetiva adesão da família e o cumprimento das ações programadas.
As três parcelas do fomento serão depositadas no cartão Bolsa Família, programa de transferência direta de renda já usado pelas famílias agora atendidas pelo Plano Brasil Sem Miséria.
A Caixa Econômica Federal é o agente bancário responsável pela operacionalização do repasse das parcelas. Com isso, as famílias poderão sacar o recurso do programa de fomento no mesmo dia em que receberem o benefício do Bolsa Família.
A data de liberação do dinheiro varia entre as famílias cadastradas, mas, normalmente, a transferência é realizada nos dez últimos dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando o repasse é antecipado. “Operacionalmente, o uso do mesmo cartão é muito mais prático para a família beneficiada. Os agricultores familiares do meio rural já se descolocam até o banco para receber o recurso do Bolsa Família. Fazer esse deslocamento mais de uma vez ao mês não faria sentido”, explica a assessora responsável pelas atividades do Plano Brasil Sem Miséria no MDA, Simone Gueresi.
A inclusão produtiva rural é um dos eixos de atuação do Plano Brasil Sem Miséria, programa criado pelo Governo Federal para retirar da pobreza extrema os mais de 16 milhões de brasileiros que vivem com renda familiar inferior a R$ 70 por pessoa.
Atualmente, 47% dessa população está no campo. A oferta das assistências técnicas especializadas e da transferência do fomento são algumas das estratégias estabelecidas para enfrentar as condições de pobreza e modificar a realidade das famílias agricultoras brasileiras. Para Simone Gueresi, essas ações contribuirão para estruturar a produção das famílias. “As condições de produção serão aprimoradas e possibilitarão segurança alimentar e comercialização de excedentes, o que aumentará a renda da família”.
Executado conjuntamente pelo MDA e pelo MDS, o Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais foi regulamentado pelo Decreto nº 7.644, assinado no dia 16 de dezembro pela presidenta Dilma Rousseff. A instituição do programa se deu pela Lei nº 12.512, de outubro de 2011. Entre os requisitos para receber os recursos que estimulam a inclusão produtiva, está o enquadramento na Lei da Agricultura Familiar, que define a utilização predominantemente da mão de obra da própria família nas atividades econômicas que produzem.
A iniciativa não é restrita aos agricultores familiares. Silvicultores, extrativistas, pescadores, povos indígenas, integrantes de comunidades remanescentes de quilombos rurais e grupos familiares que realizam atividades coletivas também poderão ser atendidos pelo programa.
Para ser beneficiada, é imprescindível que a família esteja em situação de pobreza extrema e inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico.
Além dessas primeiras famílias beneficiadas com o repasse de recursos do Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, o MDA já iniciou o atendimento com assistências técnicas individual e continuada, específica do Plano Brasil Sem Miséria, para 37 mil famílias agricultoras, nos nove estados do nordeste e no norte de Minas Gerais.
Só nos últimos meses, o ministério treinou mais de 400 técnicos para acompanhar os agricultores familiares com perfil do programa. Até 2014, a meta do Plano Brasil Sem Miséria é garantir a inclusão de 253 mil famílias em situação de extrema pobreza no campo.

DOIS LEVERAM BALAS NA VILA OPERÁRIA



Valença- Por volta das vinte e uma horas ocorreu um duplo homicídio na Rua Wenceslau Guimarães em frente à quadra da vila operaria tendo como vitima os jovens identificados como Manoel Paulo Ferreira Pereira ¨Paulinho¨ 18 anos, que residia na rua Marcondes filho e Flavio Renê luz dos passos filho ¨Ronaldinho¨ 16 anos, residia na avenida A.C.M .




Segundo populares, dois elementos ainda não identificados chegaram ao local abordo de uma motocicleta de dados ainda não identificado usando capacetes, de posse de arma de fogo surpreenderam as vitimas e efetuaram vários disparos sendo que o jovens de pré nome ¨Paulinho¨ foi alvejado com dois disparos que atingiram o tórax no lado esquerdo e pescoço. O outro jovem conhecido por ¨Ronaldinho¨ foi alvejado no tórax e nas costas. As vitimas chegaram a ser socorridos ao pronto socorro de Valença, não resistiam aos ferimentos e veio a óbito. Foi realizado o levantamento cadavérico e os corpos foram levados ao D.P. T de Valença para a realização de autopsia.

AS DUAS MORTES EM ITABUNA PODEM TER A MESMA LIGAÇÃO


Os dois assassinatos ocorridos na noite de ontem em Itabuna, pode ter a mesma ligação. É o que se comenta de " boca em boca ", por populares. A polícia ainda não iniciou as investigações, o que poderá ocorrer a partir desta Segunda Fira. Danilo Oliveira de Jesus, 18 anos, foi perseguido e morto no bairro São Caetano. Seu corpo só foi encontrado pela manhã, dentro do canal.
Mais,logo cedo, Wanderson Batista dos Santos, 24 , foi executado por desconhecidos, no bairro Pedro Gerônimo, na mesma àrea onde Danilo foi morto. Existem informações que os dois foram mortos em uma briga de quadrilha rival.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

VEREADOR TEVE CONTAS REJEITADAS


O vereador Jailson Nascimento, filiado ao PMN, ex-presidente do legislativo ilheense (2009 e 2010), teve mais uma vez suas contas rejeitadas pela Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Antes, a prestação de 2009 não passou pelo crivo da moralidade, dessa vez, o ano apurado foi o de 2010. O relator, conselheiro José Alfredo Dias solicitou que o Ministério Público entre como uma ação contra Jailson, além do mais, “aplicou multa de R$ 3 mil e outra de R$ 33.436,95, correspondente a 30% dos subsídios anuais, pelo atraso na divulgação dos dados relativos à Gestão Fiscal, e imputou o ressarcimento ao erário de R$ 37.152,12, em razão do recebimento indevido de salários acima do teto constitucional fixado”. Segundo o parecer divulgado ontem (terça-feira, 20), o presidente da câmara recebeu quase três vezes mais que os demais vereadores. Em 2011, cada parlamentar embolsou R$ 37.152,12, entretanto, Jailson depositou em sua conta bancária R$ 111.456,48, em total desacordo com o artigo 29 da constituição federal.

POLICIA DE COARACI PROCURA CRIMINOSO


Este é o foragido, conhecido como Waldir ou Baleia
Policiais da cidade de Coaraci, já tem a qualificação do elemento que matou a golpes de faca, em Outubro deste ano, no bairro Maria Gabriela, Gilmar Braga da Silva.

O elemento foi identificado como Valdir Novães de Oliveira, vulgo Baleia. Segundo moradores, ele é de alta periculosidade, andava sempre armado de revolver, mais sempre dizia que gostava de matar de faca, como fez com um homem em Ilhéus.

A policia solicita que qualquer informação do paradeiro deste criminoso, ligue para 190 (POLÍCIA MILITAR) OU 3241-1723 (DELEGACIA DE COARACI).

PEGARAM UMA CARONA NO TRENÓ DE PAPAI NOEL E FORAM COMER O PERU EM CASA


O buraco da liberdade para comer o peru em casa.


Fugiram quatro presos da delegacia de polícia de Gandu na tarde desta sexta feira , a polícia está em diligência por toda a região a procura dos fugitivos. Eles cerraram a grade e tiveram acesso a antiga área de sol onde cavaram um buraco e conseguiram fugir.
Os fugitivos são: Adriano vulgo “Neymar”, Anderson vulgo “Takay”, Edson Olegário vulgo “Som” e Valdir da rifa .

ADRIANO "NEYMAR"

ANDERSON "TAKAY" ou "HOMEM ARANHA"

EDSON "SOM"

VALDIR DA RIFA

A polícia pede ajuda à população para denunciá-los caso os veja em algum local.

Soteropolitano utilizará metrô no segundo semestre de 2012





Crédito: Ascom

 
A população da capital baiana poderá usar o sistema metroviário a partir do segundo semestre do próximo ano de 2012. A garantia foi dada pelo Prefeito João Henrique na tarde desta quinta-feira, 22, após a primeira viagem de teste dos trens sobre os trilhos no percurso Estação da Lapa/Acesso-Norte, formando os seis quilômetros do primeiro tramo.
 
“Valeu a pena o esforço, enfrentamos muitas dificuldades, houve muitas pedras no caminho, mas Salvador tem muito o que comemorar, afinal já no segundo semestre toda a população poderá desfrutar de mais um serviço de mobilidade urbana”, destacou o Prefeito, acompanhado do chefe da Casa Civil, João Leão e do secretário de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos.      
 
Os testes que estão ocorrendo no primeiro tramo do metrô iniciaram neste mês de dezembro e devem perdurar por um prazo médio de cinco meses. Neste período, serão avaliados os sistemas estáticos e dinâmicos como segurança dos vagões (freio e tração) e das vias.  Após essa fase, o cidadão poderá fazer em cerca de 15 minutos o deslocamento entre a Estação da Lapa e o Acesso Norte.
 
Para assegurar o funcionamento do sistema no primeiro ano, a Prefeitura de Salvador conseguiu um aporte de R$ 33 milhões do Ministério das Cidades. Este recurso vai subsidiar a passagem do metrô e a operação do sistema. Segundo a Setin, cerca de 25 mil pessoas deverão fazer o trajeto diariamente, em um tempo médio de 15 minutos. Além disso, o sistema será interligado com as linhas de ônibus das estações Lapa, Brotas e Acesso Norte. 

Ilhéus tem novas paradas de transatlânticos em dezembro




Transatlânticos aquecem a economia e movimentam a cidade

Crédito: JBO

As visitas de transatlânticos continuam agitando Ilhéus e mudando a paisagem do centro histórico e comercial, que costuma ser tomado por visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo nesta época do ano. Este mês já passaram pela cidade o MSC Armonia, Costa Fortuna, Costa Victoria, Costa Pacífica, Splendour of the Seas, Duetschland e MSC Orquestra. No dia 25, dia de Natal, é a vez do CVC Soberano aportar em Ilhéus. Considerado um navio de alto luxo, o cruzeiro acomoda quase 3.800 pessoas e possui diversas atrações.
 
O CVC Soberano possui mais de 73 mil toneladas e conta com um imenso complexo de entretenimento, como 2 piscinas, cassinos, elegantes restaurantes, charmosos bares, spa, academia etc, compartilhado em 12 decks. Já no dia 27 Ilhéus recebe outro transatlântico de luxo, o Costa Pacífica. O navio acomoda um total de 3780 tripulantes e é considerado um dos mais luxuosos de suas catagoria. O Costa Pacífica conta com 1.504 camarotes, 5 bares, 5 piscinas, pista desportiva, teatro, cassino, discoteca, entre outras atrações.
 
Também passarão por Ilhéus neste fim de ano o MSC Orquestra, dia 28, e o Solvering, dia 29, encerrando a temporada de navios 2011. Para janeiro de 2012, o MSC Orquestra e o Costa Pacífica retornam a Ilhéus no dia 04 dando continuidade a temporada de visitas. Dia 7 de janeiro Ilhéus volta a receber outra parada dupla de navios: Artania e Grand Mistral, que também estará na cidade no dia 22. Ainda em janeiro, aportam em Ilhéus o Costa Pacífica (dias 18 e 25), MSC Orquestra (19 e 26) e MSC Música (17 e 31).
 
Fevereiro reserva mais visitas de transatlânticos à Ilhéus. O Costa Pacífica retorna com novas paradas nos dias 1º e 22 Já o MSC Orquestra estará em Ilhéus nos dias 2, 9, 16 e 23 de fevereiro, enquanto que o Grand Mistral faz uma única parada, no dia 6. O MSC Música faz novas visitas à cidade nos dias 14 e 20. A temporada de paradas de navios em Ilhéus segue a todo vapor em março, com as visitas do MSC Orquestra (dias 1º e 12), Aida Cara (6), Costa Pacífica (13), MSC Armonia (20) e Costa Fortuna (22). A última parada de navio em Ilhéus da temporada 2011/2012 está prevista para o dia 5 de abril, com o MSC Armonia.
 
Boas vindas – Após descer no Porto de Ilhéus, os cruzeiristas são recepcionados pela equipe do receptivo montada pela Secretaria de Turismo, composta por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs” e que conta ainda com apresentações de grupos de capoeira e blocos afro. O receptivo oferecido aos turistas também foi ampliado, com um novo estande, folheteria e um grande mapa da cidade. No local, um guia de atendimento, fluente em três línguas também esta à disposição dos passageiros, prestando as primeiras informações sobre a história e as principais atrações do município.
 
As prestadoras de serviço, como táxis e cooperativas de van, também estão presentes com estandes próprios. O secretário de Turismo de Ilhéus, Paulo Moreira acredita que “além de desejar um bom passeio e mostrar toda a hospitalidade, peculiar do povo baiano, o receptivo visa prestar todas as informações necessárias para garantir um bom passeio e um novo retorno à cidade”.

Bahia é destino preferido para investimentos chineses, garante governo




Soja entre os produtos que geram expectativa dos orientais

Crédito: Arquivo

Em janeiro de 2012, o grupo chinês Chongqing Grain Group iniciará as obras de construção de uma das maiores esmagadoras de soja do mundo, no município de Barreiras, oeste da Bahia. Trata-se da indústria Universo Verde, braço brasileiro do Grupo Chongqing, que teve a pedra fundamental lançada em junho deste ano.
 
De acordo com o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, a implantação da fábrica se confirma como um dos importantes resultados das missões do governo baiano à China, realizadas deste março de 2010.
 
O grupo chinês anunciou que investirá R$ 4 bilhões na Bahia, num complexo industrial e em infraestrutura e logística, e está aplicando inicialmente R$ 500 milhões na Universo Verde, que esmagará 1,5 milhão de toneladas/ano de soja.
 
Além do esmagamento de soja, a Indústria Universo Verde fabricará 300 mil toneladas de biodiesel, refinará 200 mil toneladas de óleo, fará extração de lecitina, e terá capacidade de armazenagem de 400 mil toneladas de grãos e 300 mil toneladas de óleo, sendo 200 mil de soja e 100 mil de biodiesel. A indústria vai gerar 300 empregos diretos e cerca de mil indiretos quando estiver em pleno funcionamento.
 
Quarto destino dos investimentos estrangeiros anunciados para o Brasil, de acordo com dados da Rede de Nacional de Informações sobre o Investimento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Bahia é o estado brasileiro número um nas intenções de investimentos chineses.
 
Além disso, a Bahia se tornou o primeiro estado brasileiro a instalar e manter um escritório permanente de negócios em Pequim, que nesse momento atua também no sentido de atrair investimentos para a Copa do Mundo de 2014.
 
Algodão e pesca - Eduardo Salles afirma que, além das conversações iniciadas com uma das maiores indústrias têxteis da China, com o objetivo de implantação de um pólo têxtil na Bahia, nas regiões oeste e sudoeste, foram convidados os diretores da Shandong Homey Group, líder na produção de pescados e alimentos processados na China, “para visitar a Bahia e verificar in loco o nosso potencial pesqueiro.
 
O diretor da empresa, Wei Gang Liang, e o gerente geral, Shu Sen Zhang, demonstrar interesse em investir na Bahia e confirmaram a presença da empresa na maior feira de aqüicultura e pesca do Brasil - a Aquapesca Brasil, que será realizada em novembro de 2012, na capital baiana.
 
Produtos da agricultura familiar  - Outro resultado importante das missões é a presença de produtos da agricultura familiar nos supermercados e mesas dos chineses. Geléias de umbu, goiaba, maracujá, produzidas em Uauá e Curaçá, cachaça prata e ouro de Abaíra, banana passa de Ibirapitanga, leite de doce de cabra de Valente, mel de abelha de Ribeira do Pombal, farinha de mandioca de Vitória da Conquista, azeite de dendê, massa para acarajé e vatapá de Salvador, dentre muitos outros produtos já são comercializados na China, e divulgados pelo escritório de negócios da Bahia em Pequim, que dispõe de amostras dos produtos e uma sala de degustação.
 

Praias e avenidas de Ilhéus ganham um moderno sistema de iluminação




Praia do Cristo, uma das beneficiadas

Crédito: Ascom

O secretário de Infraestrutura do Estado da Bahia, Otto Alencar, liberou recursos da ordem de R$ 903 mil para a implantação de iluminação pública no município de Ilhéus. O anúncio da aprovação dos projetos foi feito nesta segunda-feira (19), durante encontro do prefeito Newton Lima com o superintendente de Energia e Comunicações da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Silvano Ragno, que contou com a participação do deputado federal Josias Gomes e do secretário municipal da Indústria, Comércio e Planejamento, Jorge Bahia.
 
Segundo o prefeito Newton Lima, os recursos destinados a Ilhéus serão investidos nos projetos de iluminação das avenidas Soares Lopes, Lomanto Júnior (Praia do Pontal), Praia do Cristo e Praia do Norte. De acordo com as especificações dos projetos – elaborados pela Prefeitura de Ilhéus e aprovados tecnicamente pela Coelba –, a iluminação tem o objetivo de permitir a prática de caminhadas e demais exercícios físicos nesses locais durante o período noturno com total segurança, bem como melhorar o aspecto visual e paisagístico da cidade.
 
Logo após o encontro da Seinfra, o prefeito Newton Lima, o deputado federal Josias Gomes e o secretário Jorge Bahia se reuniram com o presidente da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), Moises Sales, para tratar da execução do projeto. Newton Lima solicitou agilidade para o início das obras, haja vista ter começado o verão, período em que aumenta o fluxo de turistas na cidade. O presidente Moises Sales garantiu ao prefeito envidar esforços para realizar imediatamente as obras de iluminação pública na orla ilheense.
 
Além dos recursos liberados pelo Governo do Estado, o prefeito Newton Lima assegurou que está alocando recursos para a execução de mais um importante projeto de iluminação pública: a iluminação cênica da Baia do Pontal. “Esse é um projeto arrojado e esperamos que ainda nesse verão possamos realçar, com a iluminação cênica, o aspecto visual de uma das áreas mais bonitas de Ilhéus”, ressaltou Newton Lima.
 
Para o deputado federal Josias Gomes, existe um compromisso assumido pelos governos do Estado e Federal em alocar recursos – sobretudo em infraestrutura – no desenvolvimento de Ilhéus, no sentido de proporcionar melhores condições de vida à população. “Como a iniciativa privada está investindo maciçamente em Ilhéus, a exemplo do Complexo Intermodal do Porto Sul, os governos do Estado e Federal estão fazendo sua parte, no sentido de garantir emprego, obras e serviços que assegurem uma vida digna aos ilheenses”, concluiu o deputado.

Nova ponte terá 700 m de extensão por 20 de largura e vai custar R$ 200 milhões



A antiga já não suporta mais sozinha

Crédito: JBO

O edital para a contratação da empresa especializada em consultoria na elaboração dos projetos finais de engenharia para a Ponte do Pontal em Ilhéus e o sistema viário de acesso foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (21). Com isso, o Governo da Bahia dá um passo importante na implantação da obra, considerada vital para o desenvolvimento do município e para a interligação do sul e extremo sul da Bahia via litoral, já que a ponte atual encontra-se defasada.
“A nova ponte vai melhorar o trânsito para os moradores, agilizar o fluxo dos turistas que visitam a cidade e complementará projetos como o Porto Sul e a Ferrovia Oeste Leste”, afirma o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, Nilton Cruz.
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, diz que esse resultado de uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal será responsável pelo pleno desenvolvimento da cidade. “Estamos em permanente contato com o governador, que sempre se empenhou na vinda de investimentos importantes, a exemplo do Complexo Intermodal Porto Sul, ZPE, duplicação da BR-415, dentre outros projetos importantes”.
O diretor geral do Derba, Saulo Pontes, explica que a ponte, orçada em R$ 200 milhões, com parte dos recursos incluída na emenda da bancada baiana no Orçamento da União, terá cerca de 700 metros de extensão por 20 de largura, ligando a praia do Cristo ao Morro de Pernambuco, além de 1.500 metros de vias de acesso. Será do tipo estaiada, com cabos de aço que seguram a estrutura da ponte, nos moldes da Ponte Juscelino Kubitschek em Brasília, e da Ponte Octávio Frias Oliveira, em São Paulo, com uma altura de 25 metros em relação ao nível do mar no vão central, para permitir o tráfego de embarcações na Baia do Pontal.
O vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, destaca que “a ponte resolverá os problemas de tráfego existentes  na região, com previsão de atender as demandas futuras, devido a implantação de novos projetos, que resultaram num novo ciclo de desenvolvimento para o sul da Bahia”. Segundo ele, o início das obras está previsto para o segundo semestre de 2012.

POLÍCIA PROCURA FORAGIDOS DE ALMADINA


As polícias de Almadina e Coaraci, no sul da Bahia, estão divulgando lista com 12 foragidos da Justiça. Os bandidos fugiram da cadeia pública de Almadina em 2011 e ainda não foram recapturados. A lista traz traficantes de droga, homicidas e estupradores.
A polícia pede a quem reconhecer qualquer um dos bandidos para que ligue para os telefones (73)3241-1723 e (73) 3241-1966.
Adailton, Altair, Aroaldo, Calhau, Carleone, Cristiano, Deirlan, Elton, Felipe, Linho, Nego Beto e Osmário: foragidos de Almadina

DONA DA UNIME COMPRA A UNOPAR


Famosa no Brasil pelos cursos de graduação a distância, a Universidade Norte do Paraná (Unopar) foi comprada pela dona da Unime, a Kroton, que desembolsará R$ 1,3 bilhão pelo negócio.
A Unopar tem unidade em Itabuna e cerca de 280 mil alunos em todo o Brasil, sendo 160 mil matriculados em cursos a distância.

ACIDENTE COM ÔNIBUS ESCOLAR DEIXA MAIS DE 30 FERIDOS EM ITACARÉ


Ônibus capotou com mais de 30 passageiros (Foto André Santana/Itacaré Notícia).
Um ônibus escolar emprestado irregularmente pela prefeitura de Igrapiúna para confraternização do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município capotou no quilômetro 6 da rodovia Ilhéus-Itacaré (BA-001). O acidente ocorreu no trevo da BA-001 em Itacaré e deixou mais de 30 pessoas feridas, dentre elas várias crianças.
As vítimas foram transferidas para hospitais de Itacaré e de Ilhéus. O motorista perdeu o controle da direção do ônibus, que aquaplanou. Chovia forte no momento do acidente.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROJETO VAI REVITALIZAR O QUARTEIRÃO JORGE AMADO


Ideia é transformar o Quarteirão em um espaço comercial diferenciado, valorizando o patrimônio histórico-cultural (foto Taironny Maia)
A empresa Bahia Mineração (Bamin) e a Prefeitura de Ilhéus formalizam nesta quinta-feira, 15, o convênio que tem como objetivo transformar o Quarteirão Jorge Amado, no centro histórico da cidade, em um shopping a céu aberto. A proposta é também valorizar o patrimônio histórico-cultural daquela área da cidade.
A assinatura do convênio será às 15h30min, em solenidade no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, com a presença do prefeito Newton Lima e do presidente da Bamin, Francisco Viveiros. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura, Gerson Marques, o apoio da Bamin foi fundamental para garantir a liberação dos recursos que já estavam alocados para o projeto junto ao Ministério do Turismo. O valor do total da revitalização, que começa a ser executada em março de 2012, será de R$ 7,8 milhões, parte financiada pelo MTur e parte oriunda de parceiros privados.
A Bamin colaborou com R$ 360 mil, destinados a pagar o projeto de engenharia. “Sem esse apoio, não poderíamos liberar os recursos para as obras”, afirma Gerson Marques.