Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

EMPRESA CRIA MAIOR TABLET DO MUNDO


A empresa turca Ardic diz que acredita ter criado o maior tablet com o sistema Android, do Google, do mundo. A tela de LCD, com 65 polegadas, se aproxima mais de uma TV do que de um tablet tradicional –o iPad, por exemplo, tem uma tela de quase dez polegadas. “Não importa se você chama de tablet, smartboard ou painel touch, é a maior ‘coisa’ funcionando com Android de que já ouvimos falar”, diz a companhia. O tablet, em si, não tem processador, memória ou disco rígido. Todos os processos da máquina são feitos em um tablet com Android de 10 polegadas, com Nvidia Tegra 2 e 1 Gbyte de memória RAM. O tablet gigante e o menor são conectados por uma entrada USB e uma HDMI. A equipe da Ardic revela que teve que fazer grandes mudanças no Android para que os dois aparelhos funcionassem de maneira integrada, incluindo uma otimização para que vídeos pudessem ser vistos em 1080p na telona. “Não é como se você tivesse conectando um tablet a uma grande TV por meio do HDMI. É preciso poder comandar a tela grande com os toques”, afirma a empresa. Por enquanto, o tablet gigante é apenas um protótipo. Fonte: G1.

LUAN SANTANA BEIJA REPÓRTER DA REDE TV


No último sábado, 19, o cantor Luan Santana foi clicado aos beijos com a repórter do programa Amaury Jr., Denise Severo. Os dois se encontraram no show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo & Luciano, que aconteceu Credicard Hall, em São Paulo e foram flagrados no maior bejaço. Foi nesse show também, que o sertanejo recebeu elogio dos ídolos. Fonte: IBahia.

Representantes da Sesab vistam Secretaria da Saúde de Ilhéus





Crédito: Ascom

 A secretaria da Saúde de Ilhéus recebeu nesta quarta-feira (23) a coordenadora de Urgência e Emergência, Alcina Andrade, e a diretora da Atenção Especializada, Ledívia Espinheira – ambas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). O encontro teve como pauta a rede de Urgência e Emergência do município de Ilhéus, com destaque para a questão do Serviço de Urgência e Emergência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), e a organização da rede de prestadores e de serviços próprios.
Participaram da reunião o Secretário de Saúde de Ilhéus, Alexandre Simões, a diretora da Média e Alta Complexidade (MAC) de Ilhéus, Manuela Mesquita, além de coordenadores e técnicos da secretaria municipal da Saúde. Segundo Ledívia Espinheira, a visita a Ilhéus atende a uma solicitação do secretário Estadual de Saúde, Jorge Solla, após reivindicação do secretário Alexandre Simões.
 
Em conjunto, os técnicos da Sesab e da Saúde do município analisaram situações complexas em relação a contratações, convênios, ausência de locais para atendimento de emergência e estruturação da atenção básica. A diretora afirma, ainda, que a visita representa um esforço conjunto do Estado, inclusive para formular o planejamento e financiamento de ações necessárias para adequar a rede de urgência e emergência de Ilhéus.
 
A coordenadora de Urgência e Emergência, Alcina Andrade, salientou que essas reuniões têm a finalidade de realizar um levantamento da situação do município e apontar os caminhos a serem tomados. “Uma das prioridades é destravar o processo de implantação das Upas e tratar sobre a regionalização do Samu”, afirmou a coordenadora. As três Upas previstas para Ilhéus seguirão o modelo tipo 2 e algumas parcelas dos recursos destinados à construção das unidades já foram recebidos.
 
Segundo o secretário, Alexandre Simões, o objetivo, agora, é centralizar esforços para a adequação do município e obtenção do terreno para o inicio das obras das Upas. Alexandre salientou, ainda, que o Samu também precisará passar por algumas adequações, inclusive de mudanças de sede, para que a regionalização possa ocorrer. “Com a regionalização do Samu, Ilhéus passará a atender a sua microrregião e com isso passará a receber também mais recursos”, afirmou ele. Como parte da programação da visita, as equipes da Sesab, juntamente com coordenadores de Ilhéus, deverão visitar as instalações do Samu, o Hospital Regional e o Posto 24 horas do bairro Teotônio Vilela.

Prefeito defende em Brasília projeto de desenvolvimento sustentável para Ilhéus




Newton Lima e Afonso Florence

Crédito: Ascom

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima – acompanhado do secretário Municipal de Ações Regionais, Murilo Brito – foi recebido em audiência, segunda-feira (21), em Brasília, pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence. Na pauta, dentre outros temas, a necessidade de elaboração de um projeto conjunto de desenvolvimento sustentável para a zona rural do município. O encontro foi agendado pelo deputado federal Valmir Assunção (PT), que tem prestado apoio nas ações no município junto aos governos Federal e Estadual.
 
Segundo Newton Lima, Ilhéus vem sendo contemplada com grandes somas em investimentos na área portuária, industrial, comercial e de serviços, porém é preciso instituir um novo vetor de desenvolvimento no campo que possa contemplar uma parcela significativa da sociedade, representada pelo homem do campo. “Temos o Porto Sul, que já é uma realidade, e uma gama de projetos a serem implantados, mas temos que contemplar todos os segmentos produtivos”, ressalta o prefeito de Ilhéus.
 
De acordo com o secretário de Ações Regionais, Murilo Brito, o ministro Afonso Florence ficou bastante interessado na proposta apresentada pelo prefeito Newton Lima e disse que está em perfeita sintonia com a política de desenvolvimento implantada pelo Governo Federal. Para Murilo, a proposta se encaixa perfeitamente no Programa Brasil Sem Miséria, que tem a finalidade de elevar a renda e as condições de bem-estar da população mais carente.
 
Na proposta apresentada pelo prefeito de Ilhéus ao ministro Afonso Florence, ficou enfatizada a manutenção de um “cinturão verde” de proteção ao meio ambiente e o incremento da produção de alimentos fortalecendo a agricultura familiar no município. Com isso, Newton Lima espera manter os agricultores no seu “habitat natural”, evitando o êxodo rural, o que poderia criar “bolsões de miséria” na área urbana.
 
Para o secretário Murilo Brito, o fortalecimento da agricultura familiar pode ser conseguido com a criação de linhas de crédito com juros diferenciados, infraestrutura adequada, a exemplo da construção e manutenção de estradas, ampliação da eletrificação rural, educação, saúde, dentre outros serviços. Outro ponto destacado  por Murilo é a implantação de ações específicas e desburocratizadas na reforma agrária, além de uma política voltada para a assistência técnica, que atenda os agricultores desde a extensão rural até a prospecção de novos mercados.
 
De imediato, o ministro Afonso Florence sugeriu a criação de um grupo de trabalho formado por representantes dos governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de levantar um diagnóstico e elaborar propostas concretas para atingir os objetivos. Florence, que já residiu em Ilhéus, ressaltou que conhece bem a região, e que envidará esforços para firmar um acordo de cooperação técnica e econômica com o município, assim que o grupo de trabalho apresente o projeto executivo.
 
O ministro ainda colocou à disposição da Prefeitura de Ilhéus recursos para a aquisição de máquinas de terraplenagem para a criação de patrulhas mecânicas, com a finalidade de conservação das estradas vicinais. Neste sentido, a Prefeitura vai elaborar e ingressar com um projeto no Portal de Convênios do Governo Federal (Sincov), com o objetivo de ampliar a frota de veículos e máquinas destinados à manutenção das estradas no interior do município.
 
Brasil sem Miséria - O Plano Brasil Sem Miséria é direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70,00 por pessoa. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nesta situação 16,2 milhões de brasileiros.
 
O Plano Brasil Sem Miséria agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos, nas áreas de educação, saúde, assistência social, saneamento e energia elétrica, e inclusão produtiva. Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o Governo Federal quer incluir a população mais pobre nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.

Vacinação contra raiva é prorrogada até o dia 7 de dezembro




Vacinação prorrogada

Crédito: Arquivo

Os donos de cães e gatos que ainda não levaram o seu animal para tomar vacina contra a raiva terão mais alguns dias para imunizar o seu bichinho de estimação. O encerramento da campanha antirrábica animal foi prorrogado em Ilhéus e em toda a Bahia. A campanha, que teve início no dia 23 de outubro, e o “Dia D da Vacinação” realizado no dia 12 de novembro, seguirá imunizando cães e gatos até o dia 7 de dezembro.
 
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ilhéus já articula a continuidade das suas estratégias para prosseguir com a vacinação. Segundo o coordenador do Centro, Aloísio Correia, já foram imunizados cerca de 60% de animais da zona rural e 65% da zona urbana. A meta é imunizar 80% da população de cães e gatos existentes na cidade, estimada em 34.775 animais. Aloísio afirma, ainda, que, com a continuidade dos trabalhos já realizados, a meta poderá ser alcançada o quanto antes.
 
Para facilitar o atendimento aos donos dos bichos de estimação, estão disponíveis três pontos fixos extras de vacinação: no CAE III (antigo Sesp) na avenida Canavieiras; na sede da Associação de Moradores da Urbis; e no Hospital Veterinário da Uesc, no bairro do Salobrinho. Estes pontos funcionam diariamente, das 8 às 12 horas. As equipes de vacinação também continuarão a percorrer neste período a zona rural da cidade, vacinando os animais.
 
Outro importante serviço que continuará a ser prestado é o atendimento em domicilio. Através do telefone (73) 3234-5441, as pessoas que possuem animais de grande porte, com dificuldade de locomoção e muito agressivos, ou ainda aqueles que possuam mais de cinco animais de grande porte em casa, podem realizar agendamento e assim receberão a visita da equipe de vacinação em sãs residências.
 
Aloísio Correia salienta, ainda, a importância de se vacinar cães e gatos: “Quando a raiva é transmitida ao homem, é quase sempre letal. Portanto, o melhor a fazer ainda é se prevenir, vacinando os cães e gatos” afirmou. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de vida, e a vacina deve ser tomada uma vez por ano. Os animais vacinados pela primeira vez devem voltar para receber uma segunda dose após 30 dias, independente da idade.

TJ reativa apenas sete das 50 comarcas fechadas no interior do estado





Dos 50 municípios baianos que tiveram os cartórios civis e criminais das comarcas de suas cidades desativados, apenas sete conseguiram aprovação para a continuidade dos seus serviços, são eles: Gentio do Ouro, Maraú, Palmeiras, Planalto, Santa Luzia, Tremedal e Capela do Alto Alegre. A decisão foi tomada na tarde da quarta-feira (23/11), pela sessão plenária realizada no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), comandada pela presidente, a desembargadora Telma Britto. 23 desembargadores votaram a favor da extinção e quatro contra.

Segundo a desembargadora Telma Britto, a decisão do fechamento das comarcas ocorre em virtude orçamentária e essa resolução não poderá ser mudada. “Não estou contente com o fechamento das comarcas, porém é uma atitude que no momento não tem outra solução. A decisão não é definitiva, permanecerá enquanto houver o desequilíbrio orçamentário, informou”. 
Já o desembargador que participou do pleito, Antônio Pessoa Cardoso afirmou que, “estou contra a desativação das comarcas. Melhor que o tribunal tenha prejuízo do que o povo. Não vou ser a favor do Estado e contra o povo, não estou a favor da desativação de nenhuma comarca”.
Prefeito de Palmeiras, Marcos Venicios Teles, muito contente com a reativação da sua comarca destacou que, “ foi uma satisfação muito grande a reativação da comarca de Palmeiras. Dessa forma o judiciário vêm reparar o equívoco que foi cometido. Assim a gente vê o povo com seus direitos retomados”.
O prefeito Claudinei Xavier, de Capela do Alto Alegre também destacou que, “estou muito contente com decisão favorável ao meu município, mas também estou triste poque cada município deveria de ter a sua comarca, vou continuar nessa briga, lutando para que todos tenham as suas comarcas reativadas”.
Mandado de segurança - O prefeito de Camaçari, presidente da União dos Municípios da Bahia, Luiz Caetano, afirmou que a UPB entrará com um mandado de segurança contra a decisão. “Os prefeitos e a população dos municípios prejudicados entendem que deveria se buscar uma decisão negociada para que, por exemplo, houvesse um rodízio de juízes nesses municípios e as comarcas não fossem extintas. Vamos esperar, agora, a publicação da decisão para entrar com um recurso numa instância superior”, declarou.
O Sindicato dos Servidores do Judiciário da Bahia também reagiu. “Vamos entrar com um mandado de segurança e com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin)”, disse a presidente da entidade Maria José Silva, lembrando que a extinção dos cartórios obrigará cerca de 400 servidores a se mudarem para outras cidades já que terão de ser relocados.
Desativação - A luta pela reativação das comarcas de suas cidades desativadas dos 50 prefeitos baianos iniciou no dia 30/10, quando prefeitos se reuniram na sede da UPB e foram ao encontro da presidente do TJ-BA, a desembargadora Telma Britto e o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Insatisfeitos com a informação obtida no TJ-BA, no dia 07/11 entraram com uma ação administrativa pedindo a reativação imediata das comarcas desativadas em 50 municípios baianos, penalizando 700 mil pessoas.

Governo lança projeto inovador para a avicultura na Bahia





Crédito: Ascom

A Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), lança nesta quinta-feira, (24), o projeto de Implantação de Unidades Frigoríficas Simplificadas de Abate de Aves. O evento acontece às 11 horas, no auditório da Seagri, reunindo autoridades, associações e demais elos da cadeia produtiva da avicultura. O novo projeto da Seagri tem os objetivos de modernizar o parque industrial de aves do Estado, aumentar o abate inspecionado do produto, e, principalmente, promover a inserção dos pequenos agricultores familiares no mercado, com destaque para a produção de aves caipiras.
 
Durante o evento, serão assinados convênios entre o governo do Estado, através da Seagri/Adab/EBDA, e as cooperativas de produtores de Irará e Conceição de Feira, ambos situados na região de Feira de Santana, para a construção de abatedouros/frigoríficos avícola para frango caipira.
 
"Com a utilização dessa estratégia o Estado fortalece a cadeia produtiva da avicultura e contribui para o desenvolvimento econômico regional, gerando emprego e renda, além de proporcionar um forte instrumento de inclusão social para a nossa gente", destaca o secretário da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. A avicultura gera na Bahia cerca de 80 mil empregos.
 
O Estado da Bahia é o segundo maior produtor de frangos do Nordeste, atrás de Pernambuco, e o 10º no ranking nacional, com produção de 100 milhões de frangos/ano, correspondendo a 240 mil toneladas. A produção baiana representa 60% do consumo em todo o Estado, caracterizando o grande potencial de crescimento deste setor produtivo. Atualmente o parque avícola é composto por dois frigoríficos com inspeção federal (SIF), sete com inspeção estadual (S.I.E) e quatro com inspeção municipal (SIM), totalizando 13 matadouros.
 
Municípios que possuam atividades avícolas e visam ampliar o parque de industrial da Bahia também podem integrar o projeto, assim como aqueles localizados distantes das áreas de abrangência dos pólos regionais de abate, promovendo, desta forma a criação de novos pólos para a avicultura no Estado. O projeto disponibiliza um modelo de planta frigorífica padrão com capacidade para abater 5 mil aves/dia, para implantação nas diversas regiões produtivas do Estado. As unidades piloto funcionarão em Irará e Conceição da Feira, com recursos alocados pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep).
 
“A realização de um projeto específico para o segmento avícola vem contemplar ainda uma demanda do setor, atendendo à legislação sanitária, proporcionando um destino correto à produção de frango na Bahia e impactando, direta e positivamente, a qualidade do alimento que chega à mesa dos baianos”, explica o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. Outro grande impacto considerável é o desenvolvimento de cadeias produtivas correlacionadas, a exemplo do milho e da soja que produziram para o segmento avícola, respectivamente, 350 mil toneladas e 107 mil toneladas em 2010.

Ilhéus realiza corrida de aventura neste fim de semana





Crédito: Ascom

Um dos maiores eventos esportivos do Nordeste acontecerá neste final de semana em Ilhéus (26 e 27). Com a participação de dezenas de atletas, a “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” terá percurso de 160 quilômetros, incluindo passagens por rios, trilhas, cachoeiras e estradas vicinais. A exemplo das sete oportunidades anteriores, a prova estará utilizando diversas modalidades, como corrida, natação, trekking, canoagem, montain bike e técnicas de escalada.
 
Prevista para acontecer às 7h30min deste sábado, nas proximidades da Cabana Gabriela, localizada na praia do Sul, a largada da Corrida de Aventura Carrasco será marcada por uma prova de Beach Cross. Reunindo corrida e caminhada, o evento paralelo contará com a participação de moradores, corredores e praticantes de caminhada. “A ideia é que eles acompanhem os competidores, da Cabana da Gabriela até a praia da Maramata, no bairro Nova Brasília, num total de 6 quilômetros”, informa Alberto Kruschewsky, superintendente de Esportes de Ilhéus.
 
Representantes da Caatinga Trekkers, empresa que está organizando o evento, com apoio da Superintendência Municipal de Esportes, entendem que a participação da população nesta etapa inicial é importantíssima para o evento. “Este primeiro momento é uma das características da Corrida de Aventura Carrasco, uma vez que atrai a participação de pessoas da comunidade local”, dizem os coordenadores.
 
O lançamento oficial da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” aconteceu no último dia 7, no salão nobre do Palácio Paranaguá, sede oficial da administração pública ilheense. Uma das maiores e mais importantes promoções esportivas do Nordeste, a corrida é considerada um canal de divulgação das riquezas naturais e potencialidades esportivas da Bahia. “Um dos aspectos mais fascinantes desta corrida é que os competidores não conhecerão o percurso com antecedência, mas, apenas, ao longo do desenvolvimento da prova, utilizando, sempre, conhecimentos de orientação por meio de mapa e bússola”, destaca Alberto Kruschewsky.
 
Programação – O congresso técnico da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” acontecerá nesta sexta-feira, 25, na Aldeia da Praia, localizada na rodovia Ilhéus/Canavieiras. Por volta das 16 horas, a coordenação fará o check-in, a entrega dos kits e a foto oficial. Já para às 20 horas estão previstos o jantar, a cerimônia de abertura, o briefing técnico e um grande show para o público. No sábado, dia 26, a concentração será iniciada a partir das 7 horas, com a largada acontecendo por volta das 7h30min. Por fim, no domingo, dia 27 de novembro, está prevista para às 7 horas a chegada das primeiras equipes, para às 11 horas, a chegada                     dos últimos atletas e para às 13 horas, a festa de premiação e o encerramento.
 
O regulamento da “Corrida de Aventura Carrasco Cravo e Canela” prevê premiação para as categorias ‘dupla’ e ‘quarteto’. O quarteto campeão vai faturar troféus e 4 mil e 400 reais, enquanto que a dupla vencedora ficará com troféus e mil reais. O quarteto vice-campeão ganhará troféus e 2 mil e 400 reais, enquanto que a dupla vice-campeã levará troféus e um prêmio de 600 reais. A corrida premiará ainda os quartetos que ficarem em terceiro lugar (troféus e 1.400 reais) e em quarto lugar (troféus e 800 reais) e a dupla que figurar na terceira posição (dois troféus).

VEREADOR INVADE ESTÚDIO DE RÁDIO PARA AGREDIR RADIALISTA


Vereador Bosco, usou de truculência e práticas coronelisticas para calar a imprensa.O radialista, Calazans Silva em seu programa do meio dia, falava da indignação da população de Buerarema, quanto a atitude do vereador João Bosco ao aprovar as contas ora rejeitadas do ex prefeito Orlando Filho, que fora o pior gestor da história de Buerarema, quando o estúdio é invadido pelo vereador na tentativa de agredi-lo verbalmente e físicamente.
Antes que o vereador começasse a agredi-lo, o radialista começou a pedir socorro no ar, gritando que o vereador adentrara o estúdio da emissora e o ameaçava, bradando diversas vezes por socorro.
Grande parte da população correra para a porta da rádio na tentativa de socorrer o radialista, como também a viatura da Polícia Militar.
Sentindo-se acuado, o vereador deu conta da sua atitude absurda e pulou o muro da rádio com quase três metros de altura e saiu a correr pelas ruas da cidade sendo vaiado pela população.

Neste momento o radialista dirigiu-se a Delegacia de Polícia para registrar a ocorrência.

GERALDO SIMÕES: 23 MILHÕES PARA A BARRAGEM DE ITABUNA


O deputado federal Geraldo Simões (PT) conseguiu destinar entre as emendas da bancada baiana no Orçamento Geral da União (OGU) R$ 23 milhões para a construção da barragem no rio Colônia, em Itapé. A obra é considerada fundamental para resolver o déficit na captação de água em Itabuna, que sairá de 900 para até 1,5 mil litros por segundo. O parlamentar diz que contou com apoios supra-partidários para assegurar a emenda ao orçamento 2012. “A emenda foi inserida graças ao decisivo apoio dos parlamentares Lídice da Mata, Walter Pinheiro, Luiz Alberto, Emiliano José, Joseph Bandeira, Walmir Assunção, Felix Jr., ACM Neto, Zé Nunes, Amauri Teixeira e Roberto Brito”.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Projeto da ferrovia Oeste-Leste será debatido em audiência pública, quarta




Para o projeto continuar nos trilhos

Crédito: Arquivo
O projeto da Ferrovia Oeste-Leste será discutido na próxima quarta-feira, dia 16, às 9h, em uma audiência pública que será realizada no Colégio Modelo Eduardo Magalhães em Bom Jesus da Lapa ( município localizado a 802 km de Salvador).
A audiência é uma iniciativa do Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da Promotoria Regional Ambiental de Barreiras, e do Comitê da Bahia Hidrográfica do Rio São Francisco. Ela tem como objetivo proporcionar maior conhecimento sobre a proposta do empreendimento e também permitir que sejam ouvidas as comunidades afetadas pelo projeto, para c

Professor da Uesc diz que baianas rebolam como ´chimpanzé doido´



Críticas às mulheres baianas e nordestinas

Crédito: Reprodução
Recentes opiniões no Facebook de um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) a respeito do comportamento das baianas e das nordestinas andam causando polêmica na rede social e, principalmente, fora dela. O professor estaria ou não sendo preconceituoso? Depoimentos postados pelo professor Marcos Peres abrem, mais uma vez, uma discussão sobre o que pode e o que não pode - ou não deve - ser postado nas redes sociais.
Tudo começou depois que o professor disse no facebook que "a música baiana e nordestina (axé, arrocha, tecno-forró, etc., etc...) deprecia e vulgariza demasiadamente a mulher". Um pouco depois, o professor fez outras observações provocativas sobre o tema. Primeiro postou um vídeo com trecho do filme "Vem dançar", onde mostra um casal ensaiando o tango. E volta a comentar: "Uma dica para as mulheres baianas e nordestinas aprenderem o que é sensualidade. Viva o tango!!". Dois minutos adiante, completa o raciocínio: "Não precisa mostrar a bunda e rebolar como chimpanzé doido para se chamar atenção dos homens... kkkk".
Há pelo menos um fato que faz a polêmica ganhar ainda uma maior repercussão. Marcos Peres é professor de "Sociologia da Educação" na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Cabe a ele justamente estimular a análise em salas de aula sobre o estudo de sociedades culturalmente diferentes. Como, por exemplo, a Bahia, onde agora trabalha, do estado de origem dele: São Paulo.
O Jornal Bahia Online conseguiu apurar que Peres foi nomeado para lecionar na Uesc no início deste ano na condição de professor-adjunto no Departamento de Filosofia. É novo na região. Marcos nasceu em Campinas e formou-se pela USP. Além da Uesc, o professor trabalha na Faculdade de Ilhéus. Alunos do professor ouvidos pelo JBO ficaram surpresos com as postagens. Peres é considerado um professor tranquilo que não se envolve em polêmicas na sala de aula. "Deve ter sido mesmo um deslize", garantiu um aluno que preferiu ficar no anonimato.
O Jornal Bahia Online tentou contato com o professor através das duas instituições de ensino, mas não obteve êxito. Já o reitor Joaquim Bastos, também procurado pela reportagem, considerou as declarações lamentáveis mas disse que, pelo fato de o professor não ter se expressado no exercício da função de educador, ou seja, na sala de aula, está livre de uma sindicância na universidade. "Ele que arque com as consequências do que afirmou". Bastos disse que lamenta que isso ainda ocorra em uma universidade que tem lecionando profissionais de 40 países e que 80 por cento do seu quadro docente seja de outras regiões do País.
Anos atrás, um outro professor da Uesc foi demitido após se envolver em um debate preconceituoso. Este caso, no entanto, foi na sala de aula e a punição foi inevitável. Uma outra professora também deixou a instituição depois de não concordar com um posicionamento político de um estudante e ter dado nota baixa ao não aceitar a reflexão do aluno numa avaliação de aprendizado. Dias depois, a prova foi revisada por professores de outras instituições, por exigência do aluno reprovado, que terminou obtendo uma nota bem melhor. A professora preferiu pedir transferência para Recife.
No caso de Marcos Peres, em um dos comentários publicados a respeito de sua opinião, uma outra pessoa, de Campinas, que aparenta conhecer o autor das frases, questiona a análise do professor. "Marcão, se pensarmos assim, temos tb o funk carioca, sertanejos do interior de SP e até o próprio carnaval (como o próprio nome diz....) mas tem muito trabalho nordestino bom, assim como nos outros estilos tb. Salve a música boa e a poesia!". E Marcos Peres reforça o que já havia dito: "Claro, concordo... a poesia é ótima... Luiz Gonzaga, Dominguinhos, mas esse lixo musical de tecno-forró ou tecno-axé não tem nada que preste...".
O site Jornal Bahia Online está aberto para que o professor Marcos Peres se pronuncie a respeito da polêmica. De preferência para explicar quais são mesmo as semelhanças entre a dança das baianas e das nordestinas com os movimentos de um chimpanzé doido.
Para ler com maior detalhe as postagens do professor, basta clicar sobre cada uma das fotos abaixo.

CASAMENTO GAY CHEGA A ITACARÉ


O juíz Eduardo Guerreiro, de Itacaré, baixou portaria e determinou que os oficiais de registro civil das pessoas naturais da comarca de Itacaré procedam ao processo de habilitação e ao registro de casamento entre pessoas do mesmo sexo. O juiz levou em consideração recente decisão do STJ que confirmou esta possibilidade e também o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Prefeito de Ilhéus cumpre agenda em Brasília nesta 4ª feira




Newton Lima

Crédito: Ascom

O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, cumprirá uma vasta agenda de trabalho nesta quarta-feira (9) quando estará visitando, em Brasília, diversos ministérios para tratar de assuntos do interesse do município. Durante todos os compromissos, o chefe do Executivo ilheense estará acompanhado do deputado federal Josias Gomes, que, a exemplo de Newton Lima, também é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Viajam com o prefeito, os secretários do Planejamento, Jorge Bahia, e da Assistência Social, Ari Santos Silva.

Atendendo a um convite do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o prefeito ilheense participará de um grande encontro com prefeitos e secretários estaduais e municipais de Assistência Social e Trabalho, que acontecerá no salão oeste do Palácio do Planalto. Na oportunidade, serão apresentadas e pactuadas metas e propostas voltadas para o desenvolvimento de políticas capazes de ampliar a capacidade da população extremamente pobre. O objetivo é possibilitar o acesso das camadas mais carentes às oportunidades de geração de emprego, ocupação e renda, promovendo a melhoria das condições gerais de vida das famílias envolvidas.

De acordo com a agenda divulgada, no Ministério da Integração Nacional, o prefeito Newton Lima participará de reuniões e encontros visando à liberação de recursos federais para a execução, entre outras, de obras de saneamento básico. Também está prevista a visita do chefe do Executivo municipal a outros ministérios nos quais a Prefeitura de Ilhéus possui projetos pendentes ou em fase de andamento.

Brasil Sem Miséria - Segundo informações do Governo Federal, o Plano Nacional para Superação da Extrema Pobreza “Brasil Sem Miséria”, lançado em junho deste ano pela presidente da República, Dilma Rousseff, tem como objetivo elevar a renda e as condições de bem-estar da população que se encontra em situação de pobreza extrema. O Plano agrega transferência de renda, acesso a serviços públicos e inclusão produtiva. Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, envolve a participação de 11 ministérios e é direcionado aos 16,2 milhões de brasileiros com renda familiar mensal de até 70 reais por pessoa, conforme dados do IBGE.

As ações de inclusão produtiva urbana são voltadas ao emprego e ao empreendedorismo. São programas de qualificação social e profissional e de intermediação de mão de obra, como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), coordenado pelo Ministério da Educação. Aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, a iniciativa vai oferecer vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional para o público do Plano “Brasil Sem Miséria”.

“No encontro desta quarta-feira, nossa proposta é compartilhar com prefeitos e secretários informações sobre as estratégias de inclusão produtiva urbana, detalhando, na sequência, como será a participação dos municípios”, adianta a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Helena Gabrielli Campello.

Matrícula 2012: estudantes têm até dia 25 para renovar




Escolas já se organizam para o próximo ano letivo

Crédito: Ascom

Já começou a renovação de matrícula na rede estadual de educação baiana. O calendário de matrícula foi dividido em duas etapas: a primeira, já iniciada, é focada para estudantes da rede estadual, e a segunda, que começa em janeiro, será destinada às transferências e aos novos alunos.  Cada escola está entregando aos estudantes ou responsáveis uma carta, elaborada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, junto com o termo de renovação emitido pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE).
O estudante tem até o dia 25 de novembro para devolver a carta, confirmando o interesse em permanecer na unidade escolar e a série que irá cursar em 2012.  A renovação é uma oportunidade que as escolas têm para se planejar para as demandas do próximo ano letivo.
“Com a confirmação de permanência dos estudantes nas escolas, os gestores ficam sabendo quantas vagas ele terá para alunos novos no próximo ano letivo, facilitando o seu planejamento. Além disso, é uma oportunidade, também, de atualizar os dados cadastrais do aluno”, explica a diretora de Atendimento da Rede Escolar, Eliana Carvalho.
Novidade - Em janeiro, quando começa o período de transferência para estudantes da rede estadual que pretendem mudar de escola, a matrícula poderá ser efetuada nas escolas da rede estadual ou aqui, no Portal da Educação. A matrícula pela Internet também será disponibilizada, em 2012, para os estudantes da rede municipal de Salvador.
Para os novos alunos que pretendem ingressar na rede, a matrícula, também, começa em janeiro, sendo necessário comparecer a uma unidade escolar.

Professores voltam da porta dos ônibus por falta de crédito no vale-transporte




Lidiney Campos

Crédito: Ascom
Professores e servidores da rede municipal de ensino de Ilhéus tiveram que passar por uma delicada situação nesta quarta-feira (08) pela manhã. Aqueles que dependem do transporte público para se deslocar até o local de trabalho, tiveram que retornar da porta dos ônibus. A prefeitura não recarregou os cartões que garante o transporte da equipe e, sem crédito, muito servidores tiveram que retornar para casa.
De acordo com informações chegadas ao Jornal Bahia Online, algumas escolas tiveram que cancelar as atividades por falta de professor e servidor administrativo. A secretária de Educação Lidiney Campos, procurada pela reportagem, disse que não tem conhecimento da ausência dos professores e que não se trata de um "movimento organizado". "Se houver casos, são casos isolados", afirmou.
A secretária, no entanto, reconhece o atraso no pagamento do vale-transporte. "Ontem não sei se foi depositado. Mas até segunda não havia sido não", confirmou. Os professores e servidores alegam que, além de um direito, o vale-transporte é fundamental para o deslocamento e sem o recebimento do benefício não há outra forma de frequentar as salas de aula e consideraram "uma humilhação" ter que retornar da porta do ônibus por falta de crédito.
A decisão de retornar para casa e de não comparecer ao local de trabalho acontece, de acordo com a categoria, depois de várias tentativas de organizar a data da recarga. Por lei, ela deve ocorrer até o quinto dia útil de cada mês. "No mês passado ele só fizeram isso no dia 8. Este mês, já estamos no dia 9 e nada", explicou um dos manifestantes.
A presidente da Associação dos Professores, Enilda Mendonça, confirma a informação da secretária de que não houve um movimento organizado. Mas ressalta que a orientação do sindicato para a categoria é que, quando acabe o crédito, não haja a orbigatoriedade de comparecer. "É natural isso", afirmou. "Mas o crédito de todo mundo não termina no mesmo dia. Devem haver casos isolados, mas não é um movimento organizado pelo sindicato", afirmou.

Ionaldo Sansão,um baluarte que vem fazendo a diferença na APPM

Porto Seguro- Foram iniciados os serviços de terraplanagem do terreno que sediará o Clube de Integração dos Policiais Militares, que envolverá ainda Corpo de Bombeiros, Policiais Rodoviários Estaduais e seus familiares. O terreno de 10 mil m² está localizado na Avenida Jorge Amado, próximo ao Hospital Luís Eduardo Magalhães.
Este foi doado a Associação de Praças da Polícia Militar da Bahia – sucursal Porto Seguro pela prefeitura e aprovado por unanimidade pelos Vereadores através do o Projeto de Lei número 004/2011. O projeto do clube prevê a construção de um estacionamento para 40 veículos, sala de diretoria, sala de reuniões, cozinha, bar, piscina infantil, piscina para adulto, área para eventos, campo de futebol, quadra de areia para prática de futevôlei, pesque-pague. Haverá ainda um parque cujo objetivo é a conservação da Mata Atlântica. No local serão realizadas trilhas e, segundo a direção, a associação está aberta a parcerias com órgãos públicos para a conservação do local. “Além disso, será feito um trabalho social com a comunidade, aproximando-a da polícia através de trabalhos como uma escolinha de futebol, aulas de natação, clube da 3° idade, dentre outras atividades”, afirma Ionaldo Rosendo Sansão, diretor da Associação. Será feita também uma comissão com o mínimo 5 policiais que irá ficar à frente do projeto, fiscalizando o andamento das obras. A Associação de Praças da Policia Militar da Bahia agradece ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo que reconheceram os trabalhos realizados pela classe e a necessidade deste clube para integração dos mesmos”, afirma o diretor Ionaldo Rosendo Sansão.

QUATRO DO ZITÃO ENTRARAM EM CANA


O pelotão especial da policia militar realizou na manhã desta terça feira em Ubaitaba mais uma operação no bairro Zitão levando quatro acusados para a delegacia, entre eles dois menores de idade.
Com os conduzidos a policia encontrou drogas, uma arma de brinquedo tipo pistola e uma faca. Com um dos jovens a policia encontrou uma corrente grosa de prata e 01 celular que foi reconhecido por uma vitima como sendo produto roubado em assalto a mão armada no bairro Armandão.
No final da tarde desta terça feira a justiça mandou liberar os quatro da delegacia

SUSPEITA : GASOLINA VENDIDA CLANDESTINAMENTE


Uma denuncia anônima levou Policiais Militares a uma residência na rua "A", bairro Nova Itabuna. No local, a polícia encontrou armazenada cerca de 100 litros de combustíveis em camburões.
Também foi conduzida até o Complexo policial, a dona de casa Cristiane Amado dos Santos, dona de residência. Ela contou que o combustível era vendido pelo seu ex marido, que após a separação, ele ficou de retornar para pegar o combustível e até agora não retornou.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

CAERC/ CIPE APREENDE ARSENAL EM IGUAI


A CIPE CACAUEIRA (CAERC) juntamente com a delegada Ana Cristina, apreenderam em poder de THIAGO DOS SANTOS, RODRIGO SANTOS SOARES e LUCINEIDE LIMA,na cidade de Iguai, um rifle calibre 22; uma carabina calibre 44; uma espingarda calibre 12; um revolver calibre 38; cartuchos de vários calibres; 15 papelotes de crack e mais uma pedra de 47 gramas; 26 papelotes de maconha; aparelhos celular, balança de precisão e uma moto Titan vermelha, provavelmente roubada em Salvador, de placa de Vitória da Conquista.
Thiago foi preso em flagrante

Primeiro navio da temporada, Aida Cara, chega a Ilhéus





Crédito: Ascom

O navio de bandeira alemã Aida Cara aportou na manhã desta segunda-feira (7) em Ilhéus, abrindo oficialmente a temporada 2011/2012 de visitas de navios à cidade. Os cerca de 1.180 passageiros que estavam à bordo do transatlântico foram recebidos pela equipe do receptivo montada pela Secretaria de Turismo, composta por baianas, “Gabrielas”, “Nacibs”  e apresentações de grupos de capoeira e blocos afro.  O receptivo oferecido aos turistas também foi ampliado, com um novo estande, folheteria e um grande mapa da cidade.
Um guia de atendimento, fluente em três línguas também esteve à disposição dos passageiros, prestando as primeiras informações sobre a história e as principais atrações do município. As prestadoras de serviço, como táxis e cooperativas de vans, também estão presentes com estandes próprios. O receptivo, na opinião do secretário de Turismo, Paulo Moreira, além de dar as boas vindas aos cruzeiristas, tem a função de prestar todas as informações necessárias para garantir um bom passeio e um novo retorno à cidade.

O Aida Cara é considerado um dos mais luxuosos de sua categoria e traz inúmeras atrações e opções de lazer durante suas viagens. Na área da piscina a diversão é garantida com banda ao vivo, além das espreguiçadeiras e guarda-sóis espalhados pela área de sol e do o atendimento dos funcionários do Bar Calypso. Há também uma pista de atletismo de 400 metros, quadra de vôlei e basquete, sauna e massagem no Spa, campo de golfe, biblioteca, academia e kids club. À noite, o restaurante Rossini oferece um cardápio completo para um jantar agradável e depois, há ainda shows no teatro e no movimentado Lambada Bar. A Aida Cara conta também com a Anytime Disco para quem desejar curtir uma balada. 

Ainda em novembro, no dia 26, passa por Ilhéus o Grand Celebration, que também se impressiona pela beleza e sofisticação. O navio tem capacidade 1.896 passageiros e possui cabines 30% maiores do que os outros navios que fazem rota semelhante a ele. A partir de dezembro, as paradas se intensificam. Até abril do próximo ano, está agendado um total de 45 paradas de navios no Porto do Malhado. A chegada desses cruzeiros – todos eles de alto luxo – é aguardada com bastante expectativa pelos empresários. Segundo a Secretaria Municipal de Turismo, cada cruzeirista gasta em média, a cada parada, em torno de US$ 75.00.

Cacauicultores homenageiam a Ceplac no Distrito de Florestal




Homenagem á instituição pela ajuda à agricultura familiar

Crédito: Ascom

“O reconhecimento é fruto de um trabalho que vem sendo feito naquela região pelo Escritório Local de Jequié, com o apoio do Núcleo Regional de Ipiaú e de técnicos do Cenex e do Cepec”. A declaração é do chefe do Centro de Extensão da Ceplac (Cenex), Sérgio Murilo Correia Menezes, ao comentar a homenagem que lhe foi tributada na manhã de domingo, 6, pela Associação Comunitária dos Moradores e Produtores Rurais de Florestal, distrito de Jequié,a a 390 quilômetros de Salvador, no sudoeste baiano.

Segundo disse tudo resultou de um trabalho realizado com os agricultores familiares pelos técnicos do Escritório Local da Ceplac em Jequié, a partir de demanda apresentada pela secretaria municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, em 2009, que procurava melhor desenvolver a cacauicultura. Após termo de cooperação, a Ceplac executou atividades intensivas de capacitação de mão de obra com a oferta de cursos de manejo e clonagem de cacaueiros e a distribuição clones tolerantes e resistentes à vassoura-de-bruxa e de maior produtividade.

Como resultado, as propriedades atingiram produtividade acima de 40 arrobas/hectare após dois anos de trabalho dos extensionistas da Ceplac, sob a liderança do técnico Edson Járade do Nascimento, o que demonstra a recuperação da lavoura cacaueira de Florestal, que já havia alcançado 70 arrobas/hectare no passado, caindo depois para 18 arrobas. “Os bons indicadores são decorrentes da parceria entre a Ceplac e o município de Jequié, onde se cumpriu à risca um Plano de Trabalho elaborado, conjuntamente. Então a homenagem é para a instituição Ceplac e a seus técnicos”, disse Sérgio Murilo.

O reconhecimento se deu durante a 8ª Festa do Cacau Clonado de Florestal iniciada na sexta-feira.  O ponto alto da festa, com a programação iniciando as 10 horas, foi a participação de  cerca de 150 produtores familiares provenientes do  distrito de Florestal, outras regiões e de municípios vizinhos como Jaguaquara, Apuarema e Itamari que também assistiram a palestra do chefe do Centro de Pesquisas do Cacau (Cepec), Adonias de Castro Virgens Filho, sobre “Sistema Agroflorestal Cacau e Seringueira - SAF”, no Salão da 1º Igreja Batista de Florestal.

Coube ao Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste de Jequié, Antonio Rodrigues, apresentar as linhas de crédito disponíveis para os produtores interessados no cultivo em sistema SAF. Na oportunidade, a secretária de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente, Maria Alves da Cruz, homenageou os diretores dos Cenex, Sergio Murilo Correia Menezes, e do Cepec, Adonias de Castro Virgens Filho, pelos serviços prestados ao produtores do município de Jequié.

Também foram homenageados pelo Cenex o Agricultor Familiar do Ano 2011 da unidade local de Jequié José Xavier dos Santos, proprietário das fazendas Ouro Fino/Ouro Verde/Bom Sossego, no município de Jaguaquara, e o Produtor Destaque Nilton Barros Pires, proprietário da fazenda Grajaú, município de Jequié. Estiveram prestigiando o evento representantes das instituições Agro Ituberá, Car, Sebrae, EBDA, BNB, Câmara De Vereadores e Poder Municipal.

Às 14 horas, deu-se início ao Concurso da Quebra do Cacau Clonado, com a participação de 16 duplas que disputaram os títulos de mais rápido quebrador e descaroçador de cacau clonado do ano 2011. Foram 250 frutos de cacau para cada dupla. A dupla que se consagrou campeã foi Geraldino e Amadeu, que gastaram 5 minutos e 41 segundos. Após o concurso, houve as premiações e em seguida o encerrament

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

BANDIDOS MORTOS EM CAMACAN


Dois Homens identificados como Ismarlei Santos Silva, 24 anos e Andersom Rodrigues Batista, também 24, residentes no Município de Camacan, foram mortos na Via Bagó no Município de Camacan.
Segundo informações do comandante da guarnição Tenente Valdinei Rodrigues da Silva, a guarnição recebeu um comunicado pelo rádio por parte de membros da Cia em São João do Paraíso, Município de Mascote dando conta que dois homens tinham acabado de assaltar a empresa Sacolão das Verduras naquele distrito e, estavam fugindo em direção ao Município de Camacan pela estrada vicinal que dá acesso a Leoventura pela Via Bagó.
Eles teriam roubado do uma quantia de R$ 350,00 reais, que foram devolvidos á proprietária do estabelecimento.
Os bandidos estavam á bordo de uma moto de placa JQC-2744 de Camacan, que foi utilizada na fuga.

CANTOR ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA



Foi encontrado morto dentro de casa, na fazenda Guanabara, na zona rural de Serrinha (a 8 quilômetros da sede do município), o cantor e compositor Antônio Cardoso da Silva, o Agnafon, de 62 anos.

Segundo familiares, a filha do cantor estranhou o fato de ele não ter ido buscá-la na feira livre e ligou para uma vizinha pedindo que a mesma fosse em casa avisar ao pai. Quando chegou no pequeno imóvel dividido apenas por dois cômodos a mulher encontrou a porta aberta e em seguida o corpo da vítima em meio a uma poça de sangue.

A polícia acredita trata-se de um latrocínio tendo em vista que todos os móveis e objetos da casa estavam revirados. Os criminosos arrombaram a porta e surpreenderam a vítima que já estava dormindo. Um policial que não quis se identificar disse que há sinais de luta corporal dentro da casa. “Tudo indica que ele reagiu e entrou em luta corporal com os assaltantes”, comentou. Outra hipótese levantada por vizinhos é que ele tenha reconhecido os assaltantes e por isso foi morto para não denunciá-los.

O cunhado e vizinho do cantor, Laurindo dos Santos, disse que ouviu um estampido por volta das 23h de quinta-feira (4), mas não se preocupou em verificar o que estava acontecendo. Somente no dia seguinte ele ficou sabendo da morte do cantor. “Eu tava acompanhando o jogo do vitória pelo rádio, ai só ouvir aquele pipoco, mais nem me preocupei em ver o que era porque o pessoal tem costume de caçar por aqui à noite. Nunca imaginei que era uma coisa dessa”, lamentou.

O cantor que vestia apenas uma camisa branca foi morto com um tiro de espingarda no pescoço e quatro facadas, todas na região do abdômen. Após o crime os assaltantes fugiram levando uma moto modelo Shineray. O veículo foi encontrado abandonado nas proximidades do bairro Princesa do Agreste e levado para a delegacia.

Agnafon era sósia do cantor Agnaldo Timóteo, com quem trabalhou e teve a oportunidade de cantar algumas vezes, e foi candidato a vereador, porém não conseguiu se eleger em nem uma das tentativas. Ele morava sozinho e deixa duas filhas. O corpo foi removido às 15h para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana.

Esta é a 18ª morte violenta em Serrinha no ano de 2011.


O cantor morava nesta pequena casa na zona rural de Serrinha
Os criminosos reviraram os móveis da casa a procura de dinheiro
Agnafon estava dormindo quando teve a casa invadida
Agnafon era compositor e já cantou com Agnaldo Timóteo
No local onde morreu o cantor guardava recortes de jornais onde aparece dando entrevistas
O cantor morreu com um tiro de espingarda no pescoço e golpes de faca

terça-feira, 1 de novembro de 2011

TV americana CNN aponta Porto da Barra como uma das 50 melhores do mundo




Destaque para o pôr-do-sol do local

Crédito: JBO

A praia do Porto da Barra, em Salvador, foi escolhida pela rede de TV americana CNN como uma das melhores do mundo. A lista com as 50 indicadas está publicada no site da emissora (http://www.cnngo.com/explorations/life/worlds-50-best-beaches-364981?page=0,2&hpt=hp_bn10) e contempla diversas regiões do planeta como Ibiza, na Espanha, Bora Bora, no Tahiti, Bottom Bay, no Caribe, e Byron Bay, na Austrália. Dos destinos brasileiros, o único a figurar com a praia baiana foi a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco.

Segundo o texto da CNN, em vários aspectos o Porto da Barra representa para Salvador “o que Bondi é para Sidney e Venice Beach é para Los Angeles”. A publicação diz ainda que diversas coisas acontecem ao mesmo tempo na praia baiana como o velejar de pequenos barcos e a realização de partidas de vôlei na areia.

O texto também descreve o Porto da Barra como um lugar cercado por um cordão de bares e restaurantes e dono de um mar de águas cristalinas, que é uma excelente opção para o mergulho e apreciação do por do sol.
 De acordo com o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, isso reforça a imagem da Bahia no cenário internacional, pois a CNN é um veículo que tem penetração não só nos Estados Unidos, mas também na Europa e América Latina”.