Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de março de 2010

possíveis desfalques da Copa

Rooney aumenta lista de possíveis desfalques da Copa

Meia do Manchester United se junta a Beckham, Bosingwa, Essien e até Kaká
Rooney é
 mais uma preocupação para o técnico Fabio Capello
Rooney é mais uma preocupação para o técnico Fabio Capello (Crédito: Reuters)
LANCEPRESS!
A lesão no tornozelo direito do atacante Rooney, que deixou o Estádio Allianz de muletas após a derrota por 2 a 1 do Manchester United para o Bayern de Munique, nesta terça-feira, pode significar o quinto desfalque da seleção da Inglaterra na Copa do Mundo.

e mais Técnico da Inglaterra pede oração para o artilheiro Rooney
Ashley Cole, com grave lesão no tornozelo esquerdo, sofrida em fevereiro, está com a participação no Mundial ameaçada, já que o tempo de sua recuperação é de três meses.

Entre os que já sabem que não estarão na Copa estão Owen, que sofreu uma grave lesão muscular na final da Copa da Liga Inglesa, Beckham, que rompeu o tendão de aquiles, e Bridge, que desistiu de ir à África do Sul após o caso extraconjugal de sua esposa com o zagueiro Terry.

e mais Técnico da Inglaterra pede oração para o artilheiro Rooney
Mas a má fase não é exclusiva do futebol inglês. O LANCENET! levantou outros jogadores que não estarão no Mundial ou que, lesionados no momento, ainda podem desfalcar suas seleções na competição, que tem início marcado para o dia 11 de junho. Confira:


Van Persie (Holanda)
Van Persie passou por uma cirurgia no joelho direito após sofrer uma lesão em um amistoso da seleção holandesa contra a Itália, em novembro de 2009. A previsão inicial era a de que o atacante ficasse de quatro a cinco meses em recuperação. Seu retorno deve acontecer apenas em maio. A Holanda estreia na Copa no dia 14 de junho.


Essien (Gana)
Com uma lesão nos ligamentos médios do joelho esquerdo, o volante Michael Essien não deve mais atuar pelo Chelsea na temporada 2009/2010. O africano, agora, corre contra o tempo para se recuperar e defender a seleção de Gana na Copa. Machucado no início de março, Essien deve ficar de quatro a seis semanas parado.


Bosingwa (Portugal)
O lateral português Bosingwa passou por uma cirurgia no joelho esquerdo, em novembro do ano passado, depois de se machucar em uma partida entre Aston Villa e Chelsea, pelo Campeonato Inglês. A expectativa inicial era de que o lateral-direito voltasse a jogar em três meses. Mas o Chelsea já anunciou que o lateral terá que passar por cirurgia novamente.


Kieran Gibbs (Inglaterra)
O lateral esquerdo do Arsenal foi operado no início deste ano após sofrer uma fratura no pé esquerdo na partida contra o Standard Liège, pela Liga dos Campeões, em novembro do ano passado. O processo cirúrgico aconteceu após a lesão não ter cicatrizado como esperado. O inglês ficará fora da equipe até o meio deste ano, o que também lhe impedirá de ir ao Mundial.


Jankovic (Sérvia)
O meia atacante Bosko Jankovic foi submetido a uma artroscopia no último dia 17 e ficará seis meses longe dos gramados. O sérvio sofreu uma lesão nos ligamentos do joelho esquerdo em setembro de 2009, quando o Genoa - seu clube - encarou o Milan. Essa lesão o deixou seis meses parado. A nova lesão aconteceu contra Inter de Milão, dia 7.


Kaká (Brasil)
Atualmente com uma lesão muscular, mas sofrendo com problemas no púbis desde o fim de 2009, o brasileiro Kaká não defendeu o Real Madrid nas últimas quatro partidas.


Beckham (Inglaterra)
O meia inglês sofreu uma lesão na vitória do Milan em cima do Chievo, dia 14 deste mês, e está fora da temporada 2009/2010 e do Mundial. Beckham precisará de, no mínimo, três meses para voltar a trabalhar com bola e mais um mês para voltar a jogar. O jogador sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles.


Patrick Kisnorbo (Austrália)
Assim como Beckham, o zagueiro Patrick Kisnorbo lesionou o tendão de Aquiles em partida pelo Leeds, clube pelo qual não atuará mais na temporada 2009/2010. Kisnorbo, assim, desfalcará a seleção australiana na Copa.

Manchester United renova contrato do brasileiro Fábio por 4 anos

O Manchester United decidiu renovar o contrato do lateral-esquerdo brasileiro Fábio da Silva, 19, até julho de 2014. O atleta tinha acordo até o fim da próxima temporada com o time inglês.
"O clube nos procurou e gostamos da ideia. Ele e sua família já estão adaptados ao país. Além disso, ele quer continuar jogando com o irmão gêmeo [Rafael da Silva, também do Manchester]", falou o empresário dos dois atletas, Cassiano Pereira.
De acordo com Pereira, o lateral tem esperança de ser chamado para defender a seleção brasileira após a Copa do Mundo-2010.
"Sabemos que, depois da Copa, a tendência é que haja uma reciclagem na seleção. Com isso, jovens jogadores devem ganhar chances. O Fábio sabe disso e vai brigar muito para ser um deles", afirmou o empresário.

Revista mostra vida "simples" de Galvão Bueno no principado de Mônaco

O narrador esportivo Galvão Bueno, que está prestes a completar 60 anos, fez revelações sobre a vida que leva no principado de Mônaco, onde mora há dois anos. Em entrevista à revista "Contigo!" que chega às bancas nesta quarta-feira, o apresentador da Globo afirmou que, mesmo morando em um lugar luxuoso, sua rotina é de simplicidade.
Sergio Zalis/Contigo
O apresentador da Globo Galvão Bueno (esq.) em Mônaco
O apresentador da Globo Galvão Bueno (esq.) em Mônaco
"Morar em Mônaco era um sonho antigo, foi um prêmio que me dei, e um prêmio que Deus me deu depois de 40 anos de trabalho. Por incrível que pareça, mudar para cá me trouxe uma vida extremamente familiar. Tenho uma rotina caseira", declarou o apresentador.
"É uma pequena cidade de interior com extrema beleza, mas com tudo o que há de mais moderno no mundo, e 110% de segurança. E a praticidade que é para mim, pois estou a poucas horas ou minutos das corridas de F-1 e dos jogos da seleção, a maioria na Europa", falou ele durante a entrevista.
Galvão Bueno disse também que está muito animado com a Copa do Mundo-2010, principalmente porque vai ser realizada na África do Sul. "Estou sempre animado. O fato de ser na África acho fantástico. Já era tempo de ter uma Copa no continente africano. Ser na África do Sul é mais fantástico ainda", disse.

Sergio Zalis/Contigo
Galvão e sua mulher, Desirée, correm à beira da marina em Mônaco
Galvão e sua mulher, Desirée, correm à beira da marina em Mônaco

Justiça rejeita acusação de editora contra blogueira pela 2ª vez

O caso da blogueira e tradutora Denise Bottman, que atiçou uma polêmica sobre liberdade de expressão na internet, ganhou mais um capítulo nesta semana, a partir da rejeição de um recurso em segunda instância, na terça-feira (30).
Dessa vez, contudo, trata-se de Martin Claret --proprietário da editora homônima, que acusou a blogueira de calúnia e difamação. Em primeira instância, o juiz rejeitou o processo por falta de provas.
Arquivo pessoal
Tradutora Denise Bottman é processada por editora após denunciar 
plágio feito em duas traduções de clássicos literários
Tradutora Denise Bottman, que teve acusação por calúnia e difamação, feita por dono da Martin Claret, rejeitada pela Justiça
Segundo Bottman, a decisão favorável de ontem --cuja análise coube a uma junta recursal, ou seja, vários juízes decidindo a respeito do assunto-- ocorreu por unanimidade.
"Eu acho que as duas partes se comportaram de acordo com procedimentos de lei, representados por advogados. Me sinto honrada de fazer parte de um país com procedimentos jurídicos plenamente operacionais", disse.
Procurada pela Folha Online, a editora Matin Claret informou que seu proprietário ainda não foi notificado oficialmente, e que vai esperar a comunicação oficial para tomar a decisão.
"Acho que é uma boa vitória da liberdade de expressão consciente, ou seja, daqueles que se identificam e têm responsabilidade pelo conteúdo publicado", analisa Marcel Leonardi, especialista em direito na internet da Faculdade Getúlio Vargas.
Histórico
No mês passado, a tradutora entrou em outro imbróglio judicial. Desta vez, entretanto, a outra parte era a Editora Landmark e seu sócio-proprietário, Fábio Cyrino, que abriram um processo pedindo a supressão imediata do blog, além de uma indenização de 400 salários mínimos por calúnia e difamação.
Bottman apontou suposto plágio de tradução em duas obras literárias da Editora Landmark, ambas lançadas em 2007: "Persuasão", de Jane Austen (que teria sido plagiado de uma tradução lançada em 1996 pela editora portuguesa Europa América, feita por Isabel Sequeira), e "O Morro dos Ventos Uivantes", de Emily Brontë --cuja tradução original teria sido publicada em 1971 pela já extinta editora Brugueira, sob autoria de Vera Pedroso.
Em seu blog Não Gosto de Plágio , Bottman costuma apontar plágios feitos por editoras e tradutores brasileiros. Ela afirma que tem provas que embasam suas indicações. "O blog é um reflexo do meu trabalho", afirma. A blogueira diz ainda que tem como comprovar todas as alegações sobre trabalhos fraudulentos.

Recruta se atrapalha com granada

Um recruta do Exército chinês quase pôs fim à própria vida ao lançar uma granada contra a parede por engano.
No seu primeiro exercício com explosivos, o recruta Man Xiaoguan, errou a mira e atirou uma granada contra a parede. O explosivo ricocheteou e voltou para perto do militar.
Por sorte, o treinador Huang Liming reagiu rapidamente e conseguiu levar Xiaoguan para um local seguro nos três segundos e meio que a granada leva até explodir.
"Na hora, me deu um branco na cabeça e achei que tinha chegado ao meu fim", disse o recruta à rede de TV chinesa CCTV.
O acidente aconteceu em uma base militar em Shenzhen, na província de Guangdong e deixou uma cratera no concreto.

Nova política de compras da Honda pode beneficiar o Brasil

A Honda deverá passar a comprar peças e componentes para seus veículos de fornecedores situados em países emergentes. A fabricante japonesa também deve enxugar seu quadro de fornecedores, para tentar reduzir seus custos em cerca de 10 %. A nova orientação deverá beneficiar o Brasil, juntamente com a China, Índia e Coréia do Sul.
A Honda gasta anualmente cerca de R$ 70 bilhões na compra de peças para alimentar suas 25 fábricas, instaladas em 16 países. O número atual de fornecedores é aproximadamente 2.200.
O plano da empresa é restringir o número de fornecedores para cada componente. Atualmente, uma mesma peça ou conjunto pode ser feita por mais de seis fabricantes diferentes – a intenção é reduzir para não mais que três, concentrando as compras em regiões que possam oferecer os melhores preços.
A motivação por trás da nova política é reduzir os custos de produção dos veículos mais baratos, preferidos pelos mercados emergentes. Este segmento do mercado deverá ser palco de uma guerra de preços nos próximos anos, à medida em que a procura por carros de entrada aumentar nos países em desenvolvimento.

Globo é condenada a indenizar família de figurante que morreu durante filmagem de "A Muralha"

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão que condena a Rede Globo a indenizar a família de um figurante morto durante as gravações da minissérie "A Muralha", filmada em 1999, no município goiano de Alto Paraíso. A emissora será obrigada a pagar R$ 50 mil por danos morais e dois terços do salário mínimo até a data que a vítima, que morreu aos 18 anos, completaria 65 anos.
O jovem morreu no dia 13 de setembro de 1999, no intervalo das gravações da minissérie. Na ocasião, a produção do programa permitiu que os figurantes se banhassem no Rio Paranã e o jovem morreu afogado, arrastado pela correnteza.
A ação contra a emissora foi apresentada pela mãe do jovem. Em instância inferior, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) decidiu pela indenização da família e o pagamento de indenização por danos morais.
A Rede Globo recorreu, alegando que o jovem, por ter mais de 18 anos, entrou no rio por conta própria, assumindo os riscos. A emissora justificou que a conduta imprudente da vítima a isentaria de responsabilidade.
De acordo com o ministro Luís Felipe Salomão, relator do caso no STJ, a permissão da produtora à entrada no rio fez com que a emissora criasse risco desnecessário aos figurantes. O ministro ainda considera irrelevante o fato de que o jovem tenha morrido no intervalo das filmagens.
"É dicção literal do artigo 21, parágrafo 1º, da Lei 8.213/91 a equiparação a acidentes do trabalho os ocorridos nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este", ressaltou em seu voto.

Acusado de encomendar crimes para programa de TV, ex-deputado vai a júri popular


Wallace Souza
A 1ª Vara do Tribunal do Júri de Manaus (AM) decidiu, na última terça-feira (30), que o ex-deputado estadual Wallace Souza - acusado de encomendar assassinatos para exibir em seu programa de TV - deve ir a júri popular. O parlamentar será julgado pela morte de Cleomir Pereira Bernardino, o "caçula", em 2007. Ainda cabe recurso da decisão.
Além do ex-deputado, também irão a julgamento Rafael Souza, filho do político, o ex-policial militar Moacir Jorge Pereira da Costa e o motorista Mário Rubens Nunes da Silva. Bernardino foi morto a tiros em janeiro de 2007, na região central da capital amazonense.
Por determinação da juíza Mirza Telma de Oliveira Cunha, os três réus ficarão presos até a data do julgamento. Já Wallace teve a prisão domiciliar revogada e espera o júri em liberdade. O ex-deputado está internado em um hospital de São Paulo, com pneumonia e infecção de abdômen.
Wallace de Souza teve o mandato cassado em outubro de 2009, por quebra de decoro parlamentar. Por conta da perda do cargo, responde como réu comum pelos crimes de coação de testemunha, porte ilegal de armas, formação de quadrilha e associação para o tráfico, informa o Portal Amazônia.
O ex-deputado teve a prisão decretada no mesmo mês pelo juiz Mauro Antony, mas se entregou à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos. Em fevereiro deste ano, Souza foi beneficiado com prisão domiciliar, em razão de seu estado de saúde.
No dia 10 de fevereiro, a juíza Mirza revogou a prisão domiciliar do réu. Na ocasião, a família relatou que, mesmo em casa, o estado de saúde do ex-deputado chegou a ser considerado gravíssimo.

Lula dá posse a dez novos ministros

Em uma cerimônia concorrida no Palácio do Itamaraty, dez ministros tomaram posse hoje (31) em substituições aos titulares que deixam os cargos para disputar as eleições de outubro. A desincompatibilização é exigida pela Justiça Eleitoral para ministros e governadores. A maioria dos ministros que assume os cargos neste momento tem perfil técnico e deve dar continuidade às políticas já implementadas pelos indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Os novos ministros foram empossados pelo presidente Lula e receberão os cargos dos antecessores em cerimônias marcadas para esta tarde.
Pré-candidata do PT à Presidência da República, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, será substituída pela secretária executiva Erenice Guerra. Na Agricultura, assume o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Wagner Rossi, no lugar de Reinhold Stephanes, que concorrerá a uma vaga na Câmara dos Deputados.
 á os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais Patrus Ananias (PT) e Hélio Costa (PMDB) serão substituídos por Márcia Lopes, no Desenvolvimento Social, e José Artur, nas Comunicações, respectivamente. Também candidatos aos governos do Amazonas e da Bahia, os ministros dos Transportes, Alfredo Nascimento, e da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, deixarão em seus lugares os secretários executivos Paulo Passos e João Santana, respectivamente.
Já os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), e da Previdência, José Pimentel (PT), serão substituídos pelos secretários executivos Márcio Zimmermann e Carlos Gabas para disputar um mandato de senador. Carlos Minc sai do Ministério do Meio Ambiente para tentar uma vaga de deputado estadual pelo Rio. Assume a secretária executiva Izabella Teixeira. Por fim, o secretário adjunto da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira, substitui Edson Santos, que vai concorrer como deputado federal.
O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, deverá definir seu futuro político hoje. Em encontro com o presidente Lula ontem (30), ele pediu 24 horas para decidir se deixará o governo para concorrer nas eleições.

Com ajuda do Brasil, Farc vão entregar restos mortais de major que estava em cativeiro


Brasília – Com o apoio do Brasil, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia(Farc) devem liberar amanhã (1º) os restos mortais do major da Polícia Militar Julián Guevara. Os dois helicópteros do Exército brasileiro seguem ainda hoje (31) para Villa Vicenzo, no Sul da Colômbia, à espera do sinal vermelho dos guerrilheiros para resgatar os restos mortais do militar morto em cativeiro e em poder das Farc.
Na semana passada, as Farc informaram que não liberariam os restos mortais do militar porque não dispunham de garantias do governo do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe. Os guerrilheiros exigiam a suspensão de todas as ações na suposta área onde estaria enterrado o corpo do major. Ontem (30) houve a sinalização de que os restos mortais seriam entregues.
A expectativa, segundo a Cruz Vermelha Internacional, é que os restos mortais de Guevara sejam entregues à família do major na presença de autoridades policiais, como determinam leis colombianas.
O representante da Cruz Vermelha Internacional – nas áreas do Brasil, da Argentina, do Chile, Paraguai e Uruguai –, Felipe Donoso, disse à Agência Brasil que a expectativa é que o resgaste ocorra na manhã de quinta-feira (1º). “Contamos que o tempo colabore e a operação seja realizada. Se isso ocorrer poderemos dizer que houve 100% de sucesso entre as negociações e o fim da ação”, afirmou ele.
Ontem (30) à tarde o sargento do Exército colombiano Pablo Emilio Moncayo, que estava em poder dos guerrilheiros há 12 anos, foi libertado. No último domingo (28), foi iniciada a operação de resgate de outro refém – o soldado profissional Josué Daniel Calvo Sánchez, que há 11 meses estava em cativeiro.
As negociações foram intermediadas pela senadora Piedad Córdoba. Mas houve a colaboração do governo da Colômbia, que suspendeu as ações do Exército nas áreas especificadas pelas Farc, da Cruz Vermelha Internacional, do Alto Comissariado pela Paz, de entidades civis organizadas e dos parentes das vítimas.
O apoio brasileiro à operação, segundo fontes do governo, está limitada à ação de uma equipe de 20 militares do Exército que estão na Colômbia e ao uso dos helicópteros. A colaboração do Brasil é técnica e operacional.

Dez ministros deixam governo para concorrer às eleições

A poucos dias do final do prazo dado pelo TSE para a desincompatibilização das autoridades que desejam concorrer às eleições de outubro, dez ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se despediram do governo nesta quarta-feira em uma cerimônia no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Entre os que deixaram o gabinete está a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, que foi substituída por Erenice Guerrra, que ocupava até esta quarta-feira o cargo de secretária-executiva da Casa Civil.
Em um discurso em que se mostrou emocionada, Dilma disse sentir uma "alegria melancólica" por deixar o governo e aproveitou para alfinetar a oposição, a quem chamou de "viúvos do Brasil que cresceu pouco", de acordo com informações da Agência Brasil.

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, que já foi cotado para assumir o posto de vice da candidatura Dilma, mas que vê esta possibilidade se tornar cada vez mais remota, deve anunciar se permanece no governo ainda nesta quarta-feira.

Meirelles se reuniu ontem com o presidente Lula para discutir se fica ou não no cargo e pediu 24 horas para tomar uma decisão.

Substitutos

A maior parte dos novos ocupantes dos ministérios tem perfil mais técnico e já ocupava cargos nas pastas.
A maior exceção fica no Ministério da Agricultura, onde Reinhold Stephanes - que deve concorrer a um cargo de deputado federal pelo Paraná - foi substituído pelo ex-deputado Wagner Rossi, ex-presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) e indicado ao posto pela direção nacional do PMDB.

Os dois ministros que disputam a vaga de candidato da base aliada ao governo de Minas Gerais, Hélio Costa, das Comunicações, e Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, também deixaram seus cargos.
O Ministério das Comunicações será assumido pelo ex-chefe de gabinete José Artur Filardi e o do Desenvolvimento Social por Márcia Lopes, que foi secretária-executiva da pasta.

Já Geddel Vieira Lima, que deve concorrer ao governo da Bahia, será substituído pelo secretário-executivo João Santana na Integração Nacional, enquanto Alfredo Nascimento, pré-candidato ao governo do Amazonas, deixa a pasta dos Transportes para Paulo Sérgio Passos, também secretário-executivo.

Márcio Zimmermann assume o Ministério das Minas e Energia no lugar de Edison Lobão, que deve concorrer ao Senado pelo Maranhão. José Pimentel, que deve tentar uma vaga no Senado ou na Câmara pelo Ceará, deixa a Previdência Social para Carlos Gabas.

Por fim, Carlos Minc deixa o Ministério do Meio Ambiente para Izabella Teixeira para tentar uma vaga de deputado estadual no Rio, enquanto Edson Santos, da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, será substituído por Elói Ferreira para concorrer a deputado federal pelo Rio.

Serra

Também já entrando no clima da campanha presidencial, o governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência, fez na tarde desta quarta-feira um balanço de seus três anos de mandato, em um ato convocado para ser sua despedida do governo.
Durante o evento no Palácio dos Bandeirantes, que contou com a participação de cerca de 4 mil pessoas, Serra lançou aquele que deve ser seu slogan de campanha: "O Brasil pode mais".

De acordo com a assessoria do Palácio dos Bandeirantes, no entanto, Serra deverá se desligar oficialmente do governo apenas na próxima sexta-feira, último dia do prazo dado pelo TSE, quando entregará a renúncia à Asssembleia Legislativa. Em seu lugar assume o vice Alberto Goldman.
O lançamento oficial de sua candidatura à Presidência está marcado para o dia 10 de abril, em um evento em Brasília.

Chega a 25 número de mortes por nova gripe no Pará


 Entre as vítimas, sete eram mulheres grávidas.
A Secretaria de Saúde do Pará confirmou a morte de 25 pessoas por nova gripe no estado entre 3 de janeiro e 27 de março, conforme boletim divulgado nesta quarta-feira (31). Entre as vítimas, sete eram mulheres grávidas.
No total, foram confirmados 173 casos de nova gripe no estado.
Segundo a Secretaria, os casos de óbitos aconteceram nos municípios: Ananindeua (02), Barcarena (01), Belém (03), Benevides (01), Bragança (01), Cametá (04), Castanhal (01), Capanema (01), Curuçá (01), Jacundá (01), Moju (01), Parauapebas (03), Paragominas (01), Santarém (02), Santa Maria do Pará (01) e Tailândia (1).

Após ter 'pulseira do sexo' arrancada, adolescente é estuprada em Londrina

Pulseira preta daria 'direito' a fazer sexo

Uma adolescente de 13 anos foi estuprada por pelo menos três rapazes, em Londrina (PR). O crime teria sido motivado pelo uso da  "pulseira do sexo", segundo a polícia. A vítima foi abordada por um grupo composto por quatro jovens depois de sair da escola, na região central da cidade, por volta das 12h do dia 15 de março. De acordo com a Polícia Civil, um dos envolvidos tem 18 anos e vai responder em liberdade pelo crime de estupro de vulnerável. Os demais já foram identificados, mas ainda não prestaram depoimento até a manhã desta quarta-feira (31).
A “brincadeira” das pulseiras funciona da seguinte forma: uma menina coloca diversas pulseiras de silicone coloridas no braço e um jovem tenta arrebentar um dos adereços. Cada cor representa um “carinho”, que vai desde um abraço até a prática de sexo; quem arrebentar receberá a “prenda” da dona da pulseira.

Cada cor da pulseira representa um 'carinho', que vai de um abraço até sexo

Segundo o delegado William Douglas Soares, o caso chegou ao conhecimento da polícia no dia 23 deste mês, quando a mãe e a garota relataram o ocorrido. "A menina disse que foi abordada pelo grupo e um deles arrancou a dita 'pulseira do sexo' que ela usava. Pela cor do adereço, ela teria de pagar uma prenda aos jovens. Ela se mostrou constrangida com o fato e acompanhou o grupo até a casa do rapaz de 18 anos. A menina não relatou que eles tivessem usado arma para isso."
Soares informou ainda que o encontro preliminar aconteceu no terminal de transporte coletivo central de Londrina, que registra grande movimento de estudantes no horário de saída das escolas. "A vítima e os envolvidos não se conheciam. Por isso tenho a convicção de que o crime só aconteceu por causa do uso das 'pulseiras do sexo'. Fica aqui o alerta aos educadores, pais e estudantes sobre isso."
A jovem está recebendo acompanhamento psicológico do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) desde o registro do caso. "Estamos esperando os laudos psicológico e do Instituto de Medicina Legal (IML) sobre as agressões sofridas pela menina", disse o delegado.
Soares informou ainda que o fato de a jovem ter acompanhado os agressores até a casa de um deles não tem importância no inquérito. "Trata-se de um caso de estupro de vulnerável, que independe de consentimento ou não da vítima, que neste caso tem menos de 14 anos, como rege a legislação."
Em caso de condenação, o rapaz de 18 anos pode cumprir pena que varia de 8 a 15 anos de reclusão. "No caso dos demais envolvidos, que são menores de idade, eles podem ser levados para medidas sócioeducativas ou até para internação, de acordo com o ECA [Estatuto da Criança e do Adolescente]", disse o delegado. 
Polêmica
Em São Paulo, o uso das pulseirinhas provocou polêmica entre pais, educadores e alunos. Fáceis e baratas de se comprar, as pulseiras viraram moda.
Um projeto de lei que proíbe o uso das pulseirinhas do sexo nas escolas da rede municipal de Navegantes (SC) foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores da cidade, no começo deste mês.

Ricardo Eletro e Insinuante faturam juntas R$ 5,2 bi

A rede de varejo baiana Insinuante e mineira Ricardo Eletro anunciaram nesta segunda-feira a união de suas operações, na holding Máquina de Vendas, segunda maior varejista de móveis e eletrodomésticos do país, com mais de 520 lojas. A união acontece alguns meses após o grupo Pão de Açúcar, líder no varejo do país, ter fechado acordo de compra das Casas Bahia, criando uma rede com pouco mais de mil lojas, líder no mercado.
“ Estamos criando a segunda maior rede varejista do país, e a maior em capilaridade e alcance geográfico "
Embora a Máquina de Vendas ainda esteja muito longe do grupo formado por Ponto Frio, Casas Bahias e Extra Eletro, tanto em número de lojas, quanto em faturamento anual estimado, que é de 5 bilhões para a primeira em 2010 contra R$ 20 bilhões do segundo, a nova holding tem planos ambiciosos.

Durante o anúncio oficial da fusão da Ricardo Eletro com a Insinuante, os executivos das duas empresas afirmaram ainda que estão atrás de novas redes para compra ou fusão. Segundo Luiz Carlos Batista, presidente da Insinuante e agora presidente do conselho da Máquina de Vendas, o mercado caminha para um processo natural de consolidação, em que as pequenas redes regionais terão cada vez menos poder de barganha.
Esses empresários vão ficar mais confortáveis com a gente - afirmou Batista.
Pouco antes do anúncio oficial, Ricardo Nunes, que vai ficar à frente da nova holding, falou ao blog de Míriam Leitão que a ideia é manter as duas marcas e os 15 mil empregos em questão. Luis Carlos Batista, da Insinuante, ficará no Conselho de Administração.
De acordo com Ricardo Nunes, a nova gigante do varejo já nasce com R$ 5,2 bilhões de faturamento e 528 lojas espalhadas por 200 cidades de 16 estados, além do Distrito federal. Com isso, supera a Magazine Luiza, a segunda do ranking, com 455 lojas e faturamento anual de R$ 3,2 bilhões.
Estamos criando a segunda maior rede varejista do país, e a maior em capilaridade e alcance geográfico - disse.
Fizemos uma fusão onde não houve dinheiro envolvido, mantendo, assim, nosso caixa forte e sem endividamento. As duas tinham mais ou menos o mesmo tamanho. Como vamos precisar de muita gente, não fecharemos lojas. A partir de amanhã, seremos a maior rede de distribuição, presente em 17 estados - acrescentou.
Negociações começaram em janeiro
A previsão neste ano é abrir entre 30 e 50 novos pontos de vendas, dos quais 30 no Rio. Neste caso, o crescimento será com a abertura própria de lojas.
Depois disso, em 2011, o crescimento virá com fusões e compras - acrescentou ele.
" Só não dormimos juntos "
As duas companhias, que têm capital fechado, não revelam informações sobre endividamento e geração de caixa. Mas garantem que a nova companhia nasceu "com caixa e sem dívidas".
Essas são informações estratégicas. É nossa vantagem em relação aos concorrentes com capital aberto - disse Ricardo Nunes.
As negociações tiveram início em janeiro, por iniciativa de Nunes. Do início do namoro, em janeiro, até o casamento, foram menos de três meses. Até um flat no bairro Itaim, em São Paulo, foi alugado para servir de base para os encontros entre Luiz Carlos Batista, da Insinuante, e Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro, na reta final das negociações.
Só não dormimos juntos. Até a minha mulher ficou com ciúmes - brincou Nunes, que também emprestou sua chácara em Divinópolis (MG) para as conversas, quando não estava ainda no apartamento de Batista em Salvador (BA).
Fizemos a coisa toda no maior silêncio. Eu ia buscá-lo à noite, para não despertar a curiosidade das pessoas - contou o controlador da Insinuante.
Comum em operações do gênero, a fusão de Insinuante e Ricardo Eletro não teve a assessoria de nenhum banco de investimento ou butique de negócios.
A Price foi contratada para avaliar o balanço da duas companhias. As marcas Insinuante e Ricardo Eletro serão mantidas. A primeira continuará a ser usada nas regiões Norte e Nordeste do país, enquanto Ricardo Eletro vai batizar os pontos de venda nas demais regiões. O grande desafio, admitem os empresários, será o mercado paulista.
É um mercado difícil e complicado, e nossa estratégia passa necessariamente pela compra de outras redes no prazo de um ano - disse Batista.
Ainda segundo ele, nos próximos três meses deverão ser definidos pontos ainda em aberto durante a negociação, como a escolha de uma sede comum para a Máquina de Vendas e de um diretor financeiro único.
Expectativa de dobrar de tamanho até a Copa 2014
Até a Copa de 2014, o presidente da nova holding do varejo espera multiplicar os números, chegando a mil lojas, R$ 10 bilhões de faturamento e 30 mil empregos, aproximando-se do Pão de Açúcar. Enquanto as lojas da Insinuante vão operar nas regiões Norte e Nordeste, onde são mais fortes, a Ricardo Eletro focará o Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Segundo Ricardo Nunes, o consumidor pode esperar preço baixo e condições facilitadas de pagamento.
A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 e tem cerca de 260 lojas nos Estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás e Distrito Federal, dividas em lojas de rua, shopping e megastore. A companhia tem cinco centros de distribuição.
Enquanto isso, a Insinuante começou a operar em 1959 e atualmente possui aproximadamente 220 lojas, em todos Estados do Nordeste mais Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em 2009, focada em crescer, chegou a apresentar uma proposta de compra do Ponto Frio, que acabou sendo levado também pelo Pão de Açúcar.
Em dezembro, quando a compra da Casas Bahia pelo grupo Pão de Açúcar foi anunciada, especialistas já previam que abriria um novo ciclo de consolidação no setor de móveis e eletrodomésticos. Entretanto, apostavam mais em anúncio de fusão das redes Lojas Americanas e Magazine Luiza. A primeira empresa tem planos de chegar a 876 lojas nos próximos quatro anos.

O Globo

Bamin traz desenvolvimento à região

O gerente geral de Comunicação e Desenvolvimento da Bahia Mineração, Amaury Pekelman, foi entrevistado pelo radialista Vila Nova hoje (30) no programa O Tabuleiro e falou sobre a vinda da empresa para a região. Segundo ele, toda mão de obra que a BAMIN utilizará em Ilhéus será local, ou seja, a prioridade é empregar profissionais da região. Além disso, a preocupação social da empresa em desenvolver projetos para as comunidades da região é um beneficio importante.
A Bahia Mineração mesmo antes de instalar o Terminal em Ilhéus, apóia projetos esportivos e sociais, como por exemplo, para a população da Zona Norte de Ilhéus, nos distritos de Mamoã e Lagoa Encantada.Além de competições como o Campeonato Pan-Americano de Surf e a II Corrida Temática Costa do Cacau.
Amaury esclareceu que a área de estocagem do minério, de 80 hectares aproximadamente, ficará longe da estrada e da praia. Uma esteira de sete metros de altura atravessará a região preservada, a estrada e toda a praia para chegar ao litoral.
Pekelman, disse na entrevista que o minério será transportado por toda a região em pó e de forma segura não havendo risco de contaminação marítima e nem da lagoa encantada. Clique aqui e ouça a entrevista de Amaury Pelkeman

Interior de Ilhéus é a área mais atingida por apagões


Câmara de vereadores

Crédito: Ascom

A Câmara de Vereadores de Ilhéus sediou na manhã desta terça-feira, 30, uma Audiência Pública para discutir os constantes apagões sofridos em todo município de Ilhéus. O presidente do legislativo, Jailson Nascimento e os vereadores Valmir Freitas, Marcos Flávio, Gilberto Sousa (Bel do Vilela) e Edivaldo Nascimento (Dinho Gás) participaram da Audiência. A Prefeitura de Ilhéus foi representada por Carlos Freitas, secretário de serviços urbanos.
Os distritos de Inema e Pimenteira são os locais mais afetados pelos constantes apagões, chegando a ficar por até 4 dias consecutivos sem energia elétrica. Outro fator de reclamação por parte dos moradores dessas localidades é o fato dos locais não terem um estabelecimento credenciado pela Coelba para os moradores pagarem suas contas de energia.
Para os problemas apresentados pelos distritos de Inema e Pimenteira, os representantes da Coelba apresentaram suas soluções. Para os apagões, a solução encontrada foi a alocação de duas turmas de manutenção de Coaraci, que a partir de agora passará a atender todas as ocorrências dos dois distritos.
Desde o dia 18 deste mês, a Coelba vem trabalhando para melhorar a situação dos moradores de Inema e Pimenteira. Já estão sendo realizadas manutenções, revisões e limpezas em toda a rede elétrica que abastecem as duas localidades. A concessionária de energia estipulou o dia 30 de abril como prazo final para que o serviço seja finalizado.
O problema de não ter um local para pagar as contas de energia a Coelba já tem uma solução, um estabelecimento comercial já está em fase final de credenciamento e passará a receber as contas de energia elétrica nas próximas semanas.
Ilhéus é a campeã dos apagões na Bahia - Indicadores da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) mostram oficialmente que o município de Ilhéus é o campeão baiano em apagões de energia. Somente em 2009, as interrupções no fornecimento somaram 34 horas, superando em 14 horas o que é considerado aceitável pela agência reguladora.
 
Comerciantes e moradores reclamam dos prejuízos causados pelos apagões e a Coelba relata que os blecautes são causados pela dificuldade de manutenção da rede, causada pela grande extensão do território baiano. Em 2004, apenas dois municípios tinham ficado mais horas sem energia do que o considerado normal pela Aneel. No ano passado, o número de municípios chegou a 59. E Ilhéus é a primeira na fila da escuridão.
Joubert Meneguelle, Superintendente de Engenharia da Coelba, destacou os importantes projetos e melhorias de grande porte que a Coelba está realizando para que os constantes apagões não ocorram com a atual freqüência. “A Coelba está investindo cerca de 20 milhões de reais em melhorias na região de Ilhéus, será criada uma subestação em Olivença, os equipamentos antigos estão sendo substituídos por mais modernos, enfim, esperamos que em breve os apagões não aconteçam mais”, destacou o superintendente.
Os bairros do Iguape, Malhado, Alto do Coqueiro, Alto do Amparo, Hernani Sá, Nossa Senhora da Vitória, distrito de Santo Antonio e o bairro Nelson Costa estiveram presentes na Audiência Pública através de suas associações de moradores e foram condizentes em uma só reclamação, a falta de estabelecimentos comerciais para o pagamento das contas de energia nos referidos bairros.
O vereador Edivaldo Nascimento, Dinho Gás, lembrou que no bairro em que reside, o Nossa Senhora da Vitória, os moradores são obrigados a ir até o Centro da cidade para poder pagar uma conta de energia. O Gestor de Atendimento da Coelba, Carlos Moraes, relatou que será tomada uma providência o mais rápido possível.
Outra queixa comum a todos que fizeram uso da palavra no Plenário Gilberto Fialho foi o descaso do serviço de atendimento gratuito da Coelba por telefone, o 0800. As pessoas realizam suas queixas pelo telefone e as reclamações não têm prosseguimento. O vereador Marcos Flávio reiterou as reclamações e pediu que alguma solução seja tomada.
O presidente do legislativo, vereador Jailson Nascimento, agradeceu a todos os presentes e principalmente aos representantes da Coelba pela compreensão em participar da Audiência Pública e ouvir as criticas e sugestões da população. “Tenho certeza que essa audiência renderá frutos e que todos os questionamentos serão ouvidos e as devidas providências vão ser tomadas pela Coelba”, enfatizou o vereador.

Praia do Marciano terá urbanização total


Praia do Marciano

Crédito: Ascom

A praia do Marciano, uma das mais conhecidas da zona Norte da cidade, localizada no bairro do Malhado, será beneficiada com obras de urbanização que incluem serviços de drenagem, pavimentação asfáltica, construção de mirante, criação da Praça da Sereia e implantação de moderna iluminação, inclusive na orla marítima. Nesse sentido, o prefeito Newton Lima, acompanhado por técnicos, esteve visitando aquela localidade com a finalidade de requerer um projeto executivo que, paralelamente, dará complementação a urbanização da avenida Litorânea Norte, cuja obra beneficia até a Pedra da Sereia.
O secretário de Governo, Alcides Kruschewsky, informa que os recursos que serão investidos na urbanização do Marciano são oriundos de emenda apresentada ao Orçamento da União pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), no valor de 500 mil reais, em favor da Secretaria de Turismo do Estado que se incumbirá de realizar as obras através da Conder. “A estimativa é que a verba seja liberada até o início do próximo semestre, o que significa dizer que os trabalho de urbanização serão concluídos em 2011”, afirmou.
 
Ainda de acordo com o secretário Alcides Kruschewsky, somando-se as outras emendas apresentadas por Lídice da Mata em prol do município de Ilhéus, os recursos são da ordem de um milhão e duzentos mil reais, já empenhados junto á Caixa Econômica Federal (CEF) para beneficiar diretamente a Estância Hidromineral de Olivença e o bairro de Banco da Vitória.
Em Olivença, os recursos serão destinados a pavimentação da rua dos Crentes e do estacionamento do Balneário de Tororomba, e a construção da Praça dos Milagres. Já em Banco da Vitória, a verba federal servirá para implantar a Vila Gastronômica, com a criação de estacionamentos, calçadas, iluminação adequada e placas indicativas, uma vez que o bairro concentra um grande número de restaurantes típicos que atraem uma excelente clientela.
Salienta ainda o secretário que em recente conversa com o prefeito Newton Lima, Lídice da Mata afirmou que, embora as emendas já tenham sido aprovadas e garantidas, vem acompanhando toda a tramitação dos processos para que não ocorram problemas de continuidade, “pois é nosso compromisso colaborar com a comunidade ilheense”, afirmou a deputada.

Porto de Ilhéus começa a exportar níquel em maio


Secretários municipal e dirigentes da Mirabela

Crédito: Ascom

O Porto Internacional de Ilhéus começará a exportar sulfeto de níquel já a partir do próximo mês de maio. A Licença Ambiental que garante a imediata operação foi entregue ao presidente e ao gerente-geral da Mirabela Mineradora do Brasil, respectivamente, Bryan Hyde e Paulo Roberto Oliva, pelo secretário municipal de Planejamento, Alisson Mendonça, e o chefe de Gabinete, José Nazal, que também é presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Condema).
A Mirabela começará a operar com o estocagem e o translado de sulfeto de níquel, trazendo o produto do município de Itajibá até seu galpão que ficará instalado no Distrito Industrial (DI) de Ilhéus, no bairro do Iguape, zona Norte da cidade, completando posteriormente o processo no Porto Internacional. A previsão é que, de imediato, a empresa, além de gerar receita do ISS para o município, também ofereça vagas diretas para 40 trabalhadores, isso, também estimando-se a geração de mais 100 empregos indiretos.
 
Explica José Nazal que, pela primeira vez nos nove anos de funcionamento do Condema na cidade, foi realizada uma audiência pública no processo de licenciamento, “como também esta é a primeira vez que o município receberá relevantes compensações ambientais voltadas para a preservação e manutenção do Parque da Boa Esperança, uma das preocupações do prefeito Newton Lima, que defende o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
De acordo com o chefe de Gabinete e presidente do Condema, a Mirabela irá se responsabilizar a partir de agora em restaurar e manter as sinalizações horizontais e verticais do Distrito Industrial até o Porto; fornecerá uniformes para 10 guardas florestais do Parque da Boa Esperança; doará equipamentos como máquinas fotográficas, GPS e impressoras para a direção do referido Parque, “isso, além de promover a recuperação do seu acesso, abrir trilhas para visitações”.
Ainda dentro das cláusulas que a empresa acatou estão: fazer o levantamento georeferenciado de toda a área do Parque da Boa Esperança e disponibilizar durante período de vigência da licença ambiental, um veículo para serviços de fiscalização florestal. “Por tudo isso que representa, acreditamos que esse é um fato que deve ser comemorado por todos que apostamos e trabalhamos pelo desenvolvimento do nosso município”, frisou José Nazal.

terça-feira, 30 de março de 2010

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 30 milhões na próxima quarta-feira

O concurso número 1.166 da Mega-Sena, que será sorteado na próxima quarta-feira (31), deve pagar R$ 30 milhões para a aposta que acertar as seis dezenas sorteadas, segundo estimativas da Caixa Econômica Federal.
No sábado (27), nenhum bilhete acertou os números do concurso 1.165 e o prêmio acumulou. Os números sorteados na ocasião foram: 20 - 40 - 42 - 52 - 54 - 60.
Ao todo, 70 apostadores acertaram a quina e cada um vai receber R$ 31.855,07. Outras 3.923 apostas acertaram a quadra e ganharão R$ 812 cada uma.
Quem quiser tentar a sorte no próximo concurso, deve fazer suas apostas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio. A aposta mínima, de seis números, custa R$ 2.
O maior prêmio já pago pela Mega-Sena foi o de R$ 144,9 milhões, sorteado na Mega da Virada em 31 de dezembro do ano passado.

Rede Insinuante se torna um gigante

Após a fusão das casas Bahia com o grupo Pão de Açúcar, com faturamento de R$ 18,5 bilhões, e com 20% do mercado, chegou a vez das redes de varejo Insinuante, da Bahia, e Ricardo Eletro, de Minas Gerais, darem origem a uma nova gigante do setor, com faturamento anual aproximado de cerca de R$ 5 bilhões. A fusão das duas redes, que cria a segunda maior rede do varejo de eletroeletrônicos do país, foi anunciada ontem. A expectativa é dobrar o faturamento – R$ 10 bilhões – em quatro anos.
O mercado varejistas de eletro do país ainda conta com o Magazine Luiza, a terceira grande rede varejista, cujo faturamento em 2007 chegou a R$ 2,6 bilhões. A empresa conta com 14 mil funcionários e atua em sete Estados no Sudeste, Sul e Centro-Oeste. A rede iniciou suas atividades em 1957 no interior de São Paulo.
A estratégia do gigantesco grupo Insinuante/Ricardo Eletro é unir sua experiência de liderar mercados regionais – em Minas Gerais e no Nordeste, respectivamente – para unir forças e fazer frente à gigante formada por Pão de Açúcar e Casas Bahia em 2009. Com a fusão, a nova empresa espera passar, em dois anos, dois atuais 8% do mercado nacional para 15% e ser a segunda maior rede varejista do país.
 “A partir desse modelo de negócio ( o da fusão do Pão de Açúcar com a Casas Bahia), surgiu a ideia de ligar para o Luiz (Batista, da Insinuante) e falei: surgiu um caminho para que a gente possa continuar o nosso sonho. Acho que nós temos condição de fazer o mesmo que eles estão fazendo, mas do nosso tamanho”, diz.
Ricardo Nunes, presidente da Ricardo Eletro, e Luiz Carlos Batista, da Insinuante, que falaram sobre a operação em evento em um hotel em São Paulo, destacaram como principais vantagens da união o fato de as redes serem especializadas em regiões diferentes, e serem muito similares em tamanho. Além disso, as duas estão entrando no negócio sem dívidas e com reservas de caixa.
“A grande vantagem é que quase não temos sobreposição de lojas. Isso só acontece no estado da Bahia, onde a Insinuante tem 80 e a Ricardo tem 60 lojas. Mas não devemos fechar nenhuma loja”, disse Ricardo. Com relação à Bahia, os executivos apontaram que o mercado do estado comporta as duas varejistas.
O objetivo da Máquina de Vendas, como foi batizada a nova holding, é crescer das atuais 528 lojas para mil pontos de venda em 2014. A estimativa é que o negócio gere um ganho com sinergias de cerca de 3% - aproximadamente R$ 150 milhões. O número de funcionários também deve dobrar, de 15 mil para 30 mil.

"Estamos abertos a fusões e associações"

Os empresários não divulgaram o valor da operação que, segundo eles, foi feita a partir da troca de ativos e passivos das companhias.
De acordo com Batista, não houve desembolso por parte das empresas e a intenção é que o crescimento da nova rede aconteça por meio de fusões, aquisições e associações com outros grupos. “Estamos muito abertos para associações e fusões, de modo que não dependamos tanto de capital externo”, disse ele.
Segundo o executivo da Insinuante, a nova empresa deve investir R$ 50 milhões na criação de até 50 lojas em 2010, sendo que cerca de 30 delas deverão ser criadas no Rio de Janeiro, com a bandeira Ricardo Eletro. A rede planeja entrar no mercado na cidade de São Paulo em cerca de um ano e meio, segundo Nunes.
O controle da holding será compartilhado, sendo que cada uma das redes atuais possuirá 50% de participação. Ricardo Nunes, da Ricardo Eletro, será presidente da nova companhia, enquanto Luiz Carlos Batista, da Insinuante, ficará a frente do conselho executivo da holding.
A partir de agora, a holding estará presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte, além do Distrito Federal e do interior de São Paulo.
Negociação - A ideia da união, segundo os executivos, surgiu depois do anúncio da união do Pão de Açúcar com as Casas Bahia, em dezembro do ano passado. De acordo com Nunes, o anúncio chamou a atenção para uma nova oportunidade de negócio, e fez com que ele ligasse para Batista em janeiro para propor o negócio. Desde então, os dois estiveram “morando juntos” em um apart hotel no Itaim Bibi, em São Paulo, para negociar todos os detalhes da operação.
“Desde janeiro, estamos comendo e bebendo essa operação”, diz Nunes.
A negociação, segundo as empresas, tem como objetivo atender o crescimento do consumo das famílias brasileiras, em especial das classe C e D. A marca Insinuante será a bandeira predominante nas regiões Nordeste e Norte do país, enquato a Ricardo Eletro será utilizada no Centro-Oeste e no Sudeste. A união acontece alguns meses após o grupo Pão de Açúcar, líder no varejo do país, ter fechado acordo de compra das Casas Bahia, criando uma rede com pouco mais de mil lojas.
A Ricardo Eletro foi fundada em 1989 e tem cerca de 260 lojas nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Goiás e no Distrito Federal, entre lojas de rua, de shopping e megastore. A companhia tem cinco centros de distribuição. Enquanto isso, a Insinuante começou a operar em 1959 e atualmente possui aproximadamente 220 lojas, em todos estados do NE mais Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Maradona é operado no rosto após mordida de cachorro

O técnico da seleção argentina de futebol, Diego Maradona, foi operado na madrugada de hoje após ser mordido no rosto por um de seus cachorros, informou a Radio 10 argentina.
A rádio diz que acidente doméstico ocorreu na noite de segunda-feira, no sítio que Maradona tem nos arredores de Buenos Aires. Do local, ele foi levado para a clínica Los Arcos, na capital argentina.
Segundo informações, o técnico da Argentina foi mordido na boca e em parte do rosto. Os ferimentos foram causados por uma cadela de quatro anos, com a qual o ex-jogador brincava.
A previsão é que Maradona, 49, receba alta nas próximas horas, caso o pós-operatório evolua bem.
Em abril de 2007, o ídolo do futebol argentino esteve internado na mesma clínica devido a problema no fígado causado pelo consumo excessivo de álcool.

Bahia volta a ter Lista Telefônica

A Oi e a TeleListas assinaram contrato para a produção e distribuição de listas telefônicas na Bahia e mais 13 estados. A negociação durou dois anos e o investimento será de 50 milhões. Com a medida serão 24 estados brasileiros atendidos pelas duas empresas.
Na assinatura do contrato, houve também a definição do cronograma de distribuição das listas. Cada uma delas tem vigência anual. No entanto, as edições possuem datas diferentes. As listas telefônicas da Bahia começam a ser distribuídas ainda no primeiro semestre desse ano.

CÂMARA DE ILHÉUS DEU UM NOTEBOOK PARA CADA VEREADOR


Cada vereador de Ilhéus recebe mensalmente cerca de 22 mil reais, entre salários, remuneração de assessores e mordomias polpudas.

Apesar de tantos carinhos e benesses do erário com os nossos representantes, o presidente da câmara, Jailson Nascimento (PMN), no início deste mês (março), resolveu doar – através do dinheiro público – um notebook para cada colega.

Alguns vereadores, “analfabetos do mundo virtual e da informática”, que não conseguem sequer ligar as máquinas, resolveram repassar o “presentinho” para filhos, esposas ou assessores.

O Blog do Gusmão solicita ao legislativo ilheense as notas fiscais dos equipamentos. Queremos saber quanto custaram, e se o preço pago está compatível com o valor de mercado.

Amigos visitantes! Vocês concordam com essa atitude? Você acha justo, a câmara ter dado um notebook para cada vereador?

Ilhéus na Globo nesta sexta-feira

Ilhéus vai pintar na Rede Globo. Após uma votação apertada, a nossa Princesinha do Sul ganhou a disputa contra Aracaju e será o próximo destino turístico a ser apresentado no quadro To de Folga, do Jornal Hoje.

As belezas naturais e a hospitalidade da terra que embalou os romances de Jorge Amado irão ao ar na próxima sexta-feira (02).

Veloso repudia vaias

A deputada federal Alice Portugal , o governador Jaques Wagner e o prefeito Newton Lima foram vaiados pelo público que acompanhava a visita do presidente Lula a Ilhéus e Itabuna. No programa O Tabuleiro, Conquista FM 105,9 hoje (29) pela manhã, o deputado federal Raimundo Veloso repudiou as vaias que aqueles representantes receberam. Veloso disse ao radialista Vila Nova que existem outras maneiras de se manifestar, e vaias não são as melhores formas de protesto, já que os políticos eram convidados do Presidente em um evento oficial e não deveriam ser recebidos desta forma, mas reconhece que é uma forma de manifestação democrática.
Muitos dos presentes gritavam: "Alice Portugal Fora". As vaias ao governador certamente vieram dos policiais civis e militares que estão insatisfeitos com a condução do governo em relação a categoria. Os protestos contra o galego só terminaram após a entrada de Lula quando o som dos aplausos sobressaiu o das vaias.
O deputado Raimundo Veloso foi ovacionado durante a solenidade no Centro de Convenções, para ele as vaias tem motivações regionais devido ao posicionamento de algumas lideranças políticas em relação a temas locais, como a disputa entre pequenos agricultores e indígenas. “A sociedade tem acompanhado cada vez mais o desempenho dos seus representantes políticos e o que agente fala em Brasília repercute aqui e gera, por vezes, reações de descontentamento que podem ser expressadas em vaias, o que faz parte do processo democrático e serve como termômetro para o político”, declarou o parlamentar.

Assassinatos e toque de recolher em Arraial d´Ajuda

Seis crimes de execução ocorridos entre fevereiro e março deste ano por elucidar; traficantes de drogas para prender; adolescentes que preferem trabalhar de "avião" para o tráfico de drogas a ter um emprego; sociedade chocada com o avanço da criminalidade; e a mais nova: toque de recolher antes dos tiroteios. Assim é que está, atualmente, Arraial d´Ajuda, distrito de Porto  Seguro, a 709 km de Salvador, no extremo sul da Bahia.
O que assusta mais a população e também os turistas é que os assassinatos estão ocorrendo sempre nas praças São Brás e do Artesanato, que ganharam o indesejável apelido de "faixa de Gaza', em alusão a região de disputa entre israelenses e palestinos, no Oriente Médio, e que está sempre em evidência na mídia por causa dos conflitos armados que deixam milhares de mortos.
As duas praças ficam no centro de Arraial e são muito movimentadas. O último crime ocorrido foi na praça São Brás, na tarde do último sábado. Segundo o relato da socióloga e jornalista carioca Rosiane Costa Faria, consultora da Unicef – agência da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para os direitos da criança e do adolescente – os traficantes, por volta das 17h, usaram um alto-falante para avisar que "iria ter um tiroteio e que não era para ninguém sair de casa e que quem tivesse algum parente chegando, era pra voltar. Não deu meia hora, começou o tiroteio, com um monte de gente circulando pelo local", contou ela, que trabalha com atendimento em Arraial a mais de mil crianças e jovens em situação de risco social.
O testemunho dela foi confirmado por moradores e comerciantes das praças São Brás e do Artesanato que preferiram não ter seus nomes divulgados. Dois homens ainda não identificados morreram com vários tiros. E mais cedo, por volta das 10h também de sábado, Leomar Alves Alcon, 23, que tinha sido vítima de atentado no dia 10 deste mês, sofreu outra tentativa de homicídio. Levou nove tiros e está internado em estado grave no Hospital Municipal de Porto Seguro. Ele tem diversas passagens pela polícia.
Na semana passada, na segunda, outra noite de terror: rivais de um traficante conhecido como "Pé de Pano" fizeram uma emboscada para pegá-lo, mas não tiveram sucesso. Segundo testemunhas, eram quatro homens em um carro. Eles fugiram após dispararem tiros e Pé de Pano ainda voltou armado para se vingar, o que fez com que muitos corressem nas praças do Artesanato e São Brás.
Para a socióloga Rosiane Costa Faria, o problema da violência em Arraial está ligado ao tráfico de drogas, que, segundo ela, tem atraído mais os jovens do que os empregos oferecidos por donos de hotéis e pousadas. "Já vi caso de adolescente aqui dizer que prefere ser ´avião´ de traficante, levando droga pra turista em hotel e condomínio de luxo, a ter um emprego. Isso é o absurdo. É uma total falta de assistência que há para com esses jovens", observou.
Integrante do Conselho de Segurança de Arraial d´Ajuda, Natasha Vitulo, informa que há um plano de se implantar câmeras de segurança nas praças onde estão ocorrendo o crime. "Esse plano existe há quatro anos. Já deveria ter sido implantado", disse ela, informando depois que nesta terça, às 10h, haverá uma reunião entre comerciantes para se discutir a implantação dessas câmeras de segurança. O comandante da PM em Porto Seguro, Carlos Maurício Nunes Santos, disse que a PM planeja fazer uma licitação ainda este ano para implantação das câmeras de segurança não só em Arraial, mas também na Passarela do Álcool, a mais movimentada de Porto Seguro.
Ele disse ainda que o policiamento em Arraial, que conta com 13 PMs, será reforçado em abril. "Estão vindo mais 25 policiais para cá. Vamos ver ainda quantos vamos mandar pra lá. Uma coisa é certa: o policiamento em Arraial será reforçado", declarou. Tanto o comandante da PM quanto o delegado de Arraial, Rafael Zanine, desconhecem que esteja havendo toque de recolher na localidade. Ambos disseram que "são boatos". Zanine disse que está trabalhando para elucidar os crimes e pediu para a população contribuir com informações pelo disque-denúncia: (73) 3575 3506.
Em Arraial d´Ajuda houve, ano passado, 12 homicídios, segundo a Secretaria de Segurança Pública, sem contar com os meses de janeiro a março, sobre os quais não há informações no site da SSP. Em 2008, foram 22 homicídios e 4 em 2007.

 

Geddel anuncia pacote de obras em cidade administrada pelo PMDB

A passagem do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima por Madre de Deus, no último sábado, rendeu encontro político e investimentos para o município que fica a 63 quilômetros de Salvador. Acompanhado da prefeita Erenita Oliveira, o ministro participou do lançamento de um pacote de obras que aconteceu durante a visita feita ao Conjunto Habitacional Parque Residencial Maria Quitéria. O investimento será na ordem de R$2,5 milhões em obras de revitalização e reforma da cidade.
O pacote de obras inclui a construção do Ginásio de Esportes com dimensões oficiais e capacidade para cinco mil espectadores; iluminação cênica de toda a orla, e reformas da Escola Mãe dos Homens e da Secretaria de Meio Ambiente e Esportes. Nita, como é popularmente conhecida a prefeita, adiantou que nos próximos dias será entregue mais 20 apartamentos para famílias que moravam na invasão erguida sobre um manguezal nas imediações dos dutos da Petrobras.
Outra preocupação da prefeitura serão as obras de contenção de encostas, construção de um muro de contenção e reforma de um Posto de Saúde da Família na Ilha de Maria Guarda. Recentemente a administração local entregou o Estádio Municipal de Madre de Deus, que se adequou às exigências da Federação Baiana de Futebol e teve o gramado totalmente recuperado. 
A Operação Tapa Buraco recompôs toda a pavimentação asfáltica da cidade; construiu quebra molas, o calçamento da Rua do Posto, com mil metros quadrados de paralelepípedo e está sendo reformando e revitalizando o calçadão da orla, na Avenida Rodolfo Queiroz Filho, com mais de 1.200 metros. A área de lazer, em frente ao estádio, e todos os parques infantis foram revitalizados, além de ter sido criado um novo, nos Palames. Seis praças estão recebendo melhorias. Foi ampliada a rede de água e revitalizado o Espaço do Saber. “Estamos cumprindo o compromisso assumido com a população”, revelou a prefeita.

PAC 2 garante novas rodovias para BA, destaca César Borges

O senador César Borges (PR-BA) afirmou que a Bahia conquistou grandes obras no PAC 2, destacando, sobretudo, o elenco de novas rodovias, “que são resultado do apoio que temos conquistado no Ministério dos Transportes”. O senador disse que entre as conquistas baianas estão a construção e pavimentação da BR 235, no norte do estado, a pavimentação da BR-242 entre Luis Eduardo e a divisa com Tocantins, e a duplicação da BR 415, trecho Itabuna-Ilhéus. Também lembrou o Aeroporto de Ilhéus e a Ferrovia Leste-Oeste.
A convite da Presidência da República, o senador César Borges participou da cerimônia de anúncio do PAC 2, ocorrida em Brasília. De acordo com ele, o programa foi dividido em seis segmentos, e em muitos deles, os recursos serão direcionados de acordo com os projetos apresentados. É o caso do PAC Cidade Melhor, do PAC Comunidade Cidadã e PAC Minha Casa Minha Vida. Por isto, disse que a bancada parlamentar terá papel importante na questão. “É uma oportunidade para que os deputados e senadores se articulem para disputar mais recursos em favor da Bahia”, disse o senador.
César Borges afirmou que a malha de rodovias federais na Bahia “ganhará muitos quilômetros novos e ainda trechos que serão melhorados com recuperação ou duplicação”. Ele disse que a BR-101 ganhou duplicação até Eunápolis, mas acha possível trazer a duplicação até Ubaitaba, como previsto. “O PAC 2 é um programa aberto, que admite trocar obras que eventualmente se mostrem mais estratégicas em lugar de outras que não se viabilizaram, então vamos continuar lutando para puxar mais recursos para a Bahia”, afirmou.
Do mesmo modo, César Borges disse que é possível resgatar os projetos que beneficiam os portos de Salvador e Aratu. “A ampliação do quebra-mar do Porto de Salvador foi garantida, mas só tem sentido com a ampliação do cais, que ficou de fora, então há muitos argumentos para ampliar o PAC em favor da Bahia”, explicou. Também foram anunciadas novas etapas dos projetos de irrigação Salitre e Baixios de Irecê, além do Jequié-Maracás. O PAC 2 será desenvolvidos de 2011 até 2014, com investimento total de R$ 958,9 milhões.

Wagner comemora inclusão da rodovia Jorge Amado e da Fiol no PAC 2

A ferrovia Oeste-Leste, o estaleiro de São Roque do Paraguaçu, a duplicação do trecho Itabuna-Ilhéus das BRs 415 e 101, no extremo sul, e a pavimentação da BR-235, no trecho que vai da divisa da Bahia com Sergipe até Juazeiro, são algumas das obras previstas pelo Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) para a Bahia.  O lançamento do programa foi realizado nesta segunda-feira (29), em Brasília, pelo presidente Luis Inácio Lula da Silva e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, com a presença do governador Jaques Wagner e outras autoridades.
 Do total de R$ 1,59 trilhão de investimentos previstos pelo PAC 2, R$ 958,9 bilhões serão gastos de 2011 a 2014 e os R$ 631,6 bilhões restantes nos próximos anos. A Bahia foi um dos estados mais beneficiados com investimentos do governo federal nesta segunda etapa do programa.
Além das obras de mobilidade urbana concedidas a Salvador, por ser cidade-sede da Copa de 2014, o estado foi contemplado ainda, entre outros investimentos, com a ampliação do programa Minha Casa, Minha Vida, do quebra-mar e do terminal de passageiros do porto da capital e ainda a recuperação da torre de controle do aeroporto internacional de Salvador, que terá o seu pátio ampliado.
Coube a Wagner falar em nome de todos os governadores presentes à solenidade sobre as ações do PAC. O governador destacou a importância do programa considerando-o a mais sólida parceria do setor público com o privado, estados, municípios e entidades.
“Acho que nós deveríamos rebatizar o PAC, ao invés de Programa de Aceleração do Crescimento, deveria ser Plano de Aceleração da Cidadania Brasileira”. Wagner também cumprimentou o presidente Lula por destinar recursos do PAC indistintamente aos estados e municípios, independente do partido político do governante.
Para o governador, Lula beneficiou a todos com a forma inovadora com que está aplicando os recursos do PAC, transformado o modelo de crescimento do país. “Na visão de longo prazo, de estadista, o presidente quer a continuidade, mas não tem a mesquinharia de achar que a continuidade tem que ser exclusivamente para os seus. A continuidade é o país mais robusto que todos nós queremos. Não interessa o partido, interessa a necessidade do povo".
Inclusão social - Na opinião da secretária da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Maria Chiavon, a grande inovação do PAC 2 é permitir a continuidade de um processo de investimentos que une as obras de infraestrutura à inclusão social da população.
Chiavon afirmou que o PAC 2 prevê investimentos na saúde, cultura, água, segurança pública, Luz para Todos, esporte, junto com a construção de estradas e outras obras de infra-estrutura, o que promove um salto qualitativo nos investimentos. “Estamos satisfeitos com o que já recebemos e o que ainda vamos receber. A Bahia está muito bem contemplada”, informou a secretária, ao explicar que os valores totais do investimento do PAC 2 na Bahia ainda estão sendo quantificados.

segunda-feira, 29 de março de 2010

Começa a ser implantado o Programa MedCasa


Profissionais da saúde participam

Crédito: Ascom

Ilhéus passa a integrar um importante programa da Secretaria de Saúde do Estado que garante mais comodidade para pacientes que possuem dificuldade de locomoção e que necessitam comparecer regularmente às sedes de distribuição de medicamentos do município para retirar remédios. O Programa MedCasa é uma iniciativa do governo federal em parceria com Estados e municípios. Sua principal finalidade é a distribuição de remédios à domicílio.
 
Durante a segunda-feira (29) profissionais da rede municipal de saúde participaram da apresentação e implantação do programa MedCasa. Pela manhã o evento contou com a presença de médicos, enfermeiros e técnicos e pela tarde teve como público-alvo farmacêuticos e agentes comunitários de saúde. No encontro, os profissionais puderam esclarecer maiores dúvidas sobre como se dará sua implantação em Ilhéus. De acordo com o Coordenador do Departamento de Assistência Farmacêutica do município, Antônio Jorge os serviços do MedCasa devem estar disponíveis dentro do prazo de um mês. “Serão disponibilizados inicialmente três tipos de medicamentos: anticoncepcionais e remédios para a hipertensão e diabetes.
 
Como requisito básico para ser beneficiado com o programa, o paciente deverá fazer um pré-cadastro na sede do Programa Saúde da Família (PSF) do seu bairro, para que posteriormente sejam realizadas avaliação e triagem. “Sendo comprovada sua necessidade, o paciente passará a receber o medicamento em casa, tendo o acompanhamento periódico de um agente de saúde para verificar se está sendo feito corretamente o uso dos remédios”.
 
Na Bahia, o Programa MedCasa já funciona em diversos municípios. Com o apoio dos Correios, a entrega é realizada sem gerar nenhum custo ao paciente, que recebe o remédio dentro do prazo previsto e acompanhamento de equipe de saúde.

Construção da barragem do Rio Colônia é cobrada a Lula por Azevedo


Prefeito Nilton Azevedo

Crédito: Ascom

O prefeito de Itabuna, José Nilton Azevedo (Capitão Azevedo) aproveitou a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Itabuna, na sexta-feira (26), para pedir o apoio do Governo Federal ao projeto de construção da barragem no Rio Colônia, afluente do Cachoeira. A obra, segundo Azevedo, é fundamental para acabar com a deficiência do município com relação ao abastecimento de água.
 
“Deixei claro que temos projeto e a obra é extremamente necessária para o desenvolvimento do município”, observa o prefeito. Segundo ele, mesmo com investimentos como o gasoduto, o incremento da industrialização somente ocorrerá se “pudermos oferecer os recursos imprescindíveis, a exemplo da água”.
 
A construção da barragem é vista, além disso, como solução para regularizar o fornecimento de água aos próprios moradores da cidade. Itabuna é uma das poucas localidades do seu porte que fazem captação de água direto do leito de um rio, sem ter um reservatório que faça jus à sua demanda. Para o prefeito, a situação precisa ser urgentemente corrigido.
 
Azevedo enfatiza que intensificou no ano passado o diálogo com produtores rurais da área a ser inundada pela barragem, na região de Itapé, a fim de vencer resistências à obra. “Com diálogo e a demonstração da necessidade desse projeto, estamos superando as dificuldades, que se deviam muito mais à falta de informação”, comentou.
 
Em seu discurso na solenidade de inauguração do Gasene, o prefeito lembrou que o Governo do Estado prometeu liberar recursos para a construção da barragem, mas por enquanto a obra está na promessa. “Ainda não foi sequer licitada”, frisou.

Mel produzido na Bahia terá selo de inspeção federal

Apicultores do município baiano de Campo Alegre de Lourdes, localizado na divisa com o estado do Piauí, poderão comercializar sua produção para outros estados da federação a partir do segundo semestre deste ano. O entreposto de mel, gerido pela Cooperativa de Apicultores do Município (Coapical), já está em fase final de adequação para o recebimento do Selo de Inspeção Federal (SIF).
 
A garantia foi dada pelo representante da Superintendência Federal da Agricultura do Mapa, Antônio Carlos da Mata, durante reunião da Câmara Técnica da Apicultura (CTA), realizada na Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri).
 
O entreposto comercializou no último ano 108 toneladas de mel em sachê, pote e em tambor e a partir da adequação estrutural terá capacidade de processar 60 toneladas de mel por mês para venda no atacado. Segundo a Coapical, o município tem aproximadamente 800 apicultores.
 
Na reunião, representantes da cadeia apícola, que constituem a câmara, e o chefe-de-gabinete da Seagri, Eduardo Salles. Na pauta, assuntos relevantes para o setor, como a mobilização dos produtores baianos em caravanas para participar do Congresso Brasileiro de Apicultura (CBA), que acontece em maio, em Cuiabá.
 
Também na pauta a ampliação da aquisição do mel pelas prefeituras para a merenda escolar, através do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab.
 
Atenção especial foi dada à Circular 23 do Ministério da Agricultura, que dispensa o mel e seus derivados de certificação, mesmo se este trânsito ocorrer dentro do âmbito interestadual. 
 
Para a especialista em apicultura da Seagri, Marivanda Eloy, a medida inviabiliza a atuação da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) por meio do trabalho de fiscalização e trânsito de mel nas barreiras sanitárias. Como proposta da Adab, a câmara vai enviar uma correspondência ao órgão federal para que reveja esse item e faça a adequação.
 

Federal apreende 10kg de cocaína e crack na BR-415

Agentes da Delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus, prenderam em flagrante uma mulher que transportava cerca de 10 quilos de entorpecentes, entre cocaína e crack, dentro de uma mala. L.G.S - que não teve o nome divulgado pela polícia - trafegava pela BR-415 como passageira de um ônibus proveniente do município de Vitória da Conquista que foi parado, ontem (28), numa barreira montada pela Polícia Rodoviária Estadual de Itabuna.
Os agentes atuaram seguindo denúncia anônima feita por telefone apontando a mulher como responsável pelo transporte da droga. Em depoimento, a presa contou que teria recebido a substância entorpecente em São Paulo, de uma pessoa desconhecida, e pretendia entregá-la no município de Itabuna onde receberia dinheiro pelo serviço de transporte. Indiciada com base na Lei Antidrogas - art. 33 da Lei 11.343 – ela está custodiada no presídio estadual, a disposição da Justiça e pode pegar até 15 anos de prisão. 

Ricky Martin assume homossexualidade em carta aberta ao público

  • AP O cantor Ricky Martin mostra os filhos Matteo (esq.) e Valentino (dir.) que foram gerados em barriga de aluguel, e nasceram em agosto de 2008 (abril/2009)
NOVA YORK (AP) - Nessa segunda-feira, o cantor Ricky Martin assumiu em carta aberta ao público que é gay.

O superastro porto-riquenho escreveu em seu site oficial que nos últimos meses se dedicou a tarefa de escrever suas memórias e ele imediatamente percebeu que a confissão iria ajudá-lo a se livrar de coisas que carrega faz muito tempo.

"Hoje eu aceito a minha homossexualidade como um presente que me dá vida. Sinto-me abençoado por ser quem eu sou!", escreve Ricky Martin no final da carta, assinando RM. Seu publicitário, em Nova York confirmou a autenticidade da carta para a AP.

Atualização OFICIAL 27/03

S800http://www.4shared.com/file/250937739/183568b1/S800_27_03_2010.html

S806 http://www.4shared.com/file/250934450/27406624/S806_27_03_2010.html

s807 http://www.4shared.com/file/250933781/7a78ae1f/S807_27_03_2010.html

S808 http://www.4shared.com/file/250938165/301abc3b/S808_27_03_2010.html

S810 http://www.4shared.com/file/250975281/ac5895e8/S810_27_03_2010.html (versão corrigida)

S810B http://www.4shared.com/file/250938309/6c7283f8/S810BBB_27_03_2010.html

S900 http://www.4shared.com/file/250938512/e6361783/S900_27_03_2010.html