Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PROJETO PORTO SUL

EX SARGENTO LINDOTI CONDENADO A 29 ANOS E 10 MESES DE PRISÃO


Foi condenado a 29 anos e dez meses de prisão em regime fechado, Eduardo Claudino Lindote Santana, 47 anos, conhecido ex-sargento da polícia militar Lindote, por homicídio triplamente qualificado e estupro, com requintes de crueldade, réu no processo da morte de Geisa Gabriela Marinho dos Santos. A sentença foi pronunciada nesta quinta-feira , no Fórum Desembargador Wilde Oliveira Lima, em Santo Antônio de Jesus. A defesa do ex-PM já informou que vai recorrer da sentença, anunciada pela Juíza Kátia Regina Mendes Cunha. Enquanto isso, ele continua detido, e vai ser levado para cumprir pena em Ilhéus.

O julgamento começou na quarta-feira (28), A família da vítima compareceu ao julgamento e mostrou-se esperançosa a todo o momento com o a condenação: - A gente sofreu muito, mas graças a Deus houve Justiça, a gente teve muita fé nisso. Os 7 jurados decidiram que o ex-PM é mesmo culpado de estuprar, espancar e assassinar, no dia 9 de dezembro de 2004, em Ilhéus, a estudante Geisa Gabriela Marinho dos Santos, na época com 15 anos. Segundo o Ministério Público Estadual, a estudante foi jogada, ainda com vida, no Rio Almada. O corpo da menina foi encontrado boiando perto de Sambaituba. A vítima morava em frente à casa do sargento Lindote, no bairro Iguape. As testemunhas confirmaram a denúncia do Ministério Público de que o autor dos crimes foi o sargento Lindote.
O ajuizamento aconteceu em Santo Antônio de Jesus porque a defesa de Lindote havia pedido o desaforamento.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Acompanhe o julgamento do Caso Lindote


Continua em Santo Antonio de Jesus, em seu 2º dia, o julgamento do ex-sargento da policia militar de Ilhéus, Eduardo Claudino Lindote de Santana, mais conhecido como “Sargento Lindote”. O ex-PM é acusado de estuprar, espancar e assassinar, em dezembro de 2004, em Ilhéus, a estudante Geisa Gabriela Marinho dos Santos, na época com 15 anos.

SAIBA OS ULTIMOS ACONTECIMENTOS DO JULGAMENTO [Informações do repórter Reginaldo Silva da Rádio Andaiá FM]

Ouça o que disseram os pais de Geisa Gabriela sobre o 1º dia do julgamento (Reportagem de Reginaldo Silva)

29/09/2011 às 11:05h- Ao ser perguntado sobre onde estava na noite do crime, entre às 20h e 23h, Eduardo Claudino Lindote de Santana disse que estava em casa, mas que saiu com o filho para dar auxílio à enteada Adrielle.

29/09/2011 às 10:55h- A juíza Katia Regina Mendes Cunha, que preside o juri, começou o interrogatório do réu lembrando que ele poderia se recusar a responder às perguntas.Esclarecido o réu, começaram os questionamentos. A juíza apresentou as acusações expressas contra o réu e começou a inqueri-lo.

29/09/2011 às 10:48h- Começa nesse momento o depoimento de Eduardo Claudino Lindote de Santana.

29/09/2011 às 10:30h- Nesse momento está depondo a enteada do ex-sargento Lindote, de pré nome Adrielle.
Está sendo inquirida pelo advogado de acusação.

29/09/2011 às 09:34h- Já foi ouvida uma testemunha de defesa na manhã de hoje, o júri recomeçou por volta das 8h30min.


28/09/2011 às 20:20h - Após ser ouvido agora, Reinaldo Marques de Souza, a décima segunda testemunha do caso, o júri foi encerrado no dia de hoje retornando hoje as 8 horas.

28/09/2011 às 19:42h - Começa a ser ouvido agora, Reinaldo Marques de Souza, a décima segunda testemunha do caso Lindote.

28/09/2011 às 19:25h - Uma testemunha de acusação, de prenome Ivone, depondo neste momento, diz que a irmã de Lindote a procurou para que ela dissesse que o carro que viu passar na noite do desaparecimento de Geisa, era preto e não verde, que é cor do carro do réu.

28/09/2011 às 18:10h - Começa o programa Cidade Informe com flashes ao vivo direto da cidade de Santo Antonio de Jesus, com o reporter Reginaldo Silva da Rádio Andaiá FM.

28/09/2011 às 17:55h - Júri sendo retomado nesse momento.

28/09/2011 às 17:15h - Júri suspenso, intervalo de 30 minutos para o lanche.

28/09/2011 às 16:47h - Uma nova testemunha de acusação, João Santos, começa e ser interrogada pelo advogado de defesa, que levantou outra hipótese, agora ele sugere que ciganos possam ter cometido o crime, já que na região onde a garota Geisa morava tem uma grande população de ciganos.

28/09/2011 às 16:00h - Nesse momento está sendo ouvido um soldado do Corpo de Bombeiros.Os advogados de defesa, que estão ouvindo a testemunha, estão sugerindo a possibilidade de o pai da garota ser o autor do crime.Os advogados perguntaram à testemunha se alguma outra pessoa havia sido investigada como autor do crime, em seguida, perguntaram porque o pai de Geisa Gabriela não saiu com os vizinhos para procurar a filha desaparecida.Com isso, sugerem que o pai pode ser apontado como suspeito.

28/09/2011 às 12:50h - O júri foi interrompido por 2 horas, para o almoço.Até o momento,foram ouvidas a mãe da garota, D. Ozilda Marinho e a senhora Maria da Conceição, que é mãe de uma vizinha do acusado e da vítima.Ambas testemunhas de acusação.

28/09/2011 às 11:43h - Termina o depoimento da mãe de Geisa Gabriela,ela respondeu ao advogado de acusação,em seguida,ao advogado de defesa e também respondeu a três perguntas feitas pelos jurados.

28/09/2011 às 10:56h - Inicia-se o primeiro depoimento,da mãe da vítima Geisa Gabriela Marinho dos Santos,D. Ozilda Marinho.

28/09/2011 às 10:06h - É iniciado o júri com a leitura do inquérito policial.

28/09/2011 às 07:28h - O advogado assitente da acusação concede entrevista ao programa Levante a Voz da Rádio Andaiá fm e pasa todos os detalhes do inquerito policial contra o Ex-Sargento Lindote.

ENTENDA O CASO
Geisa Gabriela Marinho dos Santos, à época com 15 anos de idade, foi brutalmente assassinada e estuprada no dia 09 de dezembro de 2004, tendo sido jogada ainda com vida no Rio Almada e encontrado seu corpo em um trecho do citado Rio na estrada de Sambaituba em Ilhéus-Ba.
O suspeito do crime é o ex policial militar Eduardo Claudino Lindote de Santana, conhecido como sargento Lindote. À época do crime o citado suspeito era policial militar na ativa, entretanto, por conta deste processo crime que responde, o Comando da Policia Militar do Estado da Bahia, através de processo administrativo disciplinar, expulsou o Sargento Lindote dos quadros da PM da Bahia.
O assassinato da menor Geisa Gabriela chocou a comunidade regional pela brutalidade em que aconteceu. A menor Geisa foi violentada sexualmente e assassinada, havia ainda sinais de afundamento de crânio e lesões em várias outras partes do corpo, tanto é assim que aconteceram duas expressivas passeatas em Ilhéus em protesto pelo crime.
O inquérito policial que teve a frente o Delegado Evy Paternostro, comprovou que o sargento Lindote, na noite de 09 de dezembro de 2005, sequestrou, estuprou, agrediu fisicamente e matou jovem Geisa Gabriela, que teve seu corpo encontrado boiando no rio Almada, no bairro do Iguape, na cidade de Ilhéus. A vítima residia em frente da casa do Sargento Lindote, no bairro do Iguape em Ilhéus.
As testemunhas que depuseram no inquérito policial e no processo crime na Vara do Júri de Ilhéus declararam vários fatos que confirmam a denúncia do Ministério Público acerca da autoria do crime ser do Sargento Lindote:
01 – O veículo do Sargento Lindote foi visto por testemunhas, na noite do crime, vindo do local em que foi encontrado o corpo da menor Geisa, apesar de Lindote sempre declarar ter ficado em casa com seu carro.
02 – Também foi visto o veículo de Lindote circulando ao redor do condomínio.
03 – Ficou reiteradamente comprovado pelo depoimento das testemunhas que o sargento Lindote sempre agredia violentamente sua atual esposa e que chegava a gabar-se disto, alegando que preferia manter relacionamento sexual após as agressões.
04 – Também ficou provado unissonamente pelas testemunhas que Lindote esquivou-se de participar das procuras quando do sumiço da menor Geisa, apesar de sempre, em outros momentos, ser o primeiro a contribuir na solução de problemas de natureza policial na comunidade.
05 – As testemunhas também comprovaram que na noite do sumiço da menor Geisa, apesar de grande aglomeração de pessoas na frente do Sargento Lindote e dos latidos de cães, já por volta de 02 horas da manhã, este não saiu à porta, somente o fazendo após insistentes chamados dos vizinhos e, após sair, falava com as pessoas olhando para baixo e agachado.
06 – Confirmou-se à acusação que já existia de que o sargento Lindote agrediu, no final do ano de 2003, uma menor, que á época tinha cerca de 13 anos de idade, na tentativa de obrigá-la a fazer sexo. Depuseram a menor e duas outras pessoas que confirmaram o fato de que o Sargento Lindote, aproveitando-se da função de policial militar, levou a dita menor para um local deserto na Praia de São Domingos e obrigou a menor a fazer sexo com ele, como ela não consentisse, ele começou a agredi-la, mas ela conseguiu fugir.
07 – Restou também comprovado de que o sargento Lindote e uma irmã sua ligaram para testemunhas do processo, no sentido de constrangê-las para não depuserem no processo. Inclusive o sargento Lindote fez estas ligações enquanto estava preso, no natal do ano de 2005, de dentro do Batalhão da Polícia Militar de Ilhéus. O Juiz à época da Vara do Júri de Ilhéus – Dr Alfredo Couto, enviou cópia destes depoimentos para o Comandante do Batalhão de Ilhéus. O próprio Lindote, quando do seu interrogatório, confessou que teve acesso a celular no Batalhão de Ilhéus, embora estivesse preso e que fez uma das ligações referidas no processo.
08 – Várias testemunhas também confirmaram que o Sargento Lindote lavou a garagem e seu carro na madrugada do crime. Carro este em que foram encontrados: comprimidos de diazepam, diazepam diluído em um refrigerante, manchas de sangue, fios de cabelo humano, compatível com o Geisa e outros objetos que estão vinculados ao crime.
Apesar do crime ter acontecido na cidade de Ilhéus, o Júri será na cidade de Santo Antonio de Jesus por que a defesa de Lindote entrou com um recurso denominado Desaforamento. O Tribunal acolheu o recurso e determinou que o Júri fosse na cidade de Santo Antonio de Jesus. O Processo é de n°: 0005052-08.2010.805.0229.
Atuarão no Júri a Juíza da Vara do Júri da Comarca de Santo Antonio de Jesus – Dra Katia Regina Mendes Cunha, o Promotor de Justiça – Dr Adalto Araújo Silva Junior e na qualidade de Assistente de Acusação da família da menor Geisa, atuará o advogado Davi Pedreira de Souza, que acompanha o caso desde a fase do inquérito policial. Não se tem ainda informação de quem vai atuar na defesa de Lindote, entreanto, o último advogado que atuou na defesa de Lindote foi o advogado Zilan da Costa e Silva e Moura, da cidade de Salvador, que já foi intimado para o Júri.

OUTROS PROCESSOS A QUE FOI CONDENADO LINDOTE
01 – No decorrer deste processo que é vítima Geisa Gabriela, apareceu a denúncia de que Lindote houvera tentado obrigar uma jovem de 13 anos a fazer sexo com ele. Tal fato deu origem a um processo crime, que culminou com a condenação pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia à Lindote a uma pena de 03 anos de reclusão pela prática do delito de tentativa de estupro.
O caso retro citado trata-se de uma tentativa de estupro e de atentado violento ao pudor contra a adolescente V.A.S.S., também de 15 anos, que conseguiu escapar pouco antes da consumação do crime, ocorrido no final de 2003, mas somente tornado público após a morte de Geisa.
Apesar de negar a tentativa de violência sexual, Lindote admite ter conduzido V.A.S.S em seu veículo na noite em que ela alega ter sido seqüestrada. A vítima conta que estava no posto de combustível em que o acusado atuava como segurança e ele teria dito que a levaria para a sede da Promotoria da Infância e da Juventude, onde a deixaria sob custódia até que seus familiares a resgatassem. No trajeto, entretanto, teria tentado obrigá-la a fazer sexo oral nele, depois de fazê-la tirar as roupas e passar para o banco traseiro do automóvel.
V.A.S.S diz ter ficado apavorada e começado a chorar. Descontrolado, o acusado teria apertado seu pescoço, até que ela simulou estar disposta a ceder, pedindo que pusesse o preservativo para que pudessem manter relações sexuais seguras. Quando Lindote foi pegar a camisinha no cofre do carro, ela abriu a porta do carro e fugiu correndo.
02 – Como já dito antes, Lindote era Sargento da Polícia Militar quando do crime que vitimou a menor Geisa e, em face de tal fato, foi expulso dos quadros da Polícia Militar da Bahia.

BLOG APUAREMA EM FOCO: NOTÍCIAS SOBRE A PM DE APUAREMA NÃO SERÃO PUBLICADAS PELA REDAÇÃO


Em decorrência de conflitos internos entre a PM de Apuarema e a Redação do Blog Apuarema em Foco, decidimos não mais publicar notícias e informações referentes a policia militar do município. Pedimos desculpas aos leitores por tal decisão, mas tornou-se insustentável a relação. Doravante, deixamos de fazer as cobranças dos serviços prestados. Também não mais apresentaremos a população, a atuação situação desumana enfrentada pelos militares. 
COMENTÁRIO: Acho que o Blog é livre pra publicar tudo o que acontece na sua cidade ou região, e nao ser procurado pra dar explicações, o direito é de se pedir uma defesa no citado Blog, para explicar os motivos que levaram a situação publicada no Blog. Espero que eu como Policial Militar, o Redator do Blog, nao tenha recebido nenhum tipo de ameaça por parte de algum integrante da PM. POis o redator do referido Blog, sempre lutou pra defender os policiais de Apuarema, seje militar ou civil.

SARGENTO LINDOTI ESTÁ SENTADO NO BANCO DOS RÉUS


Em 2004 um crime bárbaro chocou a população de Ilhéus , Geisa Gabriela Marinho, na época com 15 anos, foi encontrada sem vida, com requintes de crueldade. Geisa foi estuprada e morta, e seu corpo jogado no Rio Almada, a vítima residia na frente da casa do Sargento Lindote, no bairro do Iguape, em Ilhéus. Ele é apontado como autor do crime e foi expulso pelo Comando da Policia Militar do Estado da Bahia, por meio de processo administrativo disciplinar. Hoje está sendo realizado o julgamento do acusado, Fórum Wilde Lima em Santo Antonio de Jesus, e são diversas as provas contra ele como nos informou o Dr. Davi Pedreira de Souza, “à época foi encontrado no carro dele uma garrafa de refrigerante e o liquido analisado possuía Diazepan, ele dopou a garota consumou o estupro e a jogou no rio ainda com vida, sabemos disso porque além das provas físicas a perícia constatou que havia água no pulmão da vítima”, descreveu, relatando ainda que a ficha criminal do ex-sargento Lindote é extensa.
Lindote de cabeça baixa ouve a acusação.
A mãe da menor quer apenas justiça.

PREFEITURA DE TEOLÂNDIA É RESPONSABILIZADA PELO ACIDENTE COM ALUNOS


O veículo que era conduzido pelo senhor de pré-nome Reginaldo, um caminhão Ford F-4000 de cor branca e placa policial JLW 7754 Teolânida-Ba tombou no centro de um campinho de terra batida usado pela comunidade para pratica desportiva.
O caminhão tipo " Pau de Arara”, que é utilizado como transporte escolar, causou pânico na zona rural , na região do “Alto Alegre” próximo ao povoado do “ponto seco” em Teolândia.
O carro tombou, deixando mais de 30 crianças feridas, algumas foram socorridas no local por professores e as vítimas mais graves foram encaminhadas para o Hospital Municipal Osvaldo José de Souza onde receberam os primeiros-socorros pelo médico plantonista Drº Augusto Barbosa.
Uma das crianças foi transferida para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus em estado gravíssimo e outras duas foram transferidas para o Hospital em Valença com diversas fraturas em ambos os membros.

Familiares de alunos e amigos, denunciam a prefeitura de Teolândia, pelo descaso com os estudantes da zona rural. "Enquanto em outras cidades são usados microônibus e Vans,em Teolândia as crianças são transportadas como gado, em carro pau de arara", desabafou uma mãe.

A GALERA CAIU COM A MÃO NA MASSA


Dezesseis integrantes de uma quadrilha de traficantes, responsável por mais de 15 homicídios, ocorridos na região de Feira de Santana, foram capturados, na manhã de hoje (28), durante operação da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) – Feira, que contou com o apoio de mais de 90 policiais Civis e Militares.
Com a quadrilha foram apreendidos 10 quilos de crack, três quilos de maconha, 600 pedras de crack, mais 150 “dolões” de maconha, uma pistola calibre 380, dois revólveres calibre 38, uma espada, duas balanças de precisão e R$ 5 mil em dinheiro. Marilton Nunes de Jesus, o "Mamai", Sandra Oliveira da Cruz, Maik Ferreira Santiago, Josevaldo Bacelar Marcolino, o "Memeu", Adilton dos Santos Souza, Webert de Jesus Santos, o "Binho", Charles Moreira da Silva, José Maria Valêncio dos Santos Junior, Cintia da Silva Melo, Benedito Souza Santos, o "Neo Cego", Maicon dos Santos Ferreira, o "Neo Cego", Rafael Santos da Fonseca, o "Bastião", Jhony Almeida Santos, Luciene de Jesus Santos, Jackson Ribeiro Alves, o "Dino", José Antonio dos Santos, o "Nóia", seguem custodiado no Complexo Policial Investigador Bandeira, em Feira de Santana.
A “Operação Aresta” visava cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão expedidos pela juíza da Vara de Tóxicos de Feira de Santana, Patrícia Didier. Participaram da ação policiais civis de Feira de Santana, Alagoinhas, Serrinha e Ipirá, da Coordenação de Operações Especiais (COE) – Polícia Civil, Graer – Polícia Militar e Secretaria da Segurança Pública (SSP).

NO LUGAR DE DESINFETANTES ELES VENDIAM DROGAS


A Maria Paula Nunes Alves e o seu primo José Agno de Almeida, são vendedores de desinfetantes caseiros, só que a policia descobriu que a dupla vendia era droga. O delegado Moisés Damasceno com a sua equipe, recebeu a informação que no local, na casa que fica localizada na rua Bela Vista, na Nova Itabuna, tinha droga escondida. Lá foram encontrados drogas, 5 mil reais e celulares.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SEI já atualizou divisas de 37 municípios baianos




Ilhéus tenta evitar perda de território

Crédito: Ascom

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), em resposta às reivindicações encaminhadas pela União dos Municípios da Bahia (UPB) ao Governo do Estado, esclarece que o tópico “Limites Territoriais” já está sendo atendido.

Os 37 municípios que compõem os territórios de identidade de Vitória da Conquista e de Itapetinga já tiveram suas divisas atualizadas, em trabalho iniciado no mês de maio, pela SEI, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Comissão Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação da Assembleia Legislativa da Bahia.

Os trabalhos estão transcorrendo em conformidade com o Plano de Ação elaborado pela Comissão e a SEI. O referido Plano foi aprovado na Assembleia Legislativa no dia 11.05.2011, cumprindo assim a Lei 12.057, sancionada em 11.01.2011, que determinava o prazo de 120 dias para sua aprovação.

A proposta de Projeto de Lei que oficializa as novas divisas do território de identidade de Vitória da Conquista já foi encaminhada pela SEI à ALBA. Neste momento, a SEI está consolidando e elaborando o Projeto de Lei para o território de Itapetinga, que seguirá o mesmo processo.

A SEI informa que este trabalho inicia a correção de uma defasagem de quase seis décadas da Lei de Divisão Territorial do Estado da Bahia, que data de 1953, quando a Bahia tinha cerca de 150 municípios, sendo hoje 417.

UPB - Presidente da UPB, o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, parabeniza o esforço da SEI. "Com certeza ainda resta muito a ser feito, mas não podemos deixar de parabenizar toda a equipe da SEI pelo que tem feito até aqui. Principalmente por que o trabalho que está acontecendo tem um atraso de quase 60 anos. Aproveito para reafirmar que a UPB está a disposição da SEI para ajudar nesse processo de atualização das divisas. Seria muito bom se nossas reivindações fossem atendidas como acontece com a SEI".

No dia 10 de outubro os prefeitos baianos marcharão até a governadoria do estado para cobrar do governador Jaques Wagner respostas para pauta de reivindicações entregue ao mesmo em março deste ano. A concentração para marcha acontecerá na UPB, de onde os prefeitos partirão para governadoria as 13h.

Jabes agora se aproxima do PSB e não descarta conversar com Ângela




Jabes Ribeiro

Crédito: JBO
Pela primeira vez desde quando começou o debate acerca da construção da aliança em Ilhéus dos partidos que fazem parte da base aliada do governador Jaques Wagner para o ano que vem, o secretário geral do PP na Bahia e pré-candidato a prefeito, Jabes Ribeiro, falou na possibilidade de não contar com o apoio do PT em 2012. O fato aconteceu no final da tarde desta terça-feira (27) ao conceder uma entrevista exclusiva ao Jornal Bahia Online. Segundo Jabes, o PT tem todo o direito de ter uma candidatura própria e que, na verdade, a grande aliança que o seu partido tem construído de forma sólida é com o governador Jaques Wagner e com a presidenta Dilma Roussef.
Jabes também surpreendeu ao falar que, a partir de agora, os seus olhos estão muito mais voltados para uma possibilidade real de aliança com o PSB de Ilhéus, que acaba de deixar o governo municipal. Lembrado que são grandes as chances de Mário Alexandre, vice-prefeito, se filiar a sigla, Jabes foi questionado sobre como poderia vir a ficar o quadro sucessório em Ilhéus, já que Mário Alexandre é filho da deputada estadual Ângela Sousa, sua principal adversária na recente história política de Ilhéus. "Discuto política como projeto. Não vou personalizar a discussão. Mas não faço política olhando pelo retrovisor", disse. Em resumo: Jabes, que sempre apostou numa aliança com o PT, agora quer o PSB (que ainda é de Newton) e não descarta a possibilidade de se reaproximar de Ângela (de quem ainda é adversário).
Ao comentar a reforma administrativa que vem sendo executada pelo prefeito Newton Lima e que posiciona o PT como o partido mais forte da administração municipal, Jabes afirmou que, na essência, o que está sendo feito é "trocar seis por meia dúzia". Na opinião dele, nada muda, de prático, por que, de fato, quem teria que mudar seria a postura do próprio prefeito Newton Lima. "Ele mesmo termina provocando estas atitudes de tensionamento e de buscas por espaços", revelou. "Falta comando, autoridade e preparo ao atual prefeito de Ilhéus", completou.

MILAGRE EXISTE SIM


José Ilton " Fui salvo por um milagre divino ".
Um acidente na noite de ontem, na curva do padre na BR 101 em Aurelino Leal causou um congestionamento de mais de um km. O acidente envolveu uma carreta de placas JSA-4461 de Teixeira de Freitas, dirigida por Odir Ranger Bianchi e um veiculo modelo Sorento da Kia de placas IAG-9977 de Vitoria do Espírito Santo dirigido por Jose Ilton de Lima.
Os dois motoristas nada sofreram e saíram ilesos deste acidente grave.

FUNCIONÁRIO APLICAVA GOLPE NA EMPRESA


Foi preso ontem em Buerarema, pela policia civil de Itabuna, Wallace Camilo Santos, 23 anos, que está sendo acusado de aplicar golpes em uma empresa de turismo, da cidade de Porto Seguro.Ele trabalhava na empresa como vendedor de ingressos. Só que ele não repassava o dinheiro para a empresa, deixando um rombo de aproximadamente 4 mil reais.
Ele confessou o crime e disse, que não repassou o dinheiro, porque estava devendo aos traficantes e por isso, preferiu pagar a dívida das drogas.

DESCONHECIDO ASSASSINADO NA NOITE DE ONTEM



A polícia ainda não sabe nada sobre o crime. Um jovem, foi assassinado na noite de ontem, no bairro Conceição, próximo a uma escola.Populares acionaram o Serviço Móvel de Urgência- Samu, e o rapaz ainda foi levado com vida para o hospital de Base, mais não resistiu aos disparos, cerca de três tiros n cabeça, e acabou morrendo.
O corpo deverá ser encaminhado nesta manhã de quarta feira, para o necrotério do Departamento de Policia Técnica de Itabuna.

ASSASSINADO NO MEIO DA RUA


Avenida São Salvador,Ipiau, dois homens a bordo de uma motocicleta se aproximaram de Gilvânderson Silva Santana (20 anos), e deflagraram cerca de cinco tiros contra ele, que acabou não resistindo aos ferimentos e morreu no local. Gilvânderson residia na Avenida São Salvador e foi morto próximo de sua casa.
A mãe do rapaz ao saber da notícia passou mal e foi encaminhada para o Hospital Geral de Ipiaú. Os moradores da Avenida estavam todos assustados. O corpo do jovem será encaminhado para o IML de Jequié. A polícia está investigando o caso.

BOCA DE BALA CAIU ARMADO NO NOSSA SENHORA DA VITÓRIA



Ilhéus- No bairro Nossa Senhora da Vitória, os PMs prenderam, Ronaldo Oliveira dos Santos (conhecido como Ronaldo Boca de Bala), ele estava com um revólver 38, dinheiro e um celular.

GAROTA DESAPARECIDA


Bom dia,

Gostaria muito de sua ajuda, mando esse e-mail para falar sobre o desaparecimento de minha irmã, meu nome é Clériston e sou fotógrafo. Essa irmã sofre de depressão, mora com nossa mãe em Camamu-Ba. Tem 30 anos, magra, morena, fascinada por Deus, muito religiosa, sempre frequentou a igreja católica. Ultimamente tem frequentado algumas igrejas protestantes também em Camamu, Igrapiúna, Ituberá e Valença. Uma mulher sem amigos, a família eram as únicas pessoas com quem ela socializava. De uns tempos para cá, mais ou menos um mês, ela parou de tomar seus remédios contra a depressão e não se alimentava direito e dizia que Jesus estava pedindo jejum. Segundo nossa mãe, estava com uma terrível tosse e muito magra na última vez que foi vista. Essa semana, mais especificamente dia 20/09, deixou um bilhete para mãe, pegou uma sacola com poucas roupas, a bíblia e saiu cambaleando de tanta fraqueza. Ao sair disse que ia ao encontro de Jesus e que não iria morrer dentro de casa. Um amigo de nosso pai, foi o último a vê-la naquele dia. Segundo essa informação que temos, estava no ponto de ônibus na saída de camamu em direção a Valença lendo a bíblia e não aceitou a carona oferecida. Há três dias estamos procurando em Taperoá, pois muitas pessoas nos noticiaram que estava lá. A partir dessa procura, soubemos que tinha pego uma carona para zona rural de Taperoá, sendo que, esse caminho pode levá-la a vários destinos, o que nos dificulta. Já fomos em igrapiúna, ituberá, taperoá e a própria camamu, procuramos nas igrejas (único lugar que ela costuma frequentar), fomos às delegacias, feiras, comércios e nenhuma notícia. Estamos na busca e peço esse favor de divulgar aos vossos contatos. Em anexo, deixo telefones para contato e foto para melhor ajudar.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

NEGUINHO DO BAR VENDIA CERVEJA, CACHAÇA E MACONHA


Policiais Militares apreenderam no povoado do Rio Preto em Wenceslau Guimarães, aproximadamente meio quilo de maconha pronta para ser embalada.

Segundo informações os policiais militares numa guarnição composta pelos soldados Cleiton e Barros chegaram até um bar de propriedade do indivíduo Adenildon Oliveira dos Santos, vulgo "Neguinho do BAR", através de denúncia anônima. No local os PMS após realizarem uma abordagem, constaram a veracidade da denúncia e prenderam o proprietário em flagrante por tráfico de drogas.
Além da maconha, a polícia apreendeu duas pedras grandes de crack, que seria preparada para venda, uma pequena quantidade de cocaína, celulares, relógios, uma cédula de R$ 100,00 (cem reais) falsa e R$ 852,00 ( oitocentos e cinqüenta e dois reais em dinheiro). O acusado foi conduzido para a DP de Gandu (plantonista do final de semana).

PETO E CIPM DE ILHÉUS REALIZAM PRISÕES


Foi apresentado na 7ª COORPIN Guarnição do PETO da 69ª CIPM Anderson Alvares de Azevedo que estava em poder de 11 papelotes de crack, acompanhado de Geovani de Oliveira Ramos que portava dois cartuchos intactos de revolver cal. 38 no Bairro Ilhéus II.Policiais Militares foram acionados pela central para dar apoio a uma mulher de nome Geane que estava sendo agredida e ameaçada pelo seu companheiro no bairro Nossa Senhora da Vitória. No mesmo dia as 10:50 horas, foi apreendida a moto CG Cargo 125/ HONDA de placa policial JSN-3537 que estava sendo conduzida por Marcus Vinicius Silva Santos, que realizava direção perigosa (Empinando) em plena rodovia Ilhéus- Buerarema no Bairro Nossa Senhora da Vitória. O condutor não possui habilitação.
As viaturas da 69ª CIPM e da RONDESP estavam realizando abordagens aos bares da zona sul, no dia 25 (domingo) por volta das 09:30 horas e apreenderam um revolver cal. 38 de numeração D361036 com 05 munições intactas, que estava com Ronaldo Oliveira dos Santos (Conhecido como Ronaldo Boca de Bala), na Praça do Bairro Nossa Senhora da Vitória. Ele foi apresentado a 7ª COORPIN pela guarnição da RONDESP. Graças à ajuda da população, que está dando informações a Polícia Militar através do disque denúncia pelo telefone:             (73) 3632-6610       eemail: denunciazonasul@gmail.com o trabalho da PM está dando resultado. O comandante da unidade Major Perdiz agradece a ajuda dos cidadãos e pede que eles continuem acreditando no trabalho que vem sendo realizado.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Carência: Bahia tem um defensor público para cada 70 mil habitantes




Cláudio Piansky

Crédito: Ascom
Uma frente parlamentar pela “Defesa, Apoio e Fortalecimento da Defensoria Pública na Câmara dos Deputados" será lançada no dia 5 de outubro, em Brasília. De autoria da deputada federal, Antônia Luciléia Cruz Ramos (PSC-AC), a frente terá como representantes baianos o presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado, Cláudio Piansky, e membros da Comissão de Aprovados no VI Concurso da Defensoria Pública da Bahia. Com o objetivo de agilizar as ações da instituição no Congresso Nacional e atender as necessidades da Defensoria em todo o país, o evento possibilitará aos representantes baianos discutir sobre um dos principais problemas enfrentados pelo órgão no estado: o déficit de profissionais.
“Atualmente, a Bahia possui uma carência de 386 defensores, havendo, apenas, um profissional para cada 70 mil habitantes. Diante deste contexto, colocaremos em pauta a ampliação do quadro de defensores no Estado, através da contratação dos 160 aprovados no último concurso”, explica uma das integrantes da Comissão, Paloma Rebouças. Para o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP), André Castro, "a frente parlamentar servirá como um instrumento para a articulação e resolução das principais questões referentes à Defensoria em todo o país".
Reunião com Vice-Governador - As melhorias das condições de trabalho da Defensoria Pública estarão em pauta, também, na agenda do governo do Estado, na próxima quarta-feira (28). Em reunião agendada, às 9h, com Otto Alencar, vice-governador, Piansky e os membros da Comissão dos Aprovados irão debater sobre alguns dos problemas enfrentados pelo órgão, tendo como objetivo o fortalecimento da Defensoria Pública na Bahia. Para Piansky, é fundamental haver a abertura de diálogo entre o Poder Executivo e as demais instituições, principalmente por se tratar, neste caso, de um tema que muito se relaciona com os principais projetos do Governo, a exemplo do Pacto Pela Vida.

Secretário exonerado garante que Newton Lima retorna ao cargo nesta segunda




Newton Lima de volta?

Crédito: Ascom
Um dos secretários municipais afastados pelo prefeito em exercício, Mário Alexandre, pediu anonimato, mas garante: Newton retorna nesta segunda-feira (26) ao comando do Palácio Paranaguá e, junto com ele, os três secretários exonerados na última sexta-feira (23). A garantia teria sido dada pelo próprio Newton que, de acordo com informações do secretário, soube das exonerações pela imprensa.
Informações obtidas com exclusividade pelo Jornal Bahia Online dão conta de que Newton Lima sabia da operação. Mas o que o teria assustado não foi o conteúdo. Foi a forma. Segundo a fonte, na segunda-feira passada, ao retornar a Ilhéus depois de uma semana na UTI, em Salvador, Newton convocou alguns poucos homens de sua confiança para uma reunião em sua residência. Mário Alexandre estava lá. "E foi lá, na frente de todo mundo, inclusive de familiares do prefeito, que o vice-prefeito fez juras de companheirismo e disse que iria tocar o governo interino com as pessoas indicadas por Newton", afirmou.
Uma outra fonte garante que não é pretensão de Mário Alexandre assumir, de fato, o poder do Palácio Paranaguá. Ele sabe que o retorno de Newton será inevitável. Mas, muito bem orientado, teria feito o que precisava para ganhar o discurso de que, com ele no comando, muita coisa iria mudar no governo. Pensa que ao invés de 10 ou 12 meses, pode, com isso, acabar ficando por mais quatro anos. "Acha que se credencia à sucessão e, mesmo sendo o vice do caos, consegue de alguma forma se separar dos problemas da administração", afirmou.
O JBO também conseguiu apurar que, com o provável retorno de Newton, o PSB - partido que defende a sua expulsão e sonha com a possibilidade de ter Mário Alexandre em seus quadros - romperia definitivamente com o governo. Retornariam Jorge Bahia, Marcelo Barreto e Carlos Freitas e, em contrapartida, sairiam nomes como Paulo Moreira (Turismo), Magno Lavigne (Governo) e Lidiney Campos (Educação), nomes indicados pela sigla. Junto iria Emenson Silva, secretário de Assistência Social e Trabalho, indicação do grupo da deputada estadual Ângela Sousa.
Newton também perderia parte da base que tem no Legislativo e passaria a ter dificuldades em trabalhar pela composição da próxima Câmara, que, não pode ser esquecido, será a responsável pela aprovação ou não de suas contas quando já estiver fora do poder.
O fato é que, até esta segunda-feira, tudo passa por especulações. De concreto o que há, é que acabou de vez o clima de confiança entre Newton Lima e Mário Alexandre.

PT anuncia apoio ao prefeito Newton e diz que fica fora do "quanto pior melhor"




Encontro reuniu dirigentes influentes da sigla

Crédito: JBO
Exclusivo. Desde que o Partido dos Trabalhadores passou a fazer parte da base aliada do governo Newton Lima, aposta-se no prazo de validade desta aliança. O PT nunca foi visto como confiável por boa parte dos partidos da base, inclusive pelo PSB, o partido do prefeito. E se havia algo em que todos concordavam era de que, diante da primeira crise enfrentada por Newton Lima, o PT seria o primeiro a abandonar o barco. Mas política, como dizia Ulisses Guimarães, um dos mais experientes políticos da história deste País, é como uma nuvem. Você olha agora, está de jeito. Minutos depois, quando você olhar pro alto novamente, tudo pode ter mudado.
Este sentimento nunca esteve tão em evidência como agora em Ilhéus. Enquanto o PSB defende surpreedentemente o afastamento do prefeito Newton Lima e até a sua expulsão do partido é o PT quem demonstra ser o seu grande aliado no momento de dificuldades. Uma reunião encerrada no início da noite deste domingo (25) entre dirigentes municipais e estaduais do Partido dos Trabalhadores (PT), selou o apoio incondicional da sigla à permanência do prefeito Newton Lima à frente do comando da Prefeitura de Ilhéus.
Para o partido é preciso separar a crise política da crise administrativa enfrentada pelo governo. "Continuamos defendendo mudanças na equipe. Sem estas mudanças, dificilmente o prefeito conseguirá sair da dificuldade administrativa em que se encontra. Mas retirar o prefeito do cargo da forma como algumas pessoas estão planejando, convenhamos, não é uma maneira bem vista pela democracia", criticou o deputado federal Josias Gomes, que veio especialmente de Brasília debater a crise.
Para o vereador licenciado e atual secretário municipal de Planejamento, Alisson Mendonça, "o PT não pode se aliar à turma do quanto pior melhor", condição suficiente para garantir que o partido opte pelo apoio ao prefeito Newton Lima. "Este, inclusive, é o momento primordial para o Partido dos Trabalhadores mostrar que está preocupado com a cidade e disposto a ajudar. E, neste momento, ajudar não é colocar o prefeito diante de um paredão", completou a vereadora Carmelita Ângela.
O sindicalista Everaldo Anunciação, diretor estadual da sigla, disse estar surpreso com as últimas decisões do PSB com quem afirma manter, permanentemente, conversas sobre o futuro político de Ilhéus. De acordo com Anunciação o afastamento do prefeito jamais esteve nas pautas de debate com o PT. Ele lembra que desde que o partido ingressou na base, foi pactuado com o PSB que a relação seria baseada na sinceridade. "Não vamos nos permitir criar situações para aprofundamento de uma crise que terá reflexos na sucessão mas que, efetivamente, não ajuda em nada a cidade", afirmou, com exclusividade, ao Jornal Bahia Online.
Ao confirmar sua permanência na base de apoio ao prefeito Newton Lima, o PT afirma que a única exigência feita é de que o prefeito promova imediatamente uma reforma administrativa, proposta que, inclusive, já foi anunciada. "O que ele nos pediu foi um prazo de 10 dias para recuperar a saúde. É isso que estamos esperando", afirmou o vereador Paulo Roberto Carqueija. Para o petista Gérson Marques, o compromisso do PT com o governo de Ilhéus, passa não só pelo apoio ao prefeito Newton Lima mas, sobretudo, à aliança que a cidade construiu com os governos estadual e federal e que terá, muito em breve, resultados extremamente positivos para os ilheenses.

GAROTA DE PROGRAMA MORRE NA BEIRA DA PISTA


Fabricia Pinheiro Santos, 23 anos de idade, moradora da Rua Céu Azul, Nº 451, Bairro Liberdade II, em Teixeira de Freitas, a mesma teve um desmaio na frente do estabelecimento de nome: BAR DA GALEGA, que fica as margens da BR 101, em frente ao Posto Bentivi.
Segundo o Médico que atendeu Fabricia, o motivo da causa morte tudo leva a provável overdose, a vitima era consumidora de drogas e bebidas alcoólicas e era vivente na localidade como profissional do sexo (garota de programa).



MATOU O IRMÃO COM UMA 12

Povoado Mocambo em Coronel João Sá, Fernando Andrade de Jesus matou seu irmão José Luiz Andrade de Jesus com um tiro de espingarda cal. 12 e golpes de estaca.
Segundo informações passadas pela Delegacia local, os irmãos Fernando e José Luiz estavam conversando, quando após um desentendimento, Fernando pegou uma arma de calibre 12 e efetuou um disparo contra o irmão.
Não satisfeito, Fernando ainda pegou uma estaca e golpeou o irmão várias vezes, que não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.
Em seguida o acusado evadiu, tomando destino ignorado.

MATOU O IRMÃO POR CAUSA DE UM BUTIJÃO


Uma briga entre irmãos por causa de um botijão de gás terminou com uma morte, na manhã de ontem em Valença. José Raimundo dos Santos foi esfaqueado pelo irmão, Roberto Queirós da Hora, dentro da própria casa, após um discussão. Segundo informações do delegado José Raimundo Neri, a briga começou porque, na semana passada, a vítima havia pedido um botijão de gás emprestado ao irmão, prometendo que o devolveria em poucos dias. Roberto afirmou que, após José Raimundo o agredir com o copo, ele foi na casa da irmã, pegou uma faca e seguiu para a casa do irmão para se vingar. O acusado esta preso.

ANIMAL NA PISTA PROVOCA ACIDENTE,Na BA 549 que liga Gandu e Itamari

Na BA 549 que liga Gandu e Itamari, nas proximidades da região da “agência” próximo ao povoado de Palmeira, um veículo VW Kombi placa policial JOH 4564, conduzido por Uoston Carlos Borges Barreto (28 anos) residente em Itamari colidiu-se com uma jumenta que atravessava a pista perdendo o controle e atingindo um FIAT UNO placa policial NYZ 7225 que também trafegava na via, e estava sendo conduzido por Adecio Alvarez Pires (35 anos) residente em Jequié.
Na kombi além do condutor estava o passageiro Alan Lucas Santos da Silva (22 anos) já no uno estava o condutor e mais três passageiros que vinham de um congresso evangélico em Gandu e só tiveram pequenas escoriações. Os policiais do serviço de Inteligência passavam no local onde prestaram os primeiros-socorros e acionaram a guarnição de serviço em Itamari composta pelo Sargento Luna e os soldados Silvio e Gilmário.